21.05
2015

Curitiba: Obras sob guarda do MON (as obras apreendidas na Operação Lava Jato)

Certeza absoluta que a atração turística de Curitiba que eu mais visitei até hoje foi o MON – Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho). Já perdi as contas de quantas vezes fui lá, seja em um dia normal (entrada paga) ou no primeiro domingo de cada mês (entrada gratuita).

SONY DSC

A maioria das pessoas não sabem, mas o MON é formado por dois prédios, o predio que antigamente era sede do Instituto de Educação, mas que depois foi transformado em museu e a construção anexa, o Olho, que foi inaugurado em 2002. 

SONY DSC

Pra quem gosta de arquitetura, fotografia, obras de arte, esculturas, esse museu é super indicado.

SONY DSC

O que me levou até lá nessa ultima viagem a Curitiba foram duas exposições: Genesis, de Sebastião Salgado (que não está mais em cartaz foi prorrogada a exibição até o dia 14 de junho de 2015) e as Obras sob Guarda do MON.

SONY DSC

Todo mundo vem acompanhando diariamente o desenrolar das investigações da Policia Federal na Operação Lava Jato. E em uma das diversas fases dessa operação, algumas obras de artistas famosos, como por exemplo, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Cicero Dias, Claudio Tozzi, entre outros foram apreendidas pois havia indícios de que foram compradas com lavagem de dinheiro.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Quando eu estive lá, em março de 2015, apenas 15 obras estavam em exposição. Hoje em dia, depois de mais uma fase de buscas, mais 203 obras foram apreendidas, mas apenas 48 foram colocadas em exibição.

SONY DSC

IMG_7745

SONY DSC

A Policia Federal deixou elas sob guarda do MON para que os técnicos e especialistas pudessem reparar danos e preservar as obras até se ter conhecimento do que vai de fato acontecer com elas quando a justiça der um parecer definitivo.

SONY DSC

SONY DSC

Enquanto isso não acontece (a nossa justiça é leeeeenta!!!), quem tiver interesse em conhecer essas obras, elas estão em exposição na sala 02 até o dia 12 de julho de 2015.

SONY DSC

O MON abre de terça a domingo, das 10:00 as 18:00. As quintas-feiras acontece o Mais MON, onde o museu fica aberto até as 20:00. E claro, no primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita. O valor (março de 2015) é de 6,00 reais.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná
Booking.com
  1. Maria Pinheiro 04/07/2016 | 08:45

    Alo de Lisboa!
    Descobri o seu site por mero acaso e tenho gostado muito do que tenho lido. Continue que vai pelo caminho certo!
    Gostaria de lhe pedir umas dicas do que vale a pena ver em Viena de Austria. Vou la passar 10 dias no final de Agosto,ja comprei passagem de aviao e reservei hotel.Ja consultei guias,mas gostava de saber a sua opiniao.
    Obrigada e beijinhos de Portugal!

Deixe o seu comentário...