10.05
2015

Caribe: Voando Winair pela primeira vez

Mesmo sendo esse o meu terceiro ano consecutivo no Caribe, eu ainda não tinha voado com nenhuma cia aérea local até então. Nessa viagem a St Maarten/St Martin e St Kitts e Nevis, eu acabei voando com duas de uma vez só, a Liat Airline (trecho de ida) e a Winair (trecho de volta).

A Winair (Windward Islands Airways) é uma cia aérea estatal do Caribe, com base em St Maarten, no Aeroporto Internacional Princesa Juliana. Essa empresa existe a mais de 50 anos e apesar de eu nunca ter ouvido falar até essa viagem acontecer, no geral ela me pareceu ser uma empresa muito boa.

IMG_7061

Com voos partindo sempre de St Maarten/St Martin, essa cia aérea voa para mais de 10 destinos no Caribe. Como dá pra notar, St Maarten/St Martin se tornou uma ótima opção para começar uma viagem ao Caribe, principalmente pra quem quer conhecer mais ilhas em uma mesma viagem. 

♣♣ Os trechos voado com a Winair

Depois de pesquisar muito na internet as cias áreas do Caribe, os horários dos voos e os preços, eu acabei comprando o trecho de volta com a Winair. Eu voei com essa empresa apenas uma unica vez até hoje e o trajeto foi:

– De St Kitts e Nevis para St Maarten/St Martin.

Teoricamente o voo partiria de St Kitts e Nevis as 08:10 e chegaria em St Maarten as 08:450, mas na prática a coisa foi meio enrolada. Mais pra frente eu explico direitinho essa questão.

♣♣ Comprando a passagem 

Eu comprei a minha passagem no próprio site da Winair com quase uns 9 meses de antecedência (eu sei, eu sei, eu sou meio louca!).

O site da Winair é bem simples e objetivo, ou seja, é bem simples de pesquisar.

IMG_7060

Existem 4 tipos de tarifas: a Promo, Saver, Economy e Premium, onde cada uma dessas tarifas variam de acordo com as condições de cancelamento, reembolso e alteração. Quanto menor o preço, menos benefícios e obviamente, quanto maior o preço, maiores os benefícios.

Eu optei por comprar a passagem na tarifa Promo (sem nenhum beneficio), pois já estava tudo certo quanto aos dias e destinos, não teria pq eu não aproveitar o preço promocional de 73,00 dólares.

Acontece que na hora de finalizar a compra, não tinha jeito de concluir o processo pra que eu recebesse o comprovante de reserva desse voo. Então no inicio eu achei que era um problema momentaneo e resolvi esperar um pouco e tentar comprar outra hora. Mas que nada, mesmo assim continuou sem dar certo. Esperei uns 2 dias e tentei novamente e nada de dar certo.

Foi ai que resolvi entrar em contato por email com eles e explicar a situação. A funcionaria me respondeu rapidinho e sugeriu que eu preenchesse um formulario autorizando que ela fizesse a compra e me enviasse a confirmação por email. Resolvi confiar!

Imprimi o formulário, preenchi, assinei e bati uma foto com o celular. Enviei pra ela por email.

No dia seguinte eu recebi o email com a confirmação da compra, o recibo e as passagens no meu email.

Felizmente deu tudo certo! Ainda bem!

IMG_7048

♣♣ Check-in 

Quando eu comprei essas passagens, no site dizia que eles estavam implementando o check-in online. Não sabia se eles eram padrão Brasil pra implementar alguma coisa, que leva séculos ou até milênios pra ficar pronto, e anotei que não tinha como fazer check-in online por enquanto, mas que até o dia da viagem era pra eu verificar no site.

Quando nos estávamos lá em St Kitts, na noite anterior eu tentei fazer o check-in online e não deu certo. Nisso, fui dar uma olhada nos meus emails e eu havia recebido uma mensagens uns dias antes falando que o horário do meu voo tinha sido alterado, de 08:00 para 09:15. Nem sei pq motivo, achei aquilo estranho e fui verificar no site. Ai veio a surpresa, no site o horário permanecia o mesmo. Fiquei meio sem saber o que fazer, pq não consegui fazer o check-in online pra confirmar o horário e tbm não consegui contato com ninguém da Winair pra confirmar isso.

Pra encurtar a história, eu resolvi ir pro aeroporto no horário original e fiz o check-in lá. Foi necessário apresentar apenas o passaporte e a confirmação da passagem enviada no email.

Mas pasmem com o que aconteceu na sequencia, o voo saiu as 08:45, ou seja, nenhum dos horários bateu! Pura sorte ter ido no horário original, pq já pensou o que teria acontecido se eu tivesse me programado pra ir no horário do voo alterado? Certeza que tinha perdido esse voo.

IMG_7062

♣♣ Bagagem

Quem tem costume de levar o guarda-roupa todo pra uma viagem, sinto dizer, mas nesses voos internos no Caribe os aviões são super pequenos e eles levam muito a sério a quantidade de kg permitida.

Antes da atendente finalizar meu check-in, ela pesou a minha mala.

A Winair permite apenas 1 mala de 23 kg para ser despachada e como bagagem de mão somente bolsa ou mochila pequena que não pesem mais do que 3 kg.

Já adianto que como o avião é suuuper pequeno, não tem lugar pra guardar nada acima das poltronas, então tudo que a gente leva como bagagem de mão, a gente tem que segurar no colo.

A minha mala pesou 7 kg e precisou ser despachada, já a minha bolsa tava dentro do peso permitido pra levar como bagagem de mão.

IMG_7074

♣♣ Voando Winair 

A entrada é feita pelos fundos do avião. Diferentemente do que eu havia lido por ai, as poltronas são sim marcadas, então é importante fazer o check-in o quanto antes pra poder pegar a janela. Por sorte, a funcionária me colocou na janela logo atras do piloto, então eu tive uma vista super privilegiada durante todo o voo, fosse da minha janelinha ou da janela do piloto (não existe portas separando a cabine dos pilotos do restante do avião, então a gente consegue ver todos os procedimentos que estão sendo feitos).

O avião tem 16 lugares para os passageiros, espalhados por 6 fileiras, sendo que todas as fileiras tem 3 poltronas, exceto a fileira que fica de frente para a porta de entrada do avião, que só tem 1 assento. As poltronas estão configuradas 2 poltronas – corredor – 1 poltrona.

Também li por ai que não tinha ar condiconado nesse tipo de avião da Winair, mas ao menos nesse que eu voei tinha. Não passei calor em momento algum. Claro que não é um ar condicionado super potente, mas ao menos já ajuda a aliviar aquele calorzão todo que costuma fazer no Caribe.

IMG_7065

O voo durou apenas 30 minutos e foi bem tranquilo. No começo eu achei que ia chacoalhar bastante, mas que nada, logo que passou o periodo de decolagem e de ganhar altura, o voo foi muuuito tranquilo.

Por sorte o dia estava super bonito apesar de ter algumas nuvens, mas no geral deu pra ver diversas ilhas e aquele marzão azul turquesa inacreditável.

♣♣ Serviço de Bordo 

Nos voos da Winair, como os aviões são super pequenos (nem sei o modelo do avião, mas ele tem as asas mais altas), não existem aeromoças, apenas piloto e co-piloto. Como o tempo de viagem é super curto, não tem serviço de bordo.

IMG_7069

♣♣ Entretenimento de Bordo 

Como entretenimento existem apenas algumas revistas. Mas né, ninguém vai ter a chance de sobrevoar o Caribe e vai preferir ler uma revista do que ver a paisagem pela janelinha do avião. Tanto que não vi ninguém com revista ou qualquer outro tipo de entretenimento em mãos, muito pelo contrario, todo mundo vidrado na vista que a janelinha do avião proporcionava fotografando e filmando sem parar.

♣♣ Considerações Finais 

Levando em consideração tudo o que foi abordado nesse post, acho que ficou bem claro que a unica coisa que não gostei foi sobre a alteração de voo e o impasse com o check-in. Essa história da alteração do horário do voo ficou muito estranha, mas felizmente no final deu tudo certo.

No geral eu achei os funcionários (tanto a moça que me atendeu por email, como a moça do check-in, como os pilotos do voo) muito simpáticos e prestativos.

IMG_7063

 O avião apesar de ser pequeno, tava relativamente em bom estado.

O voo foi super agradável, nem vi os 30 minutos passar! Se um dia tiver oportunidade de viajar pro Caribe novamente, quero repetir a experiência de ver aquele marzão lá do alto com o plus de pousar no aeroporto de St Maarten vendo tudo pela janelinha do piloto. Suuuuper legal!

** Precisando de hotel para sua próxima viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/St Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aruba, Barbados, Caribe, St Kitts e Nevis, St Maarten / St Martin
Booking.com
Deixe o seu comentário...