14.10
2015

Holanda: Zaanse Schans

Durante o tempo que morei em Edimburgo, eu estive na Holanda três vezes. Na segunda viagem eu aproveitei pra conhecer lugares mais típicos, como: Keukenhof e Zaanse Schans.

IMG_4016

Quem sempre sonhou em ver moinhos na Holanda, Zaanse Schans é uma boa oportunidade para isso. E o melhor de tudo, dá pra fazer um bate-volta a partir de Amsterdã. 

maq sony antiga 204

SONY DSC

Zaanze Schans é uma espécie de vilarejo recriado para mostrar como era a vida dos holandeses durante os séculos 17 e 18. Esse local está localizado na cidade de Zaandijk, a cerca de 20 km ao norte de Amsterdã.

SONY DSC

SONY DSC

IMG_4007

É possível ir até lá ônibus (Connexion, Linha 391 que parte da Estação Central) ou de trem. Eu optei por ir de trem. O trem também parte da Estação Central e a gente tem que descer na estação de Koog-Zaandijk (o trem vai no sentido de Alkmaar). Pelo que eu lembro, são apenas umas 4 ou 5 estações e logo já chegamos na estação de Koog-Zaandijk. Ai é só sair da estação, caminhar um pouco (uns 10 minutos, mais ou menos), atravessar uma ponte e os moinhos e casinhas tipicas da Holanda aparecem na nossa frente!

SONY DSC

Esse vilarejo fica as margens do rio Zaan, quem tiver interesse, pode fazer um passeio de barco também para explorar mais a região ou ainda, alugar uma bicicleta… Pq não, né?!?!

IMG_4087

Eu optei apenas por conhecer o lugar por terra (mas meus pais e meu irmão fizeram o passeio de barco) e caminhei muuuito, pois o lugar é espetacular!

SONY DSC

SONY DSC

Depois de atravessar o rio, começam a surgir diversas construções tipicas holandesas. Essas casinhas tipicas pode ser residencias, lojinhas, lojas de souvenirs, fábrica de queijo, fábrica de tamancos, entre outros.

SONY DSC

DSC08116

O lugar é super bonitinho.. Impossível parar de fotografar!

SONY DSC

E claro, ainda tem os moinhos, a maior atração de Zaanse Schans. Antigamente nessa região tinha cerca de 600 moinhos nesse pequeno espaço.

SONY DSC

DSC08108

Atualmente podemos ver poucos, mas os poucos moinhos que estão ali ainda estão em funcionamento. Porém apenas 3 deles estão abertos a visitação (produzem azeite, mostarda e os famosos tamancos holandeses) e assim, aprender mais sobre o processo de produção desses elementos. Lembrando que a visita aos moinhos são pagas.

IMG_3985

DSC08121

Consegue ver as pessoas ali no mirante?

IMG_4020

E ainda, como plus, alguns moinhos oferecem um mirante pra ver toda a beleza dessa região do alto. Imperdível!

IMG_4012

IMG_4030

IMG_4036

IMG_4029

E ainda, mais pro “final” do parque está localizado o Zaans Museum (eu não visitei!), que conta um pouco mais sobre a vida da população através de encenações com bonecos de cera (vi em fotos!), a confecção de alguns produtos fabricados nos moinhos, entre outros.

SONY DSC

A entrada no parque é gratuita, porém pra visitar os moinhos (4,00 euros) e o museu (10,00 euros) a entrada é paga.

* Precisando de hospedagem na Holanda? Para iniciar as pesquisas no site do Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Amsterdã

Todos os posts sobre Delft

Todos os posts sobre Keukenhof

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Holanda, Zaanse Schans
Booking.com
Deixe o seu comentário...