28.10
2014

Glasgow: Kelvingrove Art Gallery e Kelvingrove Park

Quem estiver com viagem marcada para Glasgow, um passeio imperdível é caminhar pelo Kelvingrove Park, considerado uma das maiores áreas verdes da cidade. Dentro do parque, fica um dos museus mais importantes da cidade também, a Kelvingrove Art Gallery, que tem mais de 100 anos de existência.

SONY DSC

No dia que eu fui pra esse lado da cidade, eu aproveitei pra conhecer e rever algumas atrações. Sem duvida alguma, um lugar que merece uma visita é a Kelvingrove Art Gallery. Esse museu tem dois andares e apesar de parecer pouco, ele é bem diversificado e dependendo do interesse de cada um, pode render umas 3 a 4 horas de visita.

SONY DSC

É interessante se programar e escolher o que visitar, pq é impossível ver tudo em um unico dia, quem dirá em apenas algumas horas.

SONY DSC

SONY DSC

A gente já entra no museu fotografando. No salão principal, que é muito bonito, é onde fica um orgão usado para alguns concertos com músicos de diversas partes do mundo. Quem for no horario das apresentações, vale a pena parar alguns minutos pra apreciar o show.

SONY DSC

SONY DSC

Na minha opinião, a exposição mais famosa e fotografada desse museu é a “Floating Head”, da artista Sophie Cave. Realmente ela teve uma boa sacada ao produzir essa obra, pois o proposito era retratar as expressões das pessoas no dia a dia, indo da extrema felicidade a tristeza.

SONY DSC

Ao parar pra ver e fotografar essas cabeças, impossivel não perceber que praticamente todo mundo faz a mesma coisa, as crianças acham diverdido. Achei a idéia bem interessante e original.

SONY DSC

Já no outro lado do museu, é onde está em exibição um avião de combate Spitfire, que foi usado durante a Segunda Guerra Mundial.

SONY DSC

SONY DSC

Outra ala que também está sempre lotada é a que mostra obras, movéis e o “Glasgow style” de um dos artistas mais importantes de Glasgow, Renée Mackintosh.

IMG_1625

SONY DSC

Outros destaques na minha opinião ficam por conta das exposições de obras de artistas de fama mundial, como Salvador Dalí (com a pintura Cristo de São João da Cruz), van Gogh, Paul Gauguin, Cézanne, Botticelli, Degas, Monet, Rembrandt, entre outros.

SONY DSC

Além disso, tem uma pequena ala com obras de pintores escoceses que fizeram parte do movimento Scottish Colourists, com obras Fergusson (um dos meus preferidos), Cadell, Peploe e Hunter.

SONY DSC

SONY DSC

Mas por ser um museu bem democratico e facil de agradar a todos os gostos, ainda tem uma coleção de armas e armaduras, objetos do Egito Antigo, achados arqueologicos encontrados na Escócia, entre outros.

SONY DSC

SONY DSC

Como tava chovendo nesse dia, ao sair da Kelvingrove Art Gallery, eu fui até o campus da Universidade de Glasgow visitar alguns museus (tema pra outro post). Somente depois disso, bem no final do dia, quando já tinha parado de chover que fui dar uma caminhada pelo Kelvingrove Park.

IMG_1637

SONY DSC

O Parque é cortado pelo rio Kelvin, um rio pequeno e meio timido que junto com o rio Clyde (o principal de Glasgow), passam por boa parte da cidade. Esse parque é bem frequentado pela população local, tanto que vi diversas pessoas fazendo exercicios, crianças brincando no parquinho e andando de bicicleta.

SONY DSC

Existe uma trilha (eu não fiz pq já era fim do dia), a Park Trail, que passa por diversas atrações dentro do parque, como funtes, estátuas, monumentos, entre outros. Diz que essa trilha dura mais ou menos uma hora.

SONY DSC

A Kelvingrove Art Gallery fica as margens do rio Kelvin, perto do campus da Universidade de Glasgow, dentro do Kelvingrove Park. A galeria tem entrada gratuita. Estação de metro mais próxima é a Kelvinhall, a apenas duas quadras de caminhada. Quem quiser pode entrar por um dos portões que dá acesso ao parque, ai é só atravessar a primeira ponte a direita, que logo já dá pra ver o museu. Quem preferir visitar o parque primeiro, é interessante descer na estação de metro de Kelvinbridge.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow
Booking.com
  1. Raquel 31/10/2014 | 11:25

    Kelvingrove Art Gallery realmente eh muito interessante de se conhecer, achei lindo as obras mostradas aqui, e o bom eh a praticidade de se ter próxima uma estação de metro, tanto de Kelvingrove Park como da Art Gallery. Otima dica Bruna;))

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 23:00

      Oi, Raquel

      Esse museu merece o título de ser um dos mais visitados da cidade. Vale muito a pena!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...