02.11
2014

Glasgow: O Segundo Maior Centro de Compras do Reino Unido

Glasgow é considerado o segundo maior centro de compras de todos o Reino Unido, ficando apenas atrás de Londres. Nem é muito dificil descobrir pq a cidade é a mais procurada pelos escoceses quando o assunto é compras.

A grande maioria das lojas britânicas, lojas de departamento e lojas de marcas mundiais são encontradas ali. Quem estiver na Escócia (a passeio ou morando), a melhor opção para fazer compras é em Glasgow, com toda a certeza. Pra ter uma idéia, existem várias marcas com lojas em Glasgow, mas que não existem em Edimburgo.

IMG_1772

As principais ruas de comércio de Glasgow são: Argyle Street, Buchanan Street, Sauchiehall Street e Ingram Street. Todas elas ficam bem perto uma da outra, quando não se cruzam em algum momento. Além disso, Glasgow tem diversos “shoppings” também. Toda essa região de compras de Glasgow é chamada de Style Mile.

→ Argyle Street

É considerada a maior rua de compras de Glasgow, dizem que são mais ou menos um 4 km de extensão, onde é possível encontrar de tudo, desde lojas de roupas, cosméticos, joalherias, lojas de brinquedos, entre outros.

As lojas que vão ser encontradas nessa rua são: Top Shop, GAP, River island, diversas lojas de departamento, lojas de operadoras de celular (Three, Vodafone, EE, O2, entre outras), Hamleys (a maior loja de brinquedos do UK), loja do Celtic, loja de calçados Clarks, H&M, entre outras. A mais nova loja a abrir as suas portas na Argyle Street foi a Miss Selfridges, uma versao menor e mais mulherzinha da Selfridges de Londres.

IMG_1206

IMG_1204

→ Argyle Arcade

É uma espécie de mini-shopping, onde o foco são as joalherias. A galeria em si não é muito grande, ela tem uma entrada pela Argyle Street e outra pela Buchanan Street, mas em compensação, existem diversas lojas que vendem desde relógios e jóias (brinco, pulseiras, aneis, colares) de marcas mundiais até lojas com fabricação própria. Mesmo que ninguem tenha real interesse em comprar algo, vale a pena dar uma passeada por lá, pois existe muita coisa bonita nas vitrines!

IMG_1552

IMG_1558

→ Buchanan Street

Ao contrário da Argyle Street, a Buchanan Street é um calçadão só para pedestres. Mesmo a Argyle Street levando a fama de ser a maior rua de compras da cidade, quem vai a Glasgow vai ficar com a impressão de que é a Buchanan St que tá sempre mais lotada.

Motivos é o que não faltam pra todo mundo dar uma voltinha por lá, como por exemplo: até o mês passado, era onde ficava a única Apple Store da Escócia (agora já existe uma na Princes Street em Edimburgo). tem uma Zara, Forever 21 (a única da Escócia), Paperchase (loja que vende papelaria em geral e essa é a maior loja que existe na Escócia, tem dois andares), pra quem quer comprar cosméticos, uma boa opção é o andar de produtos de beleza da House of Fraser, e ainda, tem uma Withard (loja que vende chás), Hard Rock Cafe, entre outras opções.

IMG_1665

→ Buchanan Galleries

No “topo” da Buchanan Street (sentido contrario onde está o rio Clyde), fica o maior shopping da cidade, a Buchanan Galleries. Claro que depois que fui no Westfield em Londres, esse shopping de Glasgow é relativamente pequeno, apesar de ter 3 andares. Entre todas as opções que encontramos ali estão: Mango, Top Shop, Whisky Shop, Swarovski, Swatch, Pandora, bareMinerals, John Lewis, Mr Pretzels, entre outras. Vale destacar, que de todas as Boots que fui em Glasgow (e olha que não fui em muitas), essa é a melhor e a maior que encontrei. No total são mais de 90 lojas, que facilmente vão agradar a todos os gostos.

IMG_1588

IMG_1589

→ St Enoch Centre

Fica na Buchanan Street, no lado contrario de onde está a Buchanan Galleries, bem perto do Caffé Nero que fica próximo as margens do rio Clyde. Esse shopping fica na esquina com a Argyle Street e é bem fácil de encontrar.

O shopping não é muito grande, apesar de ter trÊs andares, ele tem desde lojas, cafés e alguns restaurantes. É onde fica uma loja da Disney, tem também uma loja da TopShop, Superdry, Body Shop, Mothercare, restaurantes como Nandos, Burger King, entre outros.

IMG_1679

→ Princes Square

Outra galeria importante de Glasgow é a Princes Square. Existem duas entradas e ambas ficam na Buchanan Sreet. Essa galeria tem lojas mais luxuosas de estilistas britânicos, como Reiss, Ted Baker, Vivienne Westwood, entre outros. Além disso, tem uma loja da Space NK, Kiehls, Jo Malone, Links of London, Pen Shop (uma loja só de canetas, que vende desde bic até Mont Blanc), entre outras. Além disso, tem alguns cafés espalhados pelos seus 3 andares e no ultimo andar tem alguns restaurantes.

IMG_1570

IMG_1560

→ Sauchiehall Street

De todas essas ruas de compras de Glasgow, essa é a mais popularzona. Assim como a Buchanan Street, a rua é exclusiva para pedestres. Entre as lojas que podemos encontrar ali, eu destaco Lush, Carphone Warehouse, Phone4U, Tesco (supermercado) e ainda, tem algumas redes de cafés e restaurantes, entre outros.

Nessa rua também fica a casa de chá mais tradicional da cidade, a Willow Tearooms. Esse local foi projetado por Charles Rennie Mackintosh, um dos arquitetos mais famosos da Escócia. Se estilo é único, tanto que existem diversos museus que tem suas obras em exibição. Infelizmente eu não fui tomar um chá da tarde ali, mas quem quiser ver e conhecer um pouco mais sobre o estilo Mackintosh, pode ver nas cadeiras com encosto alto e nos frisos feitos com rosas.

IMG_1203

Argyle Street

→ Ingram Street

É a rua que parte bem em frente a Galeria de Arte Moderna de Glasgow. Basicamente ela é mais ou menos como o Multree Walk em Edimbugo, ou seja, uma área mais exclusiva, com várias lojas de marcas de luxo mundialmente conhecidas como por exemplo: Mulberry, Emporio Armani, Ralph Lauren, Versace, entre outras.

IMG_1550

Buchanan Street quase na esquina com a Argyle Street

→ Outras lojas que valem a visita

Peckhams Scotland é uma loja que vende só produtos locais. Existem outras lojas em Glasgow, mas a que visitei fica na Glassford Street, bem perto da Galeria de Arte Moderna de Glasgow (GoMA).

Fat Buddha Store é uma loja de departamento voltada para roupas esportivas, roupas do dia a dia e calçados. Eles vendem Adidas, Puma, Ray-Ban, Lacoste, Levis, Canada Goose, Nike, Converse, entre outras marcas. Fica na Vincent Street, bem próximo da Apple Store que fica na Buchanan Street.

IMG_1587

Paperchase que fica na Buchanan Street

→ Dicas

Quem for a Glasgow achando que só pq vai estar em uma cidade grande e vai encontrar lojas abertas até altas horas da noite, eu sinto informar, as lojas fecham cedo. Geralmente as lojas que estão na rua fecham por volta das 18:00 e as lojas nos shoppings e galerias fecham as 19:00. Então, quando os museus e demais atrações turisticas fecharem (sempre fecham por volta das 17:00), é sempre bom se programar e já ir direito nessas ruas ou galerias pra aproveitar melhor o restinho do dia.

IMG_1548

Loja do Celtic, um dos principais times de futebol de Glasgow, que fica na Argyle Street, próximo a Glasgow Central Station

Obs.: o melhor dia para compras é na quinta-feira, pois a maioria das lojas na Escócia ficam abertas até um pouco mais tarde.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Glasgow: O Segundo Maior Centro de Compras do Reino Unido"
  1. Marília   16/10/15 • 13h22

    Bruna, tenho Intolerância à Lactose e costumo importar Lactase fast act dos USA, mas estou com estoque baixo e já viajo na próxima semana, ou seja, não tenho tempo hábil de pedir, consigo encontrar para vender na Escócia? Já viu em alguma farmácia?

    Abs

    • Contando as Horas   17/10/15 • 18h44

      Oi, Marília

      Olha, nunca reparei nesse produto em especifico, mas acredito que vc encontre sim. Talvez nas Boots maiores e mais centrais, vc ache com mais facilidade, tanto em Glasgow (Buchanan Galleries) como em Edimburgo (na Princes Street).

  2. Adriana piesco   20/08/16 • 19h23

    Gostaria de saber onde posso achar lojasroupas tipicas de la sueter casacos e saias bem tipico

    • Contando as Horas   23/08/16 • 21h17

      Oi, Adriana

      No centro de Glasgow e de Edimburgo existem milhares de lojinhas vendendo todos os tipos de trajes típicos.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas