15.09
2015

Os restaurantes de Berlim

O nosso roteiro gastronomico incluia restaurantes de comida tipica alemã, mas também outros tipos de restaurante. Afinal, mesmo a comida alemã sendo muito boa, uma hora a gente enjoa. E nesse caso, opções pra variar não faltam.

SONY DSC

Alexanderplatz

Nesses dias que ficamos em Berlim, nós fomos tanto nas Brauhaus (os pubs alemães) como em restaurantes de outros tipos. Entre tudo o que conhecemos, alguns nos voltamos, outros não. Alguns nós gostamos muito, outros não. Aqui nesse post vou colocar apenas aqueles lugares que a gente gostou, afinal, se for pra divulgar algo, que seja algo bom, certo? 

Restaurantes na Gendarmenmarkt

Como estávamos hospedados em um hotel na praça Gendarmenmarkt, quase todas as noites nós aproveitamos pra jantar por ali.

Patisserie/Boulangerie na Galerie Lafayette

Como o hotel em que estavamos hospedados não incluia o café da manhã na diária e a gente também não queria ficar perdendo muito tempo com isso, nós optamos por ir quase todos os dias no Food Hall da Galeria Lafayette.

IMG_9467

Além de ter uma espécie de mini mercadinho com produtos de diversas partes da Europa, eles tem uma espécie de Patisserie/Boulangerie (Padaria) com diversas opções interessantes.

IMG_9465

Pra quem é meio desligado, é interessante reparar que cada coisa tem dois preços. Motivo? Como estava escrito em alemão e eu não entendo uma palavra, enquanto aguardava minha vez comecei a puxar conversa com um rapaz que tava ali perto e pedi pra ele me traduzir. O preço mais barato é pra quem vai comer ali mesmo e o preço mais caro é pra quem vai levar.

IMG_9466

As opções são muito boas, desde croissants, madeleines, sanduíches, sucos, café, chá, entre outros. Eu não faço tanta questão de tomar café da manhã, mas alguns dias me rendi e aproveitei pra experimentar algumas coisinhas. Fica a dica!

Galerie Lafayette fica na Friedrichstraße 76-78, mas também tem uma porta lateral pela Franz Strasse. Fica a meia quadra da Gendarmenmarkt.

Augustiner Bräu am Gendarmenmarkt

Duas noites nós fomos jantar nesse restaurante de comida tipica alemã. Na verdade, a Augustiner Bräu é uma espécie de cervejaria alemã, mas ela é de Munique. Como eu não tinha conseguido achar esse lugar em Munique, achei que seria uma boa aproveitar a proximidade com o hotel e ir lá provar.

SONY DSC

IMG_9202

Eles servem todos os tipos de comidas alemã, como joelho de porco, pretzel, schnitzel, salsichas de mil tipos, repolho doce, entre outros. O legal é que o lugar é bem descontraído, então a gente vai bebendo e comendo sem nem perceber.

IMG_9206

IMG_9212

Augustiver Bräu am Gendarmenmarkt fica na Charlottenstrasse, 55 numa esquina de frente pra Deutscher Dom, a catedral alemã que fica na Gendarmenmarkt.

Ristorante Malatesta

Não lembro ao certo quantas vezes fomos nesse restaurante, mas acho que foi pelo menos umas 3 vezes. Como o próprio nome indica, ele é um restaurante italiano tipico, tanto pelo cardápio, como pelo Chef e pelos garçons (todos italianos). Gostamos tanto dessa indicação do hotel, que os garçons já nos conheciam e já sabiam o que a gente queria.

SONY DSC

Eles tem desde massas diversas, bruschettas, sopas, pizzas, massas acompanhadas de carne ou peixe e como dá pra imaginar, tudo em porção gigante. Olhe bem pro prato dos vizinhos de mesa e compare com o tamanho da fome, pra não passar sufoco! =DD

IMG_9161

Esse restaurante tem dois andares e se fizer muita questão de jantar com uma vista legal, peça uma mesa no segundo andar. A vista é da Gendarmenmarkt, especialmente da Catedral Alemã e da Konzerthaus.

IMG_9213

Ristorante Malatesta fica na Charlottenstrasse, 59, na mesma quadra do Augustiner Bräu, só que na outra esquina. Recomendo reservar e pra facilitar a nossa vida, eles aceitam reservas pelo site.

Löwenbräu am Gendarmenmarkt

Outro restaurante de comida típica alemã que conhecemos foi o Löwenbräu. Esse restaurante é um pouco mais simples que o Augustiner, porém tem mais opções.

IMG_9453

Eles servem pretzel, joelho de porco (assado e cozido), salshichas (eles tem a weisswurst), sopas, entre outros. Eles também servem diversos tipos de cerveja de fabricação própria (Weissbier, Dunkel, Red Ale, entre outras).

Mas a melhor parte desse restaurante ficou por conta da sobremesa. Eles tem uns bolinhos doces que são servidos com um doce de ameixa cozida, que sério, é muuuuito bom!

IMG_9455

O Löwenbräu fica na Leipziger Strasse, 65. Passando a lateral do hotel Hilton, fica na próxima quadra.

Sushi Daily by Yamamoto na Galerie Lafayette

No dia que fomos assistir a uma apresentação na Konzerthaus, precisamos jantar mais cedo. E assim, pra não ter erro e não precisar se preocupar muito se ia demorar ou não, nós optamos por jantar no restaurante japonês da Galerie Lafayette, que está localizado no subsolo, no Food Hall.

IMG_9606

O esquema por ali funciona mais ou menos assim: é possível sentar nas mesinhas e pedir qualquer coisa que esteja no cardápio, como também é possível escolher no balcão porções montadas.

IMG_9598

Pra não demorar muito, nós escolhemos as caixinhas com as opções que mais gostamos e eles montaram o prato e trouxeram os acompanhamentos numa outra mesa que ficava mais próximo do restaurante onde meus pais foram jantar. E claro, como nao poderia deixar passar a oportunidade, nós provamos uma cervejinha japonesa!

IMG_9607

Galerie Lafayette fica na Friedrichstraße 76-78, mas também tem uma porta lateral pela Franz Strasse.

Fassbender & Rausch

Essa é uma das lojas de chocolates mais famosas de Berlim, é praticamente uma atração turística. E realmente, vale muito a pena ir lá, tanto pelos monumentos alemães feitos de chocolates que estão espalhados por lá, quanto pelos próprios chocolates.

SONY DSC

Se você for como eu, que não é muito chegado nos pralines, não faça cara feia dos que são vendidos nessa loja. Sério mesmo, eles são muuuito bons! Os meus preferidos foram um com um ursinho desenhado no topo e outro que parece um pé de moleque. Excelentes! Queria voltar lá e comprar todos pra trazer pro Brasil. =DD

SONY DSC

Ah, outra dica que deixo são os chocolates em barras da Rausch. Eles são classificados de acordo com a quantidade de cacau presente no chocolate. Então, quanto menos % de cacau, mais doce e quanto mais % de cacau, mais amargo. Quem prefere chocolate mais docinho, dois que eu recomendo são os chamados “Venezuela – 43%” e “Costa Rica – 47%” (meu preferido!!! comprei várias barras e trouxe pra casa!!!). Eu comprei também o “Papua Neuguinea – 35%”, mas eu achei muito doce. E o meu irmão comprou o “Peru – 60%”, que é um pouco mais amargo, mas não tanto, mas que também é bom.

IMG_9534

IMG_9537

Fassbender & Rausch fica na Charlottenstrassee, 60 bem em frente ao Ristorante Malatesta.

Restaurantes em outras partes da cidade

→ Hopfingerbräu im Palais

O ultimo restaurante que serve comida tipica alemã que conhecemos nessa viagem foi esse. Ele tem uma localização ótima, fica literalmente entre o Portão de Brandemburgo e o Parlamento.

SONY DSC

IMG_9278

O restaurante é enooorme e eles tem uma ala especifica pra quem quer assistir esporte, chamada de Sky Lounge. Fomos lá no dia que passou o jogo entre Barcelona x Bayern de Munique. Eles servem também todos os tipos de comidas tipicas, além de goulash e massas. As cervejas também são bem variadas, dá pra aproveitar e experimentar tudo se estiver em pelo menos umas 3 pessoas ( estávamos em 4 pessoas, mas a minha mãe não bebe!).

IMG_9284

IMG_9699

A Hopfingerbräu fica na Ebertstrasse, 24.

Midtown Grill

A primeira vez que fomos nesse restaurante foi em Copenhague. Gostamos tanto que quando descobri que tinha um em Berlim, incluimos no roteiro. Estivemos lá para o Brunch de domingo. Como todo mundo sabe, o brunch é uma mistura de café da manhã com almoço, mas nesse caso aqui, com um toque alemão. No buffet tinham algumas opções de comidas alemã (pretzel e salsichas), além de carnes grelhadas, omelete, pães diversos, queijos, entre outros. Suco natural. Ah, e as sobremesas! Tinha as compotas de frutas vermelhas!! Uma das melhores sobremesas que provei na Alemanha!

SONY DSC

O brunch tem um valor fixo, apenas as bebidas são cobradas a parte. Quem se interessar em ir almoçar o jantar nesse restaurante, deve evitar domingo de meio dia.

Midtown Grill fica dentro do Hotel Marriott, na Ebertstrasse, 3 localizado a poucos metros da Potsdamer Platz. Valor do brunch 16,50 euros.

Häagen Dazs

No caminho pro Midtown Grill, tinha uma Häagen Dazs. Obviamente que não teve como ignorar essa prensença, então, mesmo terminando o nosso almoço quase 15:00, depois de dar uma voltinha pela região e antes de ir a Philharmonie para ver uma apresentação, nós não resistimos a uma paradinha ali.

IMG_9551

Obviamente que eu não pensei nem meia vez e tratei logo de pedir um Fondue e um Milkshake de Doce de Leite! Que tortura ver essas fotos pra colocar aqui no post! Esse fondue é muuuito bom!

IMG_9555

Häagen Dazs fica na Ebertstrasse, 5 localizada na Potsdamer Platz.

12 Apostel

Outro restaurante que eu gostei bastante foi esse. Ele está localizado pertinho da Ilha dos Museus, a uma quadra do Museu Bode. Esse restaurante ficou conhecido por ser um dos primeiros em Berlim a ter um forno a lenha. A fama foi boa, que logo eles lançaram outro restaurante em outra parte da cidade (esse que nós fomos!).

IMG_9220

Pelo que diz o site, apesar do nome ser os 12 Apóstolos, ele não tem nenhuma conexão com a biblia. Apesar disso, os nomes das pizzas recebem o nome de cada um dos 12 Apóstolos, onde o “Judas” é a pizza mais apimentada da casa. Vale dizer que a pizza é enooorme, gigante mesmo. Quem quiser pedir pizza, o ideal é dividir com pelo menos mais uma pessoa.

Eu como não sou super fã de ficar comendo pizza em viagem, aproveitei pra comer uma nhoque ao molho de tomate, com tomates cerejas, que sério, tava uma delicia!

IMG_9217

Ahh, e não deixe de reparar nas pinturas do teto. Acho que é um dos maiores destaques desse restaurante!

12 Apostel fica na 2, Georgenstrasse, a uma quadra do Museu Bode.

→ Le Buffet im KaDeWe

O dia que fomos conhecer a Kurfuerstenstrasse, aproveitamos a proximidade e fomos dar uma voltinha na KaDeWe, uma das maiores lojas de departamento de Berlim. No ultimo andar tem um restaurante, o Le Buffet, que como o próprio nome já indica, existem milhares de opções separadas por tipos de comidas pra escolher. Então por exemplo, quem quiser carne, tem uma seção pra isso. Quem quiser peixe, tem outra seção pra isso. As saladas, pães, massas, entre outros ficam todos juntos. E ainda, tem uma parte especial com as sobremesas e as bebidas.

IMG_9501

Dica: Se for comer carne ou peixe, é legal pedir primeiro o que desejar nessas seções, isso pq eles fazem na hora o que a gente quer. Assim evita do restante que a gente já pegou ficar esfriando no prato.

IMG_9497

Cada vez que for se servir, tem que ir no caixa pagar. A mesa é a gente mesmo que tem que procurar. Apesar de ser tudo a gente que tem que fazer, a coisa é bem organizada e o negócio anda. Não há necessidade de se procupar.

IMG_9508

IMG_9507

Preciso destacar mais uma vez as sobremesas, que são espetaculares! Queria ter tido mais um dia pra poder ir lá de novo!

A KaDeWe fica na 21-24, Tauentzienstrasse.

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim
Booking.com
Deixe o seu comentário...