05.11
2015

Ouro Preto – MG: Onde é melhor se hospedar?

O inverno é a melhor época pra visitar as cidades históricas mineiras, pois é considerado baixa temporada. Com isso, como dá pra imaginar, a procura é baixa, os preços caem e o clima é muito agradável (peguei sol todos os dias, durante o dia estava relativamente quente e a noite, a temperatura ficava bem agradável, fazendo um friozinho!).

Entre todas as cidades históricas de MG que eu visitei nessa ultima viagem, sem duvida alguma, a cidade que eu mais tive dificuldade em escolher onde me hospedar foi em Ouro Preto. Motivo? Todo mundo sabe que a cidade é famosa por suas ladeiras e com isso, só de olhar no google maps fica difícil saber se é uma ladeira tranquila ou se é uma ladeira muuuuito inclinada.

DSC_0206

Nesse post eu selecionei alguns hotéis ou pousadas que eu também tinha gostado enquanto fazia minhas pesquisas. Vou dar informações com relação a localização, avaliação de outros hospedes e presença de estacionamento e wifi. Vamos lá? 

Os dois melhores hotéis de Ouro Preto são: Hotel Solar do Rosário (único hotel 5 estrelas da cidade) e Pousada do Mondego (faz parte da Associação Roteiros de Charme). Enquanto o Hotel Solar do Rosário está muito bem avaliado por antigos hospedes, tem wifi e estacionamento gratuitos e tem uma localização ótima, o mesmo não se pode dizer da Pousada do Mondego, onde apesar da localização ser espetacular (fica a uma quadra de distância da Praça Tiradentes) e estacionamento gratuito, a maioria dos hospedes reclama da qualidade do wifi e do café da manhã que fica muito longe do esperado.

ouro preto 1

Legenda: Em verde, a Praça Tiradentes. Em azul, o Hotel Solar do Rosário, Pousada do Mongedo e Pousada dos Meninos. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Uma pousada com localização excelente, a 3 quadras da Praça Tiradentes, é a Pousada dos Meninos, onde eu escolhi me hospedar. Ela está suuuuper bem avaliada por antigos hospedes, tem café da manhã incluido no valor da diária e wifi gratuito que funciona muito bem. Quem quiser ler o post que escrevi sobre minha hospedagem lá, é só clicar aqui.

Bem perto da Pousada dos Meninos, ficam a Pousada Laços de Minas e a Pousada do Ouvidor. Essas pousadas ficam pertinho da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, local onde está enterrado Aleijadinho e não muito longe da Praça Tiradentes, coisa de uns 10 a 15 minutos de caminhada ladeira acima. O café da manhã, wifi e estacionamento já estão incluídos no valor da diária.

ouro preto 2

Legenda: Em verde, a Praça Tiradentes. Em azul, a Pousada Solar da Ópera, Pousada Laços de Minas e a Pousada do Ouvidor. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Eu só reparei na existência da Pousada Solar da Ópera, no dia que fui jantar no seu café, Café eu só reparei no dia que entrei pra jantar no Ópera Café, localizado a meia quadra da Praça Tiradentes. O Ópera Café é excelente (vou falar dele em um outro post), então imagino que essa pousada também seja. Pelas avaliações de antigos hospedes, essa pousada é muito elogiada (exceto o wifi, que sempre gera alguma reclamação). O café da manhã e estacionamento são gratuitos.

ouro preto 3

Legenda: Em verde, a Praça Tiradentes. Em azul, Hotel do Teatro e Pouso do Chico Rei. Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar

Duas outras opções de hospedagem com localização excelente, pertinho da Igreja Nossa Senhora do Carmo e da Praça Tiradentes, são: Hotel do Teatro e o Pouso do Chico Rei. Ambos tem café da manhã e wifi gratuito, mas somente o Pouso do Chico Rei tem estacionamento (gratuito).

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando hotel em Ouro Preto através do site Booking, para iniciar as pesquisas, é só clicar aqui -> Reservar hotel em Ouro Preto. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um hotel através de um link do site Booking aqui nesse post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas. **

** Não sabe como utilizar o site do Booking? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um hotel. **

Posts relacionados:

Como ir de Belo Horizonte até as Cidades Históricas de Minas Gerais de ônibus

Lista com todos os posts sobre Ouro Preto

Lista com todos os posts sobre Tiradentes

Lista com todos os posts sobre São João del Rei

Lista com todos os posts sobre Mariana

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Hotéis, Minas Gerais, Ouro Preto
Booking.com
  1. Fernanda Scafi 05/11/2015 | 17:42

    Eu fiquei no Solar da Ópera que você citou aí!!! Escolhemos pela localização e por ter estacionamento. Jantamos lá um dia, mas já faz tempo então tô aqui esperando o seu post sobre o Ópera Café (não que fosse ruim antes, mas imagino que tenha melhorado. No mesmo salão onde tem o café da manhã, eles abriam pra qq pessoa para o jantar, mas só tinham opções simples). Acho o Solar do Rosário longe demais para sair para comer à noite… Isso sem contar que é uma bela de uma subida até a Praça Tiradentes.

    • Contando as Horas 05/11/2015 | 22:04

      Oi, Fernanda

      Ah, é? E vc gostou desse hotel? A localização desse hotel realmente é ótima.

      Vou falar sobre o restaurante dessa pousada no próximo post, mas eu achei o ambiente bem legal e tinha bastante opções no cardápio, desde lanches rápidos (sanduíches, pão de queijo e tal) até pratos mais elaborados. Eu optei por fazer um lanche rápido, mas gostei bastante das varias opções no cardápio. Pena que não tava com tanta fome, ai fiquei mesmo no lanche rápido.

      Sobre o Solar do Rosário, sabe q não achei a ladeira tão tenebrosa? Talvez vc tenha feito um caminho diferente do que eu fiz, achei super tranquilo. Esse hotel não é grudado na Praça Tiradentes, mas a localização é boa, fica bem no meio de diversas outras atrações, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu Casa dos Contos.

      =DD

Deixe o seu comentário...