07.09
2015

Berlim: Onde é melhor se hospedar?

Uma das cidades que eu mais queria conhecer na Europa era Berlim. Levou séculos, mas finalmente esse ano eu coloquei meus pés lá. Entre todas as capitais e grandes cidades da Europa, Berlim foi uma que me surpreendeu muito em dois quesitos quando o assunto é hospedagem: ótimas opções e preços mais justos.

Nessa viagem, nós ficamos hospedados 9 dias em Berlim, tempo na medida pra conhecer as principais atrações com calma e ainda dar uma voltinha nos arredores (fomos a Potsdam e Schwerin).

SONY DSC

Catedral de Berlim e a Torre de TV

Quem já leu meia duzia de posts aqui no blog sabe muito bem que eu levo semanas até decidir qual hotel reservar. Eu pesquiso muito, leio diversas opiniões de hospedes antigos, olho todas as fotos, procuro reviews em blogs e tudo mais que seja possível imaginar. Mas no caso de Berlim, pela primeira vez não tive taaanta dificuldade em encontrar um hotel que me agradasse em todos os quesitos: preço, localização e ótimas referencias de antigos hospedes. O hotel escolhido foi o Hotel Sofitel Berlin Gendarmenmarkt (quem quiser ler o post que escrevi sobre nossa hospedagem lá, é só clicar aqui).

Mas quem não gostou dessa opção por algum motivo, aqui nesse post vou colocar algumas outras opções que também me chamaram a atenção, sempre levando em consideração a localização, presença de transporte publico perto (sempre prefiro andar de metro), wifi e bons relatos de hospedes antigos. 

→ Os hotéis 5 estrelas

Um dos hotéis mais famosos de Berlim é o Hotel Adlon Kempinski Berlin. Pra que nunca ouviu falar ou ainda não se familiarizou com o mapa da cidade, esse hotel fica de frente para uma das atrações mais conhecidas de Berlim, o Portão de Brandemburgo. O hotel conta com dois restaurantes premiados. Eu não ia incluir esse hotel nesse post por dois motivos: ele não inclui no valor da diária o café da manhã e também não oferece internet gratuita. Mas ai pensei melhor e resolvi colocar por ele ser um dos mais conhecidos hotéis da cidade, só por esse motivo mesmo.

berlim 5 estrelas

Legenda: Em laranja. o Portão de Brandemburgo. Em verde, a Gendarmenmarkt. Nesse mapa estão o Hotel Adlon Kempinski Berlin, Hotel Regent Berlin e Hotel The Westin Grand Berlin. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Também perto do Portão de Brandemburgo ficam Hotel Regent Berlin (tem decoração bem clássica) e o Hotel The Westin Grand Berlin (a rede Westin dispensa maiores apresentações, com uma decoração clássica com um toque de modernidade na medida). Ambos tem restaurante e café da manhã incluído na diária. Já o wi-fi é gratuito no Hotel Regent, mas no Hotel Westin só é gratuito nas áreas públicas. Ambos os hotéis ficam quase na porta de uma das diversas estações de metro, a Französische Straße.

Pertinho desses dois hotéis que falei acima está o hotel onde nós ficamos hospedados, o Hotel Sofitel Berlin Gendarmenmarkt, que como o nome já indica, fica na praça Gendarmenmarkt, pertinho de diversos restaurantes, da Galeria Lafayette e da estação de metro Französische Straße. Esse hotel tem uma decoração bem moderninha, com funcionários bem atenciosos e localização perfeita. Pouquíssimas vezes precisamos pegar o metro pra ir a algum lugar, fizemos boa parte do roteiro a pé. O hotel tem restaurante, mas não chegamos a ir, pois as opções ali pertinho eram tantas, que resolvemos conhecer outras opções. O café da manhã não tava incluído no valor da diária, mas isso não foi nenhum problema, pois fomos todos os dias na Galeria Lafayette tomar café, mas em compensação tinha wifi gratuito e funcionava super bem. Quem quiser ver o post que escrevi sobre esse hotel em especifico, é só clicar aqui.

berlin 5 estrelas 2

Legenda: em laranja, o Portão de Brandemburgo. Em verde, a Gendarmenmarkt. Nesse mapa estão o Hotel Sofitel Berlin Gendarmenmarkt e o Hotel Hilton Berlin. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Um hotel que a minha mãe cogitou também de reservar pra nós foi o Hotel Hilton Berlin, também localizado na Gendarmenmarkt, de frente pra uma estação de metro e perto de diversos restaurantes e atrações. A rede Hilton dispensa maiores apresentações, pois a maioria dos quartos são padronizados, mas vale destacar que o cafe da manha e a internet estão incluídos no valor da diária.

Um outro hotel que nós também gostamos foi o Hotel Eurostars Berlin, que fica a 3 quadras da Unter den Linden e a poucos minutos de caminhada do metro e relativamente perto do Portão de Brandemburgo. Apesar dele ficar na área onde tem uma das maiores estações de trem de cidade, essa rua onde o hotel está localizado é uma rua de comércio de bastante movimento. Tem wifi gratuito e café da manhã incluído na diária.

berlin 5 estrelas 3

Legenda: em laranja, o Portão de Brandemburgo. Em rosa, a Catedral de Berlim. Nesse mapa estão o Hotel Eurostars Berlin e Hotel Radisson Blu Berlin. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

E por fim, perto dessa área da cidade, porém mais próxima da Ilha dos Museus, da Catedral de Berlim e da Torre de TV, fica o Hotel Radisson Blu Berlin. Tem uma estação de trem e metro pertinho, a estação de Alexanderplatz. Esse hotel é famoso por ter um aquário gigante bem na área de entrada do hotel. Os quartos parecem ser bem legais, tem wifi gratuita e café da manhã incluído na diária.

Outra região legal pra se hospedar é na Potsdamer Platz e arredores. É ali onde ficam outros bons hotéis da cidade como o Hotel Ritz-Carlton Berlin. O hotel tem restaurante, mas ali perto existem milhares de outras boas opções, além de metro na porta, se for o caso. Quanto ao wifi, gratuito somente nas áreas publicas do hotel e o café da manhã está incluído no valor da diária.

berlin 5 estrelas 4

Legenda: Em azul, Potsdamer Platz. Nesse mapa estão o Hotel Ritz-Calton Berlin, Mandala Hotel, Hotel Marriott Berlin e Hotel Grand Hyatt Berlin. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Um hotel beeem legal nessa região é o Mandala Hotel, que fica pertinho da Potsdamer Platz e do Hotel Ritz-Calton. Tem uma decoração super moderna, com quartos bem espaçosos, com muito bom gosto e super elegante. Tem wifi e café da manhã incluídos na diária. Outro hotel no mesmos moldes do Mandala Hotel é o Hotel Marriott Berlin. Quem quiser ir a um restaurante muito bom, procure pelo restaurante Midtown Grill do Marriott, é excelente. A gente já foi no de Copenhague e resolvemos ir no de Berlim também, recomendo muito! Outra opção no mesmo estilo é o Hotel Grand Hyatt Berlin.

→ Os hotéis 4 estrelas

O Hotel Mandala Suites tem uma ótima localização, na Gendarmenmarkt, pertinho do hotel Sofitel em que me hospedei. A localização ali é otima, da pra ir a pé por quase tudo, mas se for necessário, dá pra pegar metro para chegar aos locais mais longe, ele fica quase na porta. Os hoteis dessa rede são bem modernos, com uma decoração bem clean, super bonitos. O wifi é gratuito, mas o café da manhã não está incluído na diária. Mas isso também não chega a ser nenhum problema, pois existem diversas opções ali perto, inclusive no subsolo da Galeria Lafayette.

berlim 4 estrelas 1

Legenda: Em laranja, o Portão de Brandemburgo. Em roxo, Checkpoint Charlie. Em azul, a Potsdamer Platz. Nesse mapa estão os hotéis Mandala Suites, Winters Hotel Berlin Mitte – The Wall, Crowne Plaza Berlin – Potsdamer Platz e Mövenpick Hotel Berlim Am Potsdamer Platz. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

A grande maioria dos hotéis que gostei ficam perto do Checkpoint Charlie e da Potsdamer Platz, como por exemplo o Winters Hotel Berlin Mitte – The Wall, o Crowne Plaza Berlin – Potsdamer Platz e o Mövenpick Hotel Berlin Am Potsdamer Platz, Todos eles, além da boa localização, oferecem wifi gratuito. O único que não tem o café da manhã incluído na diária é o Winters Hotel.

Outro hotel com uma localização relativamente boa é o Hotel Holiday Inn Berlin-Alexanderplatz. Como o próprio nome indica, fica perto da Alexanderplatz, da estação de metro e de trem. Porém ele fica pro lado contrario de onde está a ilha dos museus. É um lugar bom, mas dependendo de onde se quer ir, o ideal é pegar metro pra não perder muito tempo. Café da manhã e internet wifi gratuitos. Outro hotel nas mesmas condições e localização é o Hotel Indigo Berlin-Alexanderplatz.

berlim 4 estrelas 2

Legenda: em laranja, o Portão de Brandemburgo. Em rosa, a Catedral de Berlim. Em marrom, a Torre de TV. Nesse mapa estão o Hotel Holiday Inn Berlin – Alexanderplatz, o Hotel Indigo Berlin-Alexanderplatz e o Hotel Meliá Berlin. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Um bom hotel, porém com localização a 4 quadras da Unter den Linden e perto da estação de metro e trem de Friedrichstraße é o Hotel Meliá Berlin. A unica coisa que não gostei muito é que a internet é paga a parte, mas também não é nenhum assalto, 5,00 euros por 24 horas.

→ Os hotéis 3 estrelas

Um hotel com ótima localização é o Hotel Nikolai Residence, ele fica entre a Ilha dos Museus e a Alexanderplatz. Tá super bem avaliado por antigos hospedes, oferece internet gratuita, porém o café da manhã é cobrado a parte.

berlim 3 estrelas

Legenda: Em laranja, o Portão de Brandemburgo. Em roxo, o Checkpoint Charlie. Em rosa, a Catedral de Berlim. Nesse mapa estão o Hotel Nikolai Residence e o Hotel Gat Point Charlie. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Outro hotel que eu achei bem legal foi o Hotel Gat Point Charlie, que como o próprio nome já indica fica perto do Checkpoint Charlie. Apesar da reclamação do calor por falta de um ar-condicionado no quarto durante os meses de verão, me pareceu ser um hotel super moderno e do tipo bem prático. Wifi e café da manhã incluídos no valor da diária.

→ Apartamentos

Não foi fácil encontrar apartamentos bem localizados em Berlim. Quando eu digo bem localizados, me refiro ao fato de poder fazer quase tudo a pé e usar metro ou qualquer outro meio de transporte publico poucas vezes, apenas pra ir até lugares mais distantes. Entre diversas opções que olhei no site do booking, apenas duas opções me chamaram a atenção.

Um apartamento com ótima localização, perto da Gendarmenmarkt, é o Clipper City Home Apartments Berlin. Confesso que gostei mais da localização do que da decoração, mas como os comentários são positivos e o local passou por uma reforma em 2014, acho que pode ser uma boa opção. Tem wifi gratuito, mas não oferece café da manhã.

berlim aptos

Legenda: Em laranja, Portão de Brandemburgo. Em verde, a praça Gendarmenmarkt. Nesse mapa estão os apartamentos Clipper City Home Apartments Berlin e Adina Apartment Hotel Berlin Checkpoint Charlie. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Outra opção com ótima localização é o Adina Apartment Hotel Berlin Checkpoint Charlie, que como o próprio nome já indica, fica bem perto do Checkpoint Charlie. Tem estação de metro bem perto. Dependendo da quantidade de pessoas, tem opção de apartamento para até 4 pessoas. O único porém do hotel é não ter wifi gratuito.

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando hotel em Berlim através do site Booking, para iniciar as pesquisas, é só clicar aqui -> Reservar hotel em Berlim. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um hotel através de um link do site Booking aqui nesse post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas. **

** Não sabe como utilizar o site do Booking? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um hotel. **

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim, Hotéis
Booking.com
Deixe o seu comentário...