17.09
2015

São João del Rei, a única cidade do Brasil a produzir peças de estanho

Quem incluiu São João del Rei no roteiro de uma viagem as cidades históricas de Minas Gerais e gosta de fazer umas comprinhas, vai gostar dessa dica. São João del Rei é a unica cidade do Brasil com produção de peças feitas com estanho.

DSC_0690

A mineração de estanho teve inicio na costa oeste da Inglaterra e foi trazida para o Brasil durante o século 18. 

IMG_1419

Foi nessa mesma época que produtos de estanho eram vistos nas cozinhas e como peças de decoração nas casas de pessoas com maior poder aquisitivo, especialmente em Minas Gerais.

DSC_0688

Levando em consideração esse histórico, lá pelo ano de 1960, com influência do inglês John Somers, essas peças começaram a ser produzidas nessa região de Minas Gerais, especialmente na cidade de São João del Rei.

DSC_0728

DSC_0686

Quem caminha pelas ruas de São João del Rei e até mesmo a cidade vizinha Tiradentes, vai facilmente encontrar lojas que vendem produtos feitos de estanho.

DSC_0736

Logo no primeiro dia do EIBV2, estava na programação uma visita a uma loja produtora de peças de estanho, a Imperial Estanhos.

DSC_0709

Assim que chegamos, fomos recepcionados pelos donos da loja, que nos deram uma aula rápida sobre esse metal e logo na sequencia demonstraram como eram feitos os acabamentos de algumas peças.

DSC_0722

Vale dizer que a produção é totalmente manual, o que exige muita habilidade de quem esta produzindo ou até mesmo finalizando a produção de alguma peça.

DSC_0723

Enquanto eu assistia a apresentação do acabamento de algumas taças, cheguei a pensar que aquilo ali era moleza de fazer. Mas se a gente parar pra reparar melhor, exige muitos anos de experiencia, sem falar na paciência e habilidade para que o acabamento final fique perfeito. Fiquei impressionada!

DSC_0724

As peças normalmente podem ser encontradas com duas texturas, uma mais acinzentada (fosca) e a prateada (polida e muito mais brilhosa) e claro, pra quem quiser, a mesma peça pode fazer um mix dessas duas texturas.

DSC_0704

A técnica usada pra conseguir ter na mesma peça uma parte fosca a outra prateada é muito simples. As partes que precisam ficar prateadas são cobertas com uma fita e o restante é mergulhado em uma solução acida misturada com cerveja! Isso mesmo! Até cerveja entra na história!

DSC_0707

Então quem estiver atrás de belas peças de decoração ou até mesmo exemplares de copos ou taças para vinho, fica a dica!

A Imperial Estanhos fica na rua Padre José Maria Xavier, ao lado do Restaurante Villeiros e muito perto da Igreja de São Francisco de Assis.

Blogs participantes

Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo AforaDentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo

eibv2

Apoio

Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort /  Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro AtlanticaO Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "São João del Rei, a única cidade do Brasil a produzir peças de estanho"
  1. Deise Reis   22/09/15 • 16h53

    Oi Bruna. Adorei seu post. Lindas as fotos!!! Vindo a São João del-Rei não deixe de nos visitar novamente. A Imperial Estanhos ficou muito feliz em receber os blogueiros do 2º encontro de inverno. Abçs.

    • Contando as Horas   23/09/15 • 23h12

      Oi, Deise

      Obrigada pelo comentário! Adorei conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos seus produtos. A loja é sensacional!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas