29.08
2014

Próxima viagem: Londres e Escócia 2014

Lembram que eu disse que tinha feito uma promessa de voltar ao Reino Unido todos os anos depois que terminou meu intercâmbio? Pois bem, por enquanto to conseguindo cumprir. Então, isso significa, que estou embarcando para Londres e claro, dessa vez eu não deixei a Escócia de fora do roteiro. Uhuuullll!!!

SONY DSC

Basicamente minha viagem vai ser assim:

– Passagem aérea internacional: Comprei minhas passagens de ida e volta São Paulo – Londres com as minhas milhas da British Airways. Levei séculos pra juntar essas milhas, mas finalmente chegou a hora de usufruir desse benefício. Pra quem não sabe, as milhas da BA se chamam “Avios” e só podem ser acumulados de duas formas: voando com a empresa e/ou parceiros aéreos da One World ou transferindo milhas acumuladas do cartão de crédito HSBC (vi que essa opção era válida por alguns meses, então não sei se ainda continua existindo essa possibilidade. É bom checar). 

Quem quiser ver um post sobre as principais vantagens e desvantagens de voar na classe World Traveller Plus (a classe entre a econômica e a executiva), é só clicar aqui.

E ainda, eu escrevi um post detalhado sobre como foi a minha experiência em voar nessa classe, a World Traveller Plus, também. Pra ver o post, é só clicar aqui.

Importante: Eu comprei minha passagem da BA em dezembro de 2013. Isso mesmo! Nove meses de antecedência! Ninguém leu errado. E olha que foi bem difícil conseguir emitir essas passagens. Eu queria viajar no final de maio – inicio de junho, mas as datas que eu queria não davam certo, acabou que eu tive que testar inúmeras datas até que consegui emitir ida e volta para o mês de setembro. Sempre é bom se programar pra não perder as milhas, ainda mais no meu caso, que elas venceriam no início de 2015.

SONY DSC

– Hospedagem: vou me hospedar em hotéis na maior parte das cidades, mas também vou testar uma outra opção: eu aluguei um apartamento pela AirBnB. Na verdade, essa opção da AirBnB é nova pra mim, pois vai ser minha primeira experiência com eles. Em breve, mais dicas!

Então esses posts de hospedagem não chegam, aqui fica a lista com todos os hotéis e apartamentos que eu já me hospedei até hoje em diversas cidades nesse mundão. Para ver essa lista, é só clicar aqui.

– Deslocamentos internos no UK: vou me locomover pelo Reino Unido de diversas formas, seja de trem, ônibus, ferry, metro, tram e claro, vou caminhar muito. Pra quem está com planos de montar uma viagem pro norte da Escócia e sempre acha muito dificil achar informações sobre transporte. E realmente, é bem complicado. Mas eu consegui desvendar os mistérios e em breve vem um post com todas as dicas.

– Roteiro: O roteiro dessa viagem já estava definido desde dezembro de 2013. Eu já sabia o que eu queria fazer e quantos dias queria ficar em cada lugar. Claro que algumas coisas tive que cortar do roteiro, pq né, mesmo depois de ter morado lá por quase dois anos, a lista de coisas que ainda quero visitar continua interminável. Enfim.. o roteiro, basicamente ficou assim:

– Pra começar, eu não poderia deixar de fora uma paradinha em Londres. Serão apenas 3 dias, sendo que um dia eu reservei para fazer um bate volta até o vilarejo de Sandringham, para conhecer o famoso local de descanso de final de ano da realeza britânica, a Sandrigham House e arredores.

10549256_698430786895011_6079289373818424853_o

– alguns dias em Glasgow e arredores. Ok, depois de acompanhar pela internet toda a preparação que a cidade fez para receber os jogos do Commonwealth, eu me rendi. Vou dar mais uma chance pra Glasgow! Acho que dessa vez vou gostar do que vou ver por lá. Já gostei muito do que li, então imagino que ao vivo a coisa tenha melhorado bastante.

– de Glasgow eu sigo pra Inverness, onde vou explorar melhor a região por alguns dias e inclusive, vou assistir ao espetáculo do Military Tattoo, mas agora na versão Highlands. To muito ansiosa pra ver, imagino que se for como o de Edimburgo, deve ser “pure dead brilliant” como os escocês costumam dizer.

– finalmente vou colocar meus pés na Ilha de Skye. Gente, no tempo que morei em Edimburgo, só Deus sabe quantas mil vezes eu tentei ir pra esse lado do país, mas nunca deu certo. O tempo nunca colaborou com o passeio de ferry que eu queria fazer. Mas dessa vez eu boto fé que o tempo vai colaborar! Não farei o passeio de ferry, mas vou explorar bem a região.

– Vou dar uma passadinha na costa oeste da Escócia, vou visitar Oban e vou andar no famoso trem do Harry Potter. Sim, ele existe e fica na Escócia!

– E por fim, alguém tava achando que eu ia deixar Edimburgo de fora? De jeito nenhum! E não adianta fazer como meu pai e minha mãe que vivem me perguntando o que eu tanto quero voltar a fazer lá. Ah, isso nem eu sei explicar. Só sei que preciso voltar lá de vez em quando. Vai entender, né!!

Como deu pra perceber, a viagem vai ser meio longa, vou conhecer diversos lugares novos, mas principalmente vou ter a chance de rever muita coisa. Afinal, quem um dia colocou os pés no UK, não sabe a fria em que se meteu, pois é muito difícil não amar aquele país!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me

Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)

Postado em Edimburgo, Escócia, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. Flávia Donohoe 29/08/2014 | 21:00

    Incrível! Ansiosa pelos posts, aproveite bastante!

    • Contando as Horas 31/08/2014 | 21:31

      Oi, Flávia

      Obrigadaaa! Pena que é pouco tempo e passa tudo muito rápido! Hehehe :D

  2. Cristine 30/08/2014 | 00:14

    Oi, Bruna! Adoro seus posts sobre o Reino Unido. Como já disse antes, seu blog foi (e está sendo) fundamental para minhas próprias viagens. Agora mesmo estou me programando para estudar por um tempinho em Glasgow em 2015. Por isso, já estou ansiosa pelos próximos posts. O mais legal é que você vai ficar por lá bem na época do referendum. Boa viagem!!!

    • Contando as Horas 31/08/2014 | 21:38

      Oi, Cristine

      Obrigadaaa!! Fico bem feliz em saber que o blog está sendo util! Entao, vou ficar uns dias em Glasgow nesses próximos dias e quero ver se coloco os posts sobre la em dia ainda esse ano. Vc vai ingles ou algum curso na universidade?

      Nem fala! To bem ansiosa pra ver como tá o clima por lá! Vamos ver se a Escócia vai ficar independente ou não! To curiosa!

      Obrigada pelas visitas aqui no blog!! :D

  3. Ramon 30/08/2014 | 22:15

    Olá Bruna, encontrei seu blog há alguns dias e nao paro de ler suas dicas e relatos de viagens, além disso está me ajudando a organizar os 24 dias que passarei de férias em maio de 2015 entre londres, Edimburgo e Dublin. Boa viagem!!!!!!!

    • Contando as Horas 31/08/2014 | 21:51

      Oi, Ramon

      Ah, é? Que legal! Fico feliz em saber! Quando eu voltar ao Brasil no final de setembro, já vou começar a escrever sobre essa viagem. Mais dicas vindo por ai, quem sabe vão te ajudar nessa tua viagem.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  4. Drielly 02/09/2014 | 11:12

    Oi Bruna!
    Nossa, coincidência… vou fazer uma viagem parecida com a sua agora no fim de setembro. O “problema” é que comprei ida por Londres e volta por Dublin. Então, tenho que considerar esse deslocamento até a Irlanda.
    Começo por Londres, fico 3 dias lá e depois parto para Glasgow. De Glasgow vou para Edinburgo e de Edinburgo para Dublin, por avião.
    Minha dúvida é se valeria a pena, nesses 4 dias que reservei para Edinburgo, dar um pulo até Inverness… considerando essa correria que será a viagem. Se sim, como faria pra ir?
    Obrigada! :D

    • Contando as Horas 02/09/2014 | 20:12

      Oi, Drielly

      Sempre vale a pena. Vc pode fazer um tour com alguma empresa local ou ainda, vc pode ir de trem, mas para ir e voltar no mesmo dia sera cansativo, pois são mais de três horas de viagem.

      • Drielly 13/09/2014 | 01:18

        Oi, Bruna!
        Obrigada pela dica.
        Ficarei um dia em Inverness e farei um tour de algumas horas por lá.
        Ótima viagem pra você!
        Aproveite :)

        • Contando as Horas 13/09/2014 | 20:13

          Oi, Drielly

          Legal! Acho essa opção muito boa tbm. Inverness é uma cidade bem bonitinha, vc vai gostar. Da uma olhada nas fotos que postei no instagram e no facebook.

          Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Inês 02/09/2014 | 15:06

    Oi Bruna… Estive no Reino Unido em maio deste ano. Como foi minha primeira viagem internacional, preferi contratar uma excursão. Só depois conheci seu blog e, através de seus relatos, roteiros e dicas de viagens, me sinto preparada para alçar novos vôos por conta própria nesta terra maravilhosa. Divirta-se bastante! Grande abraço…

    • Contando as Horas 02/09/2014 | 20:16

      Oi, Inês

      Eu costumo dizer que o Reino Unido é o paraiso pra quem gosta de viajar por conta propria usando transporte publico pra tudo. Eles são muito organizados e todas as informaçoes vc encontra online, sem falar nas facilidades de comprar ticket, receber informações instantaneas, entre outros.

      Numa proxima viagem, vai por conta propria, vc vai ver, não tem nenhum mistério.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  6. isabela 04/09/2014 | 23:24

    oi Bruna!! Voce já ouviu falar sobre uma série chamada Outlander? ela eh ambientada na Escócia, mais precisamente nas highlands!!! eh recente, deve ter só uns 3 episódios e olha… a fotografia eh de encher os olhos!! já estou apaixonada pelas paisagens e campos hahahah. se animar, assista! acho que você vai gostar! beijao

    • Contando as Horas 05/09/2014 | 20:32

      Oi, Isabela

      Não conheço essa série, mas vou procurar quando voltar ao Brasil.

      E realmente, as paisagens são muuuuito bonitas!

      Obrigada pela dica! :D

  7. Silvia 14/09/2014 | 21:58

    Bruna, achei excelente o teu blog… super dicas de quem realmente conhece os lugares… Já que estais por aí… estamos indo a Edinburgh no início de novembro… tens alguma coisa a mais para nos indicar!!
    Tenha uma ótima viagem, e obrigada por compartilhar conosco as tuas experiências!!

  8. Silvia 14/09/2014 | 22:04

    Deixa eu falar sobre a série Outlander que a Isabela comentou!! A escritora é americana, Diana Gabaldon, mas a história começa em Edinburgh… são mais de 10 livros, no Brasil, o primeiro volume chama-sa A Viajante do Tempo. E foram as histórias da Claire e do Jamie Fraser (personagens dos livros) que me motivaram a viajar para a Escócia!! Acredito que irias gostar de ler esta série, que agora foi lançada na TV americana.

    • Contando as Horas 17/09/2014 | 19:30

      Oi, Silvia

      Obrigada pela dica. Quando eu voltar de viagem, vou procurar por essa série. Se tem Edimburgo no meio, certamente me interessa.

      Sobre outras dicas da Edimburgo, assim que eu voltar ao BR vou começar a publicar os novoa posts sobre essa viagem. Fica ligada!

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  9. Marcella 06/02/2017 | 08:45

    Olá, Bruna.
    Seu blog está me ajudando bastante. Estou adorando!
    Vou a Londres em abril/17. Vou passar 10 dias.

    1) Você acha que vale à pena conhecer a Escócia? Ou, já que 10 dias não é tanto tempo, é melhor explorar mais a Inglaterra?
    2) Estou meio perdida com os custos… Caso eu vá também para a Escócia, como você acha que ficaria mais em conta financeiramente? Ir e voltar de trem? Ou ir de trem e voltar de carro? (Desta forma, pensei em voltar parando pelo caminho e já ir conhecendo algumas cidades ao norte de Londres: York, Leeds…)
    3) Para conhecer cidades a Oeste de Londres (Bath, Bristol, Cotswolds…), você acha melhor fazer bate-volta a partir de Londres? Porque pensei o seguinte: caso eu faça o caminho Edimburgo-Londres de carro, eu poderia dormir em alguma cidade próxima a Londres (e mais barata), e no outro dia seguir viagem para conhecer essas cidades do lado oeste. Como você acha melhor?

    Muito obrigada ;)

    • Contando as Horas 07/02/2017 | 00:03

      Oi, Marcella

      1) Vale super a pena ir a Escócia sim, sou bem suspeita em falar, mas eu sempre aconselho. O país tem uma cultura e identidade muito forte, bem diferente da Inglaterra. Mas então…. eu te aconselho a fazer uma listinha com os lugares que vc realmente quer conhecer. Se tiver muito mais lugares na Inglaterra que na Escocia, eu te aconselho a ficar só na Inglaterra. 10 dias é pouquissimo tempo pra tanta coisa interessante que aquele país tem a oferecer.

      2 e 3) Tanto trem como carro tem seus prós e contras. Vc precisa ver se esta disposta a dirigir no lado contrario, é literalmente tudo ao contrário mesmo. Como eu disse, vc deve pesar o que te interessa mais conhecer na tua viagem. Não faça muitas cidades, vc vai cansar e vai ficar com a impressão de que nao conheceu nada direito.

      Essa é a minha opinião. Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Marcella 07/02/2017 | 09:15

        Obrigada pela resposta, Bruna :)
        Então, eu já tentei diminuir bastante as cidades que quero visitar. Pra poder conhecer bem. E não ficar hiper corrido.

        1) Eu chego dia 20, pela manhã. Pensei em ir direto a Edimburgo. Você acha melhor alugar carro em Londres e fazer o percurso de ida e volta de carro? Ou é melhor ir de trem, e alugar um carro em Edimburgo pra fazer só o percurso da volta de carro?
        2) Dia 21 – Edimburgo. Você acha que precisa de um dia inteiro pra lá?
        3) Dia 22 – Highlands. Você acha que dá só 1 dia? Qual a melhor forma de chegar lá a partir de Edimburgo? Trem, carro ou excursão (tipo as que tem no site da Viator)?
        4) Dia 23 – Ir da Escócia para a Inglaterra de carro, conhecendo: Stratford-upon-avon, Cotswolds e Oxford.
        5) Dia 24 – Bath e Stonehenge. Você acha melhor de carro ou fazer uma excursão?
        6) Dia 25 a 30 – Londres

        Bruna, você acha que este roteiro está razoável?
        Como você conhece o UK, você poderia dizer se dá pra fazer desta forma?
        Está inviável? Está muito corrido? Ou dá pra incluir mais alguma cidade?
        E minha maior dúvida: fazer tudo de trem ou de carro? Claro que dirigir ao contrário me preocupa, mas estou mais preocupada com o financeiro. Qual desses 2 você acha mais em conta financeiramente pra fazer esse meu roteiro: carro, trem ou meio a meio?

        Se você puder responder, agradeço de coração

        • Contando as Horas 12/02/2017 | 20:56

          Oi, Marcella

          1) Eu nunca aluguei carro no UK, mas não encararia a motorway entre Londres e Edimburgo. Sair de Londres de carro deve ser uma aventura e tanto hehe
          2) Sim, um dia é o minimo dos minimos. O ideal seriam pelo menos 2 dias.
          3) As Highlands é uma região enorme da Escócia. Depende muito do que vc quer ver lá.
          4) Se vc estudar bem o mapa e as atrações, pode até ser que dê. Quando fiz algo parecido com isso na primeira viagem a Europa, estavamos com um guia, ele foi super objetivo e nos levou nos principais lugares (conforme haviamos escolhido), deu tempo.
          5) Acho que dá pra ir de transporte publico, só precisa organizar bem o roteiro pra não perder tempo.

          No geral eu achei um pouco corrido. Talvez seria melhor vc deixar a Escócia de fora e aproveitar melhor a Inglaterra. Pelo que vi, tem muito mais lugares que você gostaria de conhecer lá do que na Escócia.

          Depende! Se vc conseguir preços promocionais nos trens, comprando passagens com 90 dias de antecedência, pode sair mais barato que de carro. Mas de carro, sem duvida, vc tem mais liberdade, pode parar pelo caminho, conhecer coisas e lugares que indo de transporte publico, não teria oportunidade.

Deixe o seu comentário...