17.09
2014

Referendo 2014: A Escócia deveria ser um país independente?

Dia 18 de setembro de 2014 (amanhã!) pode ser um dia histórico para a Escócia. Pra quem ainda não sabe, nesse dia haverá um referendo questionando os escoceses se eles querem ou não serem independentes do restante do Reino Unido.

Antes de qualquer coisa, a Escócia é um país pequeno e tem um pouco mais de 5 milhões de habitantes. São 5 milhões de pessoas orgulhosas de viver em um país que muita gente desconhece (exceto pelos homens de saia, as gaitas de fole e por causa do tempo), mas que quando tem a chance de conhecer um pouco mais, ama. Adivinha quem está incluida nessa listinha? Euzinha aqui. Gostei tanto de morar em Edimburgo, que sempre que tiver oportunidade, voltarei a cidade e ao país, sempre.

SONY DSC

E claro que essa minha viagem não seria tão legal se eu perdesse de estar em Edimburgo justamente nesse dia histórico. Eu fiz mil e uma manobras com as minhas milhas e dei um jeito de encaixar essa data no meu roteiro.

Antes de mais nada, o clima na cidade é ótimo. O pessoal que já tinha orgulho de exibir sua bandeira (e não a do Reino Unido), de cantar o seu hino (e não o God save the Queen), de homens usarem saia na maior naturalidade e de comerem coisas estranhíssimas (procurem no google por deep-fried mars bar, black pudding e haggis), mereciam essa chance de escolher poder voltar a ser um país independente ou não.

Eu nasci e moro no sul do Brasil e entendo bem essa situação, pois quantas vezes já ouvi debates de que nós deveriamos nos separar do restante do país. No calor da emoção, todo mundo quer ser independente, mas existem muitas coisas mais a serem analisadas. Isso é fato.

foto

No caso da Escócia, o país nunca foi conquistado pelos Ingleses (motivo da maior rixa entre eles até hoje), são mais de 300 anos de união, que podem simplesmente chegar o fim no dia amanhã. Uma “parceria” que, convenhamos, deu muito certo até então.

Eu não sei o que vai acontecer, se a Escócia vai ficar ou não independente, mas as pesquisas mostram como andam os sentimentos da população. Existe uma pequena diferença, mas as mudanças podem ser gigantes (como ficará a economia? qual será a moeda oficial? como ficaria a relação da Escócia com a União Européia, OTAN e outras organizações mundiais? E o petróleo no Mar do Norte? E o sistema de saude? E a defesa nacional? E as aposentadorias?).

foto 2

 As ultimas pesquisas mostram:

Escoceses contra a independência 53%,
Escoceses a favor da independência 47%

A longo prazo, há quem diga que a Escócia sairia perdendo em se separar do Reino Unido, por outro lado, há quem diga que não.

O debate é claramente dividido entre o Partido Nacional Escocês, que é a favor da independência e o restante dos partidos que são a favor da continuidade da união do reino.

foto 3

Foram criadas também organizações políticas que defendem ambos os lados, como o Yes Scotland (a favor da independência) e o Better Together (contra a separação). Quem tiver interesse em saber mais sobre questões particulares defendidas por ambos os lados, é só clicar nos links em vermelho.

Sem saber o que o futuro reserva a Escócia e ao Reino Unido, a questão já foi lançada: “A Escócia deveria ser um país independente?”.

Dependendo da escolha, a próxima data histórica já foi definida: dia 24 de março de 2016. Nesse dia, a Escócia poderá voltar a ser independente novamente, mas dessa vez, será para sempre.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Referendo - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Referendo 2014: A Escócia deveria ser um país independente?"
  1. Cesair Bartolamei   17/09/14 • 08h28

    Parabéns filha, tenho orgulho de ser seu pai, conseguisse em resumida síntese dizer tudo o que o leitor precisar saber sobre este momento histórico da Escócia. Grande beijo e aproveite esse momento ímpar de sua vida. Você merece.

    • Contando as Horas   17/09/14 • 20h03

      Valeu, véio! Eu não poderia ter escolhido país melhor pra gostar. A Escócia é espetacular, sem falar na historia e no povo. Muito legal estar aqui nesse momento unico, independente do resultado.

      Agora, se o “yes” ganhar, em março de 2016 estarei aqui de novo!! Ok?!?!? Hahahaha :D

  2. tatiana   17/09/14 • 10h57

    obrigada pela informaçao precisava de saber o que ia acontecer para uma aula

  3. Aline Mehedin   17/09/14 • 13h28

    Sinceramente, não sei o que pensar a respeito do referendum de Independência da Escócia…mas se o YES vencer, bem que eles poderiam abrir um pouco as fronteiras e oferecer uns programas de imigração, né? Afinal, a população da Escócia é pequena em comparação ao seu território e eles vão precisar de gente para crescer um pouco. Eu não me importaria nem um pouco de me mudar para lá..

    • Contando as Horas   17/09/14 • 20h37

      Oi, Aline

      Verdade, é uma questão dificil mesmo, cheia de prós e contras. Eu tbm me candidato a aumentar a população do país… Hehehe O negocio é esperar e ver o que vai acontecer.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas