06.01
2015

Ushuaia: Informações práticas

Um dos lugares que eu mais queria conhecer aqui na América do Sul era a Patagônia. E claro, que toda vez que falamos em Patagônia, uma cidadezinha vem a mente: Ushuaia!

A cidade mais austral do mundo, ganhou fama e ficou conhecida como (literalmente) o “Fim do Mundo”! Mas não é pq a cidade fica longe de tudo que é impossivel chegar lá, muito pelo contrario, é muito fácil.

SONY DSC

Então, aqui nesse post eu vou reunir algumas dicas que vão facilitar bastante a vida de quem estiver planejando uma viagem pra lá.

♦♦ Localização

Ushuaia se autointitula como sendo o Fim do Mundo, o que realmente, não dá pra negar! Ushuaia é a capital da província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, ou seja, ela está localizada na ultima porção de terra pertencente a Argentina. 

A provincia da Terra do Fogo é uma ilha separada do restante do territorio argentino pelo Estreito de Magalhães e de ilhas pertencentes ao Chile (principalmente a Ilha Navarino) pelo Canal de Beagle.

Então como deu pra ver, Ushuaia está muito mais perto da Antartida do que de Buenos Aires, afinal, são 1 mil km até a Antartida e mais de 3 mil km até Buenos Aires.

Literalmente estamos no Fim do Mundo!

IMG_5625

♦♦ Como ir até Ushuaia

Existem diversas formas de ir até Ushuaia, como por exemplo: carro, cruzeiro, ônibus e avião. Claro que ir de avião é muito mais simples e o tempo de viagem fica em torno de 3 horas e 30 minutos partindo de Buenos Aires, mas quem quiser encarar e ir de carro ou ônibus, a viagem pode ser longa, já que são 3 dias de viagem partindo de Buenos Aires (e ainda é preciso pegar um ferry pra atravessar o Estreito de Magalhães).

Diversas cidades do Brasil tem voo com destino a Ushuaia, com conexão em Buenos Aires. Somente alguns meses do ano existem voos diretos a Ushuaia partindo do aeroporto de São Paulo – Guarulhos.

Nós optamos por voar com a Aerolíneas Argentina / Austral saindo de Porto Alegre, fazendo conexão em Buenos Aires para ir até Ushuaia. O tempo total de viagem foi de aproximadamente 4 horas 30 minutos (1 hora de Porto Alegre até Buenos Aires e o restante, 3 horas e 30 minutos de voo entre Buenos Aires e Ushuaia).

Dica: No trajeto de ida, quem quiser bater foto das montanhas com neve e da cidade de Ushuaia do avião, o ideal é sentar no lado direto.

IMG_4787

♦♦ Aeroporto Internacional de Ushuaia Malvinas Argentinas (IATA: USH)

Esse é o único aeroporto existente na cidade. Ele fica apenas 5 km do centro, em uma península localizada bem no centro da cidade.

O aeroporto tem uma arquitetura bem rústica, feito todo de madeira. Como esperado, ele é minusculo, muito facil de se localizar, impossivel se perder la dentro.

Esse aeroporto tem dois andares, onde no primeiro andar tem a área de check-in de algumas cias aéreas, um duty free, banheiros, lanchonete e a oficina de tasas (que é onde a gente paga a taxa de embarque referente ao trecho doméstico de alguma viagem, pois essa taxa de embarque não é cobrada junto com o valor da passagem). Já no segundo andar é onde fica a area de embarque e mais algumas lojinhas. O setor de embarque é pequeno e tem apenas uma unica lanchonete e internet wifi free.

IMG_5615

♦♦ Como ir do aeroporto ao centro da cidade

As unicas duas formas de transportes existentes são os táxis e os remis. Os táxis são pegos na frente do setor de desembarque do aeroporto. Tem uma pessoa que organiza a fila e chama os taxis. É bem tranquilo e seguro. O táxi tem taximetro, então não há com o que se preocupar, pois o valor cobrado será o que aparece no taximetro.

Para ir do aeroporto até o hotel que nos hospedamos, o Hotel Arakur Ushuaia Resort & SPA (clique aqui para ver o post), nos pagamos 124,00 pesos argentinos (que dá mais ou menos uns 12,00 dólares).

IMG_5618

♦♦ Melhor época

Qual a melhor época pra ir a Ushuaia? Depende! Quem gosta de neve, esportes de inverno, com certeza deve se programar para ir nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Pelo que ficamos sabendo, o Cerro Castor, que é o principal local pra prática de ski na cidade, tem a temporada de esqui mais longa da América do Sul, iniciando em junho e indo até o final de setembro.

Agora, pra quem quiser fazer como nós e encarar passeios diferentes, certamente a melhor época é durante o verão, indo de dezembro até março. Nessa época, apesar de ainda ser frio, é possivel fazer caminhadas, passeios de barcos, ver pinguins, entre outras atividades.

SONY DSC

♦♦ Como é o verão em Ushuaia

Essa viagem aconteceu no mês de dezembro de 2014 e quem via as fotos, jamais imaginava que era verão em Ushuaia. Motivo? A gente sempre tava cheio de roupas, botas, cachecol, luvas, touca, entre outros.

O verão em Ushuaia é suuuuuper frio. As vezes o termometro até estava marcando uma temperatura mais agradável (em torno de 8 graus), mas o vento produzia uma sensação térmica de que estava muuuuuito mais frio do que realmente estava. Não subestime o vento, pois facilmente ele chega a mais de 35 km/h.

Geralmente a temperatura durante o dia ficava na faixa de 6 a 10 graus e a noite caia pra 4 graus.

Outra coisa interessante no verão em Ushuaia é que o dia é mais longo, amanhece por volta das 04:30 e começa a escurecer as 23:00.

SONY DSC

♦♦ Onde é melhor se hospedar

Ushuaia é uma cidade super compacta, ao menos a parte mais turistica é. Tudo gira em torno do porto e das duas principais ruas da cidade: Av San Martin e Av Maipú. Qualquer hotel que fique proximo ou nessa região terá uma localização excelente. Mas ai entra uma outra questão, geralmente os hoteis mais no centro da cidade são mais antigos, já os hotéis mais novos e modernos ficam um pouco mais afastados do centro da cidade.

Quem resolver fazer como nós e se hospedar em um hotel mais afastado do centro, não há necessidade de se preocupar com a distancia, os hotéis não ficam mais do que 15 minutos de carro.

Nos preferimos nos hospedar no Hotel Arakur Ushuaia Resort & SPA (tema para outro post), que fica mais ou menos uns 15 minutos de van do porto da cidade, no alto de uma das milhares de montanhas que circundam a cidade. Como o hotel oferecia transfer gratuito de hora em hora para os hospedes, indo das 07:00 as 22:00, nós achamos que isso não seria problema e preferimos nos hospedar nesse hotel, que é considerado um dos melhores da cidade.

SONY DSC

♦♦ Passeios

Nos próximos posts eu vou falar melhor sobre cada um dos passeios que escolhemos fazer em Ushuaia durante esses 5 dias que ficamos lá. Nos chegamos em Ushuaia no dia 19 de dezembro e fomos embora no dia 25 de dezembro, ou seja, era época de Natal.

Aconselho fortemente que estiver indo nessa época (ou em qualquer outra época) a reservar os principais passeios o quanto antes. O número de empresas e lugares disponiveis para cada passeio é limitado.

A grande maioria dos passeios dessa viagem eu reservei com mais de 30 dias de antecedencia, apenas 2 passeios eu deixei pra reservar na semana da viagem e quase fiquei sem (e olha que nem eram passeios super disputados).

Pra evitar dor de cabeça, aconselho a reservar tudo o quanto antes pela internet.

Já imaginou ir até o Fim do Mundo e não conseguir fazer nada? Nos dias de hoje, com a internet ai pra facilitar a vida de todo mundo, isso seria inadimissivel!

IMG_4754

♦♦ Roteiro

Nosso roteiro em Ushuaia basicamente ficou assim:

Dia 01: Canal de Beagle + Visita pela cidade + Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

Dia 02: Caminhada pelo Parque Nacional Tierra del Fuego

Dia 03: Pinguinera pela manhã + Trilha até a Laguna Esmeralda a tarde

Dia 04: Passeio 4×4 pelos Lagos Escondido e Fagnano

Dia 05: Trilha até o Glaciar Martial + tarde de folga no hotel

SONY DSC

♦♦ Segurança

Ao contrario de tudo o que a gente lê ou ouve falar sobre segurança em Buenos Aires, Ushuaia é uma cidade muuuito segura. Confesso que enquanto tava organizando essa viagem, diversas vezes me vi questionando se lá seria seguro ou não. Os 5 dias que passamos lá foram super tranquilos, muito tranquilos mesmo. Não passamos por nenhuma situação que tenha nos deixado com medo. Em momento algum tivemos aquela paranóia de estarmos sendo enganados (notas falsas, taxistas explorando turistas ou roubos). Andamos até super tarde pela cidade e inclusive super cedo da manhã e nunca passamos por nenhuma situação de intimidação.

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando passeios em Ushuaia através de uma empresa parceira do blog, a Argentina 4u, para iniciar as pesquisas, é só clicar nos respectivos links em vermelho. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um passeio com empresa Argentina 4u através de algum link deste post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas **

** Não sabe como utilizar o site da Argentina 4u? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um passeio. **

** Precisando de hotel em Ushuaia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa La Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia
Booking.com
  1. Leo Carvalho 07/01/2015 | 03:17

    Oi Bruna, td lindo né?
    Menina, adorando seu blog. Achei hj ( de madrugada) por acaso. Sou estudante de gastronomia e tava procurando lugares pra estudar fora do país. Seu blog tem uma linguagem mega simples e descontraída… Adorei e parabéns!
    Como te falei sou estudante e procuro cursos na minha área, vi que vc falou em um post de 3 chefs que tem escola de culinária lá!
    Me tira essa dúvida. Existe escolas? Sabe alguma coisa sobre esse mercado lá? Salário? Se pode estudar e trabalhar?
    Obrigado e já add nos meus favoritos pra acompanhar! Xero

    • Contando as Horas 08/01/2015 | 00:51

      Oi, Leo

      Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado do blog!

      Vc se refere a qual destino? Itália, talvez? Eu já escrevi tanta coisa aqui no blog que não to lembrada do que falei exatamente sobre cursos de gastronomia.. hehe

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Leo Carvalho 08/01/2015 | 16:55

        Então Bruna, seria sobre os cursos de gastronomia na Escócia mesmo. Já pesquisei na Itália, França, Suíça, Estados Unidos e Portugal. O que fiquei mais interessado foi o da Suíça por oferecerem um estágio remunerado. Já fiz 4 anos de inglês aqui na minha cidade e queria me aprimorar nele, e nos outros países exigem sua língua o que seria perda de tempo pra mim ainda aprender um outro idioma sendo que que já to pra concluir o curso de gastronomia aqui no Brasil. Sempre fui apaixonado pela Austrália e Irlanda e apenas na Austrália sei que existem cursos na área, mas está fora do meu orçamento um curso lá.
        Como vc viaja muito e já viu muita coisa, o que me indica?

        • Contando as Horas 08/01/2015 | 18:39

          Oi, Leo

          Então, acho que nessa questão de gastronomia, nao seria mais interessante vc ir pra Itália ou França? A Escócia não é o paraíso para gastronomia hehe Não sei te dizer se existem cursos de gastronomia lá, mas acredito que em Londres deve ter sim.

          Na Itália, principalmente na região da Emilia Romanha, vc chegou a procurar algo? Quando estive lá, aquilo era o paraiso pra mim!

          • Leo Carvalho 22/01/2015 | 22:51

            Oi Bruna!
            Já procurei em todo lugar,tanto que encontrei vc buscando escolas na Escócia… rsrs… Países que embora tenha certeza de uma ótima culinária, não tem tanta fama nesse ramo! França não tenho vontade, não sei pq. Mas adoraria a Itália mas tbm não consigo representantes das escolas no Brasil e não consigo resposta das da Itália. As únicas que me responderam foi uma dos Estados Unidos, uma do Canadá e outra da Suíça, que ate me ligou uma representante brasileira!
            Mas agradeço demais pelas respostas!
            Xerão!

  2. Cláudia Duarte 07/01/2015 | 12:34

    Tenho uma dúvida: você tem alguma informação de se é viável (em termos de clima) ir à Ushuaia em abril/maio? Há 2 anos atrás em estive na região dos lagos andinos no Chile no mês de maio, e pegamos muita chuva, além de frio, é claro. Será que em Ushuaia teríamos a mesma condição?
    Obrigada,
    Cláudia

    • Contando as Horas 08/01/2015 | 01:09

      Oi, Cláudia

      Dificil dizer qualquer coisa sobre o tempo ultimamente. O clima anda meio louco em todos os cantos do mundo. Mas olha, teoricamente vc não precisa se preocupar muito com isso, pq em Ushuaia o tempo muda a cada 10 minutos. Agora tem sol, daqui uns 10 minutos tá garoando, mais uns 30 minutos e tem sol novamente e daqui a pouco cai uma chuva mais forte. É bem isso mesmo. Com nos foi assim todos os dias.

  3. Marilia 07/01/2015 | 17:14

    Oi Bruna
    Fiz toda a Patagônia rodoviária. Desde BsAs, passando por Puerto Piramides, passando o estreito de Magalhães, descendo a Ushuaia, depois voltando para a patagônia chilena para conhecer Torres del Paine e seguindo para El Calafate na Argentina… Ufa!! Mas foi bom!
    Hoje, se fosse de novo faria alguns trajetos voando para economizar dias.
    Adorei suas dicas. Matei um pouco das saudades!

    • Contando as Horas 08/01/2015 | 01:24

      Oi, Marília

      Poxa, deve ter sido bem cansativo, mas imagino que vc tenha visto paisagens espetaculares pelo caminho. Como tudo na vida, existe vantagens e desvantagens. Certamente de avião a gente ganha uns dias pra aproveitar mais essa região tão longe de tudo.

  4. Fernanda P 08/01/2015 | 21:15

    Oi, Bruna!
    Acompanhei pelo Instagram sua viagem à Patagônia, e imediatamente já incluí este destino na minha lista como obrigatório ! Conheci seu blog ano passado, ao planejar minha viagem para Áustria (pausa para um suspiro rss), assim sendo, aproveito a oportunidade para agradece-la , porque me baseei em muitas dicas suas de Viena e Salzburg (hotel Sacher em Salzburg, restaurante Salm Brau em Viena e por aí vai!!!) e a viagem foi incrível! Grande bj!

    • Contando as Horas 12/01/2015 | 00:05

      Oi, Fernanda

      Não deixe de ir a Patagônia, o lugar é simplesmente espetacular. As fotos não mostram nem metade do que é ver tudo aquilo de perto. Tenho certeza que vc vai gostar muito!

      Ahhh, essa viagem pra Austria foi super legal! Que bom que deu tudo certo na sua viagem e que gostou das dicas.

      Obrigada pelo comentário! =DD

  5. Edmilson Ramos 08/05/2015 | 20:26

    Ola, gostei muito do Site de voces e por coincidencia vou ficar no Hotel Arakur e 5 dias tambem.
    Gostaria de saber qual foi o site que voce usou para comprar os passeios, quanto custou e quais voce mais gostou.

    • Contando as Horas 11/05/2015 | 19:29

      Oi, Edmilson

      Vc vai amar esse hotel, muito bom mesmo. Um dos melhores que eu fiquei até hj! :D

      Eu gostei bastante do passeio na Pinguinera, Canal de Beagle e 4×4 no Lago Fagnano. Esses foram meus preferidos. Dependendo do passeio, eu reservei com agencias diferentes.. Nos posts tem essas infos. Sobre os preços, agora eu to em viagem, e não tenho essas infos aqui comigo.

  6. ellen 27/07/2015 | 16:14

    Oi, me passa os links de reserva dos passeios. Obrigadinha

  7. millena 30/05/2016 | 12:24

    Olá pessoal, queria saber oq vocês acharam do voo Buenos Aires até Ushuaia? Já li coisas que o avião balança bastante por conta do vento!
    O que vocês acharam?

    Obrigada pelas dicas! :)

    • Contando as Horas 30/05/2016 | 13:00

      Oi, Milena

      Eu tbm li bastante sobre isso enquanto estava organizando a viagem. Olha, quando fomos, no trecho de ida, não teve nada de turbulência ou coisa do tipo. Na volta não sei te dizer, pq nosso voo saiu de madrugada e eu dormi o trajeto todo, mas não lembro de ter sentido turbulência tbm.

      Acho que isso é questão de sorte ou azar, afinal, o clima em geral anda muito imprevisível, o que pode favorecer ou não esse tipo de coisa acontecer.

  8. Thiago 06/08/2016 | 15:35

    Ei Bruna, boa tarde! Encontrei seu Blog através do Google, cujo fui buscar informações sobre Ushuaia! Me caso em Dezembro/2016, porém de forma antecipada, já ando pesquisando sobre o local e todas as informações possíveis! Providencial o seu Blog para minhas pesquisas! Adicionei nos favoritos e estarei retornando aqui caso necessário! Já estou atrás de algumas dicas sua! Minha noiva manifestou interesse em viajar comigo para Ushuaia quando fizermos 1 ano de casados, e eu, como gosto de fazer tudo de forma planejada, já estou me atentando aos detalhes!

    • Contando as Horas 06/08/2016 | 16:45

      Oi, Thiago

      Legal!!! Ótima escolha comemorar 1 ano de casado no “Fim do Mundo”, vcs vão adorar!! Qualquer coisa estou a disposição! Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...