18.09
2015

São João del Rei: Trilha na Serra do Lenheiro

Nem só igrejas barrocas estão incluídas nos roteiros de viagem de quem vai as cidades históricas mineiras. É possível fazer outras atividades também.

DSC_0960

No caso de São João del Rei, a cidade é cercada pela Serra de São José e pela Serra do Lenheiro, com isso, pra quem gosta natureza, é possivel fazer algumas trilhas e assim, conhecer melhor a região. 

DSC_0932

Mês passado quando eu estive em São João del Rei pra participar do EIBV2, uma das atividades que estavam na programação era uma trilha na Serra do Lenheiro.

post_eibv2_Minas_intrip_6

Foto: Fábio, do blog Intrip

A Serra do Lenheiro é formada por diversos blocos de pedras gigaaantes, que podem chegar a 1.218 metros de altura, sendo que um dos mais visitados é o Morro dos Três Pontões. Além disso, nessa mesma área também é possível visitar uma gruta, algumas cachoeiras e fazer rapel. Mas isso fica pra uma próxima oportunidade!

DSC_0938

No nosso roteiro estava programado uma trilha até o Morro dos Três Pontões onde estão algumas pinturas rupestres. Pelo que o guia nos contou, essas pinturas foram feitas por tribos indigenas que percorreram essa região num período entre 6 a 9 mil anos.

DSC_0933

DSC_0941

A trilha é relativamente simples, com dois ou três pontos que exigem um pouco mais de atenção, mas fora isso, o trajeto é super tranquilo. Essa trilha é recomendada pra qualquer pessoa, pois ela não exige nenhum grande esforço ou preparo diferenciado.

DSC_0939

Vale dizer que nós estávamos com um guia, que nós acompanhou durante todo o percurso de subida e nós explicou mais detalhes sobre essas pinturas rupestres .

IMG_1605

Foto: Jayme, do blog Juntando Mochilas

Não lembro de ter visto nenhuma placa com indicações de quais caminhos seguir ou até mesmo indicando onde a trilha começava, então se alguém quiser fazer esse mesmo passeio, é legal ir com um guia.

DSC_0942

DSC_0944

DSC_0950

Essa foi a primeira vez que vi esse tipo de pintura e até achei que elas estavam muito bem conservadas por estarem sem nenhuma grande proteção (seja das condições climáticas ou até mesmo das pessoas), exceto por uma pequena cerca de arame que impede um maior aproximação, mas que também não deixa as pinturas 100% seguras.

IMG_1571

Quem não tiver medo, pode seguir um pouco mais adiante e ir até um local de onde se tem uma boa vista de toda a região. Eu preferi não ir, fiquei ali fotografando com mais calma as pinturas rupestres. Algumas pessoas que estavam comigo no grupo foram mais corajosos e foram até lá e pelo que vi nas fotos, a vista lá do alto é realmente muito bonita.

DSC_0945

Quem quiser fazer esse mesmo passeio, o acesso a Serra do Lenheiro é feito através do bairro que fica nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário (bairro Tejuco) e o deslocamento de carro leva aproximadamente uns 20 minutos. Já trilha até onde estão as pinturas rupestres leva mais ou menos uns 30 a 40 minutos cada trecho.

Obs.: É importante levar boné, água e protetor solar.

DSC_0956

Como o local é uma Área de Proteção Permanente, é necessário deixar os dados (nome e número do documento de identidade) com o guia que vai acompanhar nesse passeio.

** O passeio a Serra do Lenheiro foi uma cortesia da empresa de receptivos Rumos em Rotas e do EIBV2.

Blogs participantes

Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo AforaDentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo

eibv2

Apoio

Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort /  Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro AtlanticaO Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente, Berlim para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
Contando as Horas