30.10
2014

Glasgow: Jardim Botânico

Quem for a Glasgow e estiver dando uma volta pela região onde fica a Universidade de Glasgow, pode aproveitar e conhecer também o Jardim Botânico da cidade.

SONY DSC

Eu não tinha programado conhecer esse lugar e pra falar bem a verdade, acabei descobrindo meio que por acaso. 

SONY DSC

O Jardim Botânico de Glasgow foi fundado no inicio do século 19 pelo botânico Thomas Hopkirk com o apoio da Universidade de Glasgow. Na época, Hopkirk doou mais de 3 mil plantas que se adaptaram muito bem ao clima escoces e floresceram. Com isso, o terreno destinado ao jardim foi ficando pequeno e houve a necessidade de mudar de lugar. Um novo terreno foi comprado e o jardim precisou ser transferido para o local atual.

SONY DSC

Na prática, hoje em dia, o Jardim Botânico de Glasgow é um local enoooorme, gigante mesmo. Pra quem gosta de caminhar, ler um livro ou até mesmo, apreciar o movimento de fim de tarde, esse lugar é uma ótima opção.

SONY DSC

Claro que eu não caminhei o jardim todo, mas pelo tempo que fiquei lá, achei que valeu a pena o passeio. O ideal é reservar pelo menos 2 horas pra poder conhecer tudo com calma.

SONY DSC

As suas duas grandes atrções são: o Kibble Palace e a Palm House. No dia que eu estive lá, apenas o Kibble Palace estava aberto para visitação.

SONY DSC

O Kibble Palace é uma estufa gigante, que recebeu esse nome em homenagem ao seu arquiteto, John Kibble. Inicialmente tinha sido construído para ser um local de exposições e concertos, mas hoje em dia o que encontramos ali é uma grande estufa que cultiva plantas clima temperado de diversas parte do mundo.

SONY DSC

Além de ver diversos tipos de plantas por toda a estufa, principalmente espécies de árvores vindas da Austrália e da Nova Zelândia (algumas com mais de 120 anos de vida!!!!), também encontramos diversas estátuas, uma mais bonita que a outra.

SONY DSC

Logo no inicio de uma das trilhas que fica de frente para a entrada do Kibble Palace fica a antiga estação de trem que servia o local, a Botanic Gardens Railway Station. Hoje em dia, tanto a estação como os trilhos estão completamente abandonados, pois não foi feito nenhum trabalho de reconstrução apos um grande incendio que destruiu tudo.

SONY DSC

Além disso, existe uma coleção de rosas (considerada uma das maiores do mundo), de begonias, de ervas, de flores dos mais variados tipos, entre outros. Pelo parque ainda passa o rio Kelvin, o mesmo que passa pelo Kelvingrove Park.

SONY DSC

Quem quiser conhecer bem o Jardim Botânico, existe uma trilha, a Heritage Trail, que percorre as principais atrações do local.

IMG_1659_Fotor

O Jardim Botânico abre todos os dias da semana, das 07:00 até o anoitecer. Já a Estufa das 10:00 as 18:00 no verão e no inverno, fecha as 16:00. A entrada é gratuita.

SONY DSC

SONY DSC

Para ir até lá, a melhor forma é usando o transporte público, ônibus ou metro. Como usei o metro, a estação mais próxima é a de Hillhead, ai é só sair da estação pro lado direito e caminhar uns 10 minutos. Não tem erro!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Glasgow: Jardim Botânico"
  1. Raquel   31/10/14 • 10h42

    Oi Bruna, que jardim imenso e lindo, ja anotei no meu caderno p/ o próximo roteiro p/ a Escócia, obrigada por mais essa dica. …..(da vontade de ficar por la e nao voltar mais, rsrs;)))

    • Contando as Horas   02/11/14 • 22h58

      Oi, Raquel

      hahaha Verdade! Sei bem como é isso.. =D

      Então, sabe que eu tbm me surpreendi com o lugar? Gostei bastante, achei que valeu o passeio no fim de tarde!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
Contando as Horas