11.09
2015

Berlim: Berliner Dom e Lustgarten

A Ilha dos Museus recebeu esse nome devido a presença de cinco museus, mas além disso, a Catedral de Berlim (Berliner Dom) e o Lustgarden também são outras duas atrações muito visitadas nessa região.

SONY DSC

Quem vem caminhando pela Unter den Linden, quando estiver quase chegando a Ilha dos Museus a Catedral de Berlim (junto com a Torre de TV) é uma das primeiras coisas que vai chamar atenção. 

SONY DSC

Por fora ela não parece tão gigante quanto eu imaginei, mas é impossível ir até lá e não parar pra admirar seus três domos verdes e as diversas estátuas que estão em sua fachada de estilo barroco.

SONY DSC

Dizem que o Imperador William II queria construir em Berlim uma catedral para se igualar com a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A tentativa foi boa, mas apesar de ter achado essa catedral realmente muito bonita, a Basílica de São Pedro não conseguiu ser superada, na minnha opinião.

SONY DSC

Mas enfim… A atual Catedral de Berlim foi construída entre 1895 e 1905, ou seja, foram 10 anos pra finalizar essa igreja protestante que está localizada de frente para o Lustgarten, um local que antigamente era usado como um jardim do Palácio Real, mas que também foi usado como campo de desfile e local de comícios, hoje em dia é possível ver diversas pessoas deitadas ou sentadas ali simplesmente vendo a vida passar.

SONY DSC

Quem tiver interesse em visitar a Catedral de Berlim, deve se dirigir ao portão que está pro lado direito. Entrando na igreja a gente já da de cara com a bilheteria. O ingresso custa 7,00 euros (valor de maio de 2015).

Se alguém estiver se questionando se deve ou não visitar, eu já digo: Vale muuuuito a pena! Sem duvida alguma essa é uma das igrejas mais bonitas que já visitei até hoje.

SONY DSC

Depois de comprar um ingresso, a gente tem que caminhar por um corredor até de fato chegar na entrada da igreja. Assim como todos os turistas que vão entrando, impossível não procurar um banco pra sentar e observar com calma toda a beleza do lugar. Eu acho que nós ficamos ali sentados uns 10 minutos olhando pro alto, prestando atenção a cada detalhe. Só depois disso eu fui fotografar!

SONY DSC

Entre tudo o que podemos ver ali, sem duvida alguma vale a pena conhecer com mais calma:

– O altar totalmente muito bem decorado, não deixe de reparar nos vitrais ao fundo.

SONY DSC

– A pinturas e detalhes de vidro da cúpula principal são maravilhosos!

SONY DSC

– A cripta, onde estão enterrados alguns dos primeiros reis da Prússia;

– Uma maquete perfeita da Catedral;

SONY DSC

– E por fim, a visita ao domo. Quem tiver interesse em subir em uma das suas torres e ir até o topo, é possível. São 270 degraus até chegar lá no alto. Ao contrario das escadas que encontramos em diversas igrejas da Europa, essas são bem tranquilas, pois elas não são em espiral e muito menos tem degraus minúsculos. É muito tranquilo subir. Alias, não são só subidas o tempo todo, o trajeto intercala um pouco de escada com corredores do domo e assim por diante.

SONY DSC

SONY DSC

Lá do alto a gente tem uma das melhores vistas de Berlim, onde é possível ver os museus que fazem parte da Ilha dos Museus, especialmente o Altes Museum e a Alte Nationalgalerie…

SONY DSC

SONY DSC

O rio Spree…

SONY DSC

A Rotes Rathaus (Prefeitura de Berlim) e a Torre de TV..

SONY DSC

IMG_9232

As cúpulas das duas igrejas gêmeas (a Catedral Francesa e a Catedral Alemã) que fazem parte da Gendarmenmark e a Friedrichswerdersche Kirche…

SONY DSC

O Lustgarten…

SONY DSC

A Alexanderplatz e a Marienkirche..

SONY DSC

E mais alguns detalhes da fachada da igreja.

SONY DSC

Apesar de todos os danos causados devido os bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, os trabalhos de reconstrução ficaram perfeitos e hoje em dia está tudo muito bem preservado. Recomendo muito a visita!

IMG_9269

A Catedral de Berlim fica na Ilha dos Museus, de frente para o Lustgarden e o Altes Museum. Abre todos os dias, mas é necessário verificar os horários certinhos no site oficial, pois variam de acordo com os dias da semana e estações do ano. Valor de 7,00 euros (esse foi o valor que paguei em maio de 2015).

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim
Booking.com
Deixe o seu comentário...