30.01
2015

El Calafate: Safari Náutico + Passarelas no Parque Nacional Los Glaciares

El Calafate entrou na rota turistica devido a sua proximidade com o Parque Nacional Los Glaciares. Existem diversas opções de passeios para fazer lá, como por exemplo: Minitrekking na geleira Perito Moreno, Big Ice na geleira Perito Moreno, passeio de barco Rios de Hielo, andar de kayak próximo ao Glaciar Upsala, entre outros.

SONY DSC

Nos ficamos três dias inteiros em El Calafate e em cada dia nós optamos por fazer um tour diferente, sendo que no ultimo dia nos encaramos o Safari Náutico e o passeio pelas passarelas para ver a galeira Perito Moreno.

O Glaciar Perito Moreno é a maior geleira em extensão do mundo com um paredão de gelo de 5 km de comprimento aproximadamente 60 metros de altura. Pelo que o guia nos disse, a geleira se move constantemente, algo em torno de 2 metros por dia, garantindo a chance de ver desprendimentos de blocos enormes de gelo que podem ser vistos acontecer com mais facilidade durante a caminhada nas passarelas. 

SONY DSC

Quem já leu os posts sobre o Big Ice e o Rios de Hielo deve estar se perguntado: Mas pq vcs voltaram novamente no parque pra fazer os mesmos passeios? Pois então, eu vou explicar.

Ao fazer o Big Ice, nós tivemos apenas 30 minutos livres nas passarelas. Sério, 30 minutos não dá pra conhecer nada, absolutamente nada. Quem quer ir lá só pra dizer que bateu uma foto, ok. Mas esse não era o nosso objetivo. Eu queria caminhar sem pressa nas passarelas, tirar milhões de fotos, ter tempo suficiente pra ficar sentada esperando acontecer alguns desprendimento, andar por todas as 4 opções de trajetos na passarela e nos 30 minutos incluidos junto com o Big Ice, era impossível.

SONY DSC

Já no dia que fizemos o Rios de Hielo, o passeio não passa pelas passarelas e muito menos pelo Perito Moreno. A gente navega pelo Lago Argentino pra ir até outras geleiras, Upsala, Seco e Spegazzini, mas devido a um bloqueio feito por icebergs, desde agosto de 2014, não é mais possivel ir de barco nesse passeio até o Perito Moreno.

Apesar de ser tudo meio parecido, não é a mesma coisa. A geleira Perito Moreno merece sim um dia inteirinho só pra ela. Com isso, depois de muito pesquisar pela internet, de conversas com outras pessoas que já tinham feito essa viagem e todos esses passeios, eu cheguei a conclusão de que eu deveria reservar mais um dia e voltar no Parque Nacional e explorar tudo com calma. Com isso, no nosso ultimo dia em El Calafate, nós fizemos o passeio chamado Safari Náutico + caminha nas passarelas com uma agência local.

SONY DSC

O  tour Safari Náutico + caminhada nas passarelas, como o próprio nome já indica, é dividido em 2 partes:

Obs. 1: O Safari Náutico é um passeio opcional. No momento que comprei o tour nas passarelas eu tive que escolher se queria ou não fazer o safari náutico.  Dito isso, agora vem o restante das informações.

Obs. 2: Glossário: témpanos são icebergs, sendero é trilha e glaciar é geleira em espanhol, ok?

SONY DSC

1) Safari Náutico:

O barco parte do Porto Bajo de las Sombras (que é o mesmo porto de onde parte o barco para começar o Big Ice) e a navegação acontece apenas no Brazo Rico do Lago Argentino. Quem fizer o Minitrekking ou Big Ice, vai passar por esse mesmo lugar de barco, mas a diferença é que o barco não vai parar e ficar indo pra lá e pra cá nesse paredão da geleira. Devido a esse motivo, eu optei por incluir o Safari Náutico nesse nosso tour. Eu queria ter um tempinho maior pra ficar ali fotografando e olhando o maior tempo possivel a geleira.

SONY DSC

Quando o barco está pra partir do porto, todo mundo deve ficar dentro do barco sentado. Após alguns minutos eles liberam as portas pra que a gente possa sair e fotografar. No dia que fizemos esse passeio, o nosso barco não tava lotado, então foi bem tranquilo.

SONY DSC

Segundo nosso guia, nos ainda tivemos a sorte de pegar o tempo excelente: nublado e sem vento (isso mesmo SEM vento). Segundo o guia, ir até as geleiras em dias nublados é muito melhor do que em dias com sol. Motivo? Segundo ele, o tempo nublado ajuda a ver melhor os diferentes tons de azul e branco nas geleiras. E o fato de não ter vento, ninguém precisou explicar nada. O fato de não ter uma ventania de no mínimo 35 km/h, já é motivo pra comemorar. O vento por lá costuma ser tãããão forte, que além da sensação de frio aumentar, a gente ainda consegue aproveitar melhor sem precisar ficar louco cuidando de tudo pra não voar (boné, toca, luvas, enfim, qualquer coisa).

SONY DSC

SONY DSC

Como o barco era relativamente pequeno, ele consegue se aproximar o máximo possivel do paredão (dentro da margem de segurança, caso eventualmente aconteça algum desprendimento na Zona de Ruptura, o barco esta longe o suficiente pra não virar, devido as ondas produzidas). Primeiro o barco foi na parte mais próximo ao Canal de Los Témpanos, que como o nome já indica, é o local com maior possibilidade de haver desprendimentos de gelo.

SONY DSC

Muitas pessoas se aglomeram na parte da frente do barco, mas gente, não é necessário se desesperar. O barco fica parado ali um tempão, tempo suficiente pra todo mundo tirar 5 milhões de fotos de todos os angulos (não to exagerando, é tempo mais do que suficente) e ainda, o barco vai girando, então todo mundo consegue ver. Muitas pessoas nao conseguem perceber essa dinamica do barco e ficam no maior empurra empurra, parecendo que o mundo vai acabar se nao chegar na parte frontal do barco logo.

IMG_6124

Depois disso, o barco vai se movendo suavemente acompanhando o paredão. Novamente, o barco para um tempo bem no meio do paredão e começa a girar pra que toooodo mundo consiga suas fotos. Muito tranquilo!

SONY DSC

E por fim, a parte mais a esquerda do paredão (essa e parte mais próxima de onde a gente desembarca quando vai fazer o Minitrekking ou Big Ice). Aqui também, o barco faz uma parada com tempo suficiente pra todo mundo fotografar, filmar, olhar se as fotos ficaram boas, fotografar novamente, filmar e assim por diante. Sério mesmo, a gente tem tempo suficiente pra fazer muitas fotos e videos.

SONY DSC

Ai chega o fim do passeio, hora de voltar pro Porto e pegar o ônibus em direção as lanchonete, banheiros e passarelas.

2) Caminhada nas Passarelas: 

Antes de iniciar a caminhada nas passarelas, é importante ir ao banheiro e na lanchonete comprar algo pra comer. Assim que nos descemos do ônibus nós fizemos isso e foi a melhor decisão.

SONY DSC

IMG_6119

As passarelas são formadas por 4 tipos de rotas. Cada uma das rotas está indentificada com uma cor (amarelo, azul, verde e vermelho). Como eu já disse no post do Big Ice, os 30 minutos que tivemos pra caminhar nas passarelas, nos aproveitamos pra explorar apenas a parte amarela, que é a parte mais central.

SONY DSC

Obviamente, qualquer passeio pelas passarelas vão começar na parte central, de cor amarela. Como nós já haviamos caminhado ali, passamos rapidamente por essa parte e seguimos em direção as passarelas da rota indicada pela cor azul.

SONY DSC

SONY DSC

A rota de cor azul percorre uma das laterais do Perito Moreno que até então a gente não tinha visto ainda e somente por esse motivo nós optamos por ir lá primeiro. Nós não fomos até o finalzinho dessa rota, mas chegamos quase lá. Nesse trajeto pelas passarelas existem diveeeersos bancos onde a gente pode aproveitar e fazer um lanchinho.

SONY DSC

Nós escolhemos um banquinho que nos permitiu ter uma vista legal da geleira e claro, com a máquina fotografica, nós sentamos ali pra almoçar e apreciar a beleza do lugar (rezando pra que houvessem desprendimentos de gelo). No tempo que ficamos ali, teve uns 4 ou 5 desprendimentos. Apenas um eu consegui filmar. Mesmo com a camera apostos, é dificil saber ao certo de onde vem e quando a gente menos espera, já desmoronou tudo. Mas ao menos 1 desprendimento eu consegui filmar.

IMG_6099

Claro que pra conseguir filmar, eu tive que deixar a camera pendurada no pescoço e ligada (gastando bateria), pq ao escutar qualquer indicio de desprendimento, era só levantar a camera e começar a filmar.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Filmar os desprendimentos de gelo é programa certo de qualquer pessoa que vá conhecer o Perito Moreno. E realmente, é beeem legal ver acontecer a poucos metros de distancia. Alguns produzem um barulho mais discreto, já outros são um verdadeiro estrondo, similar a um trovão. Beeeem legal!

https://www.youtube.com/watch?v=FJlxTrDXxCs

Depois disso, nós fizemos todo o caminho de volta pela rota azul, passamos pela rota central de cor amarela e seguimos por uma pequena parte da rota vermelha. A gente não se estendeu muito na rota vermelha pq essa lateral da geleira a gente tinha acabado de fotografar de toooodos os angulos durante o passeio do Safari Náutico.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Depois de percorrer um pouquinho da rota vermelha, nós voltamos e pegamos um atalho pra começar a rota verde. A rota verde permite tirar as fotos mais bonitas do passeio, na minha opinião. Nessa região é onde estão algumas árvores e plantas, que deixam as fotos da geleira muito mais bonitas e com destaque. As fotos ficam super bonitas!

SONY DSC

Quem estiver caminhando pelas passarelas da rota verde, já vai estar bem perto da parte final/inicial da caminhada. Então pra voltar a tempo pro ônibus, não existe nenhuma dificuldade.

Nós reservamos uns 20 minutos pra poder voltar a lanchonete comprar algo e ainda, usar os banheiros antes de pegar o ônibus pra voltar ao centro de El Calafate.

SONY DSC

Outras informações importantes:

– Esse tour começa cedo, a agência passou nos buscar no hotel entre 08:00 e 08:30 da manhã. Eles não tem como dizer um horário certinho, pois como eles vão passando buscar as pessoas de hotel em hotel, todo mundo deve estar pronto na recepção do seu hotel entre esse horário informado, que a qualquer momento eles passam pra buscar.

SONY DSC

– A taxa de entrada do Parque Nacional Los Glaciares não está incluido no preço final do tour. Ao chegar no parque, os funcionários do próprio Parque entram no ônibus e combram as pessoas. O valor pra brasileiros que apresentarem algum documento pagam menos, devido ao acordo que diz que países que fazem parte do Mercosul pagam menos. Em dezembro de 2014, a entrada custava 150,00 pesos argentinos. Quem quiser, também pode pagar em dólar, mas a cotação é a oficial indicada pelo Banco La Nación. Quem não apresentar algum documento (pra provar que mora em um país membro do Mercosul) tem que pagar a taxa de entrada para estrangeiros que é de 250,00 pesos argentinos. Eles só aceitam dinheiro.

IMG_6126

– Teoricamente esse passeio tem duração de um dia inteiro, então é necessário levar algum lanche pra comer ou ainda, quem quiser pode comprar alguma coisa na lanchonete do parque antes de começar o passeio pelas passarelas. Eu comprei meu lanche novamente lá no parque, antes de começar a caminhada nas passarelas. Aproveitei pra almoçar sentada num banquinho de frente pra geleira enquanto aguardava algum desprendimento de gelo. Vi uns 3 ou 4, mas só consegui filmar 1. Foi um almoço diferente!

SONY DSC

– O Safari Náutico dura 1 hora e a caminhada nas passarelas dura aproximadamente 3 horas. Esse tempo foi mais do que suficiente pra fazer tudo com calma.

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando os passeios em El Calafate (ou especificamente o tour Safári + Passarelas no Parque Nacional Los Glaciares) através de uma empresa parceira do blog, a Argentina 4u, para iniciar as pesquisas, é só clicar nos respectivos links em vermelho. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um passeio com empresa Argentina 4u através de algum link deste post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas **

** Não sabe como utilizar o site da Argentina 4u? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um passeio. **

** Precisando de hotel em El Calafate? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa La Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, El Calafate
Booking.com
  1. Bóia 02/02/2015 | 09:15

    Oi, Bruna. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. Diva 02/02/2015 | 12:50

    Incrível esse passeio! Amei a matéria!
    Estou amadurecendo a ideia ($$$) de ir a El Calafate e Ushuaia.
    Qual mês você indica?
    Bela matéria!
    Parabéns e muitas viagens pra ti!

    • Contando as Horas 06/02/2015 | 01:46

      Oi, Diva

      Eu fiz essa viagem em dezembro de 2014. Gostei de ir em dezembro. Talvez vc não precisa ir exatamente na semana do Natal como eu fui, mas acho que seria legal ir entre dezembro e março, principalmente se vc fizer muita questão de ver os pinguins, pois eles só aparecem nessa época em Ushuaia.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Rakel 03/02/2015 | 18:40

    Belíssimas imagens Bruna, mas é preocupante ver icebergs derretendo, pelo ritmo do aquecimento global, temo por este espetáculo da natureza *_*

    • Contando as Horas 12/02/2015 | 23:10

      Oi, Rakel

      Verdade! Por sorte, a geleira do Perito Moreno não esta em retrocesso, mas diversas outras estão. Certeza que esse foi um dos lugares mais diferentes que já estive até hoje. Vale muito a pena conhecer!

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  4. Marilia 04/02/2015 | 15:58

    Revivendo através dos teus posts. Obrigada Bruna!

    • Contando as Horas 12/02/2015 | 23:32

      Oi, Marilia

      Essa viagem foi espetacular! Confesso que me surpreendi positivamente com diversas coisas, desde a organização, as empresas, a estrutura dos aeroportos, as estradas, entre outros. Sobre as paisagens, nem preciso comentar nada, pelas fotos, dá pra ver que tudo é muito único.

      Muitas vezes eu volto aqui pra olhar as fotos e reler tudo o que escrevi, e varias vezes fico pensando como tenho sorte de poder ver tudo isso ao vivo e a cores. Esse nosso mundo realmente é fantástico!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Waldiany 22/03/2015 | 13:41

    Olá Bruna!

    Estou amando ler os seus posts! Estou indo em dezembro conhecer El Calafate e Ushuaia.

    Qual a agência que você fechou os passeios em El Calafate?

    • Contando as Horas 23/03/2015 | 00:35

      Oi, Waldiany

      Depende, o Big Ice eu fechei com a Hielo y Aventura e os outros com a Argentina4u.

  6. BARBARA 04/05/2015 | 18:50

    Gostei muito das suas fotos e da clareza como passou todas as informações. Estou indo em julho com eu marido e filhos (13 e 18 anos). Gostaria de ir no verão mas a nossa oportunidade é agora. Quero fazer o passeio que vc recomendou Safari Nautico + Passarelas, pois achei bem completo. Vc pode indicar a agencia ou existem muitas opções de agencia. Outra pergunta, a previsão de minha chegada é as 20:00hs em El Calafate, será que teremos agencia aberta p fechar o passeio?

    • Contando as Horas 05/05/2015 | 19:09

      Oi, Barbara

      Eu comprei pela internet e recomendo que vc faça o mesmo. É muito mais comodo e assim vc não precisa ficar correndo atras disso la em El Calafate. A cidade é pequena, mas ela é bem espalhada. Eu comprei com a empresa Argentina4U. Eles tem funcionarios q respondem emails em portugues. Muito tranquilo! :D

  7. Daniel 27/06/2015 | 21:45

    Olá Bruna,

    Eu estou querendo aproveitar as férias coletivas para ir a El Calafate, mas tenho medo de não ter passeios na semana do natal. Como é lá nessa época? E nos dias do feriado? Estou querendo chegar lá no dia 20 de dezembro e ir dia 25 para Ushuaia. O que acha?

    Suas fotos estão fantásticas.

    • Contando as Horas 28/06/2015 | 05:23

      Oi, Daniel

      Obrigada!! =DD

      Então, eu estive em Ushuaia e El Calafate bem nessa época, durante a semana do Natal. Dia 25 tudo fecha, praticamente nenhum passeio é feito. O recomendado é vc se programar para ficar sem fazer nada (descansando no hotel, se for o caso) ou pegar o avião e ir de uma cidade pra outra.

      Eu fiz o seguinte, fui até Ushuaia e exatamente no dia 25 de dezembro, a tarde, peguei o voo pra El Calafate. Nos outros dias tudo funciona normalmente.

  8. Daniel 28/06/2015 | 14:49

    Oi Bruna,

    Não tinha visto seus outros posts, são sensacionais. Obrigado pela resposta rápida.
    Posso fazer mais umas perguntinhas?
    Vc acha melhor ir à Ushuaia primeiro e depois El Calafate? Faz diferença? Dia 24 tem passeios normalmente?
    Outra coisa. Eu não como carne, existem opções vegetarianas de cardápio?

    Muito obrigado por todas as dicas.

    • Contando as Horas 28/06/2015 | 16:45

      Oi, Daniel

      Na verdade não existe um “é melhor ir nesse lugar primeiro do que o outro”, eu apenas achei melhor da forma que fiz, indo primeiro a Ushuaia e depois El Calafate, pq causa do Big Ice. Eu nao sabia qual seria o esforço necessario pra fazer esse passeio e nem se o grau de dificuldade era tão grande como diziam por ai, então por esse motivo optei por deixar El Calafate pro final da viagem.

      Mas assim, agora que já fui, não vejo nenhum problema nisso, vc pode ir a El Calafate primeiro e depois seguir pra Ushuaia. Não tem o menor problema essa ordem, ao menos na minha opinião.

      Sim, no dia 24 tem passeios normalmente. Se alguma agencia não fizer, normalmente eles já avisam no site.

      Olha, pra ser bem sincera, não reparei nas opções vegetarianas hehehe Tava louca pra comer todas as comidas argentinas, mas acredito que deve existir sim.

  9. Milli 11/04/2016 | 22:02

    Oi Bruna!
    Estou acompanhando seus posts de Ushuaia e El Calafate, e eles estão me ajudando muito a organizar a minha viagem.
    Queria saber se vc pode me ajudar numa dúvida: Vou fazer o mini trekking na geleira Perito Moreno, e queria saber se eu poderia dispensar o translado de volta oferecido pela agência, e ficar até mais tarde nas passarelas e voltar, por conta própria, com algum ônibus ou van que leve para o centro de El Calafate. Isso é possível? Existe algum ônibus/van que eu possa pegar para só voltar para a cidade?
    Eu tb poderia fazer isso no passeio Ríos de Hielo?
    Obrigada.
    Abraços!

    • Contando as Horas 13/04/2016 | 00:32

      Oi, Milli

      Acho que nao tem não, ao menos quando eu fui não existia nada desse tipo, pq tbm queria fazer o mesmo que vc. A unica opçao naquela época era alugar um carro, mas acabamos nao fazendo isso. Por isso tive que fazer o passeio nas passarelas (e acabei incluindo o safari nautico tbm) em um outro dia.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  10. Daniela lovato 19/05/2016 | 18:48

    Adorei seu post!
    So queria saber a diferenca de vc fazer o glacial Perito moreno com ou sem o safari
    Obgada
    Att daniela lovato

    • Contando as Horas 20/05/2016 | 16:36

      Oi, Daniela

      O Safari Náutico é o passeio de barco para ver bem de perto um dos “braços” da geleira Perito Moreno. Se vc quiser andar apenas nas passarelas, é possível. Se quiser andar nas passarelas e fazer o passeio de barco, também. Mas para incluir o passeio de barco vc já deve pré-reservar, pra não ter problemas.

  11. Alexandre 27/11/2016 | 13:51

    Oi Bruna boa tarde.
    Estou indo para El Calafate e Ushuaia no período entre natal e pré-réveillon finalizando primeira semana de janeiro em Buenos Aires.
    Minha esposa estará com gestação de 4 meses e não poderemos abusar das trilhas. Este passeio de barco + passarelas eu quero fazer mas não encontrei. Pode me informar o nome dele ?
    Além deste pode me indicar outros pois ficaremos 3 dias em cada cidade.
    Abs e parabéns pelos Posts.

Deixe o seu comentário...