31.10
2014

Dicas de Restaurantes em Glasgow

De uns anos pra cá, as opções de restaurantes na Escócia melhoraram muito e isso, claro, inclui Glasgow também. Sabe aquela fama que o Reino Unido tinha de que as comidas eram horríveis? Isso não acontece mais. Pra falar bem a verdade, é muito dificil alguém dizer que não gostou da comida ou que não achou um bom restaurante por lá.

Glasgow tem restaurantes típicos de comida escocesa, mas também tem diversos restaurantes de comida japonesa, indiana, tailandesa, americana, mexicana, entre outro. Certamente alguma opção vai agradar.

IMG_1400

A região mais procurada seja para almoçar/jantar fora ou pra fazer um happy hour é a Merchant City, um área bem parecida com o Covent Garden de Londres, mas claro, muuuito menor e com menos opções, obvio.

O centro dessa região é a Merchant Square, uma especie de um shopping porém só com restaurantes, bares e pubs. Geralmente em dias de chuva, esse lugar costuma lotar então é sempre bom garantir e reservar lugar para almoçar ou jantar por ali. Uma coisa legal é que eles oferecem wi-fi free para todos os clientes. 

Nessa semana que passei em Glasgow, eu aproveitei pra conhecer alguns restaurantes espalhados pela cidade e alguns dos que eu indico são:

IMG_1392

Central Market

Esse restaurante está localizado na região de Merchant City, bem próximo a Merchant Square. Eu não tinha me programado para ir lá, mas pedi indicação no hotel sobre restaurantes nessa área da cidade e a funcionária me sugeriu entre outros, o Central Market.

Como o nome já indica, eles decoraram o restaurante como se fosse um grande mercado publico, com diversas placas com preços e sugestões pelas paredes, além disso, tem um mini mercadinho onde estão em amostra (não sei se vendem realmente) alguns produtos usados por eles no proprio restaurante.

IMG_1395

No dia que jantei lá, foi quando voltei do passeio que fiz em Perth e no Scone Palace. Como eu tinha comprado algumas porcarias pra comer no trem, eu não tava com muuuita fome e acabei provando apenas a tortinha de peixe e uma cerveja escocesa, a Punk Ipa da BrewDog.

Gostei bastante da comida e do atendimento que era bem agilizado. Recomendo!

O Central Market fica na Bell Street, a duas quadras da Merchant Square.

IMG_1881

Jamies Italian

Esse restaurante dispensa qualquer apresentação. Mas pra quem ainda não sabe, quem está por tras dessa rede de restaurante é o celebrity cheg britanico Jamie Oliver, aquele do programa de tv a cabo!

Eu já tive oportunidade de ir em outros restaurantes dele, achei que valia a pena ir novamente.

No dia que voltei do tour de bate-volta que fiz ao norte da Escócia, o pessoal largou a gente na George Square, a principal praça de Glasgow. Como no trajeto a gente tinha pego um acidente, o tempo de viagem atrasou em quase 1 hora. Então pra não perder tempo procurando restaurante, eu optei por ir nesse de uma vez, já que eu sabia que era um bom restaurante. Por sorte era meio tarde (pro padrão escocês – mais ou menos 20:00) e o restaurante não tava lotado.

IMG_1393

De entrada eu pedi camarão empanado e como prato principal eu segui a mesma linha e pedi uma massa com frutos do mar, tudo isso acompanhado de uma taça de vinho branco, que sério, está excelente! Os pratos vem bem servidos, tanto que nem consegui pedir sobremesa.

O Jamies Italian fica na George Square, no lado contrario onde está a entrada da estação de trem Glasgow Queen Street. A fachada é meio discreta, mas se olhar bem, não tem erro.

SONY DSC

Italian Kitchen

Esse foi um dos restaurantes mais bem recomendados que tive durante essa viagem. E claro, não decepcionou. Como o nome já indica, esse restaurante serve comida italiana apenas, indo desde massas, pizzas, entre outros.

Esse foi o restaurante que eu escolhi pra jantar logo no primeiro dia. Por sorte, enquanto tava no trem entre Londres e Glasgow, eu fiz reserva, pq tava lotado e olha, era segunda-feira.

Esse restaurante é do mesmo dono de outro restaurante italiano que fica a meia quadra dali, o Italian Caffè Enoteca, também queria ter ido, mas acabou não dando tempo. Fica a dica!

Eu nem tirei foto da comida, pq pedi uma pizza de presunto de parma e um crème brulée. Eles tem um esquema de preço fixo, então quem pede dois pratos paga por volta de 18,00 libras e quem pedir 3 pratos paga um pouquinho mais, algo em torno de 23,00 libras.

IMG_1836

Gostei do atendimento, a comida apesar de simples tava bem feitinha, o restaurante tem uma boa localização, fica no coração da região de MErchant City, um lugar cheio de restaurantes, bares e pubs, um do lado do outro. Vale a pena conferir!

O Italian Kitchen fica na 64, Ingram Street (a mesma rua que sai bem de frente do GoMA – Museu de Arte Moderna), é só seguir reto naquela rua por umas 5 ou 6 quadras.

IMG_1835

Yo! Sushi

É uma rede restaurantes de comida japonesa que se espalhou pelo Reino Unido, muito dificil uma grande cidade não ter pelo menos um. Em Glasgow, eu não sei ao certo quantos existem, mas eu fui no que está localizado na loja de departamento House of Fraser que fica na Buchanan Street. O restaurante fica praticamente na rua, não tem como não ver.

Eu já tinha ido outras vezes nesse mesmo restaurante, mas em Londres e inclusive já escrevi um post aqui no blog. Quem ficou interessado, pra ver o post, é só clicar aqui.

Basicamente o restaurante funciona assim: a gente senda num balcão gigante que fica ao redor da cozinha (a gente vê o pessoal preparando as comidas) e nesse balcão, tem uma esteira por onde os pratinhos vão passando. Geralmente os pratinhos variam de cor, onde cada cor indica um preço a ser pago de acordo com o tipo de comida. Quem não quiser pegar nenhuma das comidas servidas no balcão (que são frias), pode pedir os pratos quentes a qualquer uma atendente.

IMG_1672

Esse restaurante, além de servir uma comida muito boa, eles tem esse esquema de esteira no balcão, que agiliza muuuito o processo de almoço e jantar. Com certeza vale experimentar!

Obs.: quando eu estive lá, no mês passado, eu descobri que sempre no mês de setembro, eles tem uma promoção chamada de “September Blues”, onde todos os pratinhos de todos os tipos de comida são azuis e tem um preço fixo, de 2,50 libras/cada.

Bothy

De todos esses restaurantes que fui em Glasgow, o que mais gostei foi esse. Além de servir comida escocesa de qualidade, o restaurante tem ar de tradicional misturado com moderno que deu super certo.

IMG_1837

Pra quem quiser provar todas os tipos de comida escocesa, esse é lugar ideal, mas claro que eles oferecem outras opções também. Como o restaurante não é muito grande, o ideal é fazer reserva com pelo menos dois dias de antecedência da data desejada. Eu fiz isso e não tive problemas.

Entre todas as opções disponiveis no cardápio, eu optei por iniciar a janta com Haggis e na sequencia pedi um fish and chips (que veio tão bem servido, que por um momento quase tive que desistir de pedir a sobremesa). Mas claro que esperei um pouquinho e garanti um espaço pra sobremesa, que estava ótima, um creme brulée de chocolate. Perfeito!

IMG_1832

Bothy está localizado na Ruthven Lane, bem perto da Universidade de Glasgow, da Galeria de Arte de Kelvingrove e do Jardim Botanico. Estação de metro mais próxima é a Hillhead.

Outras opções

Como não tive tempo em ir em todos os restaurantes que separei, quem quiser testar outras opções, eu fiquei bem interessada em conhecer também: o Ubiquitous Chip (fica na Ashton Lane), o Burger Meats Bun (que fica na West Regent Street), o Wee Lochan (que fica na Crow Road) e Barça (fica na galeria Princes Square).

IMG_1397

Ah, e pra quem gosta de ir ao Hard Rock, existem apenas dois na Escócia, sendo que um fica em Glasgow (na Buchanan Street, perto da estação de metro) e outro fica em Edimburgo (na George Street, próximo da St Andrew Square).

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Dicas de Restaurantes em Glasgow"
  1. Raquel   31/10/14 • 12h02

    Olha Bruna so de olhar esses pratos me deu água na boca, parece ser muito bom…e o que vc achou das cervejas da Escócia? Na Irlanda costuma ter as cervejas mais consistentes e fortes, mas na Escócia nao provei nenhuma ainda. Abcs;)

    • Contando as Horas   02/11/14 • 23h02

      Oi, Raquel

      Todos muito bons!! Só de lembrar de alguns, também fico com vontade de voltar nesses restaurantes o mais rápido possível.

      No geral eu gosto das cervejas da Escócia. Existem todos os tipos, desde as pilsen até as escuras (tipo Guinness), mas ainda as minhas preferidas são as ales. Vale a pena provar!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas