20.09
2015

Um passeio de Trem Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes

Infelizmente o Brasil não tem trens como opção de transporte público, o que realmente é uma pena. Mas pra compensar, algumas estradas de ferro foram mantidas e hoje em dia algumas regiões do Brasil consegue aproveitá-las de uma boa maneira: levando turistas para passear. E é justamente isso o que acontece nessa região de Minas Gerais. Então se alguém quiser fazer um passeio de trem quando estiver visitado as cidades históricas mineiras, lembre-se, é possível andar de trem maria fumaça entre São João del Rei e Tiradentes ou vice-versa.

DSC_0788

A linha férrea que liga São João del Rei a Tiradentes ou vice-versa é a Estrada de Ferro Oeste de Minas, construída no inicio do século 19 e em funcionamento continuo até os dias de hoje. Essa linha de 12 km de extensão é percorrida pelo trem maria fumaça em aproximadamente 35  a 40 minutos. 

DSC_0063

Estação de trem de São João del Rei

Como eu estava hospedada em São João del Rei, o meu passeio começou na estação ferroviária de lá, obviamente. Essa estação de trem fica relativamente perto de todas as grandes atrações da cidade, inclusive dá pra ir até lá caminhando, sem nenhum problema.

DSC_0752

A Estação de Trem é super pequena, então não tem erro, logo ao entrar, só vai ter os guichês para comprar as passagens e mais ao fundo a catraca por onde a gente deve passar para ter acesso a plataforma onde está o trem.

DSC_0763

Pelo que fiquei sabendo, o passeio é feito a bordo de um trem com uma locomotiva a vapor americana que dada do século 20, mas que está em ótimo estado de conservação. Quanto aos vagões, são muitos.

DSC_0777

Dica 01: é legal chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência pra poder conseguir um lugar legal pra sentar. Pelo que li na internet, diversas pessoas falavam que era melhor sentar no lado esquerdo, pois as paisagens eram mais bonitas.

DSC_0796

Como estávamos em um grupo grande, logo que chegamos na estação nos fomos caminhando lá pro finalzinho da plataforma e sentamos em um vagão relativamente perto da locomotiva.

DSC_0798

Pra deixar a experiência ainda mais completa, os vagões são de madeira, com bancos também feitos de madeira. Vale dizer que os bancos não são muito grandes, geralmente os homens vão ocupar um banco inteiro, já as mulheres até conseguem dividir. Um homem e uma mulher até conseguem sentar juntos em um mesmo banco, mas vai ficar apertado e um pouco desconfortável. Pode acreditar!

DSC_0800

Os primeiros minutos do passeio acontece com o trem passando em meio as casas e prédio de São João del Rei. Os moradores parecem gostar de acompanhar a saída do trem, pq vimos diversas pessoas nas janelas, nas sacadas dos prédios e até mesmo na rua.

Um pouco mais adiante começa a aparecer as belas paisagens, lagos e ao fundo, sempre acompanhando o passeio, está a Serra de São José.

DSC_0771

Chegando em Tiradentes, depois do desembarque, é legal seguir para o local onde está a rotunda, um espaço circular onde os funcionários da estação utilizam para manobrar a locomotiva do trem para que ela fique no sentido do trajeto que vai levar o trem de volta a São João del Rei. O processo é feito rapidinho, acho que não leva mais do que uns 5 minutos, portanto, quem tiver interesse em acompanhar, é legal não dar bobeira.

DSC_0806

Dica 02: Apesar de eu não ter visitado, junto a estação de trem de São João del Rei existe um museu, o Museu Ferroviário, que pelo que li na internet, conta um pouco da história dessa ferrovia através de fotos e objetos em exposição (inclusive tem até outros modelos de vagões e locomotivas a vapor).

DSC_0824

Estação de trem de Tiradentes

É interessante comentar que esse passeio só acontece as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, com dois horários, um de manhã e outro a tarde.

Como a gente ganhou os bilhetes para fazer esse passeio, obviamente eu não precisei comprar. Pelo que li na internet, é recomendado comprar no dia anterior, pois se deixar pra comprar lá na hora, corre risco de ficar sem lugar.

DSC_0827

** O passeio de trem, trecho São João del Rei a Tiradentes, foi uma cortesia da FCA – Ferrovia Centro Atlantica e do EIBV2.

Posts relacionados:

Próxima viagem: Cidades Históricas de Minas Gerais

Como ir de Belo Horizonte as Cidades Históricas de Minas Gerais de ônibus

Dica de hotel em São João del Rei: Pousada Beco do Bispo

São João del Rei – MG: Onde é melhor se hospedar?

São João del Rei – MG, a cidade onde os sinos falam!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Minas Gerais, São João del Rei, Tiradentes
Booking.com
Deixe o seu comentário...