30.03
2015

Escócia: Um dia no vilarejo de Linlithgow

Entre Edimburgo e Stirling existe uma cidadezinha chamada Linlithgow. Linlithgow fica a 32 km de Edimburgo e tem um pouco mais de 13 mil habitantes. Quando eu digo que Linlithgow é uma cidadezinha, é pq realmente ela é super pequena. Sabe aquele tipo de cidade que tem apenas uma rua principal, uma estação de trem, um palácio e mais meia duzia de casas? Pois bem, Linlithgow é assim.

maq sony antiga 021

Muitas pessoas nunca ouviram falar nessa cidade, mas ela é relativamente muito bem visitada pelos locais, pois um rei e uma rainha escocesa nasceram ali, o rei James V e a Queen Mary, além do ultimo primeiro-ministro escocês, Alex Salmond (defensor número 1 de que a Escócia deve(ria) se tornar um país independente do Reino Unido). 

linlithgow no mapa

Legenda no Google Maps: (A) Edimburgo, (B) Linlithgow e (C) Stirling.

A primeira vez que eu estive nessa cidade foi em 2008, em pleno inverno, mas foi uma breve visita. Gostei da cidade e quando fiz meu intercâmbio em Edimburgo, resolvi dedicar um dia inteiro pra conhecer melhor esse lugar.

maq sony antiga 061

maq sony antiga 025

Sempre quando eu faço um bate-volta, eu prefiro começar o passeio indo até o local mais longe da estação de trem/rodoviária da cidade que estou visitando. Nesse caso, meu passeio começou por uma caminhada pela High Street, a principal rua da cidade em direção a St Ninian’s Craigmailen Church, uma igreja com vitrais muito bonitos.

maq sony antiga 018

maq sony antiga 020

maq sony antiga 017

No caminho de volta, eu passei pelo Annet House Museum, um museu que conta a história da cidade atraves de videos, fotos e objetos. Na época que eu tava lá, tinha uma exposição sobre a vida da Queen Mary, em comemoração aos seus 450 anos da data que essa rainha voltou da França para a Escócia. A entrada é gratuita e a visita não leva mais do que uns 40 minutos (ou menos até).

maq sony antiga 027

maq sony antiga 026

maq sony antiga 060

Essa é a praça que dá acesso ao castelo

E por fim, eu fui ate o Peel Park, um gramadão enorme, onde estão as maiores atrações da cidade: o Linlithgow Loch, o Linlithgow Palace e a St Michael’s Church.

maq sony antiga 058

maq sony antiga 028

maq sony antiga 055

maq sony antiga 044

As margens do Linlithgow Loch fica o Linlithgow Palace, local onde nasceram o rei James V e sua filha, a Queen Mary, que ficou conhecida como a Rainha dos Escoceses. E como praticamente muitas construções costumavam pegar fogo ou serem invadidos (e destruidos), esse palácio também passou por isso. Os ingleses viviam tentando consquistar o territorio escoces, as tropas comandadas por Oliver Cromwell conseguiram invadir o palácio e depois de diversas lutas e muitas mortes, eles incendiaram o palácio e o abandonaram.

maq sony antiga 031

maq sony antiga 037

Desde então, esse palácio nunca mais foi reconstruído e atualmente ele está muito bem preservado externamente, mas internamente está em ruínas. Esse palácio abre todos os dias, dependendo da época do ano (meses de verão ou inverno) o horário de abertura varia. Valor de 5,50 libras/pessoa.

maq sony antiga 043

Ao lado do palácio, ainda estão um cemitério e a St Michael’s Church, uma igreja que data do século 15 com uma torre com um pináculo em forma de coroa, caracteristica desse tipo de construção na Escócia. Ao contrario do palácio, essa igreja está muito bem preservada, tanto interna como externamente e ela ainda é utilizada.

maq sony antiga 045

maq sony antiga 064

maq sony antiga 035

maq sony antiga 032

E ainda, como eu visitei a cidade no mês de abril, a cidade ganhou um destaque todo especial, pois a cidade estava toda florida devido a chegada da primavera.

maq sony antiga 024

maq sony antiga 059

Existem duas opções de transporte público para ir até lá: ônibus e trem. Eu particularmente sempre dou preferencia pra andar de trem e nesse caso, foi isso que fiz. Quem for de Edimburgo até lá, pode pegar o trem em qualquer uma das duas estações da cidade (Waverley ou Haymarket). O trajeto é rapidinho, dura mais ou menos uns 20 minutos. Também é possivel ir até lá, partindo de outras cidades, como Glasgow por exemplo. Os trens partem de Glasgow sempre da estação de Glasgow Queen Street e o trajeto dura uns 30 minutos. A unica empresa de trem da Escócia é a First ScotRail.

maq sony antiga 062

Obviamente, Linlithgow tem apenas uma estação de trem, a Linlithgow Station (LIN). Ela é minuscula, tem apenas 2 plataformas, com isso, é interessante notar que, todos os trens chegam na cidade por uma plataforma e a volta é feita na outra plataforma. Normalmente a plataforma da volta fica do outro lado dos trilhos, então é preciso atravessar uma passagem interna.

maq sony antiga 067

Ah, apesar de eu não ter ido, dizem que o pub Black Bitch Tavern é um dos mais antigos da Escócia e um dos mais frequentados da cidade. E quem quiser fazer um passeio de barco ou de caiaque pelo lago, também é possível.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Linlithgow
Booking.com
Deixe o seu comentário...