14.09
2015

Berlim: East Side Gallery (e uma visitinha rápida a Oberbaumbrücke)

Todo mundo que vai a Berlim quer conhecer uma das atrações mais famosa da cidade: o Muro de Berlim. E obviamente, eu também!

SONY DSC

Um dos trechos mais visitados do Muro de Berlim é o que pertence a East Side Gallery, uma galeria a céu aberto composta por um trecho original do muro com mais de 1 km de extensão, localizada no lado leste (lado comunista) da cidade pertinho das margens do rio Spree. 

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Apesar do muro ser original, depois da sua queda, alguns artistas de várias partes do mundo resolveram transformar esse símbolo de separação em uma obra de arte. Ele grafitaram todo esse trecho do muro e o resultado que vemos lá são desenhos muito criativos, super coloridos e cheios de significados.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

No total são 106 pinturas de artistas de todos os cantos do mundo e a grande maioria delas transmite alguma mensagem, normalmente dando esperanças de um futuro melhor.

SONY DSC

SONY DSC

Dica: Aconselho uma visita a East Side Gallery pela manhã, de preferencia bem cedo, por dois motivos: a posição do sol e também pela pequena quantidade de pessoas.

SONY DSC

SONY DSC

Aproveite também pra reparar como a cidade é um pouco diferente nesse lado da cidade. Os prédios tem uma arquitetura menos elaborada, tipo aqueles blocos de apartamento que existem em países que já tiveram o comunismo.

IMG_9493

IMG_9495

Nesse lado da cidade não existem tantas atrações a serem visitadas, mas eu acho legal aproveitar e incluir no roteiro uma visita a Oberbaumbrücke, considerada uma das pontes mais bonitas de Berlim. Essa ponte se destaca por ter dois andares, onde o andar inferior é só para pedestres e carros e o andar superior é por onde passa o metro.

SONY DSC

SONY DSC

E ainda, quem quiser bater fotos de um ângulo legal da ponte, é só fazer o seguinte: ao terminar de cruzar a ponte, seguir caminhando pro lado direito. O local parece meio estranho, mas um pouco mais adiante vão ter portões que dão acesso as margens do rio. Ali é o melhor lugar para fotografá-la.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Para ir até lá pra visitar a East Side Gallery e caminhar pela Oberbaumbrücke, o legal é descer na estação de metro Schlesisches Tor, pertencente a linha U12.

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim
Booking.com
  1. Elisa Tavares 14/09/2015 | 09:47

    Oi, Bruninha.
    O museu do muro fica por ali? Vale a pena?
    Bjs!

    • Contando as Horas 15/09/2015 | 15:28

      Oi, Elisa

      Você se refere ao Berlin Wall Memorial e o Centro de Documentação? Se for isso, não fica perto não. E vale a pena, mas vc precisa ter tempo pra visitar o museu, pq tem muita foto, história e tal. Eu achei legal! A gente ficou umas 2 a 3 horas nessa região da cidade. Se vc colocar no google maps, vai ver q esses lugares que citei aqui no comentário ficam perto do Mauerpark, bem longe da East Side Gallery. Na próxima leva de posts sobre Berlim vou falar sobre isso!

Deixe o seu comentário...