21.05
2015

Curitiba: Obras sob guarda do MON (as obras apreendidas na Operação Lava Jato)

Certeza absoluta que a atração turística de Curitiba que eu mais visitei até hoje foi o MON – Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho). Já perdi as contas de quantas vezes fui lá, seja em um dia normal (entrada paga) ou no primeiro domingo de cada mês (entrada gratuita).

SONY DSC

A maioria das pessoas não sabem, mas o MON é formado por dois prédios, o predio que antigamente era sede do Instituto de Educação, mas que depois foi transformado em museu e a construção anexa, o Olho, que foi inaugurado em 2002. 

SONY DSC

Pra quem gosta de arquitetura, fotografia, obras de arte, esculturas, esse museu é super indicado.

SONY DSC

O que me levou até lá nessa ultima viagem a Curitiba foram duas exposições: Genesis, de Sebastião Salgado (que não está mais em cartaz foi prorrogada a exibição até o dia 14 de junho de 2015) e as Obras sob Guarda do MON.

SONY DSC

Todo mundo vem acompanhando diariamente o desenrolar das investigações da Policia Federal na Operação Lava Jato. E em uma das diversas fases dessa operação, algumas obras de artistas famosos, como por exemplo, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Cicero Dias, Claudio Tozzi, entre outros foram apreendidas pois havia indícios de que foram compradas com lavagem de dinheiro.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Quando eu estive lá, em março de 2015, apenas 15 obras estavam em exposição. Hoje em dia, depois de mais uma fase de buscas, mais 203 obras foram apreendidas, mas apenas 48 foram colocadas em exibição.

SONY DSC

IMG_7745

SONY DSC

A Policia Federal deixou elas sob guarda do MON para que os técnicos e especialistas pudessem reparar danos e preservar as obras até se ter conhecimento do que vai de fato acontecer com elas quando a justiça der um parecer definitivo.

SONY DSC

SONY DSC

Enquanto isso não acontece (a nossa justiça é leeeeenta!!!), quem tiver interesse em conhecer essas obras, elas estão em exposição na sala 02 até o dia 12 de julho de 2015.

SONY DSC

O MON abre de terça a domingo, das 10:00 as 18:00. As quintas-feiras acontece o Mais MON, onde o museu fica aberto até as 20:00. E claro, no primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita. O valor (março de 2015) é de 6,00 reais.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Curitiba: Obras sob guarda do MON (as obras apreendidas na Operação Lava Jato)"
  1. Maria Pinheiro   04/07/16 • 08h45

    Alo de Lisboa!
    Descobri o seu site por mero acaso e tenho gostado muito do que tenho lido. Continue que vai pelo caminho certo!
    Gostaria de lhe pedir umas dicas do que vale a pena ver em Viena de Austria. Vou la passar 10 dias no final de Agosto,ja comprei passagem de aviao e reservei hotel.Ja consultei guias,mas gostava de saber a sua opiniao.
    Obrigada e beijinhos de Portugal!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
De volta a Escócia! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Infelizmente é por pouco tempo, mas não poderia deixar de vir ate aqui estando taaaao pertinho.
.
Essa viagem é meu presente de aniversário antecipado. ☺️♥️
.
Obs.: Edimburgo esta ainda mais bonita com as cores do outono.
.
🌏Edimburgo, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #sourbbv #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #thisisedinburgh #edinburghstory #helloescocia #escocia2018 #eurotrip #scotlandisnow #scotland_greatshots #scotland_lover #mulheresviajantes #agenciadeviagens #amoviajar
Contando as Horas