10.10
2014

Londres: Museu Victoria & Albert – Exposição Constable: The Making of a Master

Antes de voltar ao Brasil, eu fiz uma looonga conexão em Londres. Eu tinha mais ou menos umas sete horas livre até pegar o meu próximo voo pra casa. Então, pra não ficar sem fazer nada no aeroporto, eu larguei minha mala no depósito de bagagem do aeroporto e fui pro centro da cidade.

Claro que eu não teria tempo de fazer nada muito elaborado e com isso, eu acabei optando por ir em apenas um lugar, o Museu Victoria & Albert. Eu tinha em mente ver duas exposições: Constable: The Making of a Master e Wedding Dresses. Não sei bem pq razão, mas acabei comprando apenas ingresso para ver a exposição do Constable.

IMG_4155

Todo mundo que visita Londres, já deve saber que o museu V&A tem entrada gratuita, mas algumas exposições são pagas, como foi o caso dessa que eu fui ver. Eu poderia ter comprado meu ingresso pelo site, mas como não sabia se o meu voo iria atrasar ou se iria ter algum contra tempo, preferi não arriscar e deixei pra comprar lá na hora mesmo.

Essa exposição tinha entrado em cartaz dois dias antes do dia que eu fui ver e pra falar bem a verdade, eu tava meio com medo de que não tivesse mais ingresso disponível. Mas que nada, por sorte, eu tava errada. Claro que por ser os primeiros dias em exibição, a exposição estava relativamente lotada. 

Pra quem ainda não conhece, John Constable é um pintor inglês, que apesar de não ser muito conhecido pelos brasileiros, no Reino Unido, ele é bem famoso.

IMG_4168

O proposito dessa exibição era de contar um pouco sobre alguns mistérios envolvidos na elaboração de algumas das suas obras mais famosas. E pra ser bem sincera, foi justamente isso que me despertou a curiosidade.

Diferente de todas as exposições que fui até hoje, essa acabou se tornando um pouco engraçada, pq o mistério envolvido era relacionado a forma com que Constable iniciou e terminou a sua carreira: fazendo cópias de obras famosas e permitindo que outros pintores copiassem as suas.

Então, praticamente tudo que estava em exibição ali, tinha a obra original e a copia e com isso, todo mundo parecia que tava acompanhando uma partida de tênis, olhando pra lá e pra cá pra tentar achar algum defeito.

IMG_4158

Na verdade, Constable se destacou pq ele conseguia reproduzir de forma perfeita quadros de artistas famosos como Raphael, Rubens e Claude Lorrain.

Além disso, a exposição conta um pouco sobre como eram as técnicas de trabalhos adotadas por Constable pra fazer as copias ou até mesmo, pra pintar os seus próprios quadros.

Ele era tão perfeccionista e detalhista, que alguns quadros tem até 3 ou 4 versões. E claro, todas lado a lado, pra que a gente possa acompanhar a evolução dos trabalhos.

IMG_4163

Uma das coisas que sempre me intrigou nesse mundo era de como que esses pintores conseguiam pintar aqueles quadros com tamanha perfeição. No caso de Constable, ele tinha um caderninho onde ele fazia uma prévia do que ele ia pintar.

Para aperfeiçoar essa técnica, ele teve que dedicar boa parte do seu tempo a estudar o comportamento das nuvens, das plantas, das sombras, do mar, entre outros fenômenos, pois como ele não pintava os quadros na hora, esses detalhes eram muito importantes para o resultado final da obra.

E por fim, a etapa final dessa exposição faz um comparativo entre as suas obras e as que foram copiadas por outros pintores. Como ele sempre copiou outros artistas, ele acabou incentivando que outras pessoas também copiassem as suas.

IMG_4156

De fato, John Constable foi um pintor diferente da maioria. Eu já gostava das suas obras e depois de ver essa exibição, passei a gostar mais ainda!

Essa exposição fica em cartaz até janeiro de 2015. Pra quem gosta desse tipo de pintura e ainda quer conhecer um pouco mais sobre esse artista britânico, fica a dica! Recomendadíssimo!

O Museu Victoria & Albert fica na na Cromwell Road, bem perto do Museu da História Natural. A estação de metro mais próxima é a South Kensington, quem seguir as placas por dentro da estação, nem precisa sair na rua pra entrar no museu, pois de dentro da estação de metro tem um acesso. Não tem erro!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. Barbara Delgado 16/06/2015 | 23:11

    Oi Bruna,

    Conheci seu blog e ele tem me ajudado muito, mas ainda tenho algumas duvidas… Poderia me ajudar?

    Estou viajando para Copenhague em Agosto/2015 e farei uma conexão em Londres que vai durar 16h e neste tempo gostaria de aproveitar e dar uma volta na cidade e curtir um passeio no tão famoso London Eye. Desembarco no terminal 3 então como faço para chegar no Centro de Londres e aproveitar as atrações turísticas da cidade? Você acha que dá tempo de fazer o passeio e tirar algumas fotos? Uma outra duvida… devo levar dinheiro em especie e trocar lá ? Ou devo levar Euro do Brasil? E já que vou passar somente algumas horas na cidade qual seria a media para gastar lá? Ahhh outra coisa qual seria a melhor opção de transporte o Oyster Card, Travel Card…

    Lhe agradeço imensamente por sua ajuda e experiencia.

    • Contando as Horas 17/06/2015 | 00:27

      Oi, Barbara

      Vc desembarca no Terminal 3 do aeroporto de Heathrow? Existem algumas opções de transporte ate o centro, como: táxi, ônibus, trem Heathrow Connect, trem Heathrow Express, metro. Ai vc tem que escolher!

      Que horas vc chega em Londres? De manha bem cedo ou a tarde vindo de alguma conexão? As vezes até da tempo, mas não da pra fazer muuuuita coisa não. Se vc for direto nos arredores da London Eye, Parlamento, Palácio de Buckingham, acho que vc consegue fazer isso sem problemas. Vc desce em uma estação, e vai por tudo a pé, pois esses lugares ficam todos próximos.

      Se possível, já leve libra. A conversão da libra tá pela hora da morte hehe então quanto menos vc ficar convertendo pra outras moedas e perdendo dinheiro, melhor.

      No seu caso, como vai ser apenas 1 dia, é melhor vc comprar um ticket diário (day ticket).

      • Barbara Delgado 17/06/2015 | 09:39

        Oi Bruna,

        Chego de SP e desembarco no terminal 3 do Heathrow as 15:10 e meu próximo voo sai as 07:00 do dia seguinte.

        Como você disse que fica próximo acho que dá pra fazer algumas fotos no Big Ben, Palácio de Buckingham e ainda aproveitar o passeio no London Eye.

        Obrigada!

        • Contando as Horas 18/06/2015 | 12:34

          Oi, Barbara

          Sim, acredito que da tempo sim. Vc precisa ser ágil pra passar na imigração e retirar a bagagem. Mas como em agosto o dia escurece mais tarde, vc ainda consegue umas boas fotos da cidade!
          =DD

Deixe o seu comentário...