25.01
2015

El Calafate: A capital das Geleiras Argentinas

El Calafate é uma das principais cidades no roteiro de todos os turistas que vão a Patagônia Argentina. A cidade fica as margens do Lago Argentino, um lago com uma cor verde espetacular.

IMG_5692

Como esperado, a cidade é suuuper pequena e pode ser facilmente percorrida a pé sem nenhum problema.

Nós não reservamos um dia inteiro pra conhecer a cidade, pq realmente não era necessário. O que nos fizemos foi o seguinte: no dia que chegamos e todos os dias no final dos passeios nos andavamos pela cidade. 

SONY DSC

A principal rua de El Calafate é a Av del Libertador San Martín, é nessa rua onde estão as principais lojas, agencias de turismo, sorveterias, farmácia, supermercado, bares e restaurantes da cidade. Vale a pena dar uma caminhada por la todos os finais de tarde, a gente sempre acaba descobrindo algo que não tinha reparado durante outras caminhadas.

SONY DSC

A principal praça da cidade é a Plazoleta Perito Moreno, que fica em frente a outra praça, a Plazoleta San Martin. A praça Perito Moreno tornou-se popular, pq tem um busto em homenagem ao homem que corajosamente desbravou a Patagonia e hoje dá nome a uma das geleiras mais visitadas do Parque Nacional Los Glaciares, o Glaciar Perito Moreno.

SONY DSC

Pela cidade também tem alguns centros comerciais, mercadinho de artesanato e diversas lojas que vendem souvenirs.

SONY DSC

Quem quiser fazer alguns passeios alternativos e por conta em áreas próximas ao centro da cidade, eu recomendo três:

SONY DSC

– caminhada pelo Paseo de la Costanera: esse é um calçadão, em ruas meio estilo via rápida, onde é possivel caminhar e apreciar a vista do Lago Argentino. Esse lugar é usado pra pratica de esportes, como caminhada, corrida e ainda, algumas pessoas encararam andar de bicicleta, mesmo com tooooda aquela ventania.

IMG_5883

– caminhada na Laguna Nimez: a laguna esta localizada dentro de uma reserva natural, de frente para o Lago Argentino. A gente não chegou a caminhar nos arredores da laguna, mas fomos até lá e ficamos sentados observado o movimento. O local é legal, super tranquilo e enquanto caminhavamos ate lá, encontramos diversas pessoas indo e vindo fazendo o mesmo passeio que nós. O fato de não termos ido caminhar lá foi que a tarde choveu bastante em El Calafate, as ruas ainda estam beeeem molhadas e com isso, achamos que não seria uma boa idéia caminhar por ali.

SONY DSC

Quem tiver interesse em fazer o passeio, pelas placas que vimos ali no local, é muito fácil ver de perto algumas aves como cisnes, flamingos, patos, entre outros.

SONY DSC

A laguna é suuuper pequena e o trajeto completo ao redor dela tem um pouco menos de 3 km. Pra entrar na reserva natural tem que pagar uma taxa de 40,00 pesos (mais ou menos uns 3,00 dolares).

SONY DSC

SONY DSC

– Glaciarium Museo del Hielo Patagônico + Glacio Bar (Bar de Gelo): ambos ficam no mesmo lugar, mas quem quiser pode optar por conhecer apenas um ou outro, sem nenhum problema. Como a gente já estava lá, fomos nos dois.

SONY DSC

Primeiro, a maioria das pessoas que vão até ali vão por causa do Bar de Gelo. Quem tiver interesse em fazer esse passeio, deve chegar e ir logo comprar o ingresso o quanto antes. O número de pessoas por vez é limitado, por tanto conforme as pessoas vão chegando eles vão formando os grupos que entram no bar a cada 30 minutos. Por sorte, na hora que chegamos tinha apenas um grupo enooorme na nossa frente (acho que eles tavam em umas 8 pessoas), mas só tinha lugar pro proximo horario (o das 17:30) pra duas! Com isso, eles tiveram que nos dar a vez, pq eles queriam ir todos juntos.

SONY DSC

Eu já tinha ido em outras oportunidades no Bar de Gelo (uma em Londres, outra em Copenhague e outra em Oslo) e nem tava assim tããão afim de ir. Mas pra não ser estraga prazer, lá fui eu fazer o sacrificio de ir novamente. Não que o passeio não seja legal, mas é que quando a gente já foi outras vezes, parece que perde um pouco a graça.

IMG_6013

O Bar de Gelo fica no subsolo do museu, é suuuper pequeno e a quantidade de pessoas que eles autorizam a entrar por vez deixa o lugar impossivel de transitar com certa facilidade. Eles mantem a temperatura em torno de uns -5 graus e pra que a gente possa visitar, é preciso vestir uma capa e umas luvas que eles fornecem.

Como esperado, tudo no bar é feito de gelo, desde o copo até as paredes e cadeiras. O tempo que eles permitem a gente ficar lá é de no máximo 25 minutos, mas como tava muito cheio, nos ficamos uns 15 minutos no máximo e logo caimos fora.

SONY DSC

O Bar oferece drinks gratuitos, ou seja, o que a gente bebe lá já está incluido no valor da entrada. Mas sério, achei as opções de bebidas horriveis, todos os drinks eram estranhos, feitos com umas bebidas mais estranhas ainda. Só tomei uma coca-cola e bati umas fotos e fui embora. Não gostei da experiência. Portanto, se alguém já tiver ido em outros bares de gelo por esse mundo, não percam tempo nesse.

IMG_6018

Depois da nossa passada rápida pelo Bar de Gelo, seguimos para o Museu de Gelo, que foi o que de fato nos levou até lá. O Museu sim vale muuuito a pena ser visitado.

O Glaciarium é o único museu do mundo dedicado a contar a história das geleiras, principalmente as que estão localizadas aqui na América do Sul.

SONY DSC

O museu é dividido em 5 partes:

– a primeira parte mostra um pouco sobre o que podemos encontrar nas geleiras. Caracteristicas únicas. Quem fizer o Mini trekking ou o Big Ice antes, vai entender melhor o que é mostrado lá, pois muita coisa que a gente vê durante a caminhada esta ilustrado ali.

– a segunda parte mostra através de muitas fotos e textos, a história das principais geleiras do Parque Nacional Los Glaciares são contadas. Existe até uma maquete que reproduz a localização das geleiras.

SONY DSC

– já a terceira parte conta atraves de um video um pouco da vida do Senhor Francisco Moreno, mais conhecido por Perito Moreno, o homem que desbravou a Patagônia.

– a quarta parte é um video que mostra imagens e dados sobre as geleiras argentinas, em especial o Glaciar Perito Moreno.

– a quinta e ultima parte é uma lista de coisas (tragedias) que o mundo vem vivendo e que podem ser acentuadas se nenhuma medida mais séria for tomada pra evitar ou diminuir os efeitos do aquecimento global.

SONY DSC

O museu é bem interativo, com diversas fotos, maquetes, graficos, videozinhos, paineis e tal que explicam tudo o que é necessario saber sobre as geleiras, como elas foram criadas, como elas se mantem e os estudos que são feitos pra tentar acompanhar a estabilidade ou o retrocesso que elas vem sofrendo ao longo dos utlimos anos.

SONY DSC

Achei o museu super legal, muito legal mesmo. O museu é relativamente pequeno, acho que ficamos lá mais ou menos 1 hora e 30 minutos e conseguimos ver tudo, inclusive os videozinhos. Super legal! Recomendo!

IMG_6033

A unica coisa que não gostei muito, é que tanto o Bar de Gelo como o Museu de Gelo combram ingresso (obviamente) e o valor é beeem caro. O valor do Bar de Gelo eu não lembro quanto pagamos, mas o Museu de Gelo saiu por 185,00 pesos argentinos (mais ou menos uns 15,00 dólares).

SONY DSC

Ao sair do museu, a gente dá de cara com uma lojinha de souvernis, que apesar de pequena, tem algumas coisas bem legais.

SONY DSC

Enquanto esperamos o transfer chegar, aproveitamos pra tirar umas fotos do Lago Argentino e da cidade de El Calafate. O local fica meio isolado, mas garante ótimas oportunidades de foto!

IMG_6011

O Museu do Gelo e no Bar de Gelo ficam a 5 km de distância do centro de El Calafate. Para ir até la, existe um transfer gratuito que parte do centro da cidade de hora em hora em frente do Centro de Informação Turistica de El Calafate. Se o primeiro ônibus lotar rápido e ainda tiver pessoas ali, eles mandam vir outro ônibus, não há necessidade de se preocupar.

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando os passeios em El Calafate através de uma empresa parceira do blog, a Argentina 4u, para iniciar as pesquisas, é só clicar nos respectivos links em vermelho. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um passeio com empresa Argentina 4u através de algum link deste post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas **

** Não sabe como utilizar o site da Argentina 4u? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um passeio. **

** Precisando de hotel em El Calafate? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa La Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, El Calafate - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas