17.12
2014

O que mudou: Edimburgo 2010/2011 x Edimburgo 2014

Muitas pessoas aparecem aqui no blog me pedindo informações sobre Edimburgo e a Escócia em geral. A maioria dessas duvidas normalmente são com relação aos escoceses, mas principalmente, sobre o custo de vida.

Sobre os escoceses, eu não tenho realmente do que reclamar. Sempre achei eles super simpáticos, bem pretativos e falantes. Na verdade, isso me surpreendeu muito, pois eu achava que eles eram muito fechados. Mas que nada. Comece a puxar conversa com um escoces e vc vai que vai ser dificil eles pararem de falar.

Quanto ao custo de vida, a experiência que tive em 2010 e 2011 pode estar um pouco desatualizada para os dias de hoje. Motivo? Naquela época, a libra estava na média de 2,50 (1 libra = 2,50 reais, bons tempos hein!!!!), Edimburgo não era assim tão conhecida, a maioria dos voos não iam até lá e os poucos que iam, normalmente não tinham opções para todos os dias. Pra ter uma idéia, voos diretos a partir de Edimburgo para outros continentes nem existiam (hoje em dia já tem voo para os EUA, México, Oriente Médio, por exemplo). A Escócia era realmente um lugar desconhecido!

SONY DSC

Mas e o que mudou de lá pra cá? Ao meu ver pouca coisa. E são justamente essas coisas que vou dividir nesse post aqui. 

MEU DEUS!!! Fiquei apavorada com o tanto de excursões de chineses e de mexicanos que invadiram a Escócia (Edimburgo principalmente). Me surpreendi mais ainda com o número de brasileiros por lá tbm. Quando eu morei em Edimburgo (nesses quase dois anos), eu tive uns 5 colegas do Brasil no máximo. Hoje em dia, onde quer que eu estivesse, eu ouvia alguém falando português.

Antes uma ida a Princes Street ou Royal Mile era uma tranquilidade, principalmente durante a semana. Hoje em dia, não mais. As ruas estão lotadas. As lojas lotadas, Os restaurantes lotados. Claro que a Escócia não chegou a o ponto de ser uma Itália, mas achei tudo mais lotado nessa ultima vez.

Mas e ai, essa invasão de turistas não é um bom sinal? Depende. Se a gente analisar o trabalho de divulgação feito pelo Visit Scotland, claro, não dá pra negar, o trabalho tem sido bem feito. Agora, quem estiver a passeio, certamente não vai notar algumas coisinhas que somente locais ou pessoas que moraram la por algum tempo vem notando. Como por exemplo:

– sujeira: jamais achei que iria escrever isso aqui no blog um dia, mas sério, achei Edimburgo beeeeem mais suja do que antigamente. Andei por todas as partes da cidade, fiz um tour geral nessa minha ultima viagem e não teve um unico lugar que eu tenha ido que eu não tenha notado isso. Vi muitos papéis, latas de refrigerante, garrafas de cerveja, entre outros, espalhados pelo chão, sem a menor cerimonia.

– preços da hospedagem: uma das coisas que me deixou mais apavorada foi o preço das hospedagens nos hotéis. Sério. Antigamente, quem ia a Escócia, podia ser dar ao luxo de ficar hospedado em hotéis 5 estrelas a preços justos. Hoje em dia, nem mesmo os hotéis 4 estrelas estão com tarifas justas, quem dirá os de 5 estrelas. Somando a isso, quem for a Edimburgo durante os meses de agosto e dezembro (durante os festivais de verão e inverno) vai me dar razão, os preços estão astronomicos.

IMG_3477

Esses papéis e sacolas antigamente não estavam jogados no chão numa área tão central da cidade!

Nessa minha ultima viagem, eu queria ir no inicio de junho, ai depois desejei ir em agosto e tive que acabar me contentado em ir em setembro. Motivo? O preço das diárias na AirBnB saiam 1/3 do valor a partir de setembro. Olhei também o preço nos hotéis que eu já tinha me hospedado pra ter uma idéia, e novamente me apavorei. Tudo muito caro, mas muito caro mesmo.

Por outro lado, essa invasão de turistas trouxe alguns beneficios também. Diversas lojas abriram suas portas em Edimburgo nesses ultimos anos, como por exemplo: Michael Kors (no Multrees Walk), Cambridge Satchel (na Victoria Street), Apple Store (na Princes Street), entre outras. Muitos restaurantes/bares/pubs novos apareceram também, como é o caso do Jamie’s Italian, Burger Meats Bun, Ben’s Cookies, entre outros.

E claro que, com isso também vieram outros eventos legais. Muitas apresentações de musicais, ballet, concertos ou até mesmo peças de teatro estão entrando em cartaz em Edimburgo com mais frequencia do que no tempo que morei lá. É sempre bom ficar de olho, pq muitas vezes diversos espetáculos que estavam em cartaz em Londres entram em turnê e estão passando sempre por Edimburgo também.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Assuntos diversos, Edimburgo, Escócia - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "O que mudou: Edimburgo 2010/2011 x Edimburgo 2014"
  1. Fabiana Matias   14/02/15 • 03h08

    Vou me mudar para a Escócia daqui 2 meses. Seu blog caiu como uma luva. Eu poderia fazer umas perguntas para você de coisas práticas do cotidiano?

    Obrigada.

    • Contando as Horas   16/02/15 • 18h56

      Oi, Fabiana

      Pode sim, se eu souber eu te respondo sem problemas. Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Iolanda Marques Trujillo   02/03/15 • 22h55

    Estou indo para Dublin, e depois Edimburgo..Amei as dicas super interessante.. Parabéns pela iniciativas.. Vou seguir os conselhos..

    • Contando as Horas   08/03/15 • 20h59

      Oi, Iolanda

      Obrigada! Espero que ocorra tudo bem na sua viagem! Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  3. dalva silveira   04/04/15 • 12h36

    Oi Bruna, fiquei feliz em te encontrar!!! HELP!!! quero comprar chocolates ou doces para dar de Pascoa para meu filho que mora em Edimburgo, se for possivel uma resposta rapida p/que eu possa comprar ainda hj, por favor, podes indicar algumas lojas ou confeitarias que eu possa comprar pela Internet e pagar com cartão para que entreguem no ap dele, ele mora pertinho da Igreja São Leonardo…
    agradeço muito se puderes me ajudar… bjo.

  4. dalva silveira   04/04/15 • 12h39

    deixei meu pedido de HELP mas diz que precisa ser aprovado, ñ entendi…

    • Contando as Horas   05/04/15 • 20h44

      Oi, Dalva

      Acho que cheguei um pouco tarde com a resposta. Mas assim, eu não lembro agora de cabeça lugares que vendem chocolates e que entreguem, exceto o supermercado (tipo o Tesco, por exemplo) hehe

      Sobre aprovação, qualquer pessoa que escreve um comentário aqui no blog, antes de ser publicado eu preciso ler e aprovar esse comentário. Assim eu filtro o que vai ser publicado aqui. Muitas vezes recebo spam ou até mesmo pessoas que colocam links meio estranhos, então eu verifico tudo antes, pra que os leitores do blog não cliquem em nada que seja duvido. É só isso mesmo.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Saudade do Caribe!
.
Existe uma ilha no Caribe dividida por dois países: St Martin (pertence à França) e St Maarten (pertence a Holanda).
.
A melhor época para visitar essas ilhas é agora, de novembro a maio, periodo que as chuvas são muito raras.
.
No lado francês ainda existem outras duas pequenas ilhas: Tintamarre e a Pinel (foto).
.
Tintamarre não tem estrutura, Pinel tem beach clubs e barraquinhas que alugam caiaque, sup, entre outros.
.
📍Pinel Island, St Martin 🇫🇷
.
#iletpinel #pinelisland #stmartin #caribe #caribbean #igcaribbean #marcaribe #amoviajar #feriasnocaribe #beachlife #praia #mar #sup #sourbbv #mulheresviajantes #travelgirl #feriaschegando #ferias #picoftheday #viajarépreciso #revistaviajar #missaovt #qualviagem #revistaviajemais #viagemeturismo #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #visitfrance #gopro #goprobrasil
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Contando as Horas