12.07
2015

Santa Catarina: A rota do Vale do Rio Uruguai

A região oeste de Santa Catarina não tem um apelo turístico muito grande Brasil afora. Geralmente quem aparece aqui pra fazer turismo são as próprias pessoas que moram na região ou até mesmo pessoas que moram em cidades dos estados próximos.

DCIM100GOPROGOPR0604.

Fazia muuuito tempo que eu mesma não andava por alguns atrativos nos arredores aqui de Chapecó, cidade onde eu nasci. E devo dizer que me surpreendi positivamente com o que encontrei. 

IMG_9980_Fotor

Com certeza todo mundo já ouviu falar do rio Uruguai e sabe onde ele fica, afinal, ele é um dos rios mais importantes aqui da região sul do Brasil e também de países vizinhos como Argentina e Uruguai.

Apesar de ser um rio extenso, com um pouco mais de mil km de comprimento, pouquíssimos trechos são navegável, principalmente na parte que passa pelo território brasileiro e ainda, o rio também faz a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul em pelo menos metade da fronteira entre os dois estados.

IMG_9984_Fotor

No rio Uruguai também existem algumas usinas hidrelétricas, responsável por boa parte da produção de energia aqui da região sul do Brasil, como é o caso da Usina Hidrelétrica de Itá, Usina Hidrelétrica de Machadinho e a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó localizadas na divisa entre SC e RS e a bi-nacional Represa de Salto Grande, compartilhada entre Argentina e Uruguai.

IMG_9993_Fotor

Mas nesse post em especifico eu não vou falar das usinas, e sim, dos seus mirantes. Pra quem não sabe, quem viaja entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e passa aqui pela região oeste de SC, pode aproveitar pra encaixar no roteiro uma paradinha em dois mirantes que fazem parte da Rota do Vale do Rio Uruguai.

IMG_9996_Fotor

Pra chegar nessa região onde estão os mirantes, a estrada que leva até lá é a SC-480, que tem inicio na divisa entre Paraná e Santa Catarina, próximo a cidade de  São Lourenço do Oeste-SC indo até Erechim-RS.

Essa estrada nessa região foi recentemente refeita, então isso significa que o asfalto está em ótimas condições. Fiquei impressionada!

IMG_0123_Fotor

Em alguns trechos a estrada é duplicada e pelo caminho, prepare-se pra ver muitas araucárias, árvores típicas aqui da região sul do Brasil.

IMG_0126_Fotor

O primeiro mirante entre Chapecó e a ponte de divisa entre SC e RS no distrito de Goio-En é o Mirante da Ferradura. Pra chegar nesse mirante, é necessário pegar uma estradinha secundária que vai na mesma direção que a trilha do Pitoco.

IMG_1287

IMG_1267

IMG_1213

O mirante fica de frente pra uma parte do rio que faz uma curva bem fechada, motivo pelo qual recebeu esse nome, pois lembra uma ferradura.

IMG_1218

Agora no inverno, o melhor horário pra ir nesse mirante é logo depois do almoço, pois a posição do sol favorece as fotos e não faz sombra.

IMG_1285

No inverno também costuma ser mais tranquilo visitar esse mirantes, pois quase não tem ninguém. No verão em compensação sempre tem muita gente.

IMG_1224

IMG_1227

IMG_1265

Se fosse verão, certamente a gente iria encarar a trilha do Pitoco, que no seu trajeto passa por cinco cachoeiras. Mas no inverno, sei lá, não pareceu ser um programa muito animador.

IMG_1237

Com isso, nós decidimos voltar a SC-480 e seguir até o Goio-En, pra ir ao outro mirante que tem na região, o Mirante do Lago, que fica de frente pro lago artificial que faz parte da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.

IMG_1243

IMG_0057_Fotor

IMG_1275

Esse mirante fica numa região bem tranquila, com ótima visão e melhor estrutura pra sentar, observar e fotografar a paisagem.

IMG_1247

E bem pertinho desse mirante fica o local de onde parte a Tirolesa Interestadual, com 1300 metros de extensão, atravessando a foz do Chapecó, indo de Erval Grande-RS até Chapecó-SC. Obviamente que isso também não era um programa legal para um dia de inverno. Então aguarde, esse post vai ter a versão verão também!

DCIM100GOPROGOPR0581.

E beeem pertinho do Mirante do Lago fica a ponte da divisa, que liga SC a RS. Esse é um lugar bem legal pra parar o carro e tirar umas fotos, afinal, de um lado do rio está SC e do outro lado RS. E ainda, quem quiser passar o dia por ali, também é possível, existem algumas churrasqueiras e área onde da pra fazer um piquenique, por exemplo.

IMG_1266

IMG_1270

A gente não chegou a ir ao Rio Grande do Sul, digo, não chegamos a atravessar a ponte… Mas isso fica pra uma próxima vez!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Chapecó
Booking.com
  1. Jeanne Caroline Flores 11/11/2015 | 02:00

    Oi Bruna!!!

    Cheguei por acaso ao seu blog procurando informações sobre vistos pro Reino Unido! Mal sabia eu que você era minha conterrânea… também sou chapecoense! hehe

    Te procurei no facebook e te adicionei! Se quiseres me aceitar, ficaria muito grata.

    Eu e meu namorido estamos nos organizando para viajar para a Inglaterra início de dezembro… e tenho infinitas dúvidas! Sei que você poderia tirar a maioria delas! hehe Qualquer coisa, contate-me por e-mail (jeanne_cco@hotmail.com), seria ótimo fazer uma amizade de alguém que já esteve por lá e ainda por cima é conterrânea!

    Fico no aguardo!! Beijocas!

    • Contando as Horas 12/11/2015 | 15:29

      Oi, Jeanne

      Que mundo pequeno!!! hehehe Legal! =DD

      Na verdade, eu não uso o meu FB pessoal pra nada, apenas tenho o perfil pra manter a página do blog. Se quiser seguir, o FB é http://www.facebook.com/ContandoAsHoras Vc pode me enviar mensagens por lá, que sempre quando dá, eu respondo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Rafael Dorneles Rosa 18/09/2016 | 23:55

    Bá, muito legal essa sua viagem, estou me preparando para fazer essa viagem a pé, saindo de Curitiba e seguindo para o Rio Uruguai, até a divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Vou passar em pequenas cidades e fazer alguns registros de festas culturais e contar um pouco da história da cidade e mostrar alguns pontos turísticos, estava procurando algumas coisas sobre o Rio Uruguai e acabei aqui no seu blog, muito legal.

    • Contando as Horas 22/09/2016 | 18:17

      Oi, Rafael

      A pé??? Meuuu Deusss!!! Corageeem hehe :D
      Vai ser uma mega empreitada.

      Obrigada pela visita aqui no blog. Boa viagem!

Deixe o seu comentário...