20.08
2015

A Saudade do Dia: Escócia (ou mais detalhes de como eu escolhi morar em Edimburgo)!!!

Como o tempo passa rápido! Parece que foi ontem que eu estava aqui nesse mesmo lugar (no meu quarto), na frente desse computador, planejando um sonho.

Exatamente hoje, mas há 5 anos, eu estava desembarcando em Edimburgo, após uma conexão em Londres.

Minha memória parece um filme, lembro exatamente de tudo: da roupa que eu estava usando, do nervosismo de passar a ultima noite em claro aqui no Brasil, das anotações que fiz pra não esquecer de levar nada e claro, da ansiedade do dia 20 de agosto de 2010 chegar!

IMG_1115

Essa foto é do dia que fui assistir ao Royal Edinburgh Military Tattoo. Repare na capa de chuva que estou segurando. Mesmo com sol, o tempo na Escócia muda num piscar de olhos. Por incrível que pareça, nesse dia não choveu!

Pra quem não me conhece ou não leu os mais de 700 posts que escrevi aqui no blog, meu primeiríssimo destino para fazer um intercâmbio era Barcelona. “Descobri essa cidade” naquela Olimpíadas que o volei masculino do Brasil ganhou a medalha de ouro (Entreguei a idade!!! hahaha). Desde esse dia eu sempre sonhei em conhecer essa cidade. 

Mas ai aconteceram algumas coisas inesperadas na vida e vejam só, larguei mão de aprender melhor espanhol e resolvi que se eu soubesse inglês, seria muito mais útil pra eu desbravar esse mundão.

Sempre tive vontade de conhecer a Inglaterra, a África do Sul, Canadá, a Nova Zelândia, a Austrália e os Estados Unidos. Cheguei a pesquisar muito sobre todos esses destinos, mas nenhum deles fizeram meus olhos brilharem mais do que um país minúsculo, até então desconhecido dos brasileiros e que tem muito orgulho do seu sotaque (difiiicil!) e das suas tradições: a Escócia!

Antes do meu intercâmbio, eu já tinha ido ao Reino Unido. Uma viagem em família que aconteceu no final de 2008/2009, com direito a 9 dias em Londres, uma passadinha rápida de 5 dias em Edimburgo (para ver uma das maiores comemorações do Ano Novo na Europa, o Hogmanay!) e 2 dias em Liverpool. Cinco dias foram mais do que suficientes pra que eu adorasse Edimburgo, apesar dos pesares.

Sim, quem já foi a Escócia, sabe muito bem como é o clima da cidade, chove muito e venta horrores, mas nada disso me fez desistir. Afinal, quem mora ou ja morou em Curitiba, sabe muito bem do que estou falando!

Um outro motivo que me fez levar muito em consideração a Escócia foi a presença quase zero de brasileiros, coisa que seria praticamente impossível de se encontrar nos outros destinos.

Em todo o tempo que passei em Edimburgo, eu pude constatar tudo isso, desde o tempo ruim (peguei a maior nevasca dos últimos não-sei-quantos-anos) até falta de brasileiros por lá. É bem verdade que conheci alguns brasileiros, mas foram poucos. Tão poucos, que ainda mantenho contato com a metade deles (num total de 5 pessoas!). Sim, em quase 2 anos de Escócia, eu conheci apenas 5 brasileiros.

Obviamente que hoje em dia isso mudou. Ano passado quando estive na Escócia (novamente), ouvi português com muito mais frequência do que eu imaginei que iria ouvir. Inclusive conversei com alguns brasileiros, dei dicas, me ofereci pra explicar algum endereço ou apenas conversei por conversar.

O sotaque escocês é difícil sim (muito mais em outras cidades do interior do que em Edimburgo), o clima é aquela “maravilha toda”, a comida melhorou muito, a segurança é nota 10 (nunca senti medo de andar sozinha, fosse de manhã bem cedo, a noite ou de madrugada), a qualidade de vida e o respeito com as pessoas me impressionou muito. E claro, eu não poderia deixar de falar da simpatia dos escoceses, sempre muito gentis e pacientes.

Felizmente os brasileiros descobriram (e estão descobrindo cada vez mais) a Escócia! Um país sensacional em todos os sentidos. Jamais imaginei que eu fosse sentir tanta saudade de um lugar!

Se alguém estiver com planos de fazer um intercâmbio pra aprender inglês ou simplesmente pra mudar um pouco de ares e conhecer um pouco mais do que esse nosso planeta tem a oferecer, não pensem duas vezes, a experiência é espetacular! Vale cada sacrifício!

Certeza absoluta que esses foram os dois melhores anos da minha vida!!!

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Assuntos diversos, Edimburgo, Escócia - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "A Saudade do Dia: Escócia (ou mais detalhes de como eu escolhi morar em Edimburgo)!!!"
  1. Eva Oliveira   21/08/15 • 15h04

    Olá Bruna,
    vou à Escocia no início outubro, mas ficarei poucos dias.
    Li todos os seus posts e você tem me ajudado a descobrir esse país maravilhoso e o que devo levar também.
    Estou ansiosa por essa viagem, acho que vai ser ótima! Você tem planos de voltar lá?

    • Contando as Horas   22/08/15 • 16h51

      Oi, Eva

      Super legal, hein! Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado a planejar melhor os seus dias na Escócia.

      Olha, eu gostaria muito de voltar lá sim, não vou negar. Mas né, nem sempre as coisas são como a gente quer. Agora mesmo, com a libra nessa conversão, fica cada vez mais difícil. Mas espero voltar em breve e trazer mais dicas sobre esse país que eu gosto tanto! =DD

  2. Nick   22/08/15 • 09h14

    Oi Bruna, tudo bem ?
    Adorei seu post…Saiba que em 2011 quando comecei a planejar minha viagem para Edimburgo, que fiz em 2012, seu blog foi de grande ajuda. Encontrei poucas informações na blogsfera, e quando descobri o Contando as Horas, foi uma verdadeira salvação…rsrsrsrs !!! Pretendo um dia voltar e conhecer outras cidades escocesas, e concordo com você, as pessoas de lá são super amáveis, educadas e aquele clima meio bucólico de lá é realmente encantador.
    Bjs !!!!

    • Contando as Horas   22/08/15 • 16h54

      Oi, Nick

      E olha que naquela época eu nem tinha praticamente nada de informações!!! Essa semana mesmo tava pensando no tanto de coisas que ainda tenho que escrever sobre Edimburgo e a Escócia em geral, uma dia quem sabe coloco a “casa” em dia.

      Obrigada pelas palavras!

      E claro, concordo com vc, os escoceses no geral são muito receptivos, adoram conversar. Isso me surpreendeu muito. Impossível não gostar da Escócia, né?!?!

      =DDD

  3. Leticia   22/08/15 • 19h29

    Oi Bruna
    Estou morando em Edimburgo agora e o seu blog me ajuda muito!! toda semana entro aqui pra ver as dicas pros lugares que estou indo!! O seu blog salva todo mundo que vem pra cá com tanta informação!!!

    • Contando as Horas   25/08/15 • 13h27

      Oi, Leticia

      Obrigada pelo comentário. Fico feliz que o blog esteja te ajudando. Aproveite Edimburgo, ainda mais agora na época dos festivais, a cidade deve ta super animada!

  4. Giovania   03/02/16 • 22h58

    Olha euzinha aqui outra vez. Começando a buscar informações sobre Edimburgo, seu blog é sim uma maravilha. Uma das coisas que me preocupa um pouco é a questão da segurança, um fator muito importante. Isso senti em Londres, a tal segurança de andar na rua que tanto falam. Hoje eu posso dizer que um dia experimentei isso em minha vida, e realmente é uma sensação única, uma das coisas que mais sinto falta. Enfim… Sobreviventes é o que somos. E como tal nada melhor do que conhecer melhor o nosso destino. E adorei ler o que vc escreveu sobre a segurança em Edimburgo. Obrigada, mais uma vez. Obrigada por existir. Abraços.

    • Contando as Horas   06/02/16 • 16h27

      Oi, Giovania

      Sei bem o que vc fala. Na cidade onde eu nasci, uma cidade pequena no oeste de SC, a falta de segurança não é tããão enorme quanto em grandes cidades do Brasil, como Curitiba, por exemplo, onde morei tantos anos. E realmente, vc poder andar despreocupada (mas sempre meio atenta, pra não dar bobeira), pode tirar o celular na rua, andar com a maquina fotográfica pendurada no pescoço o dia todo, é algo que realmente inacreditável quando a gente está em algumas cidades da Europa. Felizmente no Reino Unido é assim, mesmo em cidades grandes como Londres, Edimburgo, Glasgow, Liverpool, entre outras, a gente não sente medo. Isso realmente não tem preço.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =DD

  5. Barbara   29/02/16 • 14h51

    Oi, Bruna! Sou portuguesa e dentro de dez dias vou embarcar numa nova aventura: decidi mudar de ares e vou trabalhar e viver durante uns meses na Escócia. Vou trabalhar para um hotel como General Assistant, que nada tem a ver com a minha formação (jornalismo), mas penso que é uma boa oportunidade para desenvolver o meu inglês e conhecer esse país lindooo!! :D

    O que não posso mesmo esquecer de levar para a Escócia? Para além de roupa bem quentinhaaa :p

    Ps: Adoro o seu blog

    • Contando as Horas   02/03/16 • 15h37

      Oi, Barbara

      Guarda chuva! hahahaha =DDD

      Que legal!! Vai ser uma boa experiência, espero que vc goste da Escócia! Aproveite!!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas