28.07
2014

Dica de Restaurante em Bolonha: Ristorante Donatello

por Raul Bartolamei

Assim que chegamos em Bolonha, logo após fazer o check-in, eu pedi na recepção do hotel uma indicação de restaurante pra nós almoçarmos. O atendente do hotel nem pensou muito e foi logo dizendo: Ristorante Donatello.

IMG_8723

Antes de escrever qualquer coisa sobre esse restaurante, eu já vou avisando: foi o nosso restaurante preferido de toda a viagem. Gostamos tanto que fomos almoçar/jantar lá por duas vezes. Só não voltamos mais vezes pq nos finais de semana eles não abrem para o jantar. Não sei o motivo, mas achei bem estranho.

foto 08

A fachada do restaurante quase passa batido, pois a entrada é apenas uma porta minúscula. Uma vez lá dentro, a coisa muda de figura. O restaurante é relativamente grande e tem uma decoração bem tradicional. Nas suas paredes estão fotos e autógrafos de pessoas famosas que um dia já frequentaram esse restaurante.

foto 01

O tipo de comida servida é a típica comida italiana, mas dando preferencia aos pratos típicos da região da Emília Romanha. As massas são todas feitas de forma caseira.

IMG_8751

Pra dar inicio ao almoço, nós pedimos presunto de Parma, como prato principal o pessoal variou entre o Tortellini in Brodo (que nada mais é do que uma sopa agnoline), Tagliatelle alla Bolognese (massa a Bolonhesa), Lasanha e Cotoletta Donatello (costela de vitela).

IMG_8718

A carta de vinhos é ótima, com vinhos tradicionais da região da Emília Romana e da Itália.

Por ser um restaurante com mais de 110 anos de existência, a qualidade da comida, o requinte do ambiente e o atendimento nem poderiam ser diferente do que nos falaram. Realmente o restaurante é excelente.

IMG_8719

Importante: O Restaurante Donatello está fechado aos sábados e domingos para o jantar.

É altamente recomendado chegar cedo ou fazer reserva, pq num piscar de olhos o restaurante fica lotado.

foto 03

O Ristorante Donatello fica na 8, Via Augusto Righi, quase esquina com a Via Indipendenza. Esse restaurante fica a 3 minutos caminhando do hotel que nos estávamos hospedados e do Parque Montagnola e a uns 10 minutos da Piazza Maggiore.

Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Bolonha, Itália - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas