01.11
2014

Um desabafo sobre cartões de crédito no Brasil

Quem tem um cartão de crédito em qualquer banco aqui no Brasil já deve ter percebido como está cada vez mais difícil comprar qualquer coisa pela internet em sites estrangeiros. Desde o começo desse ano eu tenho notado que isso piorou ainda mais.

Com isso, qualquer pessoa assim como eu, que goste de comprar ou reservar diversas coisas para uma próxima viagem com muita antecedência e pela internet fica se perguntando: Qual é o motivo?

Segundo o que fiquei sabendo, algumas medidas precisaram ser tomadas para evitar que cartões de crédito não fossem usados sem a autorização do dono.

IMG_7020

Antes de começar a planejar uma viagem internacional, leia esse post!

E ai entra outra questão: O que eu tenho a ver com isso? Tudo!

A primeira medida que foi tomada foi a seguinte: dificultar a vida de quem não tem nada a ver com isso. Sabe quem são essas pessoas? Eu e você que pagamos as contas em dia e que merecemos em retribuição um serviço de qualidade.

Mas veja só o que acontece: para fazer qualquer uso do cartão de crédito em sites de outros países é necessário ligar antes para o cartão de crédito para autorizar essa compra. Tipo, eu preciso provar para o meu cartão de crédito que eu mesma estou querendo comprar alguma coisa em ouro país antes mesmo de comprar.

Eu sei, é difícil mesmo de entender e muito mais que isso, na minha opinião, é inaceitável!!

Então agora, toda vez que eu quiser reservar um hotel, comprar uma passagem de trem ou garantir um ticket de uma atração turística qualquer EU NÃO POSSO FAZER ISSO a hora que eu achar mais conveniente, pois primeiro eu tenho que pedir para que o cartão de crédito autorize essa compra.

Sério mesmo, isso é um absurdo!

Já recebi diversas mensagens de pessoas que estão tentado comprar alguma coisa no exterior e o cartão não passa. Todas essas pessoas alegam que possuem crédito para fazer determinada compra. Eu também faço parte desse grupo de pessoas e mesmo assim, não consigo reservar ou comprar qualquer coisa sem que o cartão de crédito autorize isso antes.

Pro outro lado, eu sei que pode ser pra minha segurança que o cartão de crédito tomou essa medida. Mas até quando nós vamos precisar passar por uma situação dessas?

O que o cartão de crédito não levou em consideração é que, se por acaso a pessoa não souber desse detalhe ou esquecer de fazer essa pré-autorização, vai passar vergonha ao receber um e-mail ou até mesmo um telefonema dizendo que o seu cartão de crédito foi recusado. Aos olhos dessa empresa, parece que eu to querendo comprar uma coisa que não posso pagar, pois meu cartão de crédito está sendo sempre recusado.

Então pra quem é marinheiro de primeira viagem, antes de começar a procurar promoções de passagens e hotéis por ai, é necessário “pedir” permissão ao cartão de crédito para fazer isso, pois a gente não pode fazer o que bem quer com o próprio dinheiro e cartão de crédito a hora que mais for conveniente sob pena de passar vergonha!

Se mais alguém passou por uma situação semelhante e está indignada com esse tipo de atitude, deixa uma mensagem aqui nesse post. Assim eu sei que além de mim, existem outras pessoas passando pela mesma situação e quem sabe, em um futuro muuuuito distante, alguém resolva tomar uma providência!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
Booking.com
  1. Giselle 02/11/2014 | 20:21

    Isso aconteceu comigo diversas vezes tentando comprar passagem Londres/Edimburgo e tb no hotel de Edimburgo. Quase cancelei a reserva pq nenhum cartão estava sendo aceito, mesmo depois de falar com o banco.

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 23:30

      Oi, Giselle

      Obrigada pelo comentário. Então, eu tenho passado constantemente por isso, motivo que me fez escrever esse post. Além de alertar outros viajantes, é uma forma de reclamar de uma coisa que sinceramente, acho que não tem o menor cabimento.

  2. valerio 02/11/2014 | 22:53

    ate mesmo para comprar uma simples passagem de avião num site eu não consigo mais!! a operadora do cartão não autoriza, por medo de ser uma compra falsa!! cansado ja dessa situação!!

  3. valerio 02/11/2014 | 22:54

    dentro do Brasil mesmo!

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 23:32

      Oi, Valerio

      Obrigada pelo comentário. Sério que pra compras dentro do Brasil também está acontecendo isso? Não acredito! Eu ainda não tive nenhum problema com compras dentro do Brasil, mas pra comprar qualquer coisa no exterior eu me estresso.

  4. Nick 03/11/2014 | 15:24

    Oi Bruna
    Acho que tive sorte até agora. Quando estou perto da viagem eu ligo para a operadora do cartão e aviso as datas e locais visitados, nunca tive problemas. E também comprando em sites internacionais aqui do Brasil, pelo menos meu cartão nunca falhou comigo. Ano que vem vou pra Turquia, comprei a passagem pela British sem problemas, e também comprei um trecho interno pela Turkish Airlines no site internacional deles. Meu cartão é Bradesco, a única coisa é na hora de finalizar a compra o site direciona automaticamente pro site do banco e pedem só pra autenticar com o código de segurança do meu token, simples e eficiente !!!
    Abraços….

    • Contando as Horas 04/11/2014 | 00:47

      Oi, Nick

      Realmente vc teve MUITA sorte então! Eu conheço diversas pessoas que não tem uma única vez que não se irritem com essa exigência do cartão de crédito.

      Humm.. essa questão do código de segurança não é aqueles 3 dígitos atrás do cartão, né? Pq se não for, deve ser por isso então. Talvez seja esse o segredo, bem que os outros bancos poderiam copiar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Eloah 04/11/2014 | 14:48

    Triste né! :(

    • Contando as Horas 05/11/2014 | 22:37

      Oi, Eloah

      Além de triste, é muito chato. Faz um mês que to tentando pagar a reserva de um hotel e não consigo. Já desbloqueie o cartão, já fui no banco, já liguei mil vezes pro 0800 e nada. To bem decepcionada!

      Obrigada pela visita aqui no blog! E sucesso com o seu novo projeto! =D

  6. Ramon Bispo 09/11/2014 | 01:01

    Irritante esta situação, aconteceu quando comprei passagens no site da British para Londres, agora estou mais esperto… Mas é uma situação constragedora sem dúvidas.

    • Contando as Horas 09/11/2014 | 23:22

      Oi, Ramon

      Bota irritante nisso, sem falar na mega vergonha que a gente passa, mesmo pré autorizando a compra. Total absurdo! Obrigada pelo comentário e o jeito é torcer pra não passar vergonha nas próximas viagens!

  7. Rosilene Imaculada de Souza 22/07/2015 | 17:56

    Ei Bruna,
    Que alívio esse post!
    Pensei que era eu,ou melhor,meu cartão.
    Tem uns 15 dias que estou tentando comprar passagens de trem(Londres-Edimburgo),tentei todas as empresas que vc citou.
    Já aconteceu de tudo um pouco,mas a última foi demais,meu cartão chegou a passar e ai,enquanto aguardava a finalização,foi aberto um link do banco onde tenho conta para digitar minha senha de uso no caixa para confirmar a compra.Pode?
    Fiquei tão assustada,pq nunca tinha visto isso,que encerrei sem concluir a operação.
    Liguei para a operadora do cartão e ela me informou alguns sites pedem acesso à minha conta para concluir a operação.
    Resultado: Viajo dia 18/08 para Londres,mas ainda não comprei minha passagem para Edimburgo.

  8. Contando as Horas 30/07/2015 | 17:08

    Oi, Rosilene

    Isso é irritante, né?

    Nossa, essa eu nunca tinha visto até então. Pra mi, dependendo do site, o que acontece é o seguinte: o cartão não passa ou as vezesm recebo um email um tempo depois dizendo que a compra não foi concluida. Mas essa de digitar uma senha, até então ainda nunca apareceu.

    O pior nesse seu caso é que, uma passagem de Londres pra Edimburgo custa relativamente caro, ainda mais se vc deixar pra comprar lá na hora.

    De qqer forma, espero que vc consiga resolver esse problema ainda aqui no Brasil, pra não ter problemas durante a viagem!

  9. Ticiana 15/08/2015 | 13:50

    Recentemente passei por essa situação desagradável quando tentei reservar um hotel em Praga pelo site booking.com
    Liguei pro banco Itau e dizia que o problema era o hotel e este falava que era o banco.
    Resumo da ópera, tive que usar cartão de outro banco. Foi um stress desnecessário.

    • Contando as Horas 22/08/2015 | 15:39

      Oi, Ticiana

      É uma pena isso, né?!?! A gente realmente nunca sabe quem de fato está com a verdade. Felizmente no teu caso, a solução do problema foi mais simples e no final, deu tudo certo. De qualquer forma, obrigada pelo comentário.

  10. Lucia 05/08/2016 | 02:01

    Isso aconteceu comigo agora. Tentei comprar passagem de trem de Londres para Edimburgo e depois de tudo preenchido corretamente,quando clicava em comprar ,aparecia a frase:sem autenticação. Logo em seguida chegou um email do MasterCard dando um numero para colocar no local indicado no site de compra,só que esse local nao existe! Resumindo, a compra foi feita com o cartao do meu genro e foram 4 pedidos de números e códigos ate completar a compra. Agora fica a dúvida: dei esse cartao para reservar hotéis e fico insegura,apesar de sempre reservar com cancelamento grátis e pagamento no hotel.

    • Contando as Horas 06/08/2016 | 16:36

      Oi, Lucia

      Situação muito chata e desagradável, né?

      Sem falar que eu detesto quando tenho que ficar refazendo uma compra mil vez, pq o cartão de crédito nunca passa. Tenho medo de errar alguma data ou sei lá o que, como aconteceu durante o processo de reserva de um hotel numa viagens dessas que fiz. Por sorte, eu reparei logo que havia algo errado na reserva e ainda consegui arrumar a reserva. Caso não tivesse visto a tempo, talvez teríamos que ficar 1 noite em outro hotel ou até mesmo, sem reserva nesse hotel escolhido.

      Espero que os cartões de credito achem outra solução pra isso, pq ficar ligando tooooda vez pra autorizar uma compra no exterior é um saco.

Deixe o seu comentário...