23.10
2015

Eventos, Festivais e Celebrações mês a mês em Edimburgo

* Post atualizado em 01 de janeiro de 2017.

Sempre quando estou organizando uma viagem, eu procuro saber se vai ter algum evento em uma determinada cidade. Em Edimburgo, praticamente todos os meses do ano tem algum grande evento.

Todo mundo sabe que qualquer evento tem seu lado bom ou ruim, portanto, é legal se programar direitinho pra não ter surpresas, principalmente em determinadas épocas quando as passagens e hotéis costumam custar muito mais caro.

DSC09107

Quem estiver com viagem a Edimburgo e quiser estar lá justo na época de um grande evento ou muito pelo contrário, quiser fugir desses grandes eventos, poderá se guiar por essa lista com os principais eventos que acontecem em Edimburgo mês a mês, todos os anos.

Janeiro

Burns Night (sempre no dia 25 de janeiro): é uma data que celebra uma dos maiores poetas escoceses, Robert Burns. Não tem um evento em especial, mas geralmente alguns lugares (museus, restaurantes, pubs, entre outros), prestam suas homenagens. No caso dos restaurantes, é oferecido um menu especial e são recitadas suas poesias.

Fevereiro

Valentine’s Day (sempre no dia 14 de fevereiro): não é um evento propriamente dito, mas é quando é celebrado o Dia dos Namorados no Reino Unido e na Europa em geral.

Março

– Existem alguns eventos menores, mas nesse mês não existe nenhum grande evento. Pra quem quer fugir das multidões e preços altos, pode ser uma boa opção.

Abril

– Edinburgh International Science Festival (de 01 a 16 de abril de 2017): é considerado o primeiro festival desse tipo do mundo. Esse festival acontece em diversos lugares de Edimburgo e dá a oportunidade de saber mais sobre novas descobertas e também de assistir palestras de cientistas renomados.

Beltrane Fire Festival (sempre no dia 30 de abril): esse evento acontece no alto do Calton Hill. Lá são feitas algumas apresentações teatrais, que marcam o inicio do verão. Esse evento acontece sempre as 20:00 e a entrada é paga.

Maio

– Existem alguns eventos menores, mas nesse mês não existe nenhum grande evento. Pra quem quer fugir das multidões, pode ser uma boa opção.

Junho

Leith Festival (de 11 a 19 de junho de 2016 – data para 2017 ainda não foi confirmada): é um festival variado com diversos eventos menores que acontecem na região do Porto de Leith.

– Edinburgh’s Film Festival (de 21 de junho a 02 de julho de 2017): Como o próprio nome já diz, esse festival está relacionado com apresentação de filmes britânicos e internacionais em vários cinemas da cidade. Edimburgo também recebe alguns artistas e diretores para a première de seus filmes.

Pride Edinburgh (02 de julho de 2016 – data para 2017 ainda não foi confirmada): Desde 1995, Edimburgo tem a sua Parada Gay. Esse evento é considerado o mais importante festival LGBTI da Escócia.

Julho

Edinburgh Jazz & Blues Festival (de 14 a 23 de julho de 2017): antigamente esse evento era apenas dedicado ao jazz, mas como fez muito sucesso, blues foi adicionado. Desde então, esse evento dedicado a musica acontece todos os anos em diversos lugares de Edimburgo.

Edinburgh Art Festival (de 28 de julho a 28 de agosto de 2016 – data para 2017 ainda não foi confirmada): é um evento onde é possível ver trabalhos criados tanto por artistas escoceses e de outras partes do mundo espalhados pela cidade. Esses trabalhos podem estar em museus, galerias ou na rua mesmo. É só ficar ligado!

Agosto

– Royal Edinburgh Military Tattoo (de 04 a 26 de agosto de 2017): é um evento que acontece na esplanada do Castelo de Edimburgo, onde diversas bandas militares da Escócia mostram um pouco da cultura do país, com apresentações de danças típicas e de gaita de fole. Também participam bandas militares de outros países convidados. // Para ver os posts que já escrevi sobre o Military Tattoo, é só clicar aqui e aqui.

Edinburgh Festival Fringe (de 04 a 28 de agosto de 2017): é considerado um dos maiores festivais do mundo. Esse festival da a oportunidade pra qualquer pessoa ou grupo (profissionais ou amadores) se apresentar nas ruas de Edimburgo. É possível ver dançarinos, cantores, artistas de circo, entre outros se apresentando. Participação é gratuita, mas se gostar do show é legal deixar uns trocados para os artistas. // Para ver o post sobre esse festival em especifico, é só clicar aqui.

Edinburgh International Festival (de 04 a 28 de agosto de 2017): esse festival é mais ou menos como o Fringe, mas geralmente acontece em locais fechados, museus, teatros, entre outros. Normalmente são apresentados peças de teatro, musicais, óperas e musica clássica. Tem diversos tipos de apresentações, tanto de artistas britânicos como internacionais. // Para ver o post que escrevi sobre esse festival, é só clicar aqui.

Edinburgh International Book Festival (de 12 a 28 de agosto de 2017): esse festival acontece sempre na Charlotte Square, é onde acontece lançamentos de alguns livros com direito a autógrafos, além de ter palestras com autores renomados e discussões sobre alguns temas da atualidade e claro, também tem venda de livros. // Para ver o post sobre esse festival em especifico, é só clicar aqui.

Edinburgh Mela (27 e 28 de agosto de 2016 – data para 2017 ainda não foi confirmada): é um evento relacionado com apresentações de musica e dança de diversas partes do mundo. Esse evento acontece no parque Leith Links. A entrada é paga, mas o valor é simbólico e dá direito a ver todas as apresentações.

Virgin Money Fireworks Festival (geralmente acontecia no primeiro domingo do mês de setembro, mas desde 2015 vem acontecendo na ultima segunda-feira do mês de agosto. Dia 28 de agosto de 2017): é o evento que encerra os festivais de verão de Edimburgo. Esse evento acontece no Princes Street Gardens e é pago. // Para maiores infos, eu já escrevi um post sobre esse assunto, é só clicar aqui.

Setembro

Doors Open Days (23 e 24 de setembro de 2017): acontece em todos os países do Reino Unido e na Escócia, além de Edimburgo, acontece em outras cidades também. Quem tiver a chance de estar na cidade nesses dias, vai poder visitar lugares que normalmente não abrem ao publico, exceto nessas datas. // Para ver o post sobre esse evento, é só clicar aqui.

Outubro

Edinburgh Oktoberfest (de 05 a 09 de outubro de 2016 – datas para 2017 ainda não foram divulgadas): Quem não puder ir a Munique participar da verdadeira Oktoberfest, pode tomar uma cerveja em Edimburgo pra comemorar. O evento acontece no Princes Street Gardens e além de cerveja, tem muita musica também!

Botanic Lights (de 13 de outubro a 06 de novembro de 2016 – as datas para 2017 ainda não foram divulgadas): Esse é um evento beeem recente, em 2014 aconteceu pela primeira vez. Como o próprio nome já indica, o Jardim Botânico de Edimburgo ganha uma iluminação especial, que pode ser conferida através de trilhas pré determinadas em todo o jardim botânico. É um evento pago, atualmente o ticket sai por 14,00 libras/adulto. Todos os dias (exceto as segundas-feiras), das 17:00 as 21:30.

Novembro

Guy Fawkes Night (sempre no dia 05 de novembro): é um evento celebrado pelos britânicos todos os anos, pois se Guy Fawkes tivesse conseguido realizar seu plano, ele teria explodido o Parlamento Britânico. Em Edimburdo esse evento também é chamado de Meadowbank Fireworks, pois a grande queima de fogos acontece no Meadowbank Stadium. O horário marcado para os fogos de artificio é as 19:30 e a entrada é paga, custa atualmente 6,50 libras + taxa de reserva. Quem não quiser ir ao estádio, pode ver a queima de fogos de diversas partes da cidade, mas aconselho a ver do alto do Calton Hill ou do Holyrood Park. // Já escrevi um post sobre esse assunto, para acessá-lo, é só clicar aqui.

Remembrance Day (sempre no dia 11 de novembro): é uma homenagem dos britânicos a todos os membros da Força Armada Britânica e do Commonwealth que morreram durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, além de outras guerras e conflitos ao longo dos últimos anos. Durante o mês de novembro a maioria das pessoas usam uma “flor vermelha” pendurada na roupa, pra prestar sua homenagem. Se o evento cair em uma dia da semana, as comemorações feitas pelas autoridades sempre é feita no domingo anterior. Em Edimburgo, acontece sempre de manhã cedo na Royal Mile, em frente ao City Chambers, perto da Catedral de St Giles. // Pra quem quiser saber mais sobre essa homenagem, eu já escrevi um post sobre isso, é só clicar aqui.

Edinburgh’s Christmas (de 18 de novembro a 07 de janeiro de 2017 – as datas para 2017 ainda não foram divulgadas): é nessa época que Edimburgo entra no clima para comemorar o Natal. A cidade ganha iluminação e decoração especial, além dos mercadinhos de Natal. Os mercadinhos de Natal e eventos relacionados acontecem na Princes Street, George Street e St Andrew Square.

St Andrew’s Day (sempre no dia 30 de novembro): St Andrew é o padroeiro da Escócia e nesse dia é quando os escoceses aproveitam pra visitar diversas atrações em todo o país, que normalmente são pagas de graça. É necessário se cadastrar e escolher os lugares a serem visitados. Eu já escrevi um post sobre esse assunto, para saber mais, é só clicar aqui.

– Edinburgh’s Street of Light (de 13 de outubro a 06 de novembro de 2016 – as datas para 2017 ainda não foram divulgadas): marca o inicio das comemorações do Natal em Edimburgo. A cidade é presenteada pela empresa Virgin Money com um verdadeiro show de luzes, onde diversos monumentos ganham iluminação / decoração para o período das festas de final de ano. Esse ano de 2015, o evento vai ter também apresentação de um coral de natal e vai acontecer na parte da Royal Mile chamada de High Street (perto do Castelo de Edimburgo) e vai ter duas apresentações por dia, uma as 18:30 e outra as 20:15, com duração de 20 minutos. Apesar de ser um evento gratuito, é necessário se cadastrar no site pra ter acesso.

Dezembro

Edinburgh’s Hogmanay (30 e 31 de dezembro de 2017 e 01 de janeiro de 2018): Hogmanay é a comemoração do Ano Novo Escoces. Ele tem duração de três dias, com diversos eventos, onde os principais destaques são: Torchlight Procession, Concerts in the Gardens, Street Party e Loony Dook.

Obs.: Todos os anos eu vou atualizar as datas dos eventos aqui nesse post. Caso as datas ainda não tenham saído, vou colocar a época que eles aconteceram no ano anterior.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Os Festivais (de verão ou inverno) de Edimburgo

Os Festivais de Inverno de Edimburgo

Guia completo sobre o Natal e Ano Novo em Edimburgo

Miniguia para passar o Natal e Ano Novo em Edimburgo (dicas práticas)

Como comprar ingressos para o Royal Edinburgh Military Tattoo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia, Eventos, Festivais, Hogmanay
Booking.com
  1. Elisa Tavares 28/10/2015 | 15:12

    Oi, Bruna.
    Fui a Edimburgo para passar o último reveillon.
    Amei a cidade. Aquele castelo no alto e as casas nas ladeiras me passou a impressão de Europa na idade média.
    Isso porque a cidade estava bem cheia.
    Num período mais tranquilo deve ser melhor ainda.
    Ahh! A cidade é tão bonita e organizada que é o único lugar no mundo que vi uma Luis Vuitton do lado da rodoviária.
    Não consegui ir no The Witchery e fui em um que me indicaram lá: The Ship on the shore. Viajei pela manhã e fiquei triste de não conhecer a redondeza que fica esse restaurante.

    • Contando as Horas 29/10/2015 | 12:11

      Oi, Elisa

      Impossível não gostar de Edimburgo, né!?!?!? Cidade suuuper bonita. E realmente, na época de final de ano a cidade fica lotada, mas ainda assim não chega ao ponto de ser uma Itália.

      hahaahhaha Tive que rir com esse teu comentário. Não tinha parado pra pensar e constatar que a rodoviária fica colada na loja da Louis Vuitton hahaha Verdade!! Vou usar esse dado com referencia quando alguém me pedir onde fica a rodoviária.

      Já estive nesse restaurante no ano passado, e realmente, o Ship on the Shore é muito bom mesmo.

      Obrigada pelo comentário!!

  2. Victor 25/07/2016 | 15:53

    oi Bruna!
    Estou pensando em passar o reveillon em Edimburgo. tenho 15 dias de férias no período de 29 de dezembro e 13 de janeiro. Queria incluir no meu roteiro Highlands e Londres. Pode me ajudar? Cidades que poderia visitar, hoteis?
    Vi que a entrada Hogmanay tem que ser comprada com bastante antecedencia, certo?!

    • Contando as Horas 02/08/2016 | 00:43

      Oi, Victor

      Isso, a entrada do Hogmanay deve ser comprado com bastante antecedência, sob o risco de ficar sem ingresso, dependendo do que vc quer participar.

      Não sei qual o seu local de chegada na Europa, mas vc pode começar a viagem por Londres e subir de trem até Edimburgo e depois seguir para as Highlands ou ainda, vc fazer o contrario, começar por Inverness e ir descendo até Londres. Sobre as demais cidades, existe uma infinidade de opções, teria que ver o que te interessa, castelos, cidades, lugares históricos, enfim.. É difícil sugerir algo sem saber mais detalhes.

  3. Felipe 18/12/2016 | 15:06

    Olá, vou passar o ano novo desse ano em Edimburgo com minha esposa … queria saber como é na virada .. a contagem regressiva .. qual é um bom lugar para ver os fogos ?

    • Contando as Horas 21/12/2016 | 16:34

      Oi, Felipe

      SORTUDOSSS!!!! :DD

      A contagem regressiva acontece na Princes Street, com queima de fogos no Castelo de Edimburgo.

      Se vc não quiser comprar ingresso pra ver o Street Party na Princes Street, vc talvez consiga ver de alguns outros lugares da cidade (mas precisa confirmar com o pessoal do teu hotel se não estarão fechados), como Calton Hill, North Bridge, Inverleith Park, Meadows Park ou algum hotel ou restaurante com vista legal para Princes Street e Castelo de Edimburgo.

Deixe o seu comentário...