21.04
2015

Caribe: Voando Liat Airline pela primeira vez

Nas outras duas vezes que estive no Caribe, uma em Barbados e outra em Aruba, eu sempre usei voos de cias aéreas bem conhecidas. Mas pra ir de St Maarten/St Martin para St Kitts e Nevis eu precisei pesquisar melhor quais cias aéreas eu poderia voar.

Foi ai que durante as minhas pesquisas eu acabei descobrindo a empresa Liat Airline, uma empresa com sede na ilha de Antígua e Barbuda e que tem voos para diversas ilhas do Caribe.

IMG_6759

♣♣ Os trechos voado com a Liat Airline 

A única vez que eu voei com essa cia aérea foi no voo de ida de St Maartin/St Martin para a ilha de St Kitts e Nevis. Mas pq só o trecho de ida? Por causa do horário. E também, pq o horário de volta com a outra empresa era muito mais conveniente pra mim. Só por esse motivo mesmo. 

♣♣ Comprando a passagem

Eu comprei a minha passagem no próprio site dessa cia área com uns 9 meses de antecedência. É, eu sei, eu sou muito exagerada nesse sentido. O site de compra pela internet no site da Liat é muito simples.

IMG_6779

A Liat oferece 5 tipos de tarifas: web saver, basic, regular, semi flexible e fully flexible. As duas maiores diferenças entre esses tipos de tarifas vão ser o preço e os benefícios. No caso dos benefícios (alterações e cancelamentos), quanto mais barato a passagem nenhum beneficio é oferecido e obviamente que quanto mais cara a passagem, maiores são os benefícios.

Quando eu fui comprar a minha passagem, a tarifa mais barata se enquadrava na basic, então eu acabei comprando essa mesmo. Como eu queria um voo direto, o valor que eu paguei na época foi 116,00 dólares o trecho. Eu sei, um absurdo pra voar apenas 20 minutinhos! O que me consolou nesse caso foi que eu teria a oportunidade de ver diversas ilhas e o mar do Caribe do alto, senão acho que teria desistido de voar por esse preço.

IMG_6758

Ah, importante saber que, por exemplo, a Liat oferece 4 voos entre esses destinos, sendo que dois são diretos e dois voos com escala em Dominica e/ou Antigua, que consequentemente eram um pouco mais baratos, mas eu ia perder muito tempo em conexões desnecessárias.

♣♣ Check-in

Como nosso voo partia de St Maarten/St Martin para St Kitts as 14:00 horas e eu já havia lido no site que eles só oferecem a possibilidade de check-in no aeroporto, nem me estressei mais com isso.

O jeito foi se organizar e chegar com 2 horas de antecedência, conforme recomendado no site, e ir direto pro balcão de check-in.

Por sorte, naquele dia a fila tava super pequena, acho que não esperei mais do que uns 10 minutos pra ser atendida. O atendimento foi bem rápido e sem enrolação.

IMG_6736

Junto com a passagem, a atendente ainda me entregou os formulários que as autoridades de St Kitts e Nevis exigem que os turistas preencham e foi só.

Obs.: na hora de comprar a passagem não tem como reservar o assento, portanto, quem fizer muita questão de ficar na janela (o que imagino que seja o desejo de todo mundo!), é bom pedir pra atendente no check-in pegar uma janela.

♣♣ Bagagem

Essas cias áreas internas do Caribe voam com aviões super pequenos. Sabendo desse detalhe, a primeira coisa que pensei é que eles deveriam ter alguma regra diferenciada para as bagagens. Pesquisando no site, eu vi que é permitido levar apenas 1 bagagem pra ser despachada que tenha no máximo 23 kg e 1 bagagem de mão com no máximo 7 kg.

IMG_6757

Eu tinha apenas uma mala e uma bolsa e a minha mala estava pesando 7 kg e algumas gramas e não teve jeito, eu tive que despachar. Só levei a minha bolsa como bagagem de mão.

♣♣ Voando Liat Airline

Depois de passar pelo controle de passagens pra pegar o ônibus que nos levou até o avião, a entrada foi feita pela porta traseira do avião.

IMG_6760

Eu não sei qual era o modelo do nosso avião, mas lembro que contei que ele tinha 18 fileiras apenas, sendo que a configuração de cada fileira é 2 poltronas – corredor – 2 poltronas, com um total de 72 lugares.

IMG_6761

Também lembro muito bem do calor que tava fazendo dentro da aeronave. E pra piorar a situação, a saida do nosso voo atrasou em quase 30 minutos, o que significou ficar 30 minutos literalmente derretendo dentro do avião. O piloto (ou sei lá quem) só ligou o ar condicionado na hora de decolar. Achei isso um absurdo, pq realmente tava muuuito quente.

IMG_6764

O voo é super rápido, com duração de apenas 20 minutos. O avião voo relativamente baixo, então se o tempo tiver bom e com poucas nuvens como foi no dia que voei com eles, da pra ir acompanhando as diversas ilhas no caminho e o marzão do Caribe. Juro que não larguei minha máquina fotográfica nenhum minuto.

IMG_6766

Philipsburg, a capital de St Maarten vista do avião logo após a decolagem

Obs.: Quem quiser ver as ilhas do alto, como St Maarten, Saba, St Barths deve sentar do lado esquerdo do avião.

♣♣ Serviço de Bordo

O voo entre St Maarten/St Martin tem duração de apenas 20 minutos, isso mesmo, são apenas 20 minutinhos. Então como eu já havia imaginado, não existe serviço de bordo.

SONY DSC

SONY DSC

St Barths cabe numa foto! =D

♣♣ Entretenimento de Bordo

Pra quem não se contentar em ver ou fotografar as belíssimas vistas proporcionadas pelas ilhas e mar do Caribe pra passar o tempo, eu já aviso, existe uma revista de bordo que a Liat oferece aos seus passageiros.

IMG_6771

IMG_6773

Chegando em St Kitts e Nevis

Eu nem cheguei a olhar a revista, pq né, os 20 minutos passaram voando e eu não consegui largar a máquina fotografica por um unico minuto sequer.

IMG_6776

IMG_6777

Basseterre, a capital de St Kitts e Nevis vista do alto

♣♣ Considerações Finais 

Por tudo que eu havia lido na internet sobre a Liat, eu tava meio apreensiva de voar com ele. Li muitas criticas sobre essa empresa. Mas sério mesmo, não sei se tive sorte ou o que, mas hoje em dia quando paro pra pensar em tudo que li por ai e a experiencia que tive, eu realmente fiquei sem entender o pq de tantas reclamações.

Claro que a Liat está longe de ser a cia aérea excelencia do Caribe, mas eu gostei muito de voar com eles. Achei muito fácil comprar a passagem no site. O atendimento no check-in foi super rápido. O avião era bem novinho. O trecho voado foi super bonito e agradavel, tanto que nem vi o tempo passar (com as fotos lá do alto até esqueci do calor antes de decolar, viu só?!?!).

Se um dia eu voltar ao Caribe e precisar me locomover de uma ilha pra outra de avião, certamente vou voltar a voar com eles. Recomendo!

** Precisando de hotel para sua próxima viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/St Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aruba, Barbados, Caribe, St Kitts e Nevis, St Maarten / St Martin - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Caribe: Voando Liat Airline pela primeira vez"
  1. Guilherme   29/04/15 • 20h26

    Eh um atr 72, muito usado pela azul no Brasil, infelizmente o ar condicionado so funciona com a helice ligada porque a aeronave nao tem apu (unidade auxiliar de energia)

    • Contando as Horas   02/05/15 • 10h13

      Oi, Guilherme

      Obrigada pelas infos! :D
      Ja voei nesse tipo de aviao na azul, mas como era inverno, o ar condicionado nao era tao necessario.

  2. Rosa Maria   13/08/15 • 20h31

    Oi Bruna….Estou indo para Barbados .

    Vou voar pela primeira vez estou indo pela Venezuela meu marido é Barbadiano.
    Estou meio apreensiva com esse voo.

    Bjs. Rosa Bowen

    • Contando as Horas   13/08/15 • 23h16

      Oi, Rosa

      A Venezuela como primeiro voo não deve ser a melhor opção, mas fique tranquila. É só tomar cuidado (principalmente se vc for sair do aeroporto) os mesmos que sempre tomamos no Brasil. Boa viagem! Aproveite Barbados! Essa ilha é muuuito legal! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas