04.04
2015

Dover e seus penhascos

Sem duvida alguma, os anos de 2010 e 2011 foram os anos que eu mais viajei em toda a minha vida. Todo final de semana eu tava em algum canto da Europa, mas claro, muitas vezes eu aproveitei pra conhecer algumas cidades britânicas também. Uma das ultimas cidades que conheci foi Dover, uma cidade perfeita para fazer um bate-volta a partir de Londres.

maq sony antiga 564

Dover está localizado no condado de Kent, no sul da Inglaterra, de frente para o Estreito de Dover, local mais estreito do Canal da Mancha, com apenas 34 km. Bem pertinho dali passa o Eurostar, o trem de alta velocidade que liga o Reino Unido ao Continente Europeu via Paris ou Bruxelas. 

SONY DSC

Além disso, em Dover fica o maior porto britânico, por onde entram e saem mercadorias, além de ser um local alternativo para pegar um ferry para ir até a França.

Mas as duas grandes atrações dessa cidadezinha inglesa são: Castelo de Dover e os seus penhascos (White Cliffs).

SONY DSC

No dia que eu estive lá, aproveitando que o dia estava muito bonito (céu azul, poucas nuvens e um solzinho), eu fui caminhando pelo centrinho da cidade até chegar em um calçadão de frente para a praia.

SONY DSC

A praia em Dover é beeem diferente do que a gente está acostumado a ver aqui no Brasil, isso pq no lugar da areia, por lá existem pedras! Dá pra acreditar? A cor da água também é muito bonita, o que dá um belo contraste com o branco dos Cliffs. Mas claro que, mesmo no verão, é impossível tomar um banho de mar, pq a água é geladíssima!

SONY DSC

Saindo dali, eu segui caminhando pelo calçadão, passei pelo porto e fui tentar ver os cliffs mais de pertinho. De fato, é meio complicado ver os penhascos ali da cidade. Pelo que pesquisei na internet, teria sido melhor ter feito algum passeio de barco pela região, pq ai sim eu conseguiria ver os cliffs de forma satisfatória. De qualquer forma, já deu pra matar a curiosidade.

SONY DSC

SONY DSC

Outra coisa que chama atenção é que, na parte mais alta da cidade, lá do alto dos penhascos, se tem uma vista privilegiada de todo o litoral de Dover, do Castelo de Dover, além é claro, podemos ver o Canal da Mancha e beeeem lá no fundo, a costa da Normandia na França.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

França beeeem ao fundo!

SONY DSC

Canal da Mancha

Os White Cliffs receberam esse nome devido a sua composição, carbonato de cálcio puro. Os penhascos podem chegar facilmente a 110 metros de altura. E como na parte superior onde estão os penhascos tem um gramadão enooorme, muitas pessoas vão até pra caminhar, fotografar ou simplesmente sentar e admirar a vista. E claro que eu fiz isso também!!

maq sony antiga 559

SONY DSC

Mas é importante ficar atento a um detalhe: os cliffs estão diminuindo de tamanho. Todos os anos os penhascos perdem alguns centímetros, alguns blocos despencam no mar e por isso, é recomendado não caminhar muito perto das bordas por questão de segurança.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Dos penhascos até o Castelos de Dover é uma curta caminhada. Chegando ao castelo, é necessário ir direto a bilheteria comprar o ticket e ai sim, a nossa entrada tanto na área externa como na área interna do castelo é liberada.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

O Castelo de Dover também era conhecido por “Key to England” devido a sua localização e importância com relação a defesa de suas terras contra a invasão de inimigos, principalmente os franceses. É um castelo medieval, e apesar de ter sido construído ainda no século 12, ele ainda está muito bem preservado.

SONY DSC

Hoje em dia, todos os moradores da cidade se orgulham muito da sua história, pois esse foi o único castelo da Inglaterra que nunca foi dominado por inimigos.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

A visita no castelo é relativamente rápida, em torno de 1 hora a 1 hora e 30 minutos, da pra conhecer praticamente tudo. Além da parte externa do castelo render ótimas fotos, ainda podemos conhecer o Farol Romano de Dover, uma igreja e o Princes of Wales’s Royal Regiment Museum que conta um pouco da historia do castelo através de fotos, quadros, armas, medalhas e uniformes. Além disso, pra quem se interessar, dentro do castelo existem varias casamatas e tuneis ligando os cliffs ao castelo.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Esse é um passeio que pode ser feito tranquilamente em um dia a partir de Londres. Pra quem gosta de visitar castelos e de ver paisagens bonitas, vale muito a pena conhecer Dover!

maq sony antiga 551

maq sony antiga 574

Para ir até lá, existem muitas possibilidades, mas eu preferi ir de trem. É importante ficar atento a um detalhe: os trens para Dover partem de três estações de trem em Londres: Victoria, Charing Cross e St Pancras. Eu optei por pegar o trem na estação de St Pancras, pq o tempo de viagem é muuuito menor e fica em torno de 1 hora (peguei o trem que saia as 08:37).

maq sony antiga 573

Em Dover existem duas estações de trem, mas a que fica mais proxima ao centro da cidade e das atrações é a Dover Priory, que é considerada a principal estação de trem da cidade. A empresa que opera esse trecho Londres – St Pancras até Dover – Priory é a Southeastern (os trens pra Dover partem do segundo andar da estação de St Pancras). Esses trens são novíssimos e de alta velocidade, por isso o tempo de viagem é reduzido em 50% quando a partida é feita da estação de St Pancras em Londres.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dover, Inglaterra - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Dover e seus penhascos"
  1. Renata   04/04/15 • 18h21

    Bruna
    Qual é a melhor maneira para ir do aeroporto de Londres Heathrow até Bournemouth? E de Frankfurt até Bournemouth ?
    Dá para fazer este trajeto de carro (alemanha para o sul da inglaterra) ?
    Quero fazer uma viagem para conhecer Bournemouth passando por Frankfurt na ida ou na volta.

    Agradeço sua atenção

    ​Renata Carrascosa
    recarrascosa@terra.com.br
    Ribeirão Preto / SP

    • Contando as Horas   05/04/15 • 20h54

      Oi, Renata

      PRa vc ir de Frankfurt até a Inglaterra, a melhor forma é ir de avião mesmo. Vc pode chegar na Inglaterra via Heathrow ou Gatwick, que são os dois aeroportos que ficam mais perto de Bournemouth. De lá vc pega um trem.

      Teoricamente vc pode fazer o trajeto de carro sim, mas deve ser um trecho meio longo, pq vc vai ter que subir até Paris ou Bruxelas e ver como funciona pra atravessar de carro pelo Canal da Mancha pra chegar até Londres.

      Em alternativa a isso, vc pode ir até Colonia e pegar o trem Thalys e ir até Paris ou Bruxelas e de lá pegar o Eurostar até Londres e seguir viagem até Bournemouth.

  2. Melissa Teixeira   28/07/16 • 18h18

    Ola, obrigada pelas dicas que voce deu! Realmente as fotos sao lindas, irei fazer um bate volta de londres de trem. Voce poderia me dizer se para ver a paisagem de cima dos penhascos tem que caminhar muito? Mesmo que seja so um pouco? Minha mae iria junto e ela nao pode caminhas longas distancias.

    • Contando as Horas   02/08/16 • 01h56

      Oi, Melissa

      É necessário caminhar sim, pelos menos uns 20 minutos. O trajeto é tranquilo, mas tem que caminhar sim. Como alternativa, vc pode tentar fotografar na praia.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Letícia   08/01/17 • 16h35

    Oi Bruna, da estação de trem Dover Priory até o castelo da para ir de pé?

    • Contando as Horas   08/01/17 • 23h27

      Oi, Letícia

      Sim, mas vc vai caminhar uns 20 minutos, talvez um pouco mais pra ir até lá. Eu fiz isso, ja fui conhecendo o centrinho da cidade, visitei os penhascos e por ultimo fui ao castelo. Dá sim, mas tem que caminhar um pouco.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas