19.09
2015

São Joao del Rei – MG: Espetáculo Lendas São Joanenses

Uma vez por mês um grupo de artistas saem as ruas do centro histórico de São João del Rei para encenar algumas lendas que se tornaram populares na cidade.

IMG_1530

Quando a ideia dessas apresentações começaram a ser colocadas em prática, ainda em 2007, o tour tinha o nome de “By Night Tour”. Fez tanto sucesso, que de uns tempos pra cá passou a se chamar Lendas São Joanenses.

As lendas apresentadas são inspiradas no livro “Contam que…”, do escritor são joanense Lincoln de Souza. No total, são 12 lendas, mas no dia que assisti foram apresentadas somente sete. 

IMG_1503

O ponto de encontro é em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Como a apresentação é relativamente rápida, algo em torno de 1 hora, a gente nem vê o tempo passar.

IMG_1515

O legal é que, entre uma apresentação e outra das lendas, um narrador vai contando um pouco mais da história da cidade, algumas curiosidades e também nos conta um pouco sobre a atração onde a lenda vai ser encenada.

Então, a primeira lenda apresentada teve como pano de fundo a própria Igreja Nossa Senhora do Rosário e claro, antes disso, houve uma introdução sobre a história da igreja e de algumas curiosidades.

IMG_1508

Depois veio a lenda apresentada na Rua Torta, outra foi apresentada em frente ao Museu de Arte Sacra e assim por diante, até chegar em frente a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, onde foi encenada a ultima lenda.

Acompanhando a apresentação, existe uma equipe técnica com um carro de som, que garante alguns momentos de mistério com músicas e sons, o grupo de artistas é pequeno, todos caracterizados com um figurino que deixam as lendas bem reais.

IMG_1535

Pra quem gosta de causos, lendas, mistério.. Sem duvida alguma é uma ótima opção de entretenimento. Adorei!

As histórias são curtas e são contadas de uma maneira bem fácil de entender. Vale a pena se programar e visitar a cidade no final de semana em que acontece a apresentação.

IMG_1520

Dicas práticas:

As apresentações acontecem apenas em um sábados por mês, sempre as 20:00 horas.

IMG_1526

Quem quiser saber mais sobre quando serão as próximas apresentações, no site oficial do espetáculo podem ser encontradas essas informações. Para ver as datas, horário e local de inicio das apresentações, é só clicar aqui.

O ingresso custa 20,00 reais na hora, mas quem comprar diretamente no escritório da agência de receptivos Rumos em Rotas, recebe um desconto.

IMG_1531

Ahh, como a apresentação se passa pelas ruas do centro histórico, a gente caminha pra lá e pra cá, então não existem cadeiras pra sentar. Quem não quiser ficar em pé por aproximadamente 1 hora, é bom levar um banquinho ou algo do tipo para sentar. Fica a dica!

** O espetáculo Lendas São Joanenses foi uma cortesia da empresa de receptivos Rumos em Rotas e do EIBV2.

Blogs participantes

Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo AforaDentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo

eibv2

Apoio

Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort /  Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro AtlanticaO Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
Contando as Horas