22.11
2014

O que fazer na época de Natal em Londres

Londres não costumava ser a primeira de opção pra ninguém quando o assunto é Natal, mas de uns tempos pra cá, a cidade tem investido bastante nessa época do ano e o resultado é que ano após ano a cidade fica mais bonita e enfeitada.

Eu já tive a oportunidade de passar um Natal em Londres (em 2008) e duas vésperas de Natal (2012 e 2013) por lá e posso afirmar, é imperdível!

SONY DSC

No geral, a cidade começa a entrar no clima natalino ainda em novembro, diversas ruas, lojas, praças, museus, restaurantes, entre outros, começam a ser decorados.

O ideal mesmo, é ir antes do Natal, pois os dias 24, 25 e 26 são dias que devem ser programados com muita atenção. Motivo? Esses dias são feriados por lá e geralmente, pouca coisa abre e o pouco que abre, lota. 

Faltando um mês para o Natal, vamos aos fatos sobre essa época na cidade:

IMG_3122

Londres no dia 24 de dezembro: a maioria das atrações, museus, lojas, mercados, entre outros, abrem, porém com horário especial, ou seja, costumam fechar mais cedo do que de costume. Esse dia é bom levantar cedo e aproveitar pra visitar alguma coisa ainda de manhã. Geralmente a maioria das coisas fecham logo após o almoço ou na metade da tarde. As lojas e supermercados costumam estar explodindo de gente, não é uma boa idéia deixar as comprar pra esse dia. O transporte público opera com horário reduzido também.

Londres no dia 25 de dezembro: literalmente nada funciona, nada mesmo, nem mesmo transporte publico, nem a London Eye. Sentiu o drama!?!?! Esse é um dos únicos feriados no ano onde é realmente feriado. Então o jeito é colocar na programação atrações ao ar livre (mesmo com o frio), como por exemplo, um passeio pelas margens do rio Tamisa, ou ainda, caminhar em algum parque da cidade (Green Park, Hyde Park, St James’s Park, entre outros).

Londres no dia 26 de dezembro: é feriado na cidade, mas como é o inicio do Boxing Day (temporada das promoções e liquidações de inverno na cidade), o comércio funciona, mas a maioria das atrações não. O transporte público volta a funcionar, mais com horário reduzido também.

IMG_3452

Dica: Quem se interessar em ir a Londres nessa época de final de ano, o bom mesmo é ir entre a ultima semana de novembro até metade do mês de dezembro, na minha opinião. Nessa época, a cidade esta a todo o vapor, tudo funciona e ainda, dá pra curtir o clima de Natal sem precisar se estressar com nada. Mas se mesmo assim, não for possível ir antes, quem só tiver as opções de estar lá nos próprios dias de comemorações natalinas (24, 25 e 26 de dezembro), deve programar o roteiro nos mínimos detalhes, pra evitar aborrecimentos.

Londres por si só já é uma cidade cheia de coisas pra fazer, imagine somando a isso, as diversas atrações relacionadas ao Natal, realmente é de enlouquecer. Por isso, eu sugiro reservar no minimo 1 dia (o ideal seria pelo menos 2) para curtir esse clima de natal na cidade. Tenho certeza que ninguém vai se arrepender.

IMG_3243

Loja da M&Ms na Leicester Square

Meus destaques:

– Decoração de Natal na Oxford Street

Como todo mundo sabe, a Oxford Street é uma das principais ruas de comércio de Londres e claro, eles não poderiam deixar de enfeitá-la nessa época do ano. Além disso, as lojas também ganham uma decoração especial, deixando a rua muito mais enfeitada e iluminada. As luzes de Natal foram inauguradas em 06 de novembro e ficam até o dia 06 de janeiro de 2015.

IMG_6762

– Decoração de Natal na Regent Street

Outra rua que não economiza na decoração de Natal é a Regent Street. Como ela tem uma localização privilegiada, entre a Piccadilly Circus e a Oxford Street, milhares de pessoas visitam essa região, principalmente na época de Natal. Todos os anos eles fazem uma decoração temática relacionada a algum filme que vai entrar em cartaz. Pra esse ano, o filme escolhido Night at the Museum: Secret of the Tomb, que foi filmado em Londres. As luzes foram inauguradas dia 16 de novembro e ficam até dia 06 de janeiro de 2015.

SONY DSC

– Decoração de Natal na Carnaby Street

Outra rua de comércio que também se prepara para a época de festas natalinas é a Carnaby Street. Essa rua tem diversas marcas legal e costuma estar beeem menos entulhada do que a Oxford Street. A decoração de Natal vai de 13 de novembro a 06 de janeiro de 2015.

SONY DSC

– Decoração de Natal na Trafalgar Square

Outro lugar que também considero imperdível é ir na Trafalgar Square, a praça que fica em frente a Galeria Nacional. Todos os anos, é colocado na praça uma enorme árvore de Natal, presente dado pelos noruegueses em retribuição a ajuda dos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. Quem estiver em Londres no dia 04 de dezembro, as 18:00 horas está marcado um recital com um coral de Natal.

SONY DSC

– Decoração de Natal no Covent Garden

Um lugar que considero imperdível, especialmente nessa época (ou qqer época do ano!) de fim de ano é o Covent Garden Market. Vale a pena passear pela região, pelo mercado e ver a decoração das lojas. Também é bom ficar de olho, pq sempre tem alguma novidade, como a do ano passado, onde eles colocaram um globo de neve com diversas atrações turísticas de Londres feitas de Lego. Adorei a idéia! Esse ano, além da decoração já tradicional, foi colocado em frente a Covent Garden Piazza uma rena gigante totalmente iluminada na cor prata através de mais de 150 mil luzinhas. A decoração fica em exibição até o dia 06 de janeiro de 2015.

IMG_3812

SONY DSC

– Mercadinhos de Natal

Existem diversos Mercadinhos de Natal espalhados por Londres, entre eles, eu recomendo visitar 3: Southbank Christmas Market, Mercadinho de Natal na Leicester Square e Winter Wonderland no Hyde Park. Todos imperdíveis!

SONY DSC

Mercadinho de Natal na Leicester Square

Para ver o post sobre o Southbank Christmas Market, é só clicar aqui.

Para ver o post sobre o Mercadinho de Natal na Leicester Square, é só clicar aqui.

Para ver o post sobre o Winter Wonderland no Hyde Park, é só clicar aqui.

SONY DSC

Southback Christmas Market

Não deixe de provar as bolachinhas de Natal, os mulled wine, as salsichas e as mince pies. E claro, comprar alguma lembrancinha de Natal, geralmente tem diversas coisas legais e interessantes.

– Christmas Shop nas Lojas de Departamento

Praticamente todas as lojas de departamento de Londres tem uma ala reservada para as decorações de Natal, mas entre todas essas lojas, eu destaco o Christmas World da Harrods e o Christmas Shop da Selfridges. Outra loja que também tem uma ala bem legal com diversas coisas lindas de decoração natalina é a Liberty London.

IMG_3917

Para ver o post sobre o Christmas World na Harrods, é só clicar aqui.

Para ver o post sobre o Christmas Shop na Selfridges, é só clicar aqui.

Para ver o post sobre as principais Lojas de Departamento de Londres, é só clicar aqui.

IMG_3914

– Apresentações de Natal

O que não faltam em Londres são opções de shows, musicais, operas, concertos, peças de teatro pra ir. Ano passado, quando estivemos lá por 10 dias no inicio de dezembro, aproveitamos pra incluir na nossa programação eventos relacionados a temática natalina.

SONY DSC

Entre todas as opções, nos havíamos escolhido ir em duas apresentações do Christmas Festival que acontece no Royal Albert Hall e também, queríamos ir na London Royal Opera House ver uma apresentação do Quebra Nozes, mas infelizmente os ingressos já estavam esgotados.

Quem quiser saber mais sobre o Christmas Festival, que acontece no Royal Albert Hall, uma das casas de espetáculo de maior prestigio de Londres, pode ver o post que eu já escrevi, clicando aqui.

SONY DSC

– Evento de Natal em Igrejas (Catedral de St Paul e Abadia de Westminster)

Em 2008, nos estivemos em Londres justamente na semana do Natal e meio sem querer, descobrimos que haveria uma apresentação de um coral de natal em uma das igrejas mais visitadas em Londres, a Catedral de St Paul. Para ver esse post, é só clicar aqui.

Quem tiver interesse em ver alguma apresentação desse tipo, elas acontecem tanto na Catedral de St Paul (onde o Príncipe Charles se casou com a Princesa Diana) quanto na Abadia de Westminster (onde o Príncipe William se casou com a Kate).

IF

Hoje em dia as apresentações estão um pouco mais organizadas que em 2008, claro. Lembro que naquela época era só chegar, entrar na fila e entrar na igreja. Mas agora, é necessário comprar ingresso e claro, como tudo em Londres, com bastante antecedência. Ano passado nos pretendíamos ver um Coral de Natal na Abadia de Westminster e quando fomos comprar os ingressos, já tava tudo esgotado (e olha que isso foi com mais de 40 dias de antecedência).

Maiores infos nos próprios sites das duas igrejas, aqui e aqui.

– Pistas de Patinação

Pra quem tiver coordenação (o que não é o meu caso), outro programa legal é aproveitar pra patinar no gelo em uma das diversas pistas de patinação existentes em Londres.

SONY DSC

As mais conhecidas são as pistas de patinação do Museu de História Natural, da Somerset House, Hyde Park, na London Eye, Canary Wharf e no Shopping Westfield.

SONY DSC

– Eventos de Natal em algumas estações de trem

Algumas estações de trem de Londres tem sua propria árvore de Natal montada no meio do saguão. Geralmente nos arredores dessas arvores sempre acontecem de a gente encontrar algum coral se apresentando pra arrecadas fundos pra alguma instituição de caridade.

IMG_4068

Estação de trem King’s Cross

– Info Extra de Ano Novo

Apesar de eu nunca ter passado uma virada de ano em Londres (um dia eu ainda vou!!!), eu sempre to de olho nas novidades. Esse ano, pela primeira vez, quem quiser ver queima de fogos de Ano Novo que acontece sempre na região de Westminster, onde estão o Parlamento Britânico e a London Eye, vai precisar comprar ingresso. Depois da grande queima de fogos, haverá um DJ comandando a festa. O ticket custa 10,00 libras/pessoa e pode ser comprado nesse site aqui. O metro de Londres será gratuito entre as 23:45 até as 04:30 da madrugada do dia 25 de dezembro.

Para ver o post sobre como andar de metro em Londres, é só clicar aqui.

IMG_3926

Importante saber que o dia 31 de dezembro é como o dia 24 de dezembro, a maioria das coisas funcionam, porém com horário reduzido. Já o dia 01 de janeiro é feriado e assim como o dia 25 de dezembro, nada, mas nada mesmo funciona, nem mesmo transporte público. É bom ficar ligado e programar direitinho esse dias também pra não ter problema.

Obs.: A maioria das fotos desse post foram tiradas quando eu estive em Londres em dezembro de 2013, porém algumas outras são de 2012.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres, Mercados de Natal
Booking.com
  1. David 23/11/2014 | 10:25

    Bom dia!

    Amo o seu blog,no dia 11 de dezembro viajarei para Londres,e, pretendo seguir suas orientações.

    • Contando as Horas 23/11/2014 | 22:10

      Oi, David

      Legal!! Tenho certeza que vc vai gostar. Aproveite, pois Londres é uma cidade fantástica!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Tânia 07/07/2015 | 19:51

    minhas férias serão de 23 de novembro a 02 de janeiro. Estou querendo ir para Londres pois meu sobrinho esta fazendo MBA e quer que eu vá. Estou com medo do frio e com medo de perder minhas férias, pois se tiver muito frio a gente não tem coragem de sair de casa rsrs me fale o que posso fazer em Londres neste período? Será que irei me arrepender?

  3. kleber 17/10/2015 | 06:06

    Eu passei a virada do ano em Londres (2014 para 2015), e dia primeiro de janeiro estavam abertos o sherlock Holmes museum e o Madamme Tussauds. Consegui ver os dois museus nesse dia. Fica a dica.

    • Contando as Horas 17/10/2015 | 18:49

      Oi, Kleber

      Verdade! Ambos só fecham no dia 25 de dezembro, nos outros dias do ano estão abertos. Obrigada pela dica!

Deixe o seu comentário...