03.08
2014

Uma visita ao Palazzo Pubblico, a Sede do Governo de San Marino

por Raul Bartolamei

Eu já tive oportunidade de conhecer alguns países que figuram entre os menores do mundo, como por exemplo: o Vaticano e Liechtenstein. Depois de toda a propaganda que minha irmã fez sobre San Marino, resolvemos incluir mais esse país no nosso roteiro. Estávamos hospedados em Bolonha e de lá fomos até San Marino. As principais atrações do país ficam na sua capital, a Cidade de San Marino.

IMG_1730

Logo após o almoço, fomos explorar melhor a cidade acompanhados do Embaixador de San Marino no Brasil e sua família, que conhecemos no restaurante e que gentilmente nos convidaram para um passeio. Nossa primeira parada foi na Piazza della Libertà, principal praça da cidade. É nessa praça onde está localizado o Palazzo Pubblico, sede do governo de San Marino.

** Quem quiser ver um roteiro completo, minha irmã escreveu esse post: Sereníssima República de San Marino – O país mais antigo do mundo. **

DSC02527

DSC02520

Logo na entrada podemos ver alguns guardas, que fazem a proteção do local. No dia da nossa visita, como era um sábado a tarde e estávamos acompanhado do Embaixador do país, assim que chegamos ali, eles nós fizeram um cumprimento oficial e nos permitiram entrar.

IMG_1772

A Guardia di Rocca é o nome dado ao pessoal responsável por fazer a segurança da sede do governo. Durante o verão, existe um evento de “troca de guarda” mais elaborado, assim como acontece no Palácio de Buckingham, em Londres. O atrativo da troca da guarda muitas vezes nem é o protocolo que eles seguem, mas sim os seus uniformes. Quem não quer bater foto dos guardas responsáveis pela defesa do Vaticano? do Palácio de Buckingham? e de San Marino?

IMG_1752

Assim como a gente já imagina vendo por fora, o edifício é bem pequeno e a visita foi relativamente rápida. Por ser sede do governo, pelos dois andares do edifício estão espalhados instituições relacionadas a administração do país. Além disso, é o local onde acontecem todas as cerimônias oficiais.

IMG_1753

San Marino é o país mais antigo do mundo e como tal, também tem a constituição mais antiga do mundo ainda em exercício.

IMG_1758

E não é só isso, em San Marino acontece uma coisa que eu nunca tinha visto até então. Além de ser uma republica parlamentarista, o parlamento do país, chamado de Grande e Geral Conselho, elege a cada 6 meses dois capitães-regentes (uma espécie de chefe de estado), sendo que cada um dos eleitos pertencem a partidos políticos adversários. E essa regra é seguida desde 1243. Sendo assim, a posse dos capitães regentes acontece sempre em datas pré-determinadas: 1 de abril e 1 de outubro, todos os anos.

Interessante essa forma de governo, não acham?

IMG_1767

Como deu pra notar, em cada viagem a gente aprende algo interessante sobre particularidades de cada um dos países existentes em nosso planeta.

Dicas práticas: a troca da guarda acontece apenas nos meses de verão, a cada 30 minutos, entre as 08:00 da manhã até as 18:00.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre San Marino

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em San Marino - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas