08.07
2014

Viajar Para Ver um Show no Brasil ou no Exterior

Quem mora em São Paulo ou Rio de Janeiro, sempre tem oportunidade de ir a diversos shows de bandas legais todos os anos. Porém quando a gente mora numa cidade do interior de Santa Catarina, a coisa complica um pouco.

Claro que nada é impossível, basta sempre ficar de olho e quando um show for anunciado, ai é só começar a se programar. Muitas vezes, quando a gente fica sabendo de um show de uma banda que faz poucos shows ou até mesmo nunca veio ao Brasil ainda, é necessário já saber como se organizar pra não perder tempo.

Eu já tive oportunidade de ver alguns shows de bandas que eu gosto muito, como por exemplo, Black Sabbath, AC/DC, U2, Guns N’ Roses, entre outros. Todos os shows que vi foram aqui no Brasil, geralmente em São Paulo ou Porto Alegre.

2013-10-09 22_21_10

Quatro coisas são importantes pra se programar pra conseguir assistir um show:

– compra do ingresso;

– passagem aérea;

– hospedagem;

– meio de transporte para ir e voltar do show.

⇒ Compra do ingresso

Sempre que eu já sei de antemão que existe a possibilidade de uma banda que eu gosto muito vir se apresentar no Brasil, eu sempre fico de olho nos sites oficiais dessas bandas, assino as newsletter quando possível, acompanho as bandas ou sites de vendas de ingresso pelo twitter e ainda, me cadastro nos principais sites de vendas de ingressos de shows (o mesmo vale para peças de teatro e apresentações em geral).

Algumas bandas anunciam com muita antecedência quando e onde os ingressos vão estar a venda. Ai é só anotar na agenda pra não esquecer da data. Quando o anuncio do show aparece meio de surpresa, tento dar prioridade pra algum pacote oferecido por agências de viagens, onde geralmente já estão incluídos a passagem, hospedagem próxima ao local show e o ingresso.

foto

Outra duvida com relação aos ingressos é: Onde comprar, na arquibancada, no gramado ou ingresso vip? Na minha opinião, depende do grau de interesse que eu tiver por esse show.

Se for um show top, da minha banda preferida, compro ingresso na área vip. Se for um show com músicas mais calmas compro na arquibancada e se for um show mais agitado e que eu vá com meus amigos, sempre compro no gramado.

Claro que o ingresso vip custa mais caro, mas em troca recebemos muitas vantagens, como não precisar enfrentar fila pra entrar no estádio, as bebidas podem estar incluídas no valor, é mais confortável, se tiver chovendo o local é coberto e ainda, tem muito menos pessoas e aglomero. O ingresso no gramado sempre é a opção mais interessante, mesmo a muvuca sendo enorme, dependendo do show, ter a oportunidade de estar ali perto do palco, com certeza é muito mais emocionante. Já os ingressos na arquibancada, boa parte do show a gente precisa acompanhar pelo telão, mas em contra partida, proporcionarem um local pra sentar (sem ser pisoteado).

Dois sites que recomendo pra compra de ingressos de shows no Brasil são: Ingresso Rápido e o Tickets for Fun. Já no exterior, principalmente se for na Europa, sempre é bom ficar de olho no Ticketmaster.

2013-10-09 21_46_15

⇒Passagem aérea

Pra quem mora em Santa Catarina, justamente essas duas cidades são bastante procuradas por nós: São Paulo e Porto Alegre. O motivo é bem simples e até um pouco obvio: maior opção do voos diretos. Show no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte ou até mesmo Curitiba não são boas opções, pq sempre tem que pegar voos com conexão, fazendo com que  o gasto da passagem encareça um pouco.

Quem consegue pegar uma promoção ou até mesmo reservar milhas pra isso, melhor. Pra quem não conseguir, vale analisar a possibilidade de conseguir pacotes pra ver o show ou até mesmo analisar friamente se esse show é realmente imperdível pra fazer um gasto inesperado.

⇒Hospedagem

A questão da hospedagem é a ultima coisa que a gente precisa se preocupar, pois geralmente a oferta é enorme. Claro que quanto antes as reservas forem feitas, melhor. A chance de conseguir um preço bom também aumenta e assim dá pra evitar o abuso praticado nos preços.

Geralmente grandes shows internacionais acontecem em estádios de futebol ou em ginásios. Então é sempre bom já saber se existem opções de hospedagem que agrade nessas regiões ou nos arredores.

show guns poa 2

⇒ Meio de transporte para ir e voltar do show

Quando o grupo de pessoas for grande, é interessante reservar uma van. A comodidade é maior. Quando for apenas duas ou três pessoas, também dá pra combinar com o taxista o preço, horário e local pra ele esperar. E ainda, se o local for bem coberto por transporte público, também dá pra dar prioridade pra essa modalidade.

Em São Paulo, onde as distancias são maiores sempre dou prioridade de reservar uma van. Já nos shows em Porto Alegre combino com um taxista antes. E no show que eu ia em Paris (mas que foi cancelado), tinha me planejado pra ir e voltar de metro.

⇒ Dicas para ver um show e viajar

Em 2012 foi anunciado um show do Black Sabbath em Paris. Como eu queria muito ver um show dos caras e ainda conhecer Paris, pensei: Pq não? Claro que não iria sair do Brasil somente para ir até lá, ver o show e voltar pra casa. O legal nesse caso, é que dá pra unir o útil ao agradável, ou seja, viajar e incluir algo diferenciado na programação.

Eu tinha comprado ingresso pra esse show pra mim, minha namorada e mais um casal de amigos, comprado as passagens, reservado os hotéis quando um belo dia veio a surpresa: o show seria cancelado por motivo de doença de um dos integrantes.

Apesar do nosso objetivo (viagem + show) não ter dado 100% certo, a gente resolveu manter a viagem do mesmo jeito. Por isso é interessante se programar, especialmente se a oportunidade de ver um show for em outro país (geralmente existem diversas oportunidades de viajar pra Santiago no Chile ou Buenos Aires na Argentina). Nesse caso, a minha dica: organizar a viagem como se ela fosse apenas uma viagem e o show fosse uma programação a mais.

show guns poa 1

Caso aconteça algo como aconteceu com nós, ainda assim dá pra aproveitar, pois imagine se a gente tivesse organizado uma viagem pra ficar apenas 3 ou 4 dias em Paris ou invés dos 8 dias que reservamos pra essa viagem? Com certeza não teríamos aproveitado bem o dinheiro gasto, não teríamos visto o show e ainda, se fossemos pedir o cancelamento da compra das passagens e do hotel, perderíamos dinheiro.

Então, é sempre bom se planejar!

Obs.: É importante chegar com pelo menos 3 horas de antecedência. Se tiver chovendo, é sempre bom levar uma capa de chuva se o local for aberto (por motivos óbvios guarda-chuvas não são permitidos), máquina fotográfica ou apenas o celular, algum dinheiro pra comida ou bebida e pro transporte de volta pro hotel (de preferencia não levar cartão de credito). Quanto menos coisa pra ficar carregando e cansando atoa, melhor.

Com tudo pensado e organizado, ai é só aproveitar o show. A emoção é garantida.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Porto Alegre

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Booking.com
Deixe o seu comentário...