17.09
2015

São João del Rei, a única cidade do Brasil a produzir peças de estanho

Quem incluiu São João del Rei no roteiro de uma viagem as cidades históricas de Minas Gerais e gosta de fazer umas comprinhas, vai gostar dessa dica. São João del Rei é a unica cidade do Brasil com produção de peças feitas com estanho.

DSC_0690

A mineração de estanho teve inicio na costa oeste da Inglaterra e foi trazida para o Brasil durante o século 18. 

IMG_1419

Foi nessa mesma época que produtos de estanho eram vistos nas cozinhas e como peças de decoração nas casas de pessoas com maior poder aquisitivo, especialmente em Minas Gerais.

DSC_0688

Levando em consideração esse histórico, lá pelo ano de 1960, com influência do inglês John Somers, essas peças começaram a ser produzidas nessa região de Minas Gerais, especialmente na cidade de São João del Rei.

DSC_0728

DSC_0686

Quem caminha pelas ruas de São João del Rei e até mesmo a cidade vizinha Tiradentes, vai facilmente encontrar lojas que vendem produtos feitos de estanho.

DSC_0736

Logo no primeiro dia do EIBV2, estava na programação uma visita a uma loja produtora de peças de estanho, a Imperial Estanhos.

DSC_0709

Assim que chegamos, fomos recepcionados pelos donos da loja, que nos deram uma aula rápida sobre esse metal e logo na sequencia demonstraram como eram feitos os acabamentos de algumas peças.

DSC_0722

Vale dizer que a produção é totalmente manual, o que exige muita habilidade de quem esta produzindo ou até mesmo finalizando a produção de alguma peça.

DSC_0723

Enquanto eu assistia a apresentação do acabamento de algumas taças, cheguei a pensar que aquilo ali era moleza de fazer. Mas se a gente parar pra reparar melhor, exige muitos anos de experiencia, sem falar na paciência e habilidade para que o acabamento final fique perfeito. Fiquei impressionada!

DSC_0724

As peças normalmente podem ser encontradas com duas texturas, uma mais acinzentada (fosca) e a prateada (polida e muito mais brilhosa) e claro, pra quem quiser, a mesma peça pode fazer um mix dessas duas texturas.

DSC_0704

A técnica usada pra conseguir ter na mesma peça uma parte fosca a outra prateada é muito simples. As partes que precisam ficar prateadas são cobertas com uma fita e o restante é mergulhado em uma solução acida misturada com cerveja! Isso mesmo! Até cerveja entra na história!

DSC_0707

Então quem estiver atrás de belas peças de decoração ou até mesmo exemplares de copos ou taças para vinho, fica a dica!

A Imperial Estanhos fica na rua Padre José Maria Xavier, ao lado do Restaurante Villeiros e muito perto da Igreja de São Francisco de Assis.

Blogs participantes

Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo AforaDentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo

eibv2

Apoio

Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort /  Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro AtlanticaO Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei
Booking.com
  1. Deise Reis 22/09/2015 | 16:53

    Oi Bruna. Adorei seu post. Lindas as fotos!!! Vindo a São João del-Rei não deixe de nos visitar novamente. A Imperial Estanhos ficou muito feliz em receber os blogueiros do 2º encontro de inverno. Abçs.

    • Contando as Horas 23/09/2015 | 23:12

      Oi, Deise

      Obrigada pelo comentário! Adorei conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos seus produtos. A loja é sensacional!

Deixe o seu comentário...