10.09
2015

Berlim: A Ilha dos Museus

Diversas cidades da Europa são muito famosas por seus museus. E claro, Berlim não ficaria de fora dessas. O legal é que, mesmo Berlim sendo uma capital, é possível conhecer 5 museus incríveis em um único lugar: A Ilha dos Museus (Museumsinsel, em alemão).

SONY DSC

Pra quem não sabia até então, Berlim é cortada pelo rio Spree e nele está localizada uma ilha. É justamente nesse lugar onde estão os cinco museus: Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Pergamonmuseum e o Bode-Museum. 

Ilha dos Museus - Berlim

Mapa da Ilha dos Museus – Foto retirada do site oficial do museu

Antigamente essa ilha era uma área residencial, mas o rei Frederick William IV da Prússia resolveu transformá-la em uma região destinada as artes em geral, com isso, entre os séculos 19 e 20, os cinco museus foram construídos.

Altes Museum ou Old Museum ou Museu Antigo

Como o nome sugere, esse é o museu mais antigo da ilha dos museus. Quem vê ele por fora imagina que ele seja gigante, mas na verdade, ele é relativamente pequeno. São dois andares onde pra quem gosta de arte antiga grega, romana e etrusca, vai adorar conhecer esse lugar. No primeiro andar estão as obras gregas e o segundo andar é dividido por obras romanas e etruscas.

SONY DSC

SONY DSC

Entre tudo o que eu vi lá, o que eu mais gostei foi um salão amplo e praticamente vazio, não fosse as colunas e estátuas nos arredores. Achei super bonito!

SONY DSC

SONY DSC

Dizem que esse museu foi construído para abrigar as coleções de obras de arte da Família Real da Prússia, mas com o tempo o espaço do museu foi ficando pequeno e com isso o Neues Museum foi construído, para que boa parte da coleção fosse transferida para lá.

SONY DSC

SONY DSC

O Altes Museum abre de terça a domingo, das 10:00 as 18:00 (nas quintas-feiras fecha as 20:00).

Neues Museum ou New Museum ou Novo Museu

Logo atras do Altes Museum fica o Neues Museum, construído para abrigar o restante da coleção da Família Real da Prússia que não coube no antigo museu.

SONY DSC

SONY DSC

A coleção desse museu é na sua grande maioria de obras egípcias e da pré-história. Entre as obras de maior destaque estão o busto da Rainha Nefertiti (tudo original, sem restauração) e o Chapéu de Ouro de Berlim (usados como calendários para prever eclipses lunares) e ainda, algumas jóias, papiros e objetos antigos variados, entre outras coisas.

SONY DSC

SONY DSC

Sem duvida alguma, entre todos os museus, esse foi o meu preferido. Achei o conjunto todo (edifício + decoração interna + acervo) super bonito. Vale a visita!

SONY DSC

SONY DSC

Abre todos os dias, inclusive as segundas-feiras, das 10:00 as 18:00 (e nas quintas-feiras fecha as 20:00).

Alte Nationalgalerie ou Old National Gallery ou Antiga Galeria Nacional

O próximo museu a ser construído na Ilha dos Museus foi esse. Ele foi inspirado na Acrópolis de Atenas e serve para abrigar coleções de obras de arte do século 19 doadas pelo banqueiro Joachim H. W. Wagener.

SONY DSC

SONY DSC

Dizem que ele tinha diversos quadros e esculturas, mas devido aos danos causados no prédio por conta da Segunda Guerra Mundial, hoje em dia só os quadros ficaram ali.

SONY DSC

Depois do Neues Museum, esse foi outro museu que gostei bastante. Espalhados pelos seus 3 andares estão quadros que retratam diversos temas, principalmente relacionados com a Alemanha.

SONY DSC

Além disso, também tem pinturas de artistas consagrados como Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir e obras de alguns artistas alemães, como Caspar Friedrich e Adolph von Menzel.

SONY DSC

SONY DSC

Abre de terça-feira a domingo, das 10:00 as 18:00 (até as 20:00 as quintas-feiras).

Pergamonmuseum ou Pergamon Museum ou Museu de Pérgamo

Esse foi o ultimo museu a ser construído na Ilha dos Museus, mas como ele fica logo atrás da Alte Nationalgalerie, vou falar dele primeiro por aqui.

SONY DSC

Esse é considerado o museu mais famoso e mais visitado da Ilha dos Museus. Ele é legal, mas acho que como boa parte dele estava em obras (justamente a parte onde está o Altar de Pérgamo, que deu nome ao museu!) e fechado a visitação publica, eu acabei não achando que ele tenha sido o meu preferido.

SONY DSC

SONY DSC

O museu está dividido em três alas, uma com coleção de artes da antiguidade (onde estão o Altar de Pérgamo, as Portas do Mercado de Mileto e diversas esculturas gregas e romanas), coleção de artes do antigo oriente (com diversas coisas que vieram da Babilônia) e a coleção de arte Islâmica (com destaque para a Fachada de Mshatta, um palácio descoberto onde atualmente está a Jordânia).

SONY DSC

Abre todos os dias da semana, inclusive as segundas-feiras, das 10:00 as 18:00 (nas quintas-feiras fecha as 20:00).

Bodemuseum ou Bode Museum ou Museu Bode

Esse foi o quarto museu a ser construído na Ilha dos Museus, mas pela ordem que estou apresentando, ele é o ultimo museu, localizado em uma das pontas da ilha.

SONY DSC

SONY DSC

Imagino que você assim como eu, deve estar se perguntando o pq desse nome e a resposta é bem simples: é uma homenagem ao primeiro curador desse museu, Wilhelm von Bode.

SONY DSC

Entre os destaques desse museu, além da sua cúpula marrom e do seu hall de entrada (maravilhoso!!), estão artes do período bizantino, diversas esculturas e uma enooorme coleção de moedas (dizem que é uma das maiores do mundo, com mais de 700 mil itens).

SONY DSC

SONY DSC

Outra coisa que chama atenção é que, Wilhelm von Bode introduziu o conceito de salas por estilos, onde diversos objetos (pinturas, mobiliario, esculturas, objetos de arte) seguiam o mesmo estilo artístico. Vale reparar nesse detalhe!

SONY DSC

Abre de terça a domingo, das 10:00 as 18:00 (as quintas-feiras fecha as 20:00).

Dicas:

– Importante ficar ligado nos dias de abertura dos museus, alguns abrem todos os dias, outros fecham as segundas-feiras.

– É possível visitar apenas 1 museu se quiser, mas o valor cobrado é de 10,00 euros ou 12,00 euros (se comprar pela internet sai por 9,00 ou 11,00 euros), enquanto quem compra o Area Ticket Museum Island, consegue visitar todos os 5 museus pagando 18,00 euros (se comprar pela internet sai por 17,00 euros), visitando todos eles em um único dia.

SONY DSC

– Sim, é cansativo visitar 5 museus em um único dia, mas se não quiser gastar a mais com ingresso ou se os dias no roteiro estão curtos, acho que vale a pena dar uma passada em todos e ver ao menos as obras principais.

– Como ficamos bastantes dias em Berlim, foram 7 dias inteiros e uma tarde, nos optamos por dividir os museus e outras atrações nas redondezas e assim fomos duas vezes a Ilha dos Museus.

SONY DSC

– Quem precisar chegar até a Ilha dos Museus usando o metro, a estação mais próxima é a da Alexanderplatz, são uns 10 minutos de caminhada.

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Berlim: A Ilha dos Museus"
  1. Elisa Tavares   10/09/15 • 16h42

    Oi, Bruna.
    Estou achando os posts de Berlim fantásticos.
    Vc sabe dizer se Berlim tem algum equivalente ao “museum pass” de Paris que compramos na Fnac e serve para um monte de monumentos e museus da cidade?

    • Contando as Horas   12/09/15 • 00h55

      Oi, Elisa

      Tudo certo com o planejamento da tua viagem?

      Sim, existe o Berlin Museum Pass. Não falei dele pq não usei, mas vc pode ver mais infos aqui:
      http://www.visitberlin.de/en/museum-pass-berlin

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Elisa Tavares   12/09/15 • 10h16

        Olá. Tudo certo, sim.
        Fechei o roteiro dos dias e agora vou as poucos reservando hotel e comprando passagens para os deslocamentos na Europa.
        Ficarei 5 dias em Berlim e um deles será para a visita da ilha dos museus e já visito a Catedral e arredores(graças a informações do seu blog).
        Pena que, pelo que entendi, no inverno não tem como fazer o passeio no rio Spree.
        Também tinha pensado num day trip para Potsdam, mas por causa do inverno estou quase desistindo…

        • Contando as Horas   13/09/15 • 22h11

          Oi, Elisa

          Legal!! Pra mim a viagem só começa quando compro as passagens aéreas e reservo os hotéis! O resto a gente vai fazendo aos poucos.. =DD

          Não cheguei a ver sobre o passeio de barco, mas em compensação minha mãe queria muito ir a Potsdam. Lá é bonito, os palácios são maravilhosos tbm, mas ainda não abriria mão de conhecer bem Berlim, pois eu gostei muuuito mesmo de lá! Acho que vale ficar o máximo de tempo possível nessa cidade.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente, Berlim para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
Contando as Horas