10.08
2014

Roteiro de 1 dia em Pisa, na Itália

por Raul Bartolamei

Nessa última viagem à Itália, um lugar que eu fiz muita questão de conhecer foi Pisa. Na verdade, o que eu fazia muita questão de conhecer era a icônica Torre de Pisa.

Pra quem não conhece ainda muito bem o mapa da Itália, Pisa é uma cidade relativamente pequena e está localizada na região da Toscana, a aproximadamente 85 km de Florença e a 15 km do litoral.

IMG_3209

Apesar de Pisa ser uma cidade pequena, as atrações ficam um pouco espalhadas. Nesse dia, como nossa intenção era conhecer a Torre de Pisa (principalmente), o Duomo e o Batistério, restringimos nosso passeio a Piazza dei Miracoli, que é onde todas essas atrações estão localizadas. Não chegamos a ir no centro da cidade, onde ficam outras atrações como igrejas e museus, mas caminhamos um pouco as margens do rio Arno.

A Piazza dei Miracoli desde sempre foi muito visitada tanto por locais como por turistas estrangeiros. É ali onde está um dos cartões postais mais importantes da cidade e da Itália: a Torre de Pisa ou Leaning Tower, em inglês.

IMG_3240

A Torre de Pisa ficou conhecida mundialmente por ser torta. E realmente ela é muito torta. Acredita-se que um dos principais motivos que tenham deixado ela assim é que ela foi construída em um terreno onde supostamente alguns séculos atrás era ocupado pelo mar. A torre começou a ser construída no final do século 12 e antes mesmo de sua construção chegar a metade, já haviam indícios visíveis de que sua estrutura estava ficando torta. Apesar disso, as obras continuaram e em 1350 ela foi inaugurada.

IMG_3361

O ticket para a Torre de Pisa pode ser comprado pela internet ou ainda, no prédio do centro de informação turística que fica ao lado da torre. A dica é comprar o ticket pela internet pra evitar perder tempo com filas.

Logo ao chegar na torre, após apresentar o nosso ticket, fomos encaminhados para uma salinha onde é passado um vídeo explicando como a torre foi construída e sua história. O vídeo é bem rapidinho, acho que não leva mais do que 5 minutos. É bom assistir o vídeo pra ter um melhor entendimento de como é a torre e principalmente pq ela ficou assim.

IMG_3364

Depois disso, começamos a subir a torre, onde só existe a opção de ir de escada. A subida não é tão sofrida, pois os degraus são bem tranquilos. Uma coisa importante para mencionar é que, enquanto estamos subindo a torre, a gente consegue sentir a sua inclinação, isso pq no lado onde ela é torta, a gente precisa se apoiar nas paredes pra conseguir continuar a subida e não cair.

IMG_3382

IMG_3367

Ao chegar no topo da torre, segue a mesma coisa, a gente continua sentindo que ela está torta e parece que vai cair. A inclinação é bem grande, apesar de não parecer pra quem vê de fora.

DSC03028

IMG_3379

A vista é muito bonita, dá pra ver toda a região da Toscana, o centro da cidade de Pisa, o mar e todo o restante das atrações que fazem parte da Piazza dei Miracoli. Na minha opinião vale a pena subir a torre, tanto por ser um lugar histórico quanto pela vista.

IMG_3399

Ao lado da Torre de Pisa está o Duomo, que foi o primeiro edifício a ser construído na praça ainda no final do século 11 as suas obras foram iniciadas. Hoje em dia o Duomo é considerado uma das catedrais mais bonitas da Itália. E eu concordo plenamente, a arquitetura é única e muito bonita mesmo.

DSC03021

As outras atrações da praça são mais tranquilas de serem visitadas, isso pq não tem fila pra entrar como tinha na torre. O Duomo foi a primeiro edifício construído na praça, ainda no final do século 11 as suas obras foram iniciadas.

Na sequencia, o próximo edifício é o Batistério, um pouco depois do Duomo e levou praticamente um século pra ficar pronto. A fachada é toda feita de mármore branco e chama muito a atenção pela beleza dos detalhes e da conservação do lugar.

IMG_3335

Outras atrações localizadas nessa praça são: o Cemitério de Camposanto, um hospital e o Museu da Catedral. Mas a gente acabou não visitando esses lugares, mas pra quem se interessar, fica a dica.

Dicas práticas:

– os tickets podem ser comprados pela internet ou lá mesmo no centro de informações turísticas. Eu aconselho a dar preferencia pra comprar pela internet, pra não perder tempo com filas, que nesse caso, são gigantes. O valor do ticket pra visitar a torre é de 18,00 euros (valor de 2014). Tanto pra visitar o Duomo como o Batistério, também é necessário ingresso. No caso do Duomo, a visita é gratuita, mas é necessário retirar um ticket no centro de informações. Já para visitar as outras atrações da Piazza dei Miracoli, o esquema funciona assim: existem tickets que permitem visitar 1, 2, 3 ou 4 atrações e cada um deles tem um preço. Ai é só ver o que interessa (deixando de fora a Torre de Pisa) e comprar o ingresso correspondente. Para entrar na Torre, sempre tem um pouco de fila, exigindo assim um pouco de paciência, já nos outros lugares é bem tranquilo a entrada.

DSC03022

– para ir até lá, existem três formas: alugando um carro, pegando um trem ou fazendo um tour com uma agência local. Nos optamos por pegar um tour com uma agência local, onde conhecemos também no mesmo dia Siena e San Gimignano. O tempo que nos deram pra explorar Pisa foi em torno de 1 hora e 30 minutos. O ideal seria um pouco mais de tempo, pra que a gente pudesse fazer tudo com mais calma, mas ao menos deu pra conhecer um pouco de Pisa.

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Itália, Pisa
Booking.com
  1. Cristina 16/08/2014 | 22:45

    Em que site posso comprar os tickets?

    • Contando as Horas 17/08/2014 | 09:02

      Oi, Cristina

      Você pode comprar no site Opapisa ou ainda, na Tickitaly que foi onde comprei boa parte dos meus tickets na viagem que fiz a Itália ano passado.

  2. Gabriela 03/06/2015 | 02:26

    Ola,
    Estou lendo suas dicas. Vi que esse passeio vc fez pelo tour da Walk about florence certo? Os ingressos do q é visitado (como a torre de pisa) estão incluídos no preço do passeio? Ou você precisou comprá-los?

    • Contando as Horas 07/06/2015 | 18:09

      Oi, Gabriela

      Isso, eles fizeram com essa empresa. Não estão incluído no valor do passeio, mas se vc quiser visitar a torre de Pisa por exemplo, vc já pode comprar o ticket na hora, junto com o tour, assim vc evita de perder tempo na fila pra comprar o teu ingresso.

Deixe o seu comentário...