02.04
2015

Durham: A cidade com uma universidade dentro de um castelo!

Quando eu ainda estava morando em Edimburgo, diversas vezes me vi vasculhando sites, lendo panfletos ou livrinhos de divulgação turistica e conversando com colegas sobre lugares pra visitar ali por perto. Durham me chamou atenção devido a uma foto aérea que eu ainda tenho guardada. Juro que se não fosse tão caro, eu sobrevoaria de helicoptero todas as cidades que visitei (não custa sonhar!!!) no Reino Unido.

maq sony antiga 102

Eu estive em Durham no mesmo final de semana que teve o casamento real mais aguardado do mundo: quando o príncipe William casou com a Kate Middleton. No dia seguinte ao casamento, eu achei que seria uma boa ideia dar uma voltinha na Inglaterra e ver como estava o clima pós casamento por lá (pq na Escócia, ninguém se mobilizou pra nada!). 

maq sony antiga 118

No norte da Inglaterra existe uma cidadezinha chamada Durham, localizada entre Newcastle e York. Quem olha no mapa parece que essa cidade está muuuuuito distante de Edimburgo, mas na pratica a coisa não é bem assim. O trajeto de mais de 220 km é percorrido em apenas 1 hora e 40 minutos. Nessa parte do trajeto, as paisagens são tão bonitas, que sério, nem vi o tempo passar. Sem contar que o dia estava lindíssimo, com céu azul e um sol de rachar (mas não tava tão quente assim), então ver rios, o mar, cruzar pontes, ver campos e mais campos com ovelhas e campos de golf deixaram esse passeio muito mais interessante.

maq sony antiga 115

Durham está localizada no alto de uma colina em uma península no tortuoso rio Wear. Conseguiu imaginar? Antigamente a cidade se resumia a parte que ficava na península, ao menos é lá onde estão as duas maiores atrações da cidade: a Catedral de Durham e o Castelo de Durham. Hoje em dia, os limites da cidade já se expandiram um pouco além dessa península e existe cidade em todas as margens do rio.

maq sony antiga 068

Durham foi fundada no final do século 10 por um grupo de monges que vieram de Lindisfarne (uma ilha meio estilo Mont St Michel onde fica o Castelo de Lindisfarne, no norte da Inglaterra – que eu ainda vou visitar um dia!!!). Eles procuravam um lugar estratégico para manter o corpo de St Cuthberth. E adivinhem qual foi o lugar escolhido? A peninsula no rio Wear. Foi ali que esses monges fundaram a Catedral de Durham.

maq sony antiga 109

E como a Catedral de Durham é o cartão postal da cidade, comecei meu passeio por lá. Como eu já disse anteriormente, ela foi fundada pra guardar os restos mortais e os tesouros de St Cuthbert of Lindisfarne. Por fora, a catedral tem o mesmo estilo da catedral de York, só que ela é um pouco menor. Já internamente ela está super bem preservada.

maq sony antiga 107

maq sony antiga 091

Dentro da catedral é possível ver um vídeo de uns 15 minutos que conta a sua historia e além disso, da pra conhecer os tesouros de St Cuthbert, o dormitório dos monges e conhecer um pouco mais sobre a construção da igreja através de uma exposição permanente.

maq sony antiga 076

maq sony antiga 079

maq sony antiga 083

Quando eu cheguei na igreja, descobri que também era possível subir em uma das suas torres. Nem pensei meia vez e isso foi a primeira coisa que fiz. Afinal, encarar 325 degraus não é moleza. Mas claro que a vista sempre recompensa. Obs.: A subida na torre pode ser feita todos os dias, mas somente se as condições climáticas permitirem. Importante ficar atento aos horários, pq eles são pré determinados.

maq sony antiga 085

maq sony antiga 086

maq sony antiga 075

Logo em frente, do outro lado de um gramadão fica a outra grande atração da cidade, o Castelo de Durham. Na verdade esse castelo que serviu de base para o rei William, o Conquistador conseguisse comandar o seu reino mais próximo dessa região que andava muito instável (séculos e mais séculos de disputas entre ingleses e escoceses).

maq sony antiga 097

Entrada principal do castelo

Hoje em dia, boa parte da estrutura do castelo ainda existe e está muito preservada. Porém, desde 1840, ele tem sido ocupado pela Universidade de Durham, a terceira universidade mais antiga da Inglaterra (ficando atrás somente de Oxford e Cambridge). Legal, né? Já pensou estudar ou morar em um castelo medieval? Pois bem, eu fiquei bem curiosa em ver de perto como isso funciona na prática.

maq sony antiga 105

É possível fazer um tour guiado pelas áreas publicas do castelo/universidade (a Torre de Menagem que é onde ficam os dormitórios não são visitados). Existem dias e horários específicos pra isso, que são definidos de acordo com o ano letivo e as férias. Quando eu estive lá era mês de maio, e tinha tours somente na parte da tarde. Esses tours são relativamente rápidos e os próprios alunos da universidade é que são os guias.

maq sony antiga 100

O tour começa no pátio central onde tivemos uma rápida explicação sobre a história do castelo. Logo que entramos no castelo, o primeiro lugar que visitamos foi o Great Hall, todo feito de madeira pra manter um ar medieval. É ali onde são servidas as refeições aos estudantes que moram ali. Esse salão é super bonito e bem decorado (infelizmente não é possível bater fotos lá dentro). Existem belos vitrais com os santos padroeiros da Escócia e da Inglaterra. E como todo castelo qe se preze, existem diversas armaduras, espingardas, objetos e quadros de professores e alunos de destaque nas paredes.

Seguindo o tour, enquanto passamos por uma outra parte do castelo, a guia contou sobre as reformas e as adaptações que precisaram ser feitas pra que fosse possivel ter um alojamento no castelo.

maq sony antiga 104

Visitamos também as duas capelas do Castelo, a Capela Normanda (tem um memorial que homenageia as pessoas que lutaram e morreram durante a Segunda Guerra Mundial) e a Capela Tunstall (onde fica o quadro A Lamentação), que guardam as obras mais valiosas da universidade.

Mas o que eu achei mais curioso (e engraçado) nessa visita foi ver abacaxis por todas as partes (abacaxis de madeira e de mármore). Ai alguém perguntou sobre isso e a guia nos disse que como os abacaxis eram encontrados somente na America e era um fruta muito difícil de conseguir e de transportar para o UK, antigamente o abacaxi estava relacionado a riqueza, portanto era comum ver enfeites em forma de abacaxi em lugares mais chiques!

maq sony antiga 103

Torre Menagem, onde ficam os dormitórios

E por fim, no caminho de volta, passamos por lugares onde tinha diversos quadros nas paredes retratando diversas épocas do castelo ao longo dos últimos séculos. Bem legal!

maq sony antiga 111

Se em Oxford e Cambridge a gente visitou alguns Colleges, a visita nesse campus foi melhor do que eu imaginava, pq além da curiosidade de ver como é um college inglês, esse ainda fica em um castelo! Recomendo a visita, com certeza!!!

maq sony antiga 119

Estação de trem de Durham

Para ir até Durham é beeem tranquilo. Os trens partem de Edimburgo apenas da estação de Waverley. Eu fui com a empresa Cross Country, o trajeto é direto. A estação de trem de Durham fica fora da península, mas o caminho até a Catedral e o Castelo é curto, acho  que levei uns 10 a 15 minutos nessa caminhada.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Durham, Inglaterra
Booking.com
  1. Junio dos Santos Rodrigues 06/08/2017 | 14:56

    Eu estou apaixonado pelo que estou vendo desse lugar.. Queria poder estudar lá, sabe quais são as maneiras de um Brasileiro conseguir uma vaga por ai?

    • Contando as Horas 10/08/2017 | 20:45

      Oi, Junio

      Esse lugar é muuuuito lindooo!! Infelizmente nao sei te dizer, vc teria que dar uma olhada no site da Universidade.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...