05.01
2015

Voando Aerolíneas Argentinas e Austral

Sempre que eu vou viajar pra algum outro país eu procuro prestigiar a cia aérea daquele país. Nessa viagem a Argentina foi justamente isso que aconteceu, então a empresa escolhida foi a Aerolíneas Argentinas.

A Aerolineas Argentinas faz parte da aliança Sky Team, que é uma das menores alianças de cias aereas existentes. De todas as cias aéreas integrantes, a única que eu já viajei foi a Alitalia. Também é interessante saber que, a Aerolineas tem um acordo de codeshare com a Gol, o que permite acumular as milhas no programa Smiles (que foi o que fiz!).

IMG_4707

Essa foi a segunda vez que voei com essa empresa, então aqui vai as minhas ultimas impressões:

♦♦ Os trechos voados com a Austral e Aerolíneas Argentinas

Todos os trajetos feitos nessa viagem a Patagônia Argentina foram feitos pela Austral e Aerolíneas Argentina e ficaram assim: 

– Trecho de ida: de Porto Alegre a Buenos Aires voamos de Austral e de Buenos Aires a Ushuaia voamos de Aerolíneas Argentina;

– Trecho interno: de Ushuaia a El Calafate voamos Aerolíneas Argentinas;

– Trecho de volta: de El Calafate a Buenos Aires voamos de Aerolíneas Argentinas e de Buenos Aires a Porto Alegre voamos de Austral.

Se por acaso alguém até então nunca tinha ouvido falar na cia aérea Austral, eu explico: ela é uma cia aérea que pertence ao grupo da Aerolíneas, logo, na teoria, é tudo a mesma coisa.

IMG_4653

♦♦ Comprando a passagem

Eu comprei nossas passagens no próprio site da Aerolíneas Argentinas com quase 3 meses de antecedência. Comprei todos os trechos juntos, gerando apenas um único “localizador”, pra que a franquia de bagagem fosse honrada em todos os trechos e também, pra pagar um pouco mais barato, claro.

A compra da passagem no site da Aerolíneas é bem fácil, eles tem versão em português. o que ajuda bastante.

Logo apos finalizar o pagamento, eu já recebi o compravante da compra das passagens por email.

Foi tudo muito fácil e simples, eu não tive nenhum problema em comprar as minhas próprias passagens aéreas.

IMG_4686

♦♦ Check-in 

– Em Porto Alegre: O check-in do voo de ida, nos tentamos fazer pela internet mas só dava erro. Diante desse acontecimento, tivemos que deixar pra fazer la no aeroporto. Por sorte, quando chegamos pra fazer o check-in, o guiche estava vazio, dá pra acreditar?!?! Fomos atendidos em menos de 5 minutos. O atendimento foi bom.

– Em Ushuaia: Fizemos o check-in de manhã no hotel. Ao chegar no aeroporto, só precisamos nos dirigir ao guichê e despachar a mala. Depois de despachar a mala, fomos informados de que deveriamos nos dirigir a Oficina de Tasas, onde tinhamos que pagar a taxa de embarque referente a esse voo doméstico (voo de cabotaje), pra poder embarcar. Agora nessa ultima viagem de setembro de 2017, as taxas não precisam mais ser pagas em separado. Todas as taxas já são cobradas juntas, na hora da compra da passagem. O atendimento também foi rápido e muito bom.

– Em El Calafate: A internet do hotel em que estavamos hospedados era uma porcaria (pra não usar outro termo) e não conseguimos fazer o check-in antecipado. Com isso, tivemos que deixar pra fazer lá mesmo no aeroporto. Apesar da fila enooooorme que pegamos, quando chegou a nossa vez o processo foi bem rapidinho e o atendimento foi bom também.

IMG_4684

♦♦ Bagagem

Pra quem for viajar de classe economica, a Aerolíneas Argentinas permite despachar 1 mala de 20 kg em voos internacionais, mas em voos domésticos só é permitido 1 mala de 15 kg. Eu levei uma mala pequena, que tanto na ida como na volta pesaram 11 kg.

Já como bagagem de mão, eu levei uma mochila (onde carreguei minhas todas as tralhas eletronicas necessarias em uma viagem, minha chapinha de cabelo e os produtos de higiene). Como a mochila era pequena, eles nem pesaram, mas pelo que vi no site da Aerolíneas as regras para bagagem de mão é a seguinte: em voos domésticos são permitidos 5 kg e em voos internacionais 10 kg.

IMG_4714

♦♦ Voando na Classe Economica

– Voando com a Austral: os dois voos da Austral foram em um avião menor, com configuração 2-2, ou seja, duas poltronas – corredor – duas poltronas. O espaço entre as poltronas era bom, mas claro que eu não sou muito parametro, pois tenho apenas 1,67 metros de altura.

– Voando com a Aerolíneas: os três voos da Aerolineas foram em uma avião de médio porte, com configuração 3-3, onde eram três poltronas – corredor – três poltronas. O espaço entre as poltronas eu também achei bom (beeeem melhor do que o dos aviões da Gol, por exemplo).

Um detalhe importante: A Aerolineas e Austral oferecem a possibilidade de escolher voos em classe economica (chamados por eles de classe turista) e em classe economica plus (chamada de club economy). As principais diferenças entre essas classes é que, na classe economica plus a quantidade de poltronas são minimas (umas 5 ou 6, no máximo), são maiores, tem mais espaço pras pernas e a poltrona reclina um pouco mais. Já a economica, é aquilo que já estamos acostumados, sem nenhuma regalia e muito menos conforto.

IMG_6169

IMG_6168

♦♦ Serviço de bordo

O serviço de bordo da Austral e da Aerolíneas foram assim:

– Na ida, como todos os trechos eram diurnos, logo após a decolagem foi servido um lanche. Em ambos os trechos foram servidos apenas um lanchinho mais leve (bolachinhas salgadas e doces) e bebidas.

– Na volta, um dos trechos foi noturno e o outro diurno, em ambos os voos foi servido um lanchinho melhor, que tinha sanduiche e bolachinha, além de bebidas, claro.

IMG_4676

♦♦ Entretenimento de bordo

Todos os trechos que foram operados pela Aerolíneas Argentinas tinham entretenimento de bordo, já os voos operados pela Austral não.

Eu nem cheguei a usar nada, pois a maioria das vezes eu dormia boa parte do voo e na parte inicial e final de cada voo eu tava fotografando alguma coisa através da minha janelinha. Mas pelo pouco que vi, existem opções de filmes, séries, musicas, entre outros. E nos voos da Austral, a revista de bordo foi oferecida.

Algumas aeronaves ofereciam a opção usb, então dava pra carregar o celular pra ler alguma coisa, jogar algum joguinho, arrumar e selecionar as fotos pra quando encontrar um wi-fi free, postar nas redes sociais.

IMG_6171

♦♦ Considerações finais

Procurando por informações sobre como estava sendo voar Aerolíneas Argentinas nesses ultimos tempos, li uma série de reclamações. Até fiquei meio apreensiva e me questionando se tinha feito a coisa certa em comprar a passagem com eles.

Na prática foi tudo certo, o atendimento foi otimo, não tivemos nenhum dos nossos voos cancelados ou atrasados, as malas foram e voltaram certinho, sobre as aeronaves eu achei todas elas ótimas, a maioria eram super novinhas, enfim, não tenho do que reclamar.

IMG_4748

Se foi pura sorte ou se a Aerolínas melhorou, não vou poder afirmar, mas de fato, ao menos nessa viagem, correu tudo dentro do esperado.

** Precisando de hotel na Argentina? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa La Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Buenos Aires, El Calafate, Ushuaia
Booking.com
  1. Jéssica 10/03/2015 | 15:24

    Olá, gostaria de saber mais a respeito das bagagens. Vou pro Buenos Aires no final de semana pela Aerolineas Argentinas e só tenho uma mochila de notebook. Daria pra eu levar comigo ou teria que despachar? Nunca andei de avião e já volto no domingo (vou só comemorar o aniversário da minha vó) aí nem vou levar muita coisa
    Se você puder me contar sobre os esquemas de bagagem, fico muito grata.

    • Contando as Horas 11/03/2015 | 00:07

      Oi, Jéssica

      Vc pode levar com vc, desde que ela não seja enorme e não tenha mais do que 10kg. Fique atenta quanto aos liquidos (shampoos, cremes, pasta de dente e tal) que os frascos não podem ser de mais de 100 ml.

  2. Jéssica 11/03/2015 | 23:18

    Muuuuuito obrigada mesmo por responder, mas mais uma dúvida: é uma mochila de notebook, será que teria que ser uma menor?

  3. Jéssica 12/03/2015 | 00:22

    E esqueci de perguntar também, mas posso levar uma bolsa normal comigo? Bolsa feminina, sabe.

    • Contando as Horas 12/03/2015 | 20:23

      Sim, Jessica!

      Se for só isso, vc consegue levar tudo com vc sem precisar despachar!
      Mas lembre-se, na mala do notebook deve ter apenas 10kg, mas que isso vai ter q despachar.

  4. Carol 27/03/2016 | 21:30

    Ola! Vi que você fez a compra de todos os trechos com um só localizador, eu fiz a mesma coisa. A minha duvida é quanto a bagagem, durante a troca de trechos você retirou sua bagagem despachada ou a mesma já foi direto ao destino final? Aguardo sua resposta, obrigada.

    • Contando as Horas 31/03/2016 | 17:35

      Oi, Carol

      Se vc fizer trecho com conexão em Buenos Aires pra seguir viagem em um destino dentro da Argentina, vc tem que retirar a bagagem e despachar novamente. Eles fiscalizam a bagagem na Alfandega. Apenas na ida eu fiz isso, na volta a bagagem foi direto.

  5. cleiton 31/03/2016 | 13:16

    Carol trabalho na AR
    As bags vao direto somente quando voce faz um voo de cnx internacional. ex: sao paulo – buenos aires e buenos aires – montevideo.
    nos casos de vc pegar voos domesticos em sua conexão a mala tem que ser retirada

    • Contando as Horas 31/03/2016 | 18:03

      Oi, Cleiton

      Muito obrigada pelo comentário e esclarecimentos.
      =DD

    • jacqueline 24/07/2016 | 14:58

      Minha conexão é de quase um dia inteiro, não posso pegar a minha mala, e depois despachar?
      são paulo-buenos aires-santiago viajo dia 20 a noite de sp, para buenos, chego 02 da madruga e depois 21 horas de BA a SCL

      • Contando as Horas 24/07/2016 | 23:18

        Oi, Jacqueline

        Tudo depende de como vc comprou essa passagem. Se foi tudo no mesmo localizador, ou seja, todos esses trechos juntos, vai acontecer com vc o mesmo que comigo. Ao chegar em Buenos Aires vc deve pegar a bagagem e despachar novamente para o segundo trecho. Ao menos era isso que acontecia até o ano passado, que foi quando estive pela ultima vez na Argentina e voei com a Aerolineas.

  6. Luiz Carlos 25/06/2016 | 01:54

    Boa noite!
    Gostaria de saber como transportar taças de vinho?

    • Contando as Horas 27/06/2016 | 01:17

      Oi, Luiz

      Eu acho que vc tem que levar como bagagem de mão. A única vez que precisei transportar taças de vinho foi na viagem que fiz a Gramado. Voei com a Azul e pude trazer na bagagem de mão. Agora se for uma quantidade muito grande, não sei te informar. Vou ficar te devendo essa info!

  7. Eduardo 22/09/2016 | 10:34

    Ola Carol! Uma duvida, essa diferença de limites de bagagens, como eles tratam do voo internacional para os domésticos? Pergunto pois vou para Calafate com conexão em Buenos Aires então, caso eu despache uma mala de 20kg no voo internacional, vou ter sobrepeso na hora de despacha-la novamente no voo domestico?

    • Contando as Horas 02/10/2016 | 18:50

      Oi, Eduardo

      Se todos os trechos estiverem no mesmo localizador, a cia aérea precisa honrar os 20 kg permitidos em voos internacionais nos voos domésticos.

  8. Allyson Dias de Lima 02/04/2017 | 01:20

    Precisa ter passaporte para comprar pela aerolineas?

    • Contando as Horas 02/04/2017 | 17:14

      Oi, Allyson

      Como assim? Vc pode viajar pra a Argentina usando passaporte ou identidade. Eu sempre aconselho a vijar com passaporte, pq com a identidade, qualquer coisinha errada eles implicam.

  9. Carlos Bley 21/04/2017 | 20:11

    Olá, tive uma experiência de voo muito agradável com Aerolineas Argentinas de Buenos Aires a Santiago em um avião novo. Assentos muito agradáveis, bom serviço, sanduíche e bebidas quentes e frios servidas durante o voo. Partida e chegada a tempo e voo suave. Espero estar a bordo novamente em breve.

  10. Felipe 22/05/2017 | 10:03

    Oii,

    Porque você teve que pagar uma taxa extra para realizar o embarque doméstico? Esse valor já não deveria estar incluso?

    Obrigadoo

    • Contando as Horas 23/05/2017 | 11:03

      Oi, Felipe

      Não foi uma taxa extra, a taxa nesse trecho não foi cobrada na hora que comprei a passagem, tive que pagar lá no aeroporto, nesse lugar especifico.

  11. Barbara 29/08/2017 | 11:54

    Boa tarde,
    Gostaria de saber uma coisa que para vc deve ser óbvia kkk
    Eu farei a viagem para Patagonia também, o percurso é: SAO PAULO – BUENOS AIRES – USHUAIA

    Gostaria de saber se por conta de Buenos para USH ser um voo domestico a bagagem que precisamos levar do Brasil é a de peso e tamanho de voo domestico ou eles aceitam a bagagem de viagem internacional na escala de Buenos e USH???

    Quero saber se saindo do Brasil saimos como peso e tamanho de internacional sem problemas nas escalas domesticas.. ou saimos do Brasil ja pensando no ideal domestico para nao pagar taxa extra

    Obrigada desde já
    Bjs

    • Contando as Horas 31/08/2017 | 19:11

      Oi, Barbara

      Normalmente as cias aérea honram as bagagens, mas só se os trechos foram comprados todos juntos (tenham o mesmo localizador).

  12. sani imfeld 03/10/2017 | 16:20

    Boa tarde

    Penso em ir para El Calafate agora em Dezembro, porém tenho algumas preocupações.
    O valor que comentou “deveríamos nos dirigir a Oficina de Tasas, onde tinhamos que pagar a taxa de embarque referente a esse voo doméstico (voo de cabotaje), pra poder embarcar.” achei estranho não estar incluso na passagem, qual é o valor e conseguimos pagar em dinheiro?
    Saber informar se é possível cambiar em El Calafate, se tem casas de cambio.
    Na Aerolineas os comissários falam a língua portuguesa também?
    Qual o valor em média dos passeios?

    Agradeço desde já,

  13. sani imfeld 04/10/2017 | 17:18

    Oi, outras dúvidas…
    O seguro saúde é obrigatório para entrada em El Calafate? Como vamos ficar apenas 4 dias pensei em não fazer…

    • Contando as Horas 05/10/2017 | 00:10

      Oi, Sani

      As taxas de embarque já estão incluidas no valor da passagem agora. Eu vou atualizar o post. Descobri isso nessa minha ultima viagem, acabei de voltar de Ushuaia.

      Tem casas de cambio sim, mas as vezes, dependendo, vale mais a pena pagar em dolar ou em real, as taxas de conversão em alguns lugares compensam.

      Nesses voos que peguei eles falam espanhol e algumas palavras chaves em português, mas no geral, só em espanhol e inglês.

      Sobre o seguro viagem, não é obrigatorio, mas é sempre bom ter, principalmente se forem fazer passeios mais radicais.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  14. Ana Luisa 08/10/2017 | 12:53

    Oláa!! Adorei seu post! Irei para Ushuaia e El Calafate em Janeiro e estou com muita dúvida (e medo rs) em relação às bagagens…
    Comprei as passagens pela Aerolíneas, fazendo a opção de Múltiplos Destinos no momento da compra (São Paulo – Buenos Aires(conexão) – Ushuaia – El calafate – Buenos Aires (conexão) – São Paulo), gerando assim, um número de reserva único. Terei direito a 1 bagagem de 23 kg, em todos os trechos??? Ou terei menos no trecho Ushuaia – El calafate? ( Este trecho entra como voo doméstico ou regional? – visto que no site da companhia exite essas duas nomenclaturas diferentes…) Se sim…Preciso fazer alguma solicitação para usufruir do benefício??
    Vi que você falou das taxas… não temos mais que pagar, em Pesos, nos Aeroportos de UShuaia e El Calafate?
    Muuuuito obrigada, desde já!

    • Contando as Horas 08/10/2017 | 17:02

      Oi, Ana Luisa

      Teoricamente eles honram a franquia de bagagem maior em todos os trechos. É um voo doméstico entre Ushuaia e El Calafate. Não! Agora não é mais necessário pagar as taxas no aeroporto. Eu ia atualizar esses posts antigos quando fosse escrever os primeiros posts dessa minha ultima viagem a Ushuaia (em setembro de 2017), mas acabei de atualizar esse post.
      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...