17.09
2014

Referendo 2014: A Escócia deveria ser um país independente?

Dia 18 de setembro de 2014 (amanhã!) pode ser um dia histórico para a Escócia. Pra quem ainda não sabe, nesse dia haverá um referendo questionando os escoceses se eles querem ou não serem independentes do restante do Reino Unido.

Antes de qualquer coisa, a Escócia é um país pequeno e tem um pouco mais de 5 milhões de habitantes. São 5 milhões de pessoas orgulhosas de viver em um país que muita gente desconhece (exceto pelos homens de saia, as gaitas de fole e por causa do tempo), mas que quando tem a chance de conhecer um pouco mais, ama. Adivinha quem está incluida nessa listinha? Euzinha aqui. Gostei tanto de morar em Edimburgo, que sempre que tiver oportunidade, voltarei a cidade e ao país, sempre.

SONY DSC

E claro que essa minha viagem não seria tão legal se eu perdesse de estar em Edimburgo justamente nesse dia histórico. Eu fiz mil e uma manobras com as minhas milhas e dei um jeito de encaixar essa data no meu roteiro.

Antes de mais nada, o clima na cidade é ótimo. O pessoal que já tinha orgulho de exibir sua bandeira (e não a do Reino Unido), de cantar o seu hino (e não o God save the Queen), de homens usarem saia na maior naturalidade e de comerem coisas estranhíssimas (procurem no google por deep-fried mars bar, black pudding e haggis), mereciam essa chance de escolher poder voltar a ser um país independente ou não.

Eu nasci e moro no sul do Brasil e entendo bem essa situação, pois quantas vezes já ouvi debates de que nós deveriamos nos separar do restante do país. No calor da emoção, todo mundo quer ser independente, mas existem muitas coisas mais a serem analisadas. Isso é fato.

foto

No caso da Escócia, o país nunca foi conquistado pelos Ingleses (motivo da maior rixa entre eles até hoje), são mais de 300 anos de união, que podem simplesmente chegar o fim no dia amanhã. Uma “parceria” que, convenhamos, deu muito certo até então.

Eu não sei o que vai acontecer, se a Escócia vai ficar ou não independente, mas as pesquisas mostram como andam os sentimentos da população. Existe uma pequena diferença, mas as mudanças podem ser gigantes (como ficará a economia? qual será a moeda oficial? como ficaria a relação da Escócia com a União Européia, OTAN e outras organizações mundiais? E o petróleo no Mar do Norte? E o sistema de saude? E a defesa nacional? E as aposentadorias?).

foto 2

 As ultimas pesquisas mostram:

Escoceses contra a independência 53%,
Escoceses a favor da independência 47%

A longo prazo, há quem diga que a Escócia sairia perdendo em se separar do Reino Unido, por outro lado, há quem diga que não.

O debate é claramente dividido entre o Partido Nacional Escocês, que é a favor da independência e o restante dos partidos que são a favor da continuidade da união do reino.

foto 3

Foram criadas também organizações políticas que defendem ambos os lados, como o Yes Scotland (a favor da independência) e o Better Together (contra a separação). Quem tiver interesse em saber mais sobre questões particulares defendidas por ambos os lados, é só clicar nos links em vermelho.

Sem saber o que o futuro reserva a Escócia e ao Reino Unido, a questão já foi lançada: “A Escócia deveria ser um país independente?”.

Dependendo da escolha, a próxima data histórica já foi definida: dia 24 de março de 2016. Nesse dia, a Escócia poderá voltar a ser independente novamente, mas dessa vez, será para sempre.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Referendo - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Referendo 2014: A Escócia deveria ser um país independente?"
  1. Cesair Bartolamei   17/09/14 • 08h28

    Parabéns filha, tenho orgulho de ser seu pai, conseguisse em resumida síntese dizer tudo o que o leitor precisar saber sobre este momento histórico da Escócia. Grande beijo e aproveite esse momento ímpar de sua vida. Você merece.

    • Contando as Horas   17/09/14 • 20h03

      Valeu, véio! Eu não poderia ter escolhido país melhor pra gostar. A Escócia é espetacular, sem falar na historia e no povo. Muito legal estar aqui nesse momento unico, independente do resultado.

      Agora, se o “yes” ganhar, em março de 2016 estarei aqui de novo!! Ok?!?!? Hahahaha :D

  2. tatiana   17/09/14 • 10h57

    obrigada pela informaçao precisava de saber o que ia acontecer para uma aula

  3. Aline Mehedin   17/09/14 • 13h28

    Sinceramente, não sei o que pensar a respeito do referendum de Independência da Escócia…mas se o YES vencer, bem que eles poderiam abrir um pouco as fronteiras e oferecer uns programas de imigração, né? Afinal, a população da Escócia é pequena em comparação ao seu território e eles vão precisar de gente para crescer um pouco. Eu não me importaria nem um pouco de me mudar para lá..

    • Contando as Horas   17/09/14 • 20h37

      Oi, Aline

      Verdade, é uma questão dificil mesmo, cheia de prós e contras. Eu tbm me candidato a aumentar a população do país… Hehehe O negocio é esperar e ver o que vai acontecer.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas