31.03
2015

Escócia: Dunbar – A última cidade antes da fronteira entre Escócia e Inglaterra e o inicio da trilha John Muir Way

Dunbar foi uma cidade que acabei visitando meio que por acaso. Na verdade, nesse dia eu tinha a intenção de ir até a cidade inglesa de Berwick-upon-Tweed, mas de ultima hora, resolvi fazer uma paradinha nessa cidade.

maq sony antiga 329

Como dá pra imaginar, Dunbar é uma cidadezinha minuscula, localizada a 30 km de Edimburgo, com uma população de um pouco menos de 7 mil habitantes e que ficou conhecida por ser a ultima “grande cidade” escocesa antes de cruzar a fronteira entre Escócia e Inglaterra. 

maq sony antiga 327

Dunbar é a cidade onde nasceu o explorador e naturalista John Muir, que ficou mais conhecido nos Estados Unidos do que em qualquer outra parte do mundo, pois foi ele quem criou e desenvolveu o sistema dos parques nacionais americanos.

maq sony antiga 351

Na cidade existe um museu, o John Muir’s Birthplace Museum, que foi montado na casa onde ele nasceu e que conta a um pouco da sua história, da sua relação com o meio ambiente e de quando ele se mudou para os EUA com a sua família pra fundar o sistema dos parques nacionais americanos. O museu fica na rua principal de Dunbar, a High Street, entre a estação de trem e as ruinas do Dunbar Castle, no lado esquerdo da rua. O museu é relativamente pequeno, eu acho que não levei mais do que uns 30 – 40 minutos pra conhecer. A entrada é gratuita.

maq sony antiga 350

Ainda na High Street fica a prefeitura da cidade, a Dunbar Town House, que tem uma arquitetura bem bonitinha.

maq sony antiga 352

Outro local bastante visitado é a região portuária da cidade, com um porto beeem pequeno, que só recebe barquinhos de pesca.

maq sony antiga 347

maq sony antiga 348

maq sony antiga 330

Nessa região também fica as ruínas do Dunbar Castle, construído no local onde existia uma fortaleza antigamente. Esse castelo teve um papel muito importante, pois dali era possível controlar a fronteira entre Inglaterra e Escócia. Apesar de ter tido uma história bem turbulenta, sofrente com os ataques ingleses, alguma coisa ainda restou e o castelo se encontra em ruínas. Não é possível andar pelas ruínas, então a melhor forma de ver o que restou é do porto ou até mesmo do Dunbar Leisure Pool.

maq sony antiga 345

maq sony antiga 344

maq sony antiga 336

maq sony antiga 338

Perto dali, é onde fica o inicio do John Muir Way, uma trilha de 215 km que praticamente atravessa o país, indo de Dunbar (na costa leste) até a cidadezinha de Helensburgh que fica próxima ao Loch Lomond (praticamente na costa oeste).

maq sony antiga 342

Obviamente eu não fiz essa trilha (que pode ser percorria a pé ou de bicicleta), pq esse não era o objetivo nesse passeio, mas eu caminhei um pouquinho, os primeiros 10 ou 15 minutos da trilha apenas, que passa pelo Natural Arch, um arco de pedra que fica bem próximo as ruínas do castelo e segue o seu caminho por diversas praias super bonitas (e com água super gelada também!).

maq sony antiga 341

maq sony antiga 340

maq sony antiga 339

E antes de voltar pra estação pra seguir em direção a Inglaterra, eu fiz uma parada na Dunbar Parish Church, a principal igreja da cidade. Adoro visitar pelo menos uma igreja em cada cidade que vou e como lá eu só vi essa, resolvi entrar pra conhecer.

maq sony antiga 353

Ah, eu não visitei, mas pra quem se interessar, ali pertinho de Dunbar existem dois campos de golf, onde o mais prestigiado e frequentado é  Dunbar Golf Club, que foi fundado na metade do século 19. Quem fizer o trajeto de trem entre Edimburgo e Dunbar, vai conseguir ver esses campos de golf do trem.

maq sony antiga 354

maq sony antiga 355

Para ir até lá usando o transporte público, existem duas opções: trem ou ônibus. Eu optei por ir de trem. A Dunbar Railway Station (DUN) fica em uma das extremidades da cidade, é minuscula e tem apenas 1 plataforma. Por lá passam todos os trens que vão para as cidades inglesas que ficam perto da fronteira com a Escócia, como Berwick-upon-Tweed, Newcastle, York e Durham. As empresas que fazem esse trajeto são: East Coast, First ScotRail e a Cross Contry. Eu optei por ir com a Cross Country, pq o tempo de viagem era de apenas 20 minutos e também, pq essa empresa seguia viagem até Berwick-upon-Tweed, a cidade que eu ia visitar logo na sequencia. Quem for de Edimburgo até Dunbar, os trens da Cross Country (ou de qualquer outra empresa) só partem da Waverley Station.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dunbar, Escócia - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas