02.11
2014

Glasgow: O Segundo Maior Centro de Compras do Reino Unido

Glasgow é considerado o segundo maior centro de compras de todos o Reino Unido, ficando apenas atrás de Londres. Nem é muito dificil descobrir pq a cidade é a mais procurada pelos escoceses quando o assunto é compras.

A grande maioria das lojas britânicas, lojas de departamento e lojas de marcas mundiais são encontradas ali. Quem estiver na Escócia (a passeio ou morando), a melhor opção para fazer compras é em Glasgow, com toda a certeza. Pra ter uma idéia, existem várias marcas com lojas em Glasgow, mas que não existem em Edimburgo.

IMG_1772

As principais ruas de comércio de Glasgow são: Argyle Street, Buchanan Street, Sauchiehall Street e Ingram Street. Todas elas ficam bem perto uma da outra, quando não se cruzam em algum momento. Além disso, Glasgow tem diversos “shoppings” também. Toda essa região de compras de Glasgow é chamada de Style Mile.

→ Argyle Street

É considerada a maior rua de compras de Glasgow, dizem que são mais ou menos um 4 km de extensão, onde é possível encontrar de tudo, desde lojas de roupas, cosméticos, joalherias, lojas de brinquedos, entre outros.

As lojas que vão ser encontradas nessa rua são: Top Shop, GAP, River island, diversas lojas de departamento, lojas de operadoras de celular (Three, Vodafone, EE, O2, entre outras), Hamleys (a maior loja de brinquedos do UK), loja do Celtic, loja de calçados Clarks, H&M, entre outras. A mais nova loja a abrir as suas portas na Argyle Street foi a Miss Selfridges, uma versao menor e mais mulherzinha da Selfridges de Londres.

IMG_1206

IMG_1204

→ Argyle Arcade

É uma espécie de mini-shopping, onde o foco são as joalherias. A galeria em si não é muito grande, ela tem uma entrada pela Argyle Street e outra pela Buchanan Street, mas em compensação, existem diversas lojas que vendem desde relógios e jóias (brinco, pulseiras, aneis, colares) de marcas mundiais até lojas com fabricação própria. Mesmo que ninguem tenha real interesse em comprar algo, vale a pena dar uma passeada por lá, pois existe muita coisa bonita nas vitrines!

IMG_1552

IMG_1558

→ Buchanan Street

Ao contrário da Argyle Street, a Buchanan Street é um calçadão só para pedestres. Mesmo a Argyle Street levando a fama de ser a maior rua de compras da cidade, quem vai a Glasgow vai ficar com a impressão de que é a Buchanan St que tá sempre mais lotada.

Motivos é o que não faltam pra todo mundo dar uma voltinha por lá, como por exemplo: até o mês passado, era onde ficava a única Apple Store da Escócia (agora já existe uma na Princes Street em Edimburgo). tem uma Zara, Forever 21 (a única da Escócia), Paperchase (loja que vende papelaria em geral e essa é a maior loja que existe na Escócia, tem dois andares), pra quem quer comprar cosméticos, uma boa opção é o andar de produtos de beleza da House of Fraser, e ainda, tem uma Withard (loja que vende chás), Hard Rock Cafe, entre outras opções.

IMG_1665

→ Buchanan Galleries

No “topo” da Buchanan Street (sentido contrario onde está o rio Clyde), fica o maior shopping da cidade, a Buchanan Galleries. Claro que depois que fui no Westfield em Londres, esse shopping de Glasgow é relativamente pequeno, apesar de ter 3 andares. Entre todas as opções que encontramos ali estão: Mango, Top Shop, Whisky Shop, Swarovski, Swatch, Pandora, bareMinerals, John Lewis, Mr Pretzels, entre outras. Vale destacar, que de todas as Boots que fui em Glasgow (e olha que não fui em muitas), essa é a melhor e a maior que encontrei. No total são mais de 90 lojas, que facilmente vão agradar a todos os gostos.

IMG_1588

IMG_1589

→ St Enoch Centre

Fica na Buchanan Street, no lado contrario de onde está a Buchanan Galleries, bem perto do Caffé Nero que fica próximo as margens do rio Clyde. Esse shopping fica na esquina com a Argyle Street e é bem fácil de encontrar.

O shopping não é muito grande, apesar de ter trÊs andares, ele tem desde lojas, cafés e alguns restaurantes. É onde fica uma loja da Disney, tem também uma loja da TopShop, Superdry, Body Shop, Mothercare, restaurantes como Nandos, Burger King, entre outros.

IMG_1679

→ Princes Square

Outra galeria importante de Glasgow é a Princes Square. Existem duas entradas e ambas ficam na Buchanan Sreet. Essa galeria tem lojas mais luxuosas de estilistas britânicos, como Reiss, Ted Baker, Vivienne Westwood, entre outros. Além disso, tem uma loja da Space NK, Kiehls, Jo Malone, Links of London, Pen Shop (uma loja só de canetas, que vende desde bic até Mont Blanc), entre outras. Além disso, tem alguns cafés espalhados pelos seus 3 andares e no ultimo andar tem alguns restaurantes.

IMG_1570

IMG_1560

→ Sauchiehall Street

De todas essas ruas de compras de Glasgow, essa é a mais popularzona. Assim como a Buchanan Street, a rua é exclusiva para pedestres. Entre as lojas que podemos encontrar ali, eu destaco Lush, Carphone Warehouse, Phone4U, Tesco (supermercado) e ainda, tem algumas redes de cafés e restaurantes, entre outros.

Nessa rua também fica a casa de chá mais tradicional da cidade, a Willow Tearooms. Esse local foi projetado por Charles Rennie Mackintosh, um dos arquitetos mais famosos da Escócia. Se estilo é único, tanto que existem diversos museus que tem suas obras em exibição. Infelizmente eu não fui tomar um chá da tarde ali, mas quem quiser ver e conhecer um pouco mais sobre o estilo Mackintosh, pode ver nas cadeiras com encosto alto e nos frisos feitos com rosas.

IMG_1203

Argyle Street

→ Ingram Street

É a rua que parte bem em frente a Galeria de Arte Moderna de Glasgow. Basicamente ela é mais ou menos como o Multree Walk em Edimbugo, ou seja, uma área mais exclusiva, com várias lojas de marcas de luxo mundialmente conhecidas como por exemplo: Mulberry, Emporio Armani, Ralph Lauren, Versace, entre outras.

IMG_1550

Buchanan Street quase na esquina com a Argyle Street

→ Outras lojas que valem a visita

Peckhams Scotland é uma loja que vende só produtos locais. Existem outras lojas em Glasgow, mas a que visitei fica na Glassford Street, bem perto da Galeria de Arte Moderna de Glasgow (GoMA).

Fat Buddha Store é uma loja de departamento voltada para roupas esportivas, roupas do dia a dia e calçados. Eles vendem Adidas, Puma, Ray-Ban, Lacoste, Levis, Canada Goose, Nike, Converse, entre outras marcas. Fica na Vincent Street, bem próximo da Apple Store que fica na Buchanan Street.

IMG_1587

Paperchase que fica na Buchanan Street

→ Dicas

Quem for a Glasgow achando que só pq vai estar em uma cidade grande e vai encontrar lojas abertas até altas horas da noite, eu sinto informar, as lojas fecham cedo. Geralmente as lojas que estão na rua fecham por volta das 18:00 e as lojas nos shoppings e galerias fecham as 19:00. Então, quando os museus e demais atrações turisticas fecharem (sempre fecham por volta das 17:00), é sempre bom se programar e já ir direito nessas ruas ou galerias pra aproveitar melhor o restinho do dia.

IMG_1548

Loja do Celtic, um dos principais times de futebol de Glasgow, que fica na Argyle Street, próximo a Glasgow Central Station

Obs.: o melhor dia para compras é na quinta-feira, pois a maioria das lojas na Escócia ficam abertas até um pouco mais tarde.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Glasgow: O Segundo Maior Centro de Compras do Reino Unido"
  1. Marília   16/10/15 • 13h22

    Bruna, tenho Intolerância à Lactose e costumo importar Lactase fast act dos USA, mas estou com estoque baixo e já viajo na próxima semana, ou seja, não tenho tempo hábil de pedir, consigo encontrar para vender na Escócia? Já viu em alguma farmácia?

    Abs

    • Contando as Horas   17/10/15 • 18h44

      Oi, Marília

      Olha, nunca reparei nesse produto em especifico, mas acredito que vc encontre sim. Talvez nas Boots maiores e mais centrais, vc ache com mais facilidade, tanto em Glasgow (Buchanan Galleries) como em Edimburgo (na Princes Street).

  2. Adriana piesco   20/08/16 • 19h23

    Gostaria de saber onde posso achar lojasroupas tipicas de la sueter casacos e saias bem tipico

    • Contando as Horas   23/08/16 • 21h17

      Oi, Adriana

      No centro de Glasgow e de Edimburgo existem milhares de lojinhas vendendo todos os tipos de trajes típicos.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas