13.09
2015

Berlim: Alexanderplatz e a Berliner Fernsehturm (com direito a jantar)

Um lugar muito visitado por quem vai a Berlim é a Alexanderplatz, uma praça localizada pertinho da Ilha dos Museus, da Catedral de Berlim, da Rotes Rathaus (prefeitura) e é onde está localizado um dos maiores símbolos do lado comunista da cidade, a Torre de TV.

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer quando visito uma nova cidade é vê-la do alto. Vai dizer que não é legal, né?!?! Mesmo tendo visitado o domo da Catedral de Berlim, a gente não se contentou e novamente fomos ver Berlim do alto, mas dessa vez, do alto da Torre de TV.

SONY DSC

Chegando a Alexanderplatz, uma das primeiras coisas que chama a atenção é justamente a Torre de TV, com os seus nada modestos 368 metros de altura. Lá do alto é possível ter uma visão 360 graus de Berlim, sem nada pra atrapalhar a visibilidade. 

SONY DSC

A Berliner Fernsehturm é uma torre de radiodifusão que foi construída em plena década de 60 pela RDA, se tornando um dos maiores símbolos de Berlim Oriental. Hoje em dia ela ficou bastante conhecida por suas novas funções: um deck panorâmico e um restaurante giratório.

SONY DSC

Quem quiser subir até o seu deck panorâmico ou ir almoçar ou jantar no restaurante giratório deve se programar com antecedência e garantir os ticket o quanto antes. O restaurante pode até não estar sempre lotado, mas o deck panorâmico sim.

SONY DSC

Unter den Linden, Tiergarten e o Parlamento

Nós compramos o nosso ingresso com direito a visitar o deck panorâmico e depois jantar no restaurante da torre, pq preferimos ir no horário de final de tarde, por volta das 18:30.

IMG_9635

Nó estivemos em Berlim em maio, onde teoricamente já iniciou o horário de verão na Europa, então só começa a escurecer por volta das 21:30 – 22:00. Com isso, tivemos tempo suficiente de visitar o deck panorâmico e depois seguimos pro jantar.

SONY DSC

A Ilha dos Museus e a Catedral de Berlim

O deck panorâmico está localizado a 204 metros de altura e a subida é feita via dois elevadores daqueles supersônicos que nos levam do primeiro ao ultimo andar em questão de segundos.

SONY DSC

Potsdamer Platz

O local onde está o deck não é enooorme, gigantesco, mas dá pra circular com facilidade. Cada janelão tem um mapa indicando o que é possível ver em cada direção, sendo atração turística ou não.

SONY DSC

No centro, as torres da Catedral Francesa e Alemã, na Gendarmenmarkt

O interessante é ir primeiro no janelão que está voltado para a região onde tem o Portão de Brandemburgo, o Tiergarten e o Parlamento, pois essa é a região que mais tem fila e com certeza é o lugar mais procurado pra fotografar.

SONY DSC

A prefeitura

Todas as outras janelas tem alguma atração conhecida, porém é mais fácil conseguir um lugarzinho pra ver e fotografar.

SONY DSC

Depois de ter uma visão 360 graus de Berlim, subimos para o Restaurante Sphere. Apesar de ser um lugar beeem turístico, o restaurante da Torre de Tv é muito bom. Eles servem comida internacional com um toque de comida alemã, sempre que possível.

SONY DSC

Esse restaurante é giratório e pelo que li na internet ele gira uma vez a cada 20 minutos. Sim, o giro completo é relativamente rápido, mas não há motivos pra se preocupar, pois a gente nem sente.

Ah, e pra quem não quiser almoçar ou jantar no restaurante, existe também um bar, o Bar 203, considerado o bar mais alto de Berlim, pois como o próprio nome já indica, ele está a 203 metros de altura. Pelo que vi no site, ele serve apenas drinks, aperitivos e lanches rápidos. Fica a dica!

SONY DSC

Nosso jantar começou com um drink (eu pedi um Spritz Aperol) e de entrada um creme de batata acompanhando de salsicha de Frankfurt (que estava muito bom!).

IMG_9636

IMG_9637

E como prato principal, filé com batata estilo rosti… que tava excelente!

IMG_9640

O clima no restaurante é bem tranquilo. Apesar de ser um lugar beeem turistico, vimos alguns locais por lá também.

A comida é excelente, tem boas opções no cardápio (tem cardápio vegetariano tbm). O atendimento foi nota 10.

Sem falar na vista 360 graus de Berlim em pleno horário do por do sol… Fantástico!

Recomendo!

IMG_9651

IMG_9643

Dicas práticas:

Existem 4 tipos de ticket: o Ticket Vip (Com acesso imediato no dia e horário marcado a uma fila em separado para o elevador até o deck de observação e ao restaurante. Valor do ticket em maio de 2015 era de 23,00 euros), o Fast View (Mesmo esquema que o Ticket Vip, porém ao invés do restaurante o acesso é ao Bar 203. Valor do ticket em maio de 2015 era de 19,50 euros), o Early Bird (entrada através do elevador normal logo na primeira hora que a Torre abre e acesso apenas ao deck panorâmico. Valor do ticket em maio de 2015 era de 13,00 euros) e o Late Night (segue o mesmo esquema que o Early Bird, só que o horário de acesso ao deck panorâmico é a partir das 21:30 até as 23:00. Valor em maio de 2015 era de 13,00 euros também).

SONY DSC

SONY DSC

Quem assim como nós, resolver jantar lá, nós optamos por comprar o ticket Vip, que dava acesso direto ao deck panorâmico no horário marcado (reservamos pras 18:30) e ao restaurante a hora que a gente quisesse (entre 18:00 e meia noite) com mesa reservada na janela.

SONY DSC

A Torre de Tv fica na Alexanderplatz, estação de metro Alexanderplatz e acesso feito através das linhas U2, U5 e U8.

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim
Booking.com
  1. Elisa Tavares 13/12/2015 | 23:48

    Oi, Bruna.
    Será que você pode me ajudar? Estou meio perdida com os tickets.
    Reservei almoço no sphere, pois não tinha mais horário para o jantar. Consegui 12:15. Gostaria de saber qual tipo de ingresso compro para chegar por volta de umas 11 hs e olhar um pouco no deck. Pelo que vi eu tenho que chegar no horário marcado no restaurante para poder subir e eu queria aproveitar a vista.

    Outra pergunta. Queria ir ao bar e acabei comprando o ingresso late night em um outro dia. Depois fui ler melhor e fala que só vai ao deck com esse ingresso. Será que não consigo ir ao 203 com ele?
    Se não, será que consigo trocar?

    Bjs!

    • Contando as Horas 15/12/2015 | 22:24

      Oi, Elisa

      Quem comprou os ingressos pela internet foi o meu irmão. Nós escolhemos o horário das 18:30 e foi nesse horário que a gente chegou lá. Primeiro fomos no deck panorâmico e depois no restaurante. Acho que se vc chegar um pouco antes do horário para o qual vc comprou o almoço, não tem problema.

      Não sei se vc consegue ir ao bar, pq antes de subir ao restaurante, por exemplo, a gente tem que mostrar o voucher com a reserva. O que vc pode tentar fazer é resolver o problema lá na bilheteria. Vou ficar te devendo essa info, mas realmente não sei qual é o procedimento nesse caso.

Deixe o seu comentário...