19.09
2015

São Joao del Rei – MG: Espetáculo Lendas São Joanenses

Uma vez por mês um grupo de artistas saem as ruas do centro histórico de São João del Rei para encenar algumas lendas que se tornaram populares na cidade.

IMG_1530

Quando a ideia dessas apresentações começaram a ser colocadas em prática, ainda em 2007, o tour tinha o nome de “By Night Tour”. Fez tanto sucesso, que de uns tempos pra cá passou a se chamar Lendas São Joanenses.

As lendas apresentadas são inspiradas no livro “Contam que…”, do escritor são joanense Lincoln de Souza. No total, são 12 lendas, mas no dia que assisti foram apresentadas somente sete. 

IMG_1503

O ponto de encontro é em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Como a apresentação é relativamente rápida, algo em torno de 1 hora, a gente nem vê o tempo passar.

IMG_1515

O legal é que, entre uma apresentação e outra das lendas, um narrador vai contando um pouco mais da história da cidade, algumas curiosidades e também nos conta um pouco sobre a atração onde a lenda vai ser encenada.

Então, a primeira lenda apresentada teve como pano de fundo a própria Igreja Nossa Senhora do Rosário e claro, antes disso, houve uma introdução sobre a história da igreja e de algumas curiosidades.

IMG_1508

Depois veio a lenda apresentada na Rua Torta, outra foi apresentada em frente ao Museu de Arte Sacra e assim por diante, até chegar em frente a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, onde foi encenada a ultima lenda.

Acompanhando a apresentação, existe uma equipe técnica com um carro de som, que garante alguns momentos de mistério com músicas e sons, o grupo de artistas é pequeno, todos caracterizados com um figurino que deixam as lendas bem reais.

IMG_1535

Pra quem gosta de causos, lendas, mistério.. Sem duvida alguma é uma ótima opção de entretenimento. Adorei!

As histórias são curtas e são contadas de uma maneira bem fácil de entender. Vale a pena se programar e visitar a cidade no final de semana em que acontece a apresentação.

IMG_1520

Dicas práticas:

As apresentações acontecem apenas em um sábados por mês, sempre as 20:00 horas.

IMG_1526

Quem quiser saber mais sobre quando serão as próximas apresentações, no site oficial do espetáculo podem ser encontradas essas informações. Para ver as datas, horário e local de inicio das apresentações, é só clicar aqui.

O ingresso custa 20,00 reais na hora, mas quem comprar diretamente no escritório da agência de receptivos Rumos em Rotas, recebe um desconto.

IMG_1531

Ahh, como a apresentação se passa pelas ruas do centro histórico, a gente caminha pra lá e pra cá, então não existem cadeiras pra sentar. Quem não quiser ficar em pé por aproximadamente 1 hora, é bom levar um banquinho ou algo do tipo para sentar. Fica a dica!

** O espetáculo Lendas São Joanenses foi uma cortesia da empresa de receptivos Rumos em Rotas e do EIBV2.

Blogs participantes

Casal Só Viagem / Coisos on the go / Contando as Horas / D&D Mundo AforaDentro do mochilão / Devaneios de Biela / Freitas para o Mundo / Gastando Sola Mundo Afora / Intrip / Juntando Mochilas / Luana Prazeires Collection / Retrip viagens / Tá indo pra onde? / Trilhas e aventuras / Viagem de fuga / Viajando no blog / Viajante solo

eibv2

Apoio

Pousada Beco do Bispo / Imperial Estanhos / Rumos em Rotas / Restaurante Monte Alverne / Garden Hill Small Resort /  Chokolateria / Fecomercio MG / FCA – Ferrovia Centro AtlanticaO Bistro – Solar da Baronesa / Restaurante Dedo de Moça / Queijo Catauá

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas