07.05
2015

Um tour pela ilha de St Kitts

Todas as vezes que fui ao Caribe eu reservei um tempinho pra conhecer um pouco da sua capital. Sei lá, gosto de conhecer as capitais dessas ilhas. Em St Kitts a história não foi diferente. As capitais dessas ilhas do Caribe são sempre muito bonitinhas.

Como nosso voo de St Maarten para St Kitss e Nevis atrasou, quando a gente desembarcou, não dava mais tempo de aproveitar a praia, então resolvemos ir direto até Basseterre, a capital de St Kitts.

IMG_7120

Basseterre é a maior cidade da ilha, mas mesmo assim, pro nosso padrão, a cidade é minuscula. São apenas 19 mil habitantes que vivem ali. E isso nem poderia ser diferente. A cidade vive em função dos turistas dos cruzeiros que desembarcam no Porto Zante. 

Segundo nosso guia, Basseterre tem esse nome devido ao pequeno período em que os franceses ocuparam a ilha, pq logo os britânicos trataram de reconquistar esse território novamente.

SONY DSC

Antigamente eles tinham a plantação de cana de açúcar e consequentemente, o açúcar como seu principal produto, que era responsável por manter a economia e os empregos do pais. Já hoje em dia, entre tudo que vi e ouvi por lá, atualmente a ilha sobrevive principalmente do turismo. E eles tem se preparado muito bem pra isso.

O governo deu abertura para que o setor hoteleiro se expandisse na ilha e logo vieram as rotas de cruzeiros que começaram a incluir St Kitts no roteiro. A ilha está longe de ser a mais badalada do Caribe, mas dá pra notar que o interesse dos estrangeiros, principalmente os americanos e canadenses, só vem aumentando.

SONY DSC

St Kitts e Nevis ainda não foi invadida por redes de lojas e restaurantes que facilmente encontramos em outras ilhas do Caribe e no mundo. Então, pra quem quiser ter uma experiência bem original, St Kitts e Nevis certamente é uma ótima opção.

Em Basseterre, tudo gira de dois lugares: o Port Zanze (onde chegam os cruzeiros e onde ficam as lojinhas de Duty Free e alguns restaurantes) e a Independence Square.

SONY DSC

SONY DSC

A Independence Square recebeu esse nome após a independencia da ilha conquistada do Reino Unido. Quando a gente teve lá, era final de tarde, e haviam diversas pessoas sentadas ali, umas crianças brincando, algumas pessoas caminhando.. Achei a praça bem tranquila!

IMG_6781

No centro da praça fica uma fonte, super colorida e muito bonita. E logo ali ao lado, do outro lado da rua, fica a Immaculate Conception Co-Cathedral Catholic Church, a principal igreja católica da ilha.

SONY DSC

SONY DSC

Mas a igreja mais frequentada pelos moradores é a St George’s Anglican Church, igreja anglicana herança da época da colonização britânica. Essa é a principal igreja do país.

IMG_7119

Segundo nosso guia, essa igreja teve uma história meio trágica, isso pq ela sofreu com incendios, terremotos, furacões, mas todas as vezes foi reconstruida. E o que vemos hoje em dia, é uma bela igreja, localizada a poucas quadras da Independence Square.

SONY DSC

Dizem que dá pra subir na sua torre, mas nós optamos por deixar essa subida fora do roteiro.

SONY DSC

No caminho pro Porto Zante, nos passamos pelo Berkeley Memorial, que presta homenagem a um antigo ex-presidente do Conselho Legislativo Geral. No centro dessa região, chamada The Circus, fica um monumento com um relógio voltado para cada uma das 4 ruas que se encontram nesse cruzamento.

SONY DSC

Logo em frente, fica a area do Porto Zante, o maior da ilha. Ele tem capacidade pra receber dois navios de cruzeiros. É uma região mais moderninha da cidade. Tem diversas lojas e restaurantes, mas nenhum deles é de marcas conhecidas mundialmente (já aviso!).

SONY DSC

Uma coisa que eu gostei bastante em St Kitts é que a ilha tem uma estrada que literalmente percorre toda a ilha, a Wellington Road. A estrada está em ótimas condições e diferentemente de St Maarten por exemplo, praticamente não tem nada na beira da estrada. Muito raramente aparece uma ou outra vila pelo caminho.

SONY DSC

Quem tiver pensando em se aventurar em alugar um carro, dá pra fazer isso tranquilamente. Mesmo eles dirigindo na mão contraria (herança da colonização britânica), praticamente não tem movimento nas estradas.

SONY DSC

Nevis Peak ao fundo, que fica na ilha de Nevis, com o top coberto pelas nuvens

A ilha de St Kitts basicamente é divida em norte e sul, sendo que a parte norte é a região mais montanhosa e a que tem menos praias. Praticamente todos os turistas se concentram no sul da ilha, que alem de ser mais desenvolvida turisticamente falando, é lá onde estão as melhores praias.

IMG_6993

Eu não cheguei a ir em todas as praias da ilha, pq esse realmente não é o meu objetivo, mas entre todas as opções, eu escolhi conhecer três apenas: North Frigate Bay, South Frias Bay e Cockleshell Bay. Vale dizer que, St Kitts é nitidamente dividida entre praias que ficam pro oceano Atlantico e praias de frente pro mar do Caribe.

– North Frigate Bay: Essa é a praia onde está localizado o hotel onde a gente se hospedou. A gente não ficou lá nenhum dia inteiro, pq a praia fica de frente para o oceano Atlantico e o mar é realmente muuuito agitado. Mesmo com todas as barreiras construidas, a praia tem ondas e a água não tem aquela cor de mar do Caribe, sabe?!?!

IMG_6904

IMG_6997

– South Friars Bay: Nos passamos um dos dias nessa praia. Essa foi a praia mais indicada pelo pessoal da recepção do hotel e pelos taxistas. E realmente, a praia é muito boa.

SONY DSC

SONY DSC

Ela é uma praia bem tranquila, ao longo de sua extensão existem alguns Beach Clubs, onde dá pra tomar alguma coisa, almoçar ou até mesmo usar a internet e ir ao banheiro.

SONY DSC

SONY DSC

A cor da água é a esperada, totalmente padrão Caribe, porém tem um probleminha. Como a areia é mais escura (devido a origem vulcanica da ilha, ela não é branca), dá impressão de que a praia não é tão bonita. Mas fique tranquilo, pq essa impressão fica só nas fotos, pq ao vivo, é muito mais bonito.

SONY DSC

SONY DSC

Ah, é bom chegar cedo, pq o pessoal do cruzeiro literalmente invade essa praia.

SONY DSC

SONY DSC

Nessa praia também existem algumas agencias que alugam caiaques, pranchas de SUP e tal. Fica a dica!

DCIM100GOPROGOPR0456.

DCIM100GOPROGOPR0470.

IMG_6873

– Cockleshell Bay: Essa praia fica beeeem no sul da ilha, de frente pra Ilha de Nevis. A praia é muuito bonita, com cor da água padrão Caribe. Essa praia é bem mais deserta que a South Friars Bay, pq ela fica bem mais longe de Basseterre e consequentemente o pessoal que chega na ilha de cruzeiro raramente vai até lá passar o dia.

IMG_7112

IMG_6967

Essa praia não tem Beach Clubs, mas tem alguns bares e agencias que alugam equipamentos para esportes aquáticos espalhados por ali.

IMG_6959

IMG_6956

Em resumo, as melhores praias de St Kitts ficam na South Peninsula, aquela parte mais fina da ilha, pro lado voltado pro mar do Caribe, claro.

IMG_6969

Outra coisa que eu achei legal em St Kitts é que as praias não tem predios ou construções a beira mar. Geralmente a vegetação nativa é bem frequente, o que convenhamos, é muito melhor né!

SONY DSC

Eu queria ter ido passar uma tarde na ilha de Nevis, mas depois que falei com o nosso taxista/guia, resolvi abandonar essa idéia. Ele disse que não era tão rápido e simples ir até lá. Os barcos partem de Basseterre apenas 1x por hora e o trajeto leva 45 – 50 minutos. E como eu queria conhecer o Parque Nacional da Fortaleza de Brimstone Hill de manhã, ele achou que ficaria muito corrido.

IMG_6923

Abandonado o plano de ir até Nevis, nos resolvemos ir logo cedo até a Fortaleza de Brimstone Hill. Essa fortaleza fica em direção ao norte da ilha. Dizem que é uma das fortalezas mais bem preservadas entre as ilhas do Caribe. E realmente, ela sobreviveu praticamente intacta aos seus mais de 300 anos de existência.

IMG_6931

Esse forte foi construido pelos britanicos durante o periodo que os franceses estavam querendo tomar conta tanto de St Kitts quanto da ilha de Nevis.

IMG_6986

O forte oferece uma vista espetacular de toda a ilha de St Kitts e também de Nevis e outras ilhas do Caribe como St Eustaquio, Saba, St Barths, St Maarten/St Martin.

IMG_6987

Alem disso, na parte inferior do forte existe um museu que conta um pouco da história da ilha, história do próprio forte, as visitas feitas pela realeza britânica a ilha, algumas curiosidades, entre outros.

IMG_6988

Outra coisa que é possível fazer em St Kitts, apesar de eu não ter feito, é escalar o Monte Liamuiga, o pico mais alto da ilha com 1.156 metros de altura. A trilha é feita por dentro de uma mata fechada e vai até o topo do vulcão. Quem fez esse passeio foi o pessoal do 1001 dias (os posts estão aqui e aqui), então, fica a dica!

SONY DSC

Quem quiser conhecer a ilha de Nevis, as principais praias são: Pinney’s Beach e Oualie Beach. Entre as atrações que eu havia pesquisado pra conhecer estão: Fort Charles (um forte em ruínas), Botanical Garden of Nevis (mesmo sendo uma propriedade particular, ele esta aberto para visitas. Ali estão especies de plantas vindas de diversas partes do mundo, mas o principal destaque é a sua coleção de orquídeas) e a principal atração da ilha, o Nevis Peak (esse é o ponto mais alto da ilha, com 985 metros de altura. Quem estiver na costa de St Kitts voltada para o mar do Caribe consegue ver ele de longe. Apesar de ser um vulcão ainda ativo, faz muuuito tempo que não entra em erupção).

IMG_6948

IMG_6951

Ah, e como curiosidade, todo mundo já segurou uma nota de 10,00 dólares na mão, certo? Vc sabe quem esta estampado nessa nota? Alexander Hamilton, um cidadão que nasceu na ilha de Nevis e que ajudou a criar a democracia nos EUA. Legal, né?! Ele é a pessoa mais famosa da ilha de St Kitts e Nevis!

** Precisando de hotel em St Kitts e Nevis? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/St Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Caribe, St Kitts e Nevis - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Um tour pela ilha de St Kitts"
  1. Bóia   19/05/15 • 11h06

    Oi, Bruna. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. Stanislaw Krzyzanowski   06/02/17 • 14h50

    Olá Bruna, tudo bem contigo ?
    Embarco próximo dia 25/02 no navio “Poesia” para um Cruzeiro pelo Caribe ;
    achei muito legal e bem informativa a sua descrição sobre a ilha St. Kitts; certamente as suas informações serão muito úteis , na minha estadia por lá .

    Forte abraço,
    Stanislaw

    • Contando as Horas   06/02/17 • 23h52

      Oi, Stanislaw

      Que legal!! Aproveite! Eu gostei bastante de St Kitts! :D
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Tania Duré   02/09/17 • 23h43

    Gostei do teu blog com orientações sobre S. Kits. Vamos em janeiro 2018 e ficaremos um dia. Não sei se da tempo para conhecer tudo. Mas vamos tentar fazer o maior número de passeios possível.

    • Contando as Horas   04/09/17 • 21h46

      Oi, Tania

      Obrigada pelo comentário. Aproveitem bem a ilha, tranquilidade unica e paisagens sensacionais.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  4. GIULLIAN DESSIMONI   24/01/18 • 03h06

    Adorei seu post!! Quanto tempo mais ou menos vc acha que dá pra conhecer a fortaleza de brimstone? EU vou ficar um dia em basseterre (parada do cruzeiro) e queria ir lá, mas não sei como fica a questão do tempo. Obrigada.

    • Contando as Horas   24/01/18 • 12h41

      Oi, Giullian

      Em no máximo duas horas vc conhece tudo com muita calma, com tempo pra tirar mil fotos. Talvez 1 hora e 30 minutos. Além disso, mais o tempo de deslocamento (ida e volta), que vc pode verificar no google maps.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas