18.05
2015

Jardim Botânico, a atração mais visitada de Curitiba

Se o Big Ben é atração mais fotografada de Londres, pode-se dizer que o cartão postal de Curitiba é o Jardim Botânico. Todo mundo que visita a cidade vai lá, isso é certo.

SONY DSC

O Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, ou simplesmente Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 1991, recebeu esse nome em homenagem a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das responsáveis pelo planejamento urbano da cidade. 

SONY DSC

Eu tinha ido até outras vezes numa era pré-blog, então nessa minha ultima ida a Curitiba, achei que seria legal ir lá novamente.

O ponto de ônibus da Linha Turismo fica bem em frente a entrada principal. Dali até o portico de entrada aos jardim e a Estufa tem uma caminhada de uns 2 ou 3 minutinhos. Muito tranquilo.

SONY DSC

Mas basicamente o Jardim Botânico de Curitiba é assim:

– Jardins: os jardins de frente pra Estufa foram inspirados no estilo francês. Bem no centro fica a escultura chamada de “A Mãe”, super bonita e que rende ótimas fotos. No dia que eu estive lá, os funcionários estavam arrumando o jardim, cortando a grama, arrumando as plantações das flores. Achei legal também acompanhar os cuidados que eles tem na manutenção dos jardins.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

– Estufa: essa é a principal atração do Jardim Botânico, dizem que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. É o local mais fotografado de todos, com toda a certeza. A construção de estilo art nouveau, tem dois andares, e ali podemos encontrar diversos exemplares de plantas e um pequena cachoeira/riozinho. Da pra caminhar tanto no primeiro andar como no segundo andar. É meio estranho caminhar no segundo andar, pq o piso é todo de ferro com aparencia de uma rede (com furinhos). Pra quem for no verão, se prepare, pois é suuuper quente lá dentro.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

– Espaço Cultural Frans Krajcberg: atualmente está fechado e muito mal conservado. Mas antigamente nesse espaço, que presta uma homenagem ao artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg, tinhas exposições de obras desse artista. Junto a esse espaço tem um pequeno jardim bem bonitinho. Vale a pena caminhar por ali.

SONY DSC

SONY DSC

– Jardim das Sensações: é a atração mais recente do parque. É uma área fechada e isolada do restante, onde tem até catraca pra entrar e sair. Ali são 200 metros de extensão por onde a gente vê diversos tipos de plantas, além de exibições sobre algumas outras plantas, onde a gente pode tocar e sentir as texturas e o aroma de cada uma. Tem até um arvore de Pau Brasil, além de algumas flores e um laguinho. Achei essa área super bonita e tranquila pra caminhar sem pressa.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

– Salão de Exposição: No dia que estive lá, tinha uma exibição sobre pássaros. Na verdade, achei a exposição bem fraquinha, gostei mais do sacadão que dá de frente pro lago e que rende ótimas fotos.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

– Área de preservação da Mata Atlântica: A gente não tem acesso a caminhar dentro dessa área, apenas numa pista de corrida/caminhada que circunda toda essa área.

SONY DSC

Pra ir até lá, a melhor forma é usando a Linha Turismo, um ônibus de linha especial que passa por todas as principais atrações de Curitiba. Abre todos os dias, das 06:00 as 20:00. A entrada é gratuita.

O Jardim Botânico está localizado no bairro de mesmo nome. Não tem nenhuma outra grande atração da cidade muito perto.

SONY DSC

Ah, quem por algum motivo precisar de um táxi, nas duas vezes que passei por ali tinha taxis parados no estacionamento em frente a entrada principal do Jardim Botânico.

No total, eu levei quase 2 horas pra conhecer tudo isso!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Jardim Botânico, a atração mais visitada de Curitiba"
  1. Paulo   11/08/15 • 16h17

    Como vizinho do Jardim Botânico, posso garantir: o pôr do sol visto em frente à estufa é um dos mais lindos de Curitiba, especialmente no inverno. Vale a pena chegar mais tarde e esperar o entardecer.

    • Contando as Horas   12/08/15 • 01h00

      Oi, Paulo

      Ótima dica! É bem verdade, o por do sol costuma ser muito bonito no Jardim Botânico! =DD

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Olá, Portugal! 🇵🇹🇵🇹 Muito bom estar de volta! Essa é minha segunda vez aqui, mas a primeira vez que venho para o norte do país.
.
Essa é a famosa ponte Luís I, que liga Vila Nova de Gaia ao Porto.
.
🌍 Vila Nova de Gaia, Portugal.
.
#ponteluisi #vilanovadegaia #gaiaportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #portoportugal #porto #portoportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas