21.10
2014

Catedral de Glasgow e o Cemitério Necrópolis

Geralmente quando eu visito uma cidade em qualquer lugar da Europa, eu sempre procuro conhecer ao menos uma igreja de cada cidade. Em Glasgow, a Catedral de Glasgow ou High Kirk of Glasgow, é a principal igreja da cidade. Por isso eu resolvi conhece-la.

SONY DSC

Nas outras duas vezes que fui a Glasgow, eu não fui pra esse lado da cidade, então essa foi a minha primeira visita a essa igreja. 

SONY DSC

Ela foi construída ainda no período medieval, sobreviveu intacta ao período da Reforma Protestante e hoje em dia é um templo presbiteriano. Diz a lenda que a igreja foi construída no local onde St Mungo, o padroeiro da cidade, foi enterrado.

SONY DSC

Os grandes destaques da igreja, na minha opinião, são: sua fachada externa, os vitrais (um mais bonito que o outro), o altar principal e a cripta (onde está o tumulo onde dizem estar os restos mortais de St Mungo).

SONY DSC

Quem for até a igreja, vale a pena aproveitar e ir até o cemitério Necrópolis. O portão de entrada fica ao lado da Catedral e apesar de ser um cemitério, o legal de ir até lá é a possibilidade de fotografar a igreja da bridge of Sighs e também, do alto da colina onde fica o cemitério.

SONY DSC

SONY DSC

Se tem uma coisa que eu não gosto de visitar em viagens é cemitério. A única vez que fui a um cemitério com esse proposito foi em Buenos Aires e desde então nunca mais quis ir a nenhum outro (nem mesmo no Père-Lachaise, em Paris).

SONY DSC

SONY DSC

Na verdade, eu só fui ao Necropolis por causa das fotos. Mas já que tava lá, aproveitei pra circular por toda a extensão do cemitério e tirar fotos de Glasgow lá do alto. Claro que, além de diversos túmulos, ainda podemos ver muitas esculturas e monumentos.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

O monumento mais importante (e o mais alto) do cemitério é o John Knox Monument, construído como forma de homenagear um dos lideres da reforma religiosa na Escócia. Mas ainda há muitos outros, como mausoléus, pequenos templos e claro, também é possível ver diversas cruzes celtas.

SONY DSC

SONY DSC

A Catedral de Glasgow e o cemitério Necrópolis ficam na Castle Street, pro mesmo lado onde fica a estação de trem de High Street, em frente a Universidade de Strathclyde (que também parece uma igreja, cuidado pra não confundir!). Abrem todos os dias e a entrada em ambos é gratuita.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow
Booking.com
Deixe o seu comentário...