12.11
2014

Trem Hogwarts Express: Ele existe e fica na Escócia!

Nunca fui muito fã de Harry Potter, quem me conhece sabe muito bem disso. Mas né, muitos lugares na Escócia ficaram populares graças ao livro/filme, e isso não dá pra negar!

Então, nessa ultima viagem, eu resolvi fazer o passeio nesse trem, o Jacobite Steam Train, que hoje em dia é mais conhecido por ser o trem Hogwarts Express, que apareceu algumas vezes nos filmes do Harry Potter.

IMG_1504

Pra quem não sabe, como o próprio nome já sugere, o Jacobite Steam Train é um trem do tipo maria-fumaça (que inclusive apita e solta uma fumaceira considerável) que faz o percurso em uma pequena parte da West Highland Line, mais conhecida por ser a linha que liga as Highlands as ilhas da costa oeste da Escócia (as Hebrides).

SONY DSC

Esse trem percorre o trajeto entre Mallaig e Fort William (ou vice-versa) que tem 66 km em cerca de 2 horas por uma parte do país que é considerada uma das mais bonitas do mundo. Pelo trajeto a gente passa por diversos rios, lagos, vales, viadutos, túneis, montanhas, enfim, a paisagem é realmente o ponto alto do passeio.

SONY DSC

Dizem que esse trem entrou em funcionamento no inicio da década de 80, tem sete vagões sendo que apenas 1 é para a Primeira Classe e os demais são Segunda Classe, além da locomotiva onde fica o motorista.

SONY DSC

O trajeto feito é apenas um e o trem pode partir tanto de Fort William como de Mallaig. Como eu sai de Mallaig e fui até Fort William, o trajeto que eu percorri foi esse: Mallaig – Morar – Arisaig – Beasdale – Lochailort – Glenfinnan (nessa estação tem uma pequena parada para embarque e desembarque) -Locheilside – Loch Eil – Corpach – Banavie – Fort William.

SONY DSC

Claro que o ponto alto do passeio é quando a maria-fumaça passa pelo Viaduto de Glenfinnan (aquele que também aparece no filme do Harry Potter). Esse viaduto fica a cerca de 1 km de distancia da estação de trem de Glenfinnan e assim, logo após a pequena parada feita na estação, o trem literalmente entra em ebulição, afinal, todo mundo quer garantir o melhor lugar para fotografar o viaduto.

SONY DSC

Devo alertar que, entre a estação de trem e o viaduto existe um túnel e como o trem solta muuuuita fumaça, é interessante fechar todas as janelas, pq a fumaça literalmente invade o vagão. Só depois disso, é que é recomendado ficar a postos para as fotos.

SONY DSC

SONY DSC

Como eu já disse, o trem tem duas opções de vagões: Primeira Classe (apenas 1 único vagão) e Segunda Classe. Existe uma diferença considerável entre elas, como por exemplo:

– a primeira classe é bem mais luxuosa e bem decorada. As poltronas estão dispostas assim: uma poltrona – corredor – mais duas poltronas. Todas tem mesa.

SONY DSC

SONY DSC

– a segunda classe é bem mais simples e não tem nenhuma decoração. Dá a impressão de que era um vagão abandonado (se comparar com a primeira classe), mas o importante é que tem poltronas pra descansar, que estão dispostas da seguinte forma: duas poltronas – corredor – duas poltronas e todas também tem mesinha.

SONY DSC

SONY DSC

Na verdade, duas coisas devem ser levadas em consideração na hora de comprar o ticket: o preço (claro) e as fotos.

Quem quiser fazer esse passeio pra garantir as melhores fotos, é melhor sentar no vagão da Primeira Classe, pois na foto vai aparecer a parte da frente do trem. Quem optar pela segunda classe, como eu, vai conseguir bater as fotos também, mas claro, sem a locomotiva da maria fumaça, né! Nesse caso, como as poltronas não são reservadas, pra quem estiver na segunda classe, é altamente recomendado chegar o quanto antes, pois quem sentar nos vagões mais próximos da locomotiva, pegara os melhores lugares. So não recomendo o primeiríssimo vagão logo após a locomotiva, pois como o trem solta muuuita fumaça, ninguém vai aguentar ficar com a janela aberta o tempo todo, pois a fumaça vai atrapalhar.

Captura de Tela (99)

Trajeto: Van partiu de Glasgow (A). Trem: partiu de Mallaig (D), passou por Glenfinnan (C) e terminou em Fort William (B)

Dica importante: quem fizer o trajeto partindo de Mallaig com direção a Fort William, deve sentar no lado direito do trem pra garantir as fotos do viaduto.

Dica de ouro: mas quem quiser mesmo uma foto legal do viaduto com o trem, após passar o túnel, deve ir para a janelinha que fica entre vagões. Essas janelas são as melhores pra fotografar, pois elas abrem bastante. As janelinhas que ficam nas poltronas, não abrem quase nada e a pessoa tem que fazer uma mega manobra pra conseguir fotografar.

SONY DSC

Eu li diversos blogs, tanto do Brasil como em blogs estrangeiros e nenhum falava nada sobre essas dicas. Então, né.. já dei todo o serviço de mão beijada!

E lembre-se, não seja egoísta e divida a janela com outras pessoas. O trem leva uns 2 minutos para passar pelo viaduto, então dá tempo suficiente pra outras pessoas baterem a mesma foto também.

SONY DSC

Dicas práticas:

– o melhor lugar para bater fotos da locomotiva é em Fort William, apesar de eu não ter conseguido, pois eu não sabia. Mas é necessário ser rápido, pq eles desgrudam a locomotiva logo que o trem chega no destino final e levam embora. Como eu não sabia desse detalhe, não consegui fotografar, infelizmente.

– geralmente o trem percorre esse trajeto de maio a outubro apenas, mas é bom checar as datas certinho no site oficial que está em vermelho lá no inicio desse post.

– a maior parte do tempo o trem opera apenas uma saída por dia, mas em julho e agosto tem duas saídas por dia.

– como eu fui em setembro, o trem partiu de Mallaig as 14:10 e chegou em Fort William as 16:00. Mas pra quem quiser fazer o trecho completo, o inicio é em Fort William e o trem parte as 10:15 e chega em Mallaig as 12:25.

SONY DSC

Na real:

Apesar de ser um passeio legal, não é tãããão simples assim tentar incluir esse trajeto no roteiro. Explico:

O Jacobite Steam Train parte apenas de Mallaig ou Fort William. Ok, até aqui nenhuma novidade. Mas ai todo mundo deve tá pensando: E o que tem de errado com isso? Qual a dificuldade? Ai é que entra o “X” da questão. Como existe apenas 1 horário partindo de cada cidade, as opções são muito reduzidas. E pra melhorar (ou seria piorar?), quem estiver em Glasgow ou até mesmo em Edimburgo ou em qualquer outra cidade da Escócia, não consegue chegar a tempo de pegar nenhum trem, independente de partir de Fort William ou Mallaig.

E qual seria a solução pra esse problema? Dormir em uma dessas cidades ou ainda, fazer como eu fiz, ir de transporte privado até Mallaig e voltar a Fort William de trem, ou vice-versa, dependendo do roteiro.

SONY DSC

Valeu a pena?

Sim, foi um passeio diferente. As paisagens por todo o trajeto são realmente muito bonitas. Os funcionários do trem foram muito simpáticos e prestativos. Recomendo!

Quem não tiver tempo pra fazer o passeio de trem e quiser apenas conhecer a região e ver o Viaduto de Glenfinnan, a Heloisa do blog Aprendiz de Viajante da algumas informações nesse post aqui -> Glenfinnan Viaduct: a ponte do Harry Potter nas Highlands escocesas (tem até um videozinho super legal no final do post).

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Fort William, Glenfinnan, Highlands, Mallaig
Booking.com
  1. Inês 14/11/2014 | 16:11

    Bruna, adorei o post, detalhadíssimo… obrigada por inserir o mapa, ficou muito legal… beijos…

    • Contando as Horas 16/11/2014 | 18:46

      Oi, Inês

      Legal!! Espero que vc goste do passeio! Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Fernanda Scafi 17/11/2014 | 20:06

    Pena que a logística não é tão simples, mas adorei o post!!

    • Contando as Horas 18/11/2014 | 00:58

      Oi, Fernanda

      Verdade, não é muito simples mesmo. Mas se programar direitinho dá pra fazer o passeio tranquilamente.

      Obrigada pela visita aqui no blog! E aproveite Berlim!! =D

  3. Samantha 19/11/2014 | 03:02

    Bruna, irei a Londres no próximo carnaval e tenho devorado seu blog, estou amando! Muito obrigada pelas dicas, por toda a info! Infelizmente, pelo que li, não poderei fazer esse passeio, mas vou pesquisar. Ai, eu sou louca por Harry Potter ahahah Bjos!

    • Contando as Horas 20/11/2014 | 22:25

      Oi, Samantha

      No inverno o trem não funciona, infelizmente. Mas existem outras coisas relacionadas ao Harry Potter em todo o Reino Unido. Certamente vc vai encontrar alguma coisa pra conhecer!

      Obrigada pela visita aqui no blog! =DD

  4. Lilian 29/03/2015 | 18:31

    Olá!
    Adorei seu post e já estou encantada!
    Mas queria saber aonde compra o ticket! Eu não consigo achar aonde vende.
    Ou só dá pra comprar na hora?

    Obrigada!

    • Contando as Horas 29/03/2015 | 23:42

      Oi, Lilian

      Obrigada! =D

      Comprei com uma agencia local de Glasgow, pois eu não quis dormir nem em Mallaig e nem em Fort William pra fazer esse passeio. Mas se vc for dormir em alguma dessas duas cidades, vc pode comprar diretamente no site oficial desse trem, aqui: http://www.westcoastrailways.co.uk/

  5. Ana 01/06/2015 | 00:55

    Bruna,

    Vc sabe me dizer como chego em Mallaig de onibus..

    Obrigada

  6. Camila 05/04/2016 | 21:58

    Oi, Bruna!

    Seu site/blog é maravilhoso, parabéns!
    Eu acabei perdendo o post, dentre tantos que vi aqui, que vc inicialmente falou sobre essa viagem. Mas enfim achei este aqui que também serve para eu fazer este comentário.

    Gostaria de saber mais informações sobre este trecho até Mallaig de van. Eu achei um trecho de trem saindo de Glasgow por £22,70 até Mallaig, e gostaria de comparar e saber as possíveis vantagens de ir de van, porque eu talvez tenha que voltar de Mallaig a Fort William de trem novamente, pois irei passar a noite em Inverness.

    Vale a pena ir de van? Vc tem o site da empresa?

    Obrigada desde já!

    • Contando as Horas 06/04/2016 | 02:28

      Oi, Camila

      Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do blog!! :D

      Então, eu fiz o tour com a empresa Discover Scotland Tours, vc pode ver mais detalhes do passeio aqui:
      http://discoverscotlandtours.com/tours/glenfinnan-mallaig-jacobite-steam-train/

      A primcipal vantagem foi o fato de eu nao precisar dormir em Mallaig ou Fort William, pq o passeio durou o dia todo e eu fui e voltei a partir de Glasgow. Nesse sentido foi bem mais tranquilo!

      Vc deve olhar tambem o horario do trem de Fort William a Inverness, pra ver a frequencia de horarios, pra saber se vc consegue fazer tudo em um unico dia. E claro, leve em consideraçao que o trem parte de Mallaig a tarde, entao vc so estara em Fort William as 16:00.

  7. Ana Luiza Zapponi 06/11/2016 | 00:17

    Bruna,

    Gostaria MUITO de fazer esse passeio! Além de ser mega fã de Harry Potter, vejo que o passeio em si vale a pena pelas lindas paisagens.

    Minha dúvida é como colocá-la no meu cronograma. Inicialmente sairei de Londres e irei para Inverness (passarei 3 noites – 2 dias completos – para fazer o passeio do Lago Ness e o castelo eilean donan- com calma pois estarei acompanhada da minha mãe que tem 62 anos). De Inverness iremos para a Ilha de Skye (3 noites, 2 dias completos) e de lá seguiremos para Edimburgo.

    Em qual trecho/momento consigo inserir esse passeio do Trem? Não queria ter que dormir nem em Mallaig e nem em Fort Willian. Será que enquanto eu estiver em Inverness eu consigo alugar um carro privado que nos leve para Mallaig e de lá pego o trem e em Fort Willian retornamos para Inverness? Queria fazer esse passeio sem malas, ou seja, sendo utilizado em algum desses 3 lugares que eu ficarei hospedada (Inverness, Ilha Skye ou Edimburgo).

    Será que você consegue me ajudar nessa?
    Desde já agradeço muito!

    • Contando as Horas 08/11/2016 | 22:44

      Oi, Ana Luiza

      Hummm.. O roteiro tá bem apertado pra incluir esse passeio, principalmente pq as distancias e horários de trens não são muito boas para bate-voltas. O que vc pode tentar fazer é pegar um transporte privado pra pegar o trem em Mallaig e depois voltar de Fort Willian pra Inverness. Fica beeem puxado, mas acho que seria a melhor opção nesse seu caso.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  8. Ana Luiza Zapponi 21/11/2016 | 21:16

    Bruna,
    Obrigada pela dica! Você sempre super solícita nos ajudando.
    Consegui incluir o passeio de trem através de um tour privado realizado pela Highland Experience Tours, chamada The Jacobite Experience. É um tour de 2 dias com saída em Edimburgo.

    Day 1
    Wilderness and Warriors…
    Snap a photo of the Forth Railway Bridge, a UNESCO World Heritage Site. Then take a riverside walk in the Highlands at Dunkeld. The tour continues through the breathtaking Drumochter Pass, skirts the stunning peaks of the Cairngorm National Park and visits Culloden*, last stand of the Jacobites against the government forces. The first day ends in Fort Augustus, at the banks of Loch Ness.
    Overnight: Fort Augustus

    Day 2
    Take a Steam Train back in time…
    A quick journey to board the Jacobite Steam Train, and then you’re off. This is one of the world’s great train journeys and will take you past Britain’s highest mountain, deepest loch, shortest river and most westerly station. You’ll cross the viaduct featured in the Harry Potter films and pass the Glenfinnan Monument where Bonnie Prince Charlie raised his standard at the beginning of the 1745 Jacobite rising.
    Have Seafood for Lunch at Mallaig…
    Lunch is at the west coast town of Mallaig, where you can taste the best of Scottish seafood.
    Home via Glen Coe…
    Turning south, you’ll visit Glen Coe, where the MacDonalds were betrayed, then experience the beauty of Rannoch Moor and Stirlingshire as you head for home.

    Coloquei o percurso aqui para outras pessoas que estiverem no mesmo impasse que eu, conhecer. Achei melhor fazer esse tour quando estivermos em Edimburgo pois teremos mais dias lá. Inverness e Ilha de Skye merecem o seu devido tempo sem correrias.

    Mais uma pergunta: É tranquilo alugar carro em Skye?
    Mais uma vez muito obrigada! Seu site está sendo nosso guia de viagem pela Escócia!

    • Contando as Horas 22/11/2016 | 19:24

      Oi, Ana Luiza

      Que legal que vc conseguiu!! :D

      Tranquilo em que sentido? Literal, em alugar mesmo? Ou em dirigir?

      Se for dirigir, eu achei super tranquilo, apesar de não ter dirigido (falo isso baseado em tudo que vi durante os passeios que fiz). As estradas são boas, bem sinalizadas e estão sempre vazias. Vários lugares reparei que no asfalto tem flechas apontando o sentido da estrada, deve ser uma ajudinha para os turistas hehe :D

      Se for no sentido literal, não sei te dizer, pois não aluguei carro lá. Nem sei onde tem uma locadora, mas acredito que em Portree deve ter.

      Obrigada pela visita aqui no blog e por colocar teu roteiro, certamente outras pessoas poderão fazer o mesmo!

Deixe o seu comentário...