13.12
2014

Novidades (e obras) no Aeroporto de Edimburgo

A ultima vez que estive no aeroporto de Edimburgo foi em 2011, no dia que meu intercâmbio chegou ao fim. Desde então, sempre quis voltar, mas na viagem de 2012 não foi possivel, então dessa vez, é claro que eu não deixei a chance passar.

Eu peguei um voo da British de Edimburgo a Londres – Heathrow ainda de manhã e vejam só como andam as coisas no aeroporto de Edimburgo:

IMG_4132

Em marrom, terminal antigo. Ao fundo, em tons de cinza variados é o terminal novo, East Terminal. No lado direito, prédio onde estão os táxis e os estacionamentos.

O aeroporto de Edimburgo tá uma verdadeira loucura. Muita gente, diversos voos novos, obras por todos os lados, enfim, tá o verdadeiro caos. Mas calma, não há necessidade de se preocupar, pois lá a bagunça é organizada, afinal, o que não faltam são placas para todos os lados. 

IMG_4129

O aeroporto de Edimburgo tem apenas um terminal em funcionamento, que não tava mais dando conta do número de passageiros na época que eu tava lá, quem dirá agora. No tempo que eu tava morando em Edimburgo, foi construida uma ala nova, pra ver se dava conta da demanda, mas não foi bem isso que aconteceu.

Urgentemente se fez necessário projetar um novo terminal, que pasmen, já está quase pronto, com previsao de ser inaugurado no ano que vem.

IMG_4122

Com relação ao único terminal do aeroporto até então, o que eu tenho a dizer é o seguinte:

– é importantíssimo fazer o check-in pela internet pra evitar filas desnecessárias no aeroporto. Eu fiz o meu check-in pela internet e ao chegar ao aeroporto só tive que me dirigir as máquinas pra imprimir meu bilhete e etiquetar minha bagagem. Sim, eu mesma etiquetei minha bagagem e assim, só precisei ir ao guiche para largar a mala, pois o restante do processo ja estava todo feito. A fila não levou mais do que 5 minutos.

Eu não sei vocês, mas eu ainda me impressiono como lá eles dão autonomia pros passageiros fazer o maximo de coisas possiveis sozinho, o que convenhamos, é uma mão na roda, pois agiliza muuuuuuito o processo.

IMG_4121

– é praticamente obrigatório chegar com muita antecedência, principalmente se o voo for pela manhã (como foi o meu), pois agora com os voos pros EUA, o aeroporto tá muito mais movimentado. Eu cheguei com 2 horas e 30 minutos de antecedência e olha, foi bem corrido, principalmente pq eu queria ver as novidades e claro, fotografar tudo (me virei pra fazer isso em miseros 10 ou 15 minutos, não tive como ficar perambulando pra lá e pra cá mais do que isso, pois poderia perder o voo).

– o controle de segurança tá literalmente o inferno na terra. Sério, não to falando isso pra desanimar ninguém, mas é a mais pura verdade. O local já era pequeno e apertado antigamente, agora então, tá praticamente impossivel, tava todo mundo se sentindo como uma sardinha enlatada. Existem duas possibilidades de filas e poucos scanners de segurança, o que toma um tempo enoooorme na fila. Sério mesmo, eu fiquei mais de 40 minutos na fila. Achei um absurdo (antigamente eu não ficava mais do que 10 minutos). Sem contar que, não dava pra se mexer, de tanta gente que estava aglomerada ali naquele pequeno espaço.

IMG_4126

Lado esquerdo fica o predio onde fica o estacionamento e atras do ônibus, a construção com tons de cinza, é o novo terminal.

Dica: eu sempre ando acompanhando as novidades de tudo que acontece em Edimburgo e tinha visto que o aeroporto tinha lançado um serviço chamado Fast Track Security Lane, que seria basicamente o seguinte: a gente compra esse passe pela internet e ele dá direito a ir a uma fila exclusiva para pessoas que adquiriram esse passe. O valor é de 4,62 libras para quem comprar pela internet (em setembro de 2014), mas pra quem deixar pra comprar nas máquinas lá no aeroporto, paragá 5,00 libras.

IMG_4135

Eu até cogitei a ideia de comprar esse passe, mas achei que não era pra tanto (levando em consideração como era as filas por ali antigamente). Nossa, me arrependi MUITO de não ter comprado esse passe. Sério, jamais imaginei que iria ficar mais de 40 minutos naquela fila gigantesca e interminaval. Se alguém for pegar um voo logo cedo, eu fortemente aconselho a desembolsar essa grana do passe, pq sério, ficar em pé 40 minutos e sem poder se mexer, é um absurdo.

IMG_4136

Em 2013 começou a ser construído o novo terminal, que fica grudado ao antigo. Esse novo terminal vai se chamar de East Terminal e pelo que eu entendi, ele vai aliviar um pouco o aglomero de pessoas no terminal antigo.

IMG_4137

Ainda não foi divulgado maiores detalhes sobre quais cias aéreas vão ser transferidas para o terminal novo, mas eu acredito que a British Airways deve ser uma delas, com toda a certeza. Também não foi divulgado se vai haver um mix de destinos (nacionais, europeus e demais continentes) ou se vai ser apenas para voos domésticos e no continenete europeu. O que se sabe é que o novo terminal vai ser super moderno e cheio de tecnologias para facilitar a vida dos passageiros.

IMG_4138

Mas aonde fica esse novo terminal? Então, ele fica exatamente entre o Terminal antigo e o local de chegada dos ônibus e do tram e de frente para o prédio onde estão os estacionamentos e onde ficam os táxis. Tudo muito perto, as distancias não são longas. É possivel ir a qualquer lugar em menos de 10 minutos.

IMG_4124

Obras no lado esquerdo é onde está o novo terminal, o East Terminal

Outra novidade é que, desde maio desse ano, o tram é a mais nova opção de transporte publico em Edimburgo. E o melhor de tudo, dá pra ir de tram até o aeroporto (tema para o próximo post).

IMG_4128

Essa parte onde o tram chega/parte do aeroporto já está praticamente pronta, exceto por alguns improvissos. O local onde estão as máquinas para comprar ticket ficam numa tenda improvissada, que eu imagino que quando o terminal novo ficar pronto, essa area vai ser modificada.

IMG_4125

Essa tenda é toda aberta, o que em dias de chuva e vento, com toda a certeza não vai ser nada confortavel ficar esperando o tram ali.

Diversas lojas abriram suas portas na ala de embarque e ainda, pra quem não dispensa uma sala vip, agora existe o Executive Lounge, que pode ser usado por qualquer pessoa (que não se enquadre em nenhum beneficio das cias aéreas) mediante pagamento. Não cheguei a usar, mas a sala vip fica pro lado antigo do aeroporto (pro lado que tem a Dixons), beeem lá no final do corredor.

IMG_4134

Ah, e antes que eu me esqueça, agora o aeroporto oferece aos passageiros 2 horas (isso mesmo, DUAS horas!!!) de internet wi-fi free. Legal, né?!?!

IMG_4133

Posts relacionados:

Todas as opções de transporte entre Londres e Edimburgo

Como ir de Londres a Edimburgo de trem

Onde guardar as malas em estações de trem ou aeroportos na Escócia ou no UK

Miniguia para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra

Passo a passo para comprar uma passagem de trem entre Londres e Edimburgo

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroporto, Edimburgo, Escócia, Transporte público
Booking.com
Deixe o seu comentário...