07.06
2015

Paris: Uma caminhada desde a Place de la Concorde até o Arco do Triunfo (passando pela Champs Élysées e Ponte Alexandre III)

Uma das regiões de Paris com mais turistas por metro quadrado com certeza é essa, não tenho a menor duvida. Essa foi a minha terceira vez em Paris e independente da estação do ano que fui (já fui no inverno, outono e primavera), sempre vi muuuuita gente por essas bandas.

SONY DSC

Um bom lugar pra começar a explorar essa região é a Place de la Concorde. Quem não estiver hospedado nessa parte mais central de Paris, consegue chegar ali tranquilamente de transporte publico. Existe uma estação de metro chamada “Concorde” que fica nessa praça. 

SONY DSC

Ao sair da estação de metro, todo mundo vai ficar impressionado com o ritmo de Paris, são carros, ônibus, excursões vindos de todos os lados, sem falar na leva de turistas indo em direção a Champs Élysées ou indo em direção ao Jardin des Tuileries/Museu do Louvre.

IMG_1214

Mas antes de qualquer coisa, tire um tempo pra observar a Place de la Concorde, uma praça que foi palco de diversos acontecimentos importantes da história da França.

SONY DSC

No centro dessa praça estão o Obelisco de Luxor (fazia parte do Templo de Luxor, no Egito), a belíssima Fonte de Jacques Hittorff, algumas estátuas e repare também nas suas luminarias, que dão todo um charme especial a essa praça.

IMG_1200

IMG_5865

Além disso, dali se tem uma vista bem legal da Torre Eiffel e ao fundo, do outro lado do rio Sena, fica a Assembléia Nacional, local sede da câmara dos deputados da França.

SONY DSC

Antes de entrar na Champs Élysees, é legal fazer um pequeno desvio no trajeto para conhecer uma das pontes mais bonitas de Paris e do mundo: a Ponte Alexandre III. Essa ponte foi um presente da Rússia aos franceses e recebeu esse nome em homenagem ao Czar Alexandre III, que sempre simpatizou com a França.

IMG_1186

Repare que essa ponte é suuuper enfeitada. Ao longo de toda a sua extensão estão ninfas, cavalos, anjos, entre outros. Esse é um daqueles lugares que a gente pode ficar 5 minutos ou ficar 2 horas, pois são tantos ângulos legais pra bater foto, que a gente não percebe o tempo passar.

IMG_1146

Voltando pro mesmo lado onde fica a Place de la Concorde, pela Avenue Winston Churchill, ficam outras duas grandes atrações de Paris: o Petit Palais e o Grand Palais. Esses dois palácios abrigam museus que são pouco conhecidos pelos turistas, eu particularmente já passei por eles milhares de vez, mas nunca visitei. Fica a dica pra quem quiser ver exposições diferente em Paris, em dois lugares com arquitetura belíssima.

IMG_1115

Ponte Alexandre III e o Grand Palais ao fundo

Continuando o tour, quem quiser conhecer o Palais d’Élysée, é a residencia oficial do Presidente da França e também é onde fica o seu escritório de trabalho. Pelo que sei, não dá pra visitar, mas né, já que ele está tão pertinho, pode ser uma boa opção pra conhecer.

chapes elysees

Não achei a unica foto que tirei na frente do Palais d’Élysée (quando eu encontrar, atualizo o post!). Enquanto isso, coloquei o mapa indicando como ir até lá partindo da Champs Élysées

Mas chega de desvios e agora é hora de conhecer a avenida mais famosa do mundo, a Champs Élysées. Esse lugar dispensa qualquer apresentação. Todo mundo que vai a Paris vai lá, isso é certo.

SONY DSC

Na verdade, lembro até hoje a primeira vez que estive em Paris (ainda em 2005 e as infos na internet não eram como hoje em dia) e achei a Champs Élysées super pequena. Eu tinha ideia de que iria ficar um dia todo caminhando por ali e ela não teria fim. Tava completamente engada.

SONY DSC

Ela tem um pouco menos de 2 km e se não parar pra entrar em nenhuma loja (só pra fotografar), em questão de 1 hora da pra subir e descer a avenida tranquilamente.

SONY DSC

Mas logico que ninguém vai fazer isso e com certeza alguma loja vai chamar a atenção. Por ali estão lojas como Adidas, Sephora, Disney, Monoprix, Tiffany, Louis Vuitton, Nike, Lacoste, Mont Blanc, H&M, entre outras. Além disso, existem alguns restaurantes e lugares como Ladurée e Häagen Dasz. É também na Champs Élysées onde está o cabaré Lido (para mais infos sobre como ver um espetáculo lá, é só clicar aqui e aqui).

IMG_8967

IMG_8964

Quem tiver a chance de estar em Paris durante alguma comemoração importante (14 de julho ou ano novo, por exemplo), vai ver a avenida toda enfeitada.

IMG_8969

E claro, pra compensar a caminhada, na outra extremidade da Champs Élysées fica uma outra grande atração da cidade: o Arco do Triunfo, um monumento construído para comemorar as vitorias de Napoleão Bonaparte. Importante dizer que, para ter acesso ao arco é necessário passar por uma passagem subterrânea, que fica pro lado direito de quem olha o arco a partir da Champs Élysées.

IMG_8957

Dois grandes destaques do Arco do Triunfo, na minha opinião, é o Tumulo do Soldado Desconhecido, que fica bem no meio do monumento e a vista 360 graus que se tem lá do alto dos seus 50 metros de altura (a subida é feita por uma escada!!). Inclusive, dali se tem ótimas vistas da Torre Eiffel e de toda a Champs Élysées.

IMG_1246

Champs Élysées do alto do Arco do Triunfo

Dica extra: Apesar de eu nunca ter ido (olha ai um motivo pra voltar a Paris!!! =D), quem ainda tiver disposição, vale a pena conhecer o Parque Monceau. Pelo que já vi em fotos, esse parque é super bonito, com um lago, pontes e monumentos, que com certeza merecem uma visita. Quem quiser economizar a caminhada, da pra pegar o metro linha 2 no Arco do Triunfo e ir até esse parque.

IMG_1249

Torre Eiffel vista do alto do Arco do Triunfo

Obs.: Entre todos os lugares listados nesse post, o único que eu recomendo comprar ingresso com antecedência é para visitar o Arco do Triunfo. Para comprar o ticket, é só clicar aqui.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em França, Paris
Booking.com
Deixe o seu comentário...