21.11
2014

Festivais de Inverno de Edimburgo 2014: Light Night, St Andrew’s Day, Christmas e Hogmanay

Edimburgo é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo. Porém, quem tiver a oportunidade de estar lá nessa época de final de ano, vai ver que a cidade fica ainda mais bonita com a decoração de natal. Eu já passei o Natal duas vezes em Edimburgo (em 2010 e 2011) e o Hogmanay também (2008 e 2010) e adianto, é realmente imperdível!

Eu já escrevi diversos posts aqui no blog sobre esses dois assuntos, mas como as coisas sempre estão mudando por lá, não custa nada atualizar as informações, certo?

FullSizeRender

The Mound

Enquanto eu não volto para Edimburgo para passar um Natal e Ano Novo por lá novamente, aqui vão algumas considerações:

Antes de mais nada, o Natal e o Hogmanay fazem parte dos Festivais de Inverno de Edimburgo. Os Festivais de Inverno de Edimburgo de 2014 começam esse final de semana, no dia 23 de novembro e vão até o dia 04 de janeiro de 2015. 

♥♥♥ Light Night ♥♥♥

O grande evento de abertura é o Light Night, onde todas as luzes de Natal são ligadas em diversas partes da cidade e também, todo mundo se reúne na George Street para ver uma grande queima de fogos que vai acontecer as 16:50. Depois disso, principalmente na George Street, PRinces STreet e na George Square, costuma acontecer outros eventos paralelos como por exemplo, apresentações de bandas com gaitas de fole e corais de natal. Para ver o post sobre como é o Light Night, é só clicar aqui.

♥♥♥ St Andrew’s Day ♥♥♥

Outro grande evento que faz parte do Winter Festivals é o St Andrew’s Day, dia 30 de novembro, dia do santo padroeiro da Escócia, St Andrew. Para comemorar essa data, diversos eventos acontecem por toda a cidade e pelo país também. Entre eles, eu destaco dois: entrada no Castelo de Edimburgo é gratuita (mas é preciso se cadastrar antes nesse site aqui) e os eventos relacionados a essa comemoração, que esse ano, pela primeira vez vai acontecer na St Andrew Square (antigamente acontecia na esplanada do Castelo de Edimburgo). Para ver a lista de eventos, é só clicar aqui. Quem quiser saber mais sobre como é feito esse cadastro pra entrar de graça no Castelo de Edimburgo no St Andrew’s Day, é só clicar aqui.

IMG_4656

Grassmarket

♥♥♥ Natal ♥♥♥

As comemorações de Natal em Edimburgo iniciam hoje e vão até o dia 04 de janeiro de 2014. Sempre tem muita coisa acontecendo na cidade, então pra não perder nada, é bom se programar com bastante antecedência. Boa parte das atrações são gratuitas e algumas (poucas) são pagas.

Entre todas elas, vale a pena destacar: os mercadinhos de Natal na Princes Street e na St Andrew Square. Além disso, ainda na Princes Street, todos os anos é montada uma pista de patinação no gelo, uma roda gigante (Edinburgh Wheel), é por onde passa o Santa Train e também é onde fica o Santa Land, entre outros. Já a St Andrew Square, além de receber o mercadinho de natal.

E como sempre tem novidade surgindo todos os anos, as de 2014 ficam por conta:

1) Esse ano a Star Flyer que estava na St Andrew Square mudou de lugar e foi para o Princes Street Gardens;

2) Agora na St Andrew Square também tem uma pista de patinação no gelo;

3) 24 Doors of Advent: é uma espécie de Doors Open Days fora de época. Ele vai acontecer de 01 a 24 de dezembro, onde lugares que normalmente não são abertos ao público vão abrir em Edimburgo. Ainda não foi anunciado quais lugares vão participar, mas quando eu tiver mais detalhes atualizo o post.

4) Royal Christmas: vai acontecer no Palácio de Holyrood, residência oficial da Rainha Elizabeth II em Edimburgo. O palácio vai ser todo enfeitado e inclusive alguns alas dentro do palácio vão exibir objetos e decorações relacionadas ao tema. Também vai ter apresentação de um Coral de Natal no dia 10 de dezembro. Vai de 05 dezembro a 06 de janeiro de 2015, exceto dias 25 e 26 de dezembro.

IMG_0673

Mercadinho de Natal na Prices Street

♥♥♥ Ano Novo – Hogmanay ♥♥♥

Um dos eventos mais esperados em Edimburgo, tanto por moradores como pelos turistas, é o Hogmanay, as comemorações do Ano Novo Escoces. São três dias de festa, e esse ano, o tema é bem propicio: “We are the Party”.

As comemorações iniciam na terça-feira, dia 30 de dezembro e vai até o dia 01 de janeiro, na quinta-feira.

Dia 30 de dezembro – Torchlight Procession: é o evento que abre as comemorações, onde uma procissão levando tochas de fogo caminha desde a George IV Bridge indo até o Calton Hill. Quem quiser participar carregando a tocha, precisa compra-la. Mas quem quiser apenas acompanhar a caminhada e escutar muita gaita de fole, também é bem-vindo.

Para ver o post sobre o Torchlight Procession, é só clicar aqui.

Dia 31 de dezembro – Concert at St Giles’ Cathedral, Keilidh, Concert in the Gardens (grande destaque é o show da cantora Lily Allen), Hogmanay Street Party e Midnight Moment: são eventos que acontecem a noite, enquanto todos aguardam a grande queima de fogos na cidade. É importante dizer que, boa parte da festa de ano novo acontece antes da meia noite, geralmente depois dos fogos, a festa dura mais um pouco, mas não muuuuuito, pois como tudo acontece na rua, o tempo é muito frio e não colabora.

Dia 01 de janeiro – The Loony Dook e New Year’s Day Scot.Lands: são os eventos pós festa, pra curar a ressaca.

E ainda, no dia 02 de janeiro, tem o jogo de rugby entre Edinburgh Rugby x Glasgow Warriors, um dos maiores clássicos do mundo nesse esporte.

IMG_0058

Princes Street Gardens

♥♥♥ Outras considerações ♥♥♥

Clima: durante os meses de novembro e dezembro, é inverno em Edimburgo. É muuuuuito frio, costuma ser bem úmido, chove muito, tem neblina, enfim, realmente a fama que o clima escocês tem é merecida. As vezes, é possível que tenha neve também, mas é difícil grandes acúmulos.

Roupas de Inverno: Um tempo atrás eu escrevi um post completo com todas as minhas dicas sobre esse assunto, inclusive, escrevi minhas dicas sobre onde comprar roupas de frio tanto em Edimburgo como em Londres. Para ver esse post, é só clicar aqui.

Transporte público: Edimburgo é uma cidade compacta, ao menos a região turista é. Não há necessidade em se preocupar com isso, exceto em pouquíssimos casos, onde algumas atrações ficam mais fora da cidade. Os dois únicos meios de transporte publico da cidade são: ônibus e tram. Mas pra quem quiser dar uma voltinha pela Escócia ou até mesmo fazer algum bate-volta, tanto ônibus como o trem podem ser boas opções.

IMG_0669

Multrees Walk

Restaurantes: Quem for passar as festas de fim de ano na cidade, é importante saber que a grande celebração de natal acontece em um almoço no dia 25 de dezembro e as comemorações de Ano Novo (Hogmanay) é como aqui no Brasil, um jantar e a queima de fogos na Princes Street. Com isso, é bom se programar o quanto antes. A maioria dos restaurantes, bares e pubs oferecem menus especiais para essa época. Lembre-se, os escoceses jantam cedo, por volta das 17:30 – 18:30, então é bom se adaptar e entrar no esquema, pois é muito difícil achar algo mais tarde.

Tickets: Importantíssimo comprar os ingressos para alguns eventos de Natal e para o Hogmanay ainda aqui no Brasil. Como os espaços são relativamente pequeno, eles costumam esgotar rápido. Para comprar os ingressos para o Hogmanay, é só clicar aqui.

Para ver todos os posts relacionados com o Natal e Ano Novo em Edimburgo, é só clicar aqui e aqui.

E ainda, eu já escrevi dois guias com toooodas as informações necessárias para passar Natal e Ano Novo em Edimburgo nos anos de 2012 e 2013. Algumas coisas mudaram, mas algumas informações permanecem as mesmas, então pra não ficar repetindo tudo, para ver os posts é só clicar aqui (2012) e aqui (2013).

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia, Hogmanay, Natal
Booking.com
  1. Claudia 21/11/2014 | 16:36

    Olá boa tarde !
    Antes de mais nada parabéns pelo site, gostaria de esclarecer algumas dúvidas, vcs podem me ajudar?! Então, eu e meu esposo tiramos o passaporte europeu somos agora cidadãos Italianos, com isso temos o privilégio de irmos para a Escócia sem a burocracia de vistos e tudo mais, podemos morar e trabalhar tranquilamente, minha pergunta é, vale a pena? O custo de vida é muito alto ? Em relação a trabalho, como é Edimburgo ? Meu marido trabalha com tecnologia da Informação, mas claro que ele poderia trabalhar em outras coisas, porém conseguiríamos viver bem por lá, visto que temos duas filhas uma de 6 meses e outra de 4 anos… em fim, ta difícil achar alguém que nos ajude a esclarecer essas dúvidas, de qualquer forma agradeço desde já, beijo !

    • Contando as Horas 22/11/2014 | 20:25

      Oi, Claudia

      Depende da cidade em que vcs pensam em ir. Edimburgo está mais cara do que na época que morei lá (2010 e 2011). Mas existem outras cidades menores onde o custo de vida pode ser bem menor, claro.

      Como vcs tem cidadania italiana, o negocio fica melhor pra vcs. TI sempre costuma ser bem interessante para estrangeiros. Eu não sei como é o mercado de trabalho em Edimburgo nessa área especificamente, mas acho que vale vcs pesquisarem tambem Glasgow e Aberdeen.

      • Claudia 24/11/2014 | 14:18

        Oi Bruna, muito obrigada pelo retorno, pois é estamos na dúvida… nosso primo mora na Austrália e disse que Escócia era excelente para nós… quanto seria um apto ou casa por lá… o aluguel é por semana certo?! Assim como o salário tb é por semana, é isso? Vale a pena se criar uma família por lá?! Em fim, se vc não se importar, gostaria de conversar por voz… vc tem skype? Beijo!

        • Contando as Horas 26/11/2014 | 00:52

          Oi, Claudia

          No meu caso, o aluguel era por semana, mas ja soube de pessoas que pagam por mês (antecipado). Os preços variam muito de acordo com a regiao, qto mais no centro, mais caro, claro. A questão dos salarios eu nao sei, pois nao trabalhei la nesse meio tempo. A qualidade de vida é otima, nao tenha duvidas.

  2. Rakel 21/11/2014 | 18:57

    Deve ser um sonho passar Natal em Edimburgo, a época mais linda do ano numa das cidades mais lindas do mundo ;))

    • Contando as Horas 22/11/2014 | 20:27

      Oi, Rakel

      Verdade!!! É muito legal mesmo! Ultimamente eles tem caprichado nas decorações e tal. Pelo que to acompanhando pela internet, tá tudo muuuito lindo!! Queria muito estar lá agora! hahaha =DD

  3. Beatriz Fernandes 24/11/2014 | 16:54

    Olá Bruna,

    Estou organizando o meu intercâmbio para a Irlanda e achei o seu blog super interessante, com ótimas dicas! Enquanto eu estiver por lá vou escrever para você me salvar! hahaha… Sucesso!

    • Contando as Horas 26/11/2014 | 00:54

      Oi, Beatriz

      Legal!! Aproveite bastante. Qquer coisa que precisar, é só me escrever! :D

  4. Maira Fabiana 09/12/2014 | 14:23

    Olá Bruna, tudo bem?
    Estou indo para Glasgow e Edinburgh no dia 23/12. Pela sua experiência, no dia 25/12 o comércio é fechado na cidade? Tipo restaurantes, bares? Minha preocupação é não ter onde almoçar e jantar neste dia. Obrigada!

    • Contando as Horas 10/12/2014 | 01:16

      Oi, Maira

      Sim, a grande maioria das lojas é fechada. As vezes algumas até abrem, principalmente as que tem admistração familiar, mas são poucas.

      Restaurantes e pubs tbm abrem, mas poucos. Não sei te dizer ao certo algum que abra, isso vc só vai descobrir andando por essas cidades nesse dia hehehe Não tem jeito, infelizmente!

      Não precisa se preocupar, sempre vai ter algum restaurante ou pub aberto, caso seja dificil encontrar algo, existem restaurantes e bares em diversos hotéis, esses é certeza que vão funcionar.

  5. Iara 14/10/2015 | 13:19

    Olá Bruna,

    Parabéns, suas dicas são ótimas! É muito legal o que você faz dividindo suas experiências.
    Este ano (2015) vou passar as festas de fim de ano em Edimburgo e você colocou no post que algumas atrações precisam de ingressos. Para a Hogmanay Street Party, é necessário? Obrigada!

    • Contando as Horas 15/10/2015 | 22:49

      Oi, Iara

      Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do blog!

      Sim, para o Street Party é necessário ingressos. Eles já estão a venda no site oficial, que é esse aqui: http://edinburghshogmanay.com/

      Qualquer coisa que precisar, é só me escrever! Espero que vc goste do Hogmanay!! =D

Deixe o seu comentário...