17.09
2015

São João del Rei, a única cidade do Brasil a produzir peças de estanho

Quem incluiu São João del Rei no roteiro de uma viagem as cidades históricas de Minas Gerais e gosta de fazer umas comprinhas, vai gostar dessa dica. São João del Rei é a unica cidade do Brasil com produção de peças feitas com estanho.

DSC_0690

A mineração de estanho teve inicio na costa oeste da Inglaterra e foi trazida para o Brasil durante o século 18. 

IMG_1419

Foi nessa mesma época que produtos de estanho eram vistos nas cozinhas e como peças de decoração nas casas de pessoas com maior poder aquisitivo, especialmente em Minas Gerais.

DSC_0688

Levando em consideração esse histórico, lá pelo ano de 1960, com influência do inglês John Somers, essas peças começaram a ser produzidas nessa região de Minas Gerais, especialmente na cidade de São João del Rei.

DSC_0728

DSC_0686

Quem caminha pelas ruas de São João del Rei e até mesmo a cidade vizinha Tiradentes, vai facilmente encontrar lojas que vendem produtos feitos de estanho.

DSC_0736

Logo no primeiro dia do EIBV2, estava na programação uma visita a uma loja produtora de peças de estanho, a Imperial Estanhos.

DSC_0709

Assim que chegamos, fomos recepcionados pelos donos da loja, que nos deram uma aula rápida sobre esse metal e logo na sequencia demonstraram como eram feitos os acabamentos de algumas peças.

DSC_0722

Vale dizer que a produção é totalmente manual, o que exige muita habilidade de quem esta produzindo ou até mesmo finalizando a produção de alguma peça.

DSC_0723

Enquanto eu assistia a apresentação do acabamento de algumas taças, cheguei a pensar que aquilo ali era moleza de fazer. Mas se a gente parar pra reparar melhor, exige muitos anos de experiencia, sem falar na paciência e habilidade para que o acabamento final fique perfeito. Fiquei impressionada!

DSC_0724

As peças normalmente podem ser encontradas com duas texturas, uma mais acinzentada (fosca) e a prateada (polida e muito mais brilhosa) e claro, pra quem quiser, a mesma peça pode fazer um mix dessas duas texturas.

DSC_0704

A técnica usada pra conseguir ter na mesma peça uma parte fosca a outra prateada é muito simples. As partes que precisam ficar prateadas são cobertas com uma fita e o restante é mergulhado em uma solução acida misturada com cerveja! Isso mesmo! Até cerveja entra na história!

DSC_0707

Então quem estiver atrás de belas peças de decoração ou até mesmo exemplares de copos ou taças para vinho, fica a dica!

A Imperial Estanhos fica na rua Padre José Maria Xavier, ao lado do Restaurante Villeiros e muito perto da Igreja de São Francisco de Assis.

Blogs participantes

Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo AforaDentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo

eibv2

Apoio

Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort /  Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro AtlanticaO Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
3 comentários em "São João del Rei, a única cidade do Brasil a produzir peças de estanho"
  1. Deise Reis   22/09/15 • 16h53

    Oi Bruna. Adorei seu post. Lindas as fotos!!! Vindo a São João del-Rei não deixe de nos visitar novamente. A Imperial Estanhos ficou muito feliz em receber os blogueiros do 2º encontro de inverno. Abçs.

    • Contando as Horas   23/09/15 • 23h12

      Oi, Deise

      Obrigada pelo comentário! Adorei conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação dos seus produtos. A loja é sensacional!

  2. Tassio   04/04/19 • 17h40

    Olá! Ganhei duas taças de estanho, mas não consegui achar nada sobre o fabricante. Eles tem a marcação “NP”, o brasão de Minas e iniciais “MG”. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a identificar e também saber mais sobre o fabricante! Agradeço desde já a atenção, obrigado!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente, Berlim para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
Contando as Horas