29.07
2014

Um dia em Verona, a cidade de Romeu e Julieta

por Raul Bartolamei

Um boa opção de bate-volta pra quem estiver em Bolonha é ir até Verona. A cidade ganhou fama mundial por ser o local onde se passa uma das histórias mais românticas de Shakespeare e do mundo: a história de Romeu e Julieta.

IMG_2086

Verona tem mais de 2 mil anos de existência e está localizada entre Milão, Bolonha e Veneza. Mesmo sendo a segunda maior cidade da região do Vêneto, Verona é uma cidade relativamente tranquila. Localizada as margens do rio Adige, a cidade possui um pouco mais de 250 mil habitantes e muitas atrações a serem exploradas.

IMG_2039

DSC02680

Saindo da estação de trem, nós fomos caminhando até a Tomba di Giulietta, também conhecido por Túmulo da Julieta. Junto ao túmulo está um museu bem simples onde estão em exposição algumas obras de arte e um painel que conta a história de Romeu e Julieta.

IMG_2047

DSC02689

Caminhando mais um pouco chegamos no Castelvecchio, um castelo medieval que fica as margens do rio Adige e domina a paisagem de Verona. O castelo foi consttruido no século 14 e ainda está muito bem preservado, inclusive é possível caminhar por uma parte das suas muralhas, que tem vista tanto do rio quanto da ponte Scaligero (uma das principais pontes de pedestres da cidade). Hoje em dia o castelo abriga um museu, o Museo Civico di Castelvecchio. Dentro do museu, podemos ver diversas esculturas medievais e pinturas renascentistas.

DSC02714

IMG_2079

Como estava tendo uma maratona na cidade e tudo estava lotado, acabamos indo almoçar antes de continuar nosso tour. O restaurante escolhido foi Ristorante Pizzeria Olivo, que ficava bem perto da Arena de Verona. Esse restaurante existe desde 1939 e serve comida típica italiana, tinha bastante variedade de pratos e vinhos locais. Os pratos eram bem servidos e a comida no geral era muito boa. Recomendo.

IMG_2101

IMG_2085

IMG_2147

Nossa próxima parada foi a Piazza Brà, onde está localizada a Arena de Verona, considerado o terceiro maior anfiteatro do mundo, ficando atrás somente do Coliseu em Roma e do Santa Maria Capua Vetere em Nápoles. Essa arena tem mais de 2 mil anos de existência. O legal é ver que hoje em dia ela ainda é utilizada para apresentações de ópera, peças de teatro, show de grandes músicos internacionais (Deep Purple, Radiohead, Pink Floyd, Pearl Jam, só pra citar alguns), entre outros eventos.

IMG_2157

Vale dizer que a arena está muito bem preservada e ao contrario do Coliseu, infelizmente não existe nenhum museu contando a sua história. A visita se resume apenas a caminhar pelas arquibancadas e ver a estrutura toda de perto. A entrada dá pra comprar lá na hora, é bem tranquilo e não tinha fila. A visita também é relativamente rápida, em questão de 30 minutos é possível conhecer tudo.

DSC02774

IMG_2316

Uma apresentação que queríamos ver fazia muito tempo era o ballet O Lago dos Cisnes, que estava sendo apresentado no Teatro Filarmônico. O teatro em si é muito bonito e está entre os mais importantes do norte da Itália. A apresentação em si deixou bastante a desejar. O figurino e o cenário eram bem simples, mas os artistas eram bom. A apresentação durou 2 horas, com intervalo de uns 15 – 20 minutos. Os tickets nos compramos diretamente no site do teatro.

IMG_2317

E pra terminar o nosso dia em Verona, fomos conhecer a Piazza delle Erbe, uma das praças mais importantes da cidade e que recebeu esse nome devido a um mercado de ervas que existia nesse local antigamente. Hoje em dia o mercado ainda existe, porém o foco não é apenas as ervas e especiarias e sim, a venda de comidas e bebidas típicas.

DSC02709

O Arco dela Costa liga a Piazza delle Erbe a Piazza dei Signori, conhecida e muito visitada por conta de três atrações: a Loggia del Consiglio (que tem o teto enfeitado com estátuas de personalidades nascidas na cidade), a estátua de Dante e a Torre dei Lamberti (considerada a maior torre da cidade, quem tiver interesse, dá pra visitar).

IMG_2341

IMG_2347

Junto a essas duas praças fica a atração mais visitada da cidade: a suposta Casa de Julieta ou Casa di Giulietta. Localizada na 23, Via del Cappello, praticamente 99% dos turistas que visitam a cidade vão lá. É preciso muuuita paciência, pois o local está sempre lotado. No dia que fomos, já era final de tarde e simplesmente era impossível se movimentar lá dentro.

IMG_2333

A casa em si não tem nada de especial, exceto a sacada onde foi protagonizada a cena de amor entre Romeu e Julieta. Na verdade, a atração mais famosa é a estátua de bronze de Julieta que fica no pátio.  Pra entrar no jardim e tirar foto com a estátua da Julieta não é preciso pagar nada, porém pra visitar a casa e ir até a sacadinha, sim. Quem estiver disposto a enfrentar as filas pra fotos na sacada, boa sorte.

IMG_2336

E por fim, porém não menos importante, a cidade em si já é uma ótima atração turística, com grande destaque para sua estrutura urbana e arquitetura. Verona foi declara patrimônio da humanidade pela Unesco no ano 2000.

Dicas práticas:

Ficou faltando nos visitar a Basílica de San Zeno Maggiore, que presta homenagem a St Zeno, o padroeiro da cidade. Ela está localizada próxima ao Castelvecchio, porém acabamos não visitando pq o horário de abertura era só a tarde aos domingos e nos já tínhamos comprado ingresso para uma apresentação de ballet, o Lago dos Cisnes, no Teatro Filarmônico.

IMG_2348

Para ir até Verona partindo de Bolonha existem diversas opções, mas nós optamos por ir de trem. Na Itália existem os trens Italo e os da Trenitalia. Como o Italo não faz esse trajeto, só nos restou a opção de ir com a Trenitalia. Existem diversos tipos de trem da Trenitalia que fazem esse trajeto (Regionale, Regionale Veloce, EuroCity ou Frecciargento) e nos optamos por ir com o Frecciargento. O que nos fez optar pelo Frecciargento foram: o trajeto era mais rápido, durou 50 minutos e além disso, as maior quantidade de opções de horários. É importante levar em consideração que Verona tem duas estações de trem, a Porta Vescovo e a Porta Nuova. Ambas são longe do centro, mas entre elas, a estação de Porta Nuova fica mais perto. Nosso trem chegou e partiu de Verona pela estação de Porta Nuova.

Pra ver o post sobre como andar no Trem Italo, é só clicar aqui.

Pra ver o post sobre como são os trens da Trenitalia, é só clicar aqui.

Pra quem gosta de fazer compras, duas boas opções são percorrer as ruas Via Mazzini (que vai da Arena de Verona até a Piazza delle Erbe), onde estão a maioria das lojas de grifes italianas e a Corso Porta Borsari (que vai do Castelvecchio até a Piazza dei Signori), onde também estão diversas lojas de marcas legais.

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Itália, Verona - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Rússia 🇷🇺
(Menos de uma semana para o ínicio da Copa do Mundo!)
.
A Rússia é o maior país em extensão longitudinal, tem uma parte na Europa e outra parte na Ásia. O país é tão gigante, que o Brasil e Reino Unido cabem um pouco mais de 2 vezes e quase 70 vezes lá dentro, respectivamente. Outra coisa que chama atenção é a quantidade de fusos horários, são 11 no total, garantindo mais de 10 horas de diferença entre cidades que estão em cada extremo no país. Impressionante, né?
.
Na foto: Uma das varias torres do Kremlin de Moscou e uma partezinha da Catedral de São Basílio.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #russia_ru #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russiaphoto #russiagram #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Mais uma cidade para a minha listinha de preferidas: Moscou! ❤️🇷🇺
.
Essa viagem a Russia estava nos nossos planos a muitos anos, mas finalmente ela aconteceu em setembro de 2016. As expectativas eram altissimas e ainda assim, ficamos surpreendidos com tudo q vimos lá.
.
Ta ai um lugar que certamente voltarei um dia. E se nao fosse o idioma russo, ate cogitava morar la por algum tempo. 😁😁
.
Se alguém estiver se perguntando se é um lugar seguro para viajar sozinha (o), a resposta é siiiim!!! Ao menos nos lugares onde estivemos, Moscou e São Petersburgo (e mais algumas cidades nos arredores) foi super tranquilo!
.
🌏 Moscou, Rússia
.
#moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #russia_ru #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajemais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russiaphoto #russiagram #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas