05.11
2015

Ouro Preto – MG: Onde é melhor se hospedar?

O inverno é a melhor época pra visitar as cidades históricas mineiras, pois é considerado baixa temporada. Com isso, como dá pra imaginar, a procura é baixa, os preços caem e o clima é muito agradável (peguei sol todos os dias, durante o dia estava relativamente quente e a noite, a temperatura ficava bem agradável, fazendo um friozinho!).

Entre todas as cidades históricas de MG que eu visitei nessa ultima viagem, sem duvida alguma, a cidade que eu mais tive dificuldade em escolher onde me hospedar foi em Ouro Preto. Motivo? Todo mundo sabe que a cidade é famosa por suas ladeiras e com isso, só de olhar no google maps fica difícil saber se é uma ladeira tranquila ou se é uma ladeira muuuuito inclinada.

DSC_0206

Nesse post eu selecionei alguns hotéis ou pousadas que eu também tinha gostado enquanto fazia minhas pesquisas. Vou dar informações com relação a localização, avaliação de outros hospedes e presença de estacionamento e wifi. Vamos lá? 

Os dois melhores hotéis de Ouro Preto são: Hotel Solar do Rosário (único hotel 5 estrelas da cidade) e Pousada do Mondego (faz parte da Associação Roteiros de Charme). Enquanto o Hotel Solar do Rosário está muito bem avaliado por antigos hospedes, tem wifi e estacionamento gratuitos e tem uma localização ótima, o mesmo não se pode dizer da Pousada do Mondego, onde apesar da localização ser espetacular (fica a uma quadra de distância da Praça Tiradentes) e estacionamento gratuito, a maioria dos hospedes reclama da qualidade do wifi e do café da manhã que fica muito longe do esperado.

ouro preto 1

Legenda: Em verde, a Praça Tiradentes. Em azul, o Hotel Solar do Rosário, Pousada do Mongedo e Pousada dos Meninos. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Uma pousada com localização excelente, a 3 quadras da Praça Tiradentes, é a Pousada dos Meninos, onde eu escolhi me hospedar. Ela está suuuuper bem avaliada por antigos hospedes, tem café da manhã incluido no valor da diária e wifi gratuito que funciona muito bem. Quem quiser ler o post que escrevi sobre minha hospedagem lá, é só clicar aqui.

Bem perto da Pousada dos Meninos, ficam a Pousada Laços de Minas e a Pousada do Ouvidor. Essas pousadas ficam pertinho da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, local onde está enterrado Aleijadinho e não muito longe da Praça Tiradentes, coisa de uns 10 a 15 minutos de caminhada ladeira acima. O café da manhã, wifi e estacionamento já estão incluídos no valor da diária.

ouro preto 2

Legenda: Em verde, a Praça Tiradentes. Em azul, a Pousada Solar da Ópera, Pousada Laços de Minas e a Pousada do Ouvidor. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Eu só reparei na existência da Pousada Solar da Ópera, no dia que fui jantar no seu café, Café eu só reparei no dia que entrei pra jantar no Ópera Café, localizado a meia quadra da Praça Tiradentes. O Ópera Café é excelente (vou falar dele em um outro post), então imagino que essa pousada também seja. Pelas avaliações de antigos hospedes, essa pousada é muito elogiada (exceto o wifi, que sempre gera alguma reclamação). O café da manhã e estacionamento são gratuitos.

ouro preto 3

Legenda: Em verde, a Praça Tiradentes. Em azul, Hotel do Teatro e Pouso do Chico Rei. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Duas outras opções de hospedagem com localização excelente, pertinho da Igreja Nossa Senhora do Carmo e da Praça Tiradentes, são: Hotel do Teatro e o Pouso do Chico Rei. Ambos tem café da manhã e wifi gratuito, mas somente o Pouso do Chico Rei tem estacionamento (gratuito).

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando hotel em Ouro Preto através do site Booking, para iniciar as pesquisas, é só clicar aqui -> Reservar hotel em Ouro Preto. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um hotel através de um link do site Booking aqui nesse post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas. **

** Não sabe como utilizar o site do Booking? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um hotel. **

Posts relacionados:

Como ir de Belo Horizonte até as Cidades Históricas de Minas Gerais de ônibus

Lista com todos os posts sobre Ouro Preto

Lista com todos os posts sobre Tiradentes

Lista com todos os posts sobre São João del Rei

Lista com todos os posts sobre Mariana

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Hotéis, Minas Gerais, Ouro Preto - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Ouro Preto – MG: Onde é melhor se hospedar?"
  1. Fernanda Scafi   05/11/15 • 17h42

    Eu fiquei no Solar da Ópera que você citou aí!!! Escolhemos pela localização e por ter estacionamento. Jantamos lá um dia, mas já faz tempo então tô aqui esperando o seu post sobre o Ópera Café (não que fosse ruim antes, mas imagino que tenha melhorado. No mesmo salão onde tem o café da manhã, eles abriam pra qq pessoa para o jantar, mas só tinham opções simples). Acho o Solar do Rosário longe demais para sair para comer à noite… Isso sem contar que é uma bela de uma subida até a Praça Tiradentes.

    • Contando as Horas   05/11/15 • 22h04

      Oi, Fernanda

      Ah, é? E vc gostou desse hotel? A localização desse hotel realmente é ótima.

      Vou falar sobre o restaurante dessa pousada no próximo post, mas eu achei o ambiente bem legal e tinha bastante opções no cardápio, desde lanches rápidos (sanduíches, pão de queijo e tal) até pratos mais elaborados. Eu optei por fazer um lanche rápido, mas gostei bastante das varias opções no cardápio. Pena que não tava com tanta fome, ai fiquei mesmo no lanche rápido.

      Sobre o Solar do Rosário, sabe q não achei a ladeira tão tenebrosa? Talvez vc tenha feito um caminho diferente do que eu fiz, achei super tranquilo. Esse hotel não é grudado na Praça Tiradentes, mas a localização é boa, fica bem no meio de diversas outras atrações, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu Casa dos Contos.

      =DD

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas