09.11
2014

Highlands: Loch Shiel e o Viaduto de Glenfinnan

Próximo ao vilarejo de Glenfinnan, localizado nas Terras Altas Escocesas, fica um dos lugares mais bonitos da Escócia (e olha que existem vários!). É ali onde estão o Loch Shiel, o Glenfinnan Monument e o Glenfinnan Viaduct.

SONY DSC

No dia que fui até Mallaig pra pegar o Jacobite Steam Train, eu passei por essa região. Como eu tava numa excursão que partiu de Glasgow, eu não tive todo o tempo do mundo pra explorar esse lugar, mas mesmo assim valeu muito a pena!

SONY DSC

O Loch Shiel, apesar de dar a impressão de ser meio infinito, não é muito grande não. Por ser rodeado por montanhas e ter alguns monumentos nos arredores, ele se tornou ponto de parada obrigatório pra quem vai as Highlands.

SONY DSC

Um monumento em forma de uma coluna com aproximadamente 18 metros de altura com um “Unknown Highlander” vestido de kilt no topo é o destaque dessa região. O Glenfinnan Monument, como ficou conhecido, presta uma homenagem aos Jacobitas que lutaram e morreram por causa de Bonnie Prince Charlie (filho do rei James II da Inglaterra e VII da Escócia), durane a tentativa de recuperação do trono em favor da dinastia Stuart para comandar o reino da Grã-Bretanha e Irlanda.

SONY DSC

Além disso, ainda é possível ver o Glenfinnan Viaduct, que veio a fica muito famoso quando apareceu nos filmes do Harry Potter. Para conseguir ver o viaduto, é preciso caminhar por uma trilha para chegar até no alto de uma pequena montanha. O trajeto é bem tranquilo (apesar de ser meio lamacento) e a caminhada não levou mais do que uns 10 minutinhos (cada trecho).

A vista lá do alto é espetacular, onde de um lado fica o Loch Shiel e o Glenfinnan Monument e do outro lado fica o Glenfinnan Viaduct.

SONY DSC

O viaduto formado por 21 arcos, construído no final do século 19, faz parte da rota por onde passa o Jacobite Steam Train (mais conhecido por Hogwarts Express, devido aos livros e filmes do Harry Potter). Mas isso será tema para o próximo post!

Ah, nesse local ainda existe uma lojinha de souvernis, banheiros e um Café.

SONY DSC

Dica:

Quem tiver interesse, é possível fazer um passeio de barco pelo Loch Shiel. Existem diversos tipos de rotas operada pela empresa Loch Shiel Cruises. Se reparar bem na terceira foto desse post, dá pra ver de onde parte o barco (verde e branco) no lado direito da foto. Apesar de eu não ter feito esse passeio, fica a sugestão.

Obs.: O lado do Loch Shiel que fica mais próximo ao vilarejo de Glenfinnan fica a 27 km de Fort William.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Fort William, Glenfinnan, Highlands, Mallaig
Booking.com
Deixe o seu comentário...