16.09
2015

São João del Rei – MG: Memorial Tancredo Neves

Entre todas as cidades históricas mineiras, São João del Rei se destaca bastante por estar relacionada com o ex-presidente do Brasil, Tancredo Neves, o morador mais ilustre da cidade.

DSC_0977

E como era de se esperar, a cidade inaugurou o Memorial Tancredo Neves, localizado em um antigo casarão que data do século 17, localizado no centro histórico da cidade. 

É nesse casarão muito bem preservado, composto por nove salas, onde podemos encontrar uma espécie de trajetória pessoal e politica do ex-presidente do Brasil (de forma bem resumida), além de diversas fotos, documentos, condecorações, jornais, objetos e videos.

DSC_0968

Uma das partes que eu achei mais interessante foi a ala onde tem uma replica do seu gabinete de trabalho, com mobiliário original.

Além disso, tem diversas fotos dele e de sua mulher com personalidades, como governadores de outros estados do Brasil, presidentes e reis de outros países.

DSC_0969

Tem uma ala bem interessante sobre as “Diretas Já”, com um video mostrando melhor como foi todo o processo de transição do período da ditadura e o momento em que Tancredo Neves foi escolhido como o primeiro presidente do Brasil.

IMG_1373

Já a parte emocionante fica com o video que mostra todos os momentos finais da vida do ex-presidente, toda a comoção dos brasileiros e o anuncio da sua morte.

DSC_0618

Também está em exibição a sua máscara mortuária e algumas das capas dos principais jornais de Minas Gerais e do Brasil falando da sua morte.

Quando ele morreu, não fazia muito tempo que eu tinha nascido, então praticamente eu não sabia nada da sua história. O pouco que aprendi foi na época do colégio e sinceramente, eu não lembrava mais de nada. Achei a oportunidade boa pra saber um pouco mais sobre a sua história politica e consequentemente, um pouco mais da história do Brasil.

DSC_0622

O museu é relativamente pequeno, mas tem um acervo bem interessante. Em questão de uns 40 a 50 minutos dá pra conhecer tudo, ler os painéis, ver as fotos, assistir os videos (que são muito bem feitos e tem uma duração de no máximo uns 5 minutinhos!). Os fatos mostrados ali são bem resumidos e o fato de ter muitas fotos e alguns videos, tornam a visita beeem agradável.

Quem estiver em São João del Rei, vale a pena incluir essa visita no roteiro!

DSC_0613

O Memorial Tancredo Neves está localizado na rua Padre José Maria Xavier, entre a Igreja de São Francisco de Assis e a Ponte do Rosário. Valor de 2,00 reais (esse foi o valor que paguei em agosto de 2015). Infelizmente não dá pra fotografar nada la dentro.

IMG_1601

Ahhh.. E antes que eu me esqueça, ao sair do museu, não deixe de dobrar a esquina, pois ali tem um banquinho com uma estátua de Tancredo Neves (dizem que em tamanho real!).

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei
Booking.com
Deixe o seu comentário...