17.12
2014

O que mudou: Edimburgo 2010/2011 x Edimburgo 2014

Muitas pessoas aparecem aqui no blog me pedindo informações sobre Edimburgo e a Escócia em geral. A maioria dessas duvidas normalmente são com relação aos escoceses, mas principalmente, sobre o custo de vida.

Sobre os escoceses, eu não tenho realmente do que reclamar. Sempre achei eles super simpáticos, bem pretativos e falantes. Na verdade, isso me surpreendeu muito, pois eu achava que eles eram muito fechados. Mas que nada. Comece a puxar conversa com um escoces e vc vai que vai ser dificil eles pararem de falar.

Quanto ao custo de vida, a experiência que tive em 2010 e 2011 pode estar um pouco desatualizada para os dias de hoje. Motivo? Naquela época, a libra estava na média de 2,50 (1 libra = 2,50 reais, bons tempos hein!!!!), Edimburgo não era assim tão conhecida, a maioria dos voos não iam até lá e os poucos que iam, normalmente não tinham opções para todos os dias. Pra ter uma idéia, voos diretos a partir de Edimburgo para outros continentes nem existiam (hoje em dia já tem voo para os EUA, México, Oriente Médio, por exemplo). A Escócia era realmente um lugar desconhecido!

SONY DSC

Mas e o que mudou de lá pra cá? Ao meu ver pouca coisa. E são justamente essas coisas que vou dividir nesse post aqui. 

MEU DEUS!!! Fiquei apavorada com o tanto de excursões de chineses e de mexicanos que invadiram a Escócia (Edimburgo principalmente). Me surpreendi mais ainda com o número de brasileiros por lá tbm. Quando eu morei em Edimburgo (nesses quase dois anos), eu tive uns 5 colegas do Brasil no máximo. Hoje em dia, onde quer que eu estivesse, eu ouvia alguém falando português.

Antes uma ida a Princes Street ou Royal Mile era uma tranquilidade, principalmente durante a semana. Hoje em dia, não mais. As ruas estão lotadas. As lojas lotadas, Os restaurantes lotados. Claro que a Escócia não chegou a o ponto de ser uma Itália, mas achei tudo mais lotado nessa ultima vez.

Mas e ai, essa invasão de turistas não é um bom sinal? Depende. Se a gente analisar o trabalho de divulgação feito pelo Visit Scotland, claro, não dá pra negar, o trabalho tem sido bem feito. Agora, quem estiver a passeio, certamente não vai notar algumas coisinhas que somente locais ou pessoas que moraram la por algum tempo vem notando. Como por exemplo:

– sujeira: jamais achei que iria escrever isso aqui no blog um dia, mas sério, achei Edimburgo beeeeem mais suja do que antigamente. Andei por todas as partes da cidade, fiz um tour geral nessa minha ultima viagem e não teve um unico lugar que eu tenha ido que eu não tenha notado isso. Vi muitos papéis, latas de refrigerante, garrafas de cerveja, entre outros, espalhados pelo chão, sem a menor cerimonia.

– preços da hospedagem: uma das coisas que me deixou mais apavorada foi o preço das hospedagens nos hotéis. Sério. Antigamente, quem ia a Escócia, podia ser dar ao luxo de ficar hospedado em hotéis 5 estrelas a preços justos. Hoje em dia, nem mesmo os hotéis 4 estrelas estão com tarifas justas, quem dirá os de 5 estrelas. Somando a isso, quem for a Edimburgo durante os meses de agosto e dezembro (durante os festivais de verão e inverno) vai me dar razão, os preços estão astronomicos.

IMG_3477

Esses papéis e sacolas antigamente não estavam jogados no chão numa área tão central da cidade!

Nessa minha ultima viagem, eu queria ir no inicio de junho, ai depois desejei ir em agosto e tive que acabar me contentado em ir em setembro. Motivo? O preço das diárias na AirBnB saiam 1/3 do valor a partir de setembro. Olhei também o preço nos hotéis que eu já tinha me hospedado pra ter uma idéia, e novamente me apavorei. Tudo muito caro, mas muito caro mesmo.

Por outro lado, essa invasão de turistas trouxe alguns beneficios também. Diversas lojas abriram suas portas em Edimburgo nesses ultimos anos, como por exemplo: Michael Kors (no Multrees Walk), Cambridge Satchel (na Victoria Street), Apple Store (na Princes Street), entre outras. Muitos restaurantes/bares/pubs novos apareceram também, como é o caso do Jamie’s Italian, Burger Meats Bun, Ben’s Cookies, entre outros.

E claro que, com isso também vieram outros eventos legais. Muitas apresentações de musicais, ballet, concertos ou até mesmo peças de teatro estão entrando em cartaz em Edimburgo com mais frequencia do que no tempo que morei lá. É sempre bom ficar de olho, pq muitas vezes diversos espetáculos que estavam em cartaz em Londres entram em turnê e estão passando sempre por Edimburgo também.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Assuntos diversos, Edimburgo, Escócia - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "O que mudou: Edimburgo 2010/2011 x Edimburgo 2014"
  1. Fabiana Matias   14/02/15 • 03h08

    Vou me mudar para a Escócia daqui 2 meses. Seu blog caiu como uma luva. Eu poderia fazer umas perguntas para você de coisas práticas do cotidiano?

    Obrigada.

    • Contando as Horas   16/02/15 • 18h56

      Oi, Fabiana

      Pode sim, se eu souber eu te respondo sem problemas. Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Iolanda Marques Trujillo   02/03/15 • 22h55

    Estou indo para Dublin, e depois Edimburgo..Amei as dicas super interessante.. Parabéns pela iniciativas.. Vou seguir os conselhos..

    • Contando as Horas   08/03/15 • 20h59

      Oi, Iolanda

      Obrigada! Espero que ocorra tudo bem na sua viagem! Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  3. dalva silveira   04/04/15 • 12h36

    Oi Bruna, fiquei feliz em te encontrar!!! HELP!!! quero comprar chocolates ou doces para dar de Pascoa para meu filho que mora em Edimburgo, se for possivel uma resposta rapida p/que eu possa comprar ainda hj, por favor, podes indicar algumas lojas ou confeitarias que eu possa comprar pela Internet e pagar com cartão para que entreguem no ap dele, ele mora pertinho da Igreja São Leonardo…
    agradeço muito se puderes me ajudar… bjo.

  4. dalva silveira   04/04/15 • 12h39

    deixei meu pedido de HELP mas diz que precisa ser aprovado, ñ entendi…

    • Contando as Horas   05/04/15 • 20h44

      Oi, Dalva

      Acho que cheguei um pouco tarde com a resposta. Mas assim, eu não lembro agora de cabeça lugares que vendem chocolates e que entreguem, exceto o supermercado (tipo o Tesco, por exemplo) hehe

      Sobre aprovação, qualquer pessoa que escreve um comentário aqui no blog, antes de ser publicado eu preciso ler e aprovar esse comentário. Assim eu filtro o que vai ser publicado aqui. Muitas vezes recebo spam ou até mesmo pessoas que colocam links meio estranhos, então eu verifico tudo antes, pra que os leitores do blog não cliquem em nada que seja duvido. É só isso mesmo.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas