18.09
2015

São João del Rei: Trilha na Serra do Lenheiro

Nem só igrejas barrocas estão incluídas nos roteiros de viagem de quem vai as cidades históricas mineiras. É possível fazer outras atividades também.

DSC_0960

No caso de São João del Rei, a cidade é cercada pela Serra de São José e pela Serra do Lenheiro, com isso, pra quem gosta natureza, é possivel fazer algumas trilhas e assim, conhecer melhor a região. 

DSC_0932

Mês passado quando eu estive em São João del Rei pra participar do EIBV2, uma das atividades que estavam na programação era uma trilha na Serra do Lenheiro.

post_eibv2_Minas_intrip_6

Foto: Fábio, do blog Intrip

A Serra do Lenheiro é formada por diversos blocos de pedras gigaaantes, que podem chegar a 1.218 metros de altura, sendo que um dos mais visitados é o Morro dos Três Pontões. Além disso, nessa mesma área também é possível visitar uma gruta, algumas cachoeiras e fazer rapel. Mas isso fica pra uma próxima oportunidade!

DSC_0938

No nosso roteiro estava programado uma trilha até o Morro dos Três Pontões onde estão algumas pinturas rupestres. Pelo que o guia nos contou, essas pinturas foram feitas por tribos indigenas que percorreram essa região num período entre 6 a 9 mil anos.

DSC_0933

DSC_0941

A trilha é relativamente simples, com dois ou três pontos que exigem um pouco mais de atenção, mas fora isso, o trajeto é super tranquilo. Essa trilha é recomendada pra qualquer pessoa, pois ela não exige nenhum grande esforço ou preparo diferenciado.

DSC_0939

Vale dizer que nós estávamos com um guia, que nós acompanhou durante todo o percurso de subida e nós explicou mais detalhes sobre essas pinturas rupestres .

IMG_1605

Foto: Jayme, do blog Juntando Mochilas

Não lembro de ter visto nenhuma placa com indicações de quais caminhos seguir ou até mesmo indicando onde a trilha começava, então se alguém quiser fazer esse mesmo passeio, é legal ir com um guia.

DSC_0942

DSC_0944

DSC_0950

Essa foi a primeira vez que vi esse tipo de pintura e até achei que elas estavam muito bem conservadas por estarem sem nenhuma grande proteção (seja das condições climáticas ou até mesmo das pessoas), exceto por uma pequena cerca de arame que impede um maior aproximação, mas que também não deixa as pinturas 100% seguras.

IMG_1571

Quem não tiver medo, pode seguir um pouco mais adiante e ir até um local de onde se tem uma boa vista de toda a região. Eu preferi não ir, fiquei ali fotografando com mais calma as pinturas rupestres. Algumas pessoas que estavam comigo no grupo foram mais corajosos e foram até lá e pelo que vi nas fotos, a vista lá do alto é realmente muito bonita.

DSC_0945

Quem quiser fazer esse mesmo passeio, o acesso a Serra do Lenheiro é feito através do bairro que fica nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário (bairro Tejuco) e o deslocamento de carro leva aproximadamente uns 20 minutos. Já trilha até onde estão as pinturas rupestres leva mais ou menos uns 30 a 40 minutos cada trecho.

Obs.: É importante levar boné, água e protetor solar.

DSC_0956

Como o local é uma Área de Proteção Permanente, é necessário deixar os dados (nome e número do documento de identidade) com o guia que vai acompanhar nesse passeio.

** O passeio a Serra do Lenheiro foi uma cortesia da empresa de receptivos Rumos em Rotas e do EIBV2.

Blogs participantes

Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo AforaDentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo

eibv2

Apoio

Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort /  Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro AtlanticaO Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei
Booking.com
Deixe o seu comentário...